Por onde comecar a ouvir Rock Clássico?

Autor Mensagem
TendTudo
Membro Novato
# nov/19


Então, pra abrir horizontes e ter mais influências.

Ismah
Veterano
# nov/19
· votar


Deve haver playlists inúmeras.

https://open.spotify.com/

vinibassplayer
Veterano
# nov/19
· votar


pra absorver e entender de verdade?
do começo... robert johnson, blues do delta, chuck berry, elvis, beatles, stones depp purple, sabbath, led, qqr coisa do glam anos 80...

no rock, o q mais me influenciou foram 3 bandas apenas: mr big, black sabbath e iron maiden, e seus respectivos baixistas, depois q fui pros mais classicos.

mas de banda, eu indico Asia, Survivor, Journey, Kansas, Mountain, Police, Whitesnake...

TendTudo
Membro Novato
# nov/19
· votar


Beleza então Ismah e Vini
A única música que conheço mesmo é Paranoid e Iron Man
Acho que estas playlists vai me dar uma boa alfabetização.

entamoeba
Membro Novato
# nov/19
· votar


Por onde comecar a ouvir Rock Clássico?

Depende de onde você está vindo, do que valoriza mais nas músicas.

TendTudo
Membro Novato
# nov/19
· votar


entamoeba
The Eye Of The Tiger

T-Rodman
Veterano
# nov/19 · Editado por: T-Rodman
· votar


"Absolute Classic Rock Radio"

meu start point foi Guns and Roses. Daí outras bandas da mesma época Tesla, Warrant, Poison, Motley Crue... daí Aerosmith, daí, rock anos 70, 60, blues, jazz... cada época uma banda, cavocando pra baixo ou pro lado.... isso quando eu tinha lá meus 13 anos e lia revistinha de música que tinha as entrevistas com os caras e eles comentando sobre algum disco clássico. Esse era o pretexto pra escutar alguma outra banda e ir adicionando ao catálogo.
Antes disso, a fonte era trilha sonora de novelas. pouco depois, eram os indicados aos VMAs durante 1986 e 1992. Durante a faculdade, outra fonte era trilha sonora de filmes.
Ultimamente a 'fonte a se indicar' tá meio escassa. É só escutando de alguém alguma indicação, e essas fontes pra mim são poucas, rs.
outra época boa era quando tinham algumas locadoras de CD's. Eu sempre ia toda semana alugar algum CD de alguma coisa que já tinha escutado o nome. Daí passava a semana gravando fita K7. E essa época foi boa pra escutar e 'catalogar' muita música na cabeça.

hoje você 'hear' muita música, mas 'listen' muito pouco.
Aprender a 'escutar' é o jogo.

amplexos

T.

vinibassplayer
Veterano
# nov/19
· votar


hoje você 'hear' muita música, mas 'listen' muito pouco.
Aprender a 'escutar' é o jogo.


tem verdade nisso ai

TendTudo
Membro Novato
# nov/19
· votar


Hoje tem hot dog não vejo a hora...

Del-Rei
Veterano
# nov/19
· votar


TendTudo

Eu, até hoje, tenho dificuldade em entender o que as pessoas querem dizer com "classic rock". É um gênero específico? Ou uma espécie de classificação que dão às grandes bandas de rock do milênio passado?

Hard rock entra na classificação de classic rock? Grandes bandas de pop-rock (ou rock farofa) entram no classic? Tipo... Bon Jovi, Motley Crue, Skid Row... E Metallica, que muitos classificam como trash, é classic rock?

O que você costuma ouvir? Esse seu interesse em novos horizontes e influências são em relação à técnica ou só pra ouvir e curtir outras músicas mesmo?

Eu gosto muito dos rocks clássicos e tal, mas tenho minhas ressalvas quanto à abertura de horizontes - tecnicamente falando, claro. Geralmente são os famosos "power chords" com solo na pentatônica. Claro que não me refiro aos progressivos.

Curioso que normalmente rock clássico é o que a maioria roqueira já escuta e muita gente tem dificuldade pra gostar de outras coisas porque acham "tudo uma bosta".

Um aceno de longe!!!

Ismah
Veterano
# nov/19
· votar


Classic rock se levado ao pé da letra, é uma definição que vem do rádio. Pense numa rádio X, que precisa se definir estilisticamente, e eles adotaram o nome rock clássico.
A princípio, se referia ao blues rock e rock produzido das primeiras bandas eletro-acústicas, mas não mais rockabillies, até pouco antes dos meados de 70, onde surgiu o formato AOR. Aquela geração inicial, com guitarra distorcida, efeitos e por aí vai.
Hoje, no entanto, compreende praticamente todo o rock mainstream produzido, mas com sonoridade voltada para aquele período. Alguns ainda incluem os resgates, como ACDC, que sempre foi um ponto fora da curva, e Guns'n'Roses que destoava completamente com o que era popular em 87, e resgatou uma sonoridade dos anos 60/70.

O Album-Oriented Rock, ou Adult Oriented Rock, que no fim é o rock apenas feito pra vendagens (basicamente tudo que era pop dentro do rock, nos anos 80). Com letras mais explícitas, principalmente no uso de drogas, sexo e ideias - meio que ali se cunhou o que hoje definimos por rock na realidade.

É dentro do AOR que o rock abandona o visual meio motoqueiro, meio rockabilly, meio blues man, meio hippie, meio industriário... E passa a adotar o visual preto com o punk. Que passa a ser colorido na década seguinte, provavelmente atrás de se popularizar ainda mais. E vem a cair nos anos 90, quando a estética volta a se inspirar no passado...
Acredito que esses loops, se devam que os filhos sempre buscam ser antagônicos aos pais - um dos pilares do rock, como cultura.

Agora, se é isso que o jovem quis dizer, é outro papo.

Lelo Mig
Membro
# nov/19
· votar


Del-Rei

"tenho dificuldade em entender o que as pessoas querem dizer com "classic rock".

Definitivamente não é um estilo. Via de regra, engloba o mainstream que tocava em rádio. No início o termo era aplicado somente a bandas consideradas inovadoras, mas com o passar do tempo isso se perdeu e o termo também é aplicado para bandas absolutamente insignificantes (no sentido inovação) como Survivor, Journey, Europe e etc.

A melhor definição de classic rock que conheço é de um baterista amigo meu: "Rock que toca (tocava) no comercial do Hollywood"

Ismah
Veterano
# nov/19
· votar


Mais ou menos isso que quis dizer... Acho que de forma sucinta, era algo análogo a dizer que eram rádios que tocavam a velha guarda (50/60/começo de 70), em oposição as farofadas que surgiram nos meados de 70/80.

TendTudo
Membro Novato
# nov/19
· votar


Del-Rei
grandes bandas de rock do milênio passado
acho que é isso , ferinha
Lelo Mig
o mainstream que tocava em rádio
é isso mesmo, Lelo
Ismah
isso!! valew gaúcho da fronteira!!!

Beto Guitar Player
Veterano
# nov/19 · Editado por: Beto Guitar Player
· votar


Olha, pra mim, clássicos são esses aqui:

Led Zeppelin, Black Sabbath, Deep Purple, Uriah Heep, Beatles, Roling Stones, Cream, Neil Young, Rainbow, Stevie Ray Vaughan, The Who, etc...

Se você começar com essas bandas, estará começando muito bem e não irá se arrepender.

Casper
Veterano
# nov/19
· votar


Tem que ouvir a banda preferida do Kurt Cobain,
em seu álbum de 1969 - Philosophy of the World:



TendTudo
Membro Novato
# nov/19
· votar


Casper
A forma é bela

TendTudo
Membro Novato
# nov/19
· votar


Casper
Fica de boa

TendTudo
Membro Novato
# nov/19
· votar


Casper
Nada contra homens gays mas gosto de mulher

T-Rodman
Veterano
# nov/19
· votar


Beto Guitar Player
passei por esses, rs. fui parar no folk e country ultimamente, lol

vinibassplayer
Veterano
# nov/19
· votar


pra mim nao é um genero, mas as bandas mais influentes do genero, o que tornou o rock, classico.. é o que minhas influencias chamam de influencias, o que mais tocava na radio e talz

entamoeba
Membro Novato
# nov/19
· votar


Perguntei sobre o ponto de partida, porque se você ouve punk, o rock clássico a ser conhecido está na gênese do punk; se ouve progressivo, está na gênese do progressivo; se ouve metal, está na gênese do metal.

Entendo "clássico" como aqueles momentos de originalidade do passado, onde houve um salto qualitativo rumo a uma forma diferente de se fazer música.

O clássico sempre está para algo que veio depois. Nada no presente é clássico!

TendTudo
Membro Novato
# nov/19
· votar


entamoeba
Discordo.
Vou dizer o porque:
O rock nacional é original mas não se vê influência nas letras, mas sim no instrumental.
Tentam fugir do "dejavu"

entamoeba
Membro Novato
# nov/19
· votar


TendTudo
O rock nacional é original

Se você ouve Legião, o clássico é The Smiths, Gang of Four, Talking Heads etc.
Se ouve Paralamas, o clássico é The Clash...

Lelo Mig
Membro
# nov/19
· votar


entamoeba

"Entendo "clássico" como aqueles momentos de originalidade do passado, onde houve um salto qualitativo rumo a uma forma diferente de se fazer música."


Como eu disse lá em cima, no início era essa a conotação do termo, de forma geral "bandas inovadoras e influentes". Mas o termo se deteriorou...

Europe, Journey, Survivor, Bon Jovi, Asia, Heart, Joan Jett, Scorpions, e centenas de outras bandas insignificantes (no sentido inovação/influência) são chamadas de "classic rock".

Julia Hardy
Veterano
# nov/19
· votar


Classic rock = rock vovô

É isso, então?

Ismah
Veterano
# nov/19
· votar


Lelo Mig

São chamadas por quem? Elas representam o AOR, que teve seu auge no fim dos anos 80, e quase terminou com toda sua geração vestindo paletó de madeira, antes dos 40... Os que restaram, foram parar na reabilitação...

Lelo Mig
Membro
# nov/19
· votar


Ismah

"São chamadas por quem? "

São chamadas por muitas pessoas. Ouvintes adotaram o termo e começaram a usá-lo sem "critério"... Nos anos 80 ninguém chamaria Guns, U2, Pearl Jam de Classic rock, porque eram modernas na época. Hoje tem gente que chama, para muitos Guns, por exemplo "se tornou um clássico" e daí o uso do termo, errado, mas é o que se faz.

Na verdade, é um assunto que não têm a mínima importância...

TendTudo
Membro Novato
# nov/19
· votar


Lelo Mig
Rock então clássico como o início da adoração do diabo.
Sem antes possuir rótulo.
Algo como contra cultura americana que se espalhou pela Europa pós guerra.

Ismah
Veterano
# nov/19
· votar


Lelo Mig

Então, a língua falada é viva, e está em constante mudança...
Ainda que seja questionável a terminologia, são os falantes que dão sentido pras palavras... rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por onde comecar a ouvir Rock Clássico?