Banda Sinistra, já ouviram?

Autor Mensagem
Beto Guitar Player
Veterano
# jul/19


Projeto fodástico com o Ardanuy e Luis Mariutti juntos.

Recomendo fortemente ouvir e tirar suas conclusões.



entamoeba
Membro Novato
# jul/19
· votar


Foi a Pitty que escreveu a letra?

Beto Guitar Player
Veterano
# jul/19
· votar


Foi a Pitty que escreveu a letra?


Eu nunca ouvi nenhuma música da Pitty com essa temática, então não entendo a referência.

vinibassplayer
Veterano
# jul/19
· votar


isso q eu chamo de beber da fonte do Dio hehehehe \m/





em ingles ficaria mais top ¬¬

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/19
· votar


Beto Guitar Player
Gostei...
Doom...
Abç

fernando tecladista
Veterano
# jul/19
· votar


e tirar suas conclusões.

lembrei do Uilame

aesthetic712
Membro Novato
# jul/19
· votar


Recomendo fortemente ouvir e tirar suas conclusões.

Se Foi voce que disse, entao ta falado!

aesthetic712
Membro Novato
# jul/19 · Editado por: aesthetic712
· votar


porem eles tem uma pegada bacana!

Rodrigues
Veterano
# jul/19
· votar


Metal em portugues fica estranho mesmo, algumas expressões de linguagem parecem não se encaixar no som, mas acho que é questão de costume. Quanto a banda, achei o som bem interessante, vamos ver as outras composições.Alem dos outros famosos o vocal, Nando Fernandes foi o vocal do melhor disco do Hangar na minha opinião(The reason of your conviction).

Beto Guitar Player
Veterano
# jul/19
· votar


Rodrigues

Metal em portugues fica estranho mesmo, algumas expressões de linguagem parecem não se encaixar no som, mas acho que é questão de costume.

Isso, na minha opinião, é o que torna esse projeto legal, pois se fosse em inglês, seria mais como um cover do Dio, mas a letra em português deu uma característica única à banda.

Drinho
Veterano
# jul/19
· votar


O brother canta muito, o ardanuy nem se fala....

A música é legal

Mas mano...

Rock em português é muito cafona

renatocaster
Moderador
# jul/19
· votar


Vou cair na mesma vala comum dos demais. O som é foda, a temática é legal, mas a letra em português quebrou a firma mesmo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/19
· votar


Drinho
renatocaster
Discordo...

BrotherCrow
Membro Novato
# jul/19
· votar


Sobre musicalidade, não tem o que falar. Só músicos de altíssimo nível.

Sobre a letra... rock em português pode ser legal. Mas esse não ficou bom. É o contraste de um vocal épico com uma letra mundana (em termos de temática mesmo). Parece que o vocalista está exagerando pra fazer a letra parecer mais relevante do que é na verdade.

Isso acontece em inglês também, é só ver a letra de Distant Skies do Stratovarius: puta melodia foda, power metalzão, aí você vai ver a letra e é sobre medo de avião.

O entamoeba citou ali em cima a Pitty, provavelmente meio de zoeira. A verdade é que a Pitty melhorou muito como letrista ao longo da carreira. Mas de fato, a vibe dessa letra lembra muito as letras da Pitty no primeiro disco: aquela coisa vaga de sentimento de inadequação.

Rock em português já deu muito certo com Raimundos, Matanza, até a Pitty mesmo, sem falar de bandas mais pop rock, que aí a lista vai longe. Mas essa aí não me desceu redondo. Questão de gosto, claro. Torço pra banda dar certo porque talento aí tem de sobra.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/19
· votar


BrotherCrow
Concordo.
Essa coisa de que rock em português (qualquer que seja o estilo) não prestar é coisa de quem não sabe escrever. Você mesmo deu apenas alguns exemplos disso.
Abç

Beto Guitar Player
Veterano
# jul/19
· votar


Sobre a letra... rock em português pode ser legal. Mas esse não ficou bom. É o contraste de um vocal épico com uma letra mundana (em termos de temática mesmo). Parece que o vocalista está exagerando pra fazer a letra parecer mais relevante do que é na verdade.

Essa coisa de que rock em português (qualquer que seja o estilo) não prestar é coisa de quem não sabe escrever. Você mesmo deu apenas alguns exemplos disso.

BrotherCrow
Mauricio Luiz Bertola


Concordo. Não existe esse negócio de que metal não pode ser em português. Como foi dito, não é algo comum aos ouvidos acostumados de quem ouve metal em inglês. Já pensaram em como é estranho ouvir metal em japonês, alemão, francês ou espanhol? Para as pessoas desses países não é estranho, mas para nós, sim.
No Brasil há muito essa cultura de ouvir música em inglês, mesmo que uns 80% das pessoas que ouvem não entendem nada do que está sendo dito.

Sobre a letra dessa música, acho que ela não se aprofundou tanto no tema que se propôs a discutir, mas a ideia em si possui muita margem para explorar, já que se trata de um aspecto psicológico humano.

Drinho
Veterano
# jul/19 · Editado por: Drinho
· votar


Não disse que é proibido fazer metal em português hein....

O músico é livre pra fazer o que quiser, até bossa nova em mandarim....

É que realmente me desagrada, me estranha e acho que inviabiliza o projeto do ponto de vista de outros países uma vez que é uma música que poderia ser exportada.....

As músicas em português me trazem uma certa ideia de romantismo independente do estilo não sei porque, ai chega um monte de cabeludo malvado cantando "É dificil eu seeeeeeeeei" kkkkkkkk num curto não....

Mas uma coisa que deve ser levada em conta é a guitarra do mais alto nível do mestre edu ardanuy....

O arranjo da música assim como o solo ficou impecável

Drinho
Veterano
# jul/19
· votar


BrotherCrow

cara, mas pensemos aqui

vamos pegar o guns n roses por exemplo

os caras só falavam coisas inúteis que nada agregavam a ninguém, porém melodicamente as palavras funcionavam muito bem dentro das músicas o que me leva a crer que o inglês é um idioma mais musical para rock e metal do que os demais

Velvete
Veterano
# jul/19
· votar


Vocês gostam de opera em inglês ou em português? Ou estão acostumados a ouvir em italiano?

Quando a China dominar (?) o mundo os americanos farão música chinesa em mandarim?

Defendo a liberdade de gostar e preferir como quiserem mas acho ruim receitas de bolo.

PS: ouvi brevemente a música e achei a letra meio deslocada da música mesmo. Mas não sei se só o inglês resolveria o problema artístico. Talvez resolveria a questão comercial.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/19
· votar


Drinho
Quem disse que não se pode falar "...coisas inúteis que nada agregavam a ninguém..."? A música brega e de baixa qualidade no Brasil tá cheia disso, nem por isso as melodias inexistem ou são necessariamente ruins...
Também discordo inteiramente de que "...o inglês é um idioma mais musical para rock e metal do que os demais...". Você não ouviu Rammstein (só para citar UM caso...), até em hebraico e babilônico antigo tem bandas que tocam "Metal" (ouça Melech)...
Velvete
Existe ópera em tudo que é língua, inclusive mandarim e japonês...
Meu avô cantava (profissionalmente), ópera, e cantava em italiano e alemão - que ele dominava - mas também em português e inglês...
Concordo com você...
Abçs

BrotherCrow
Membro Novato
# jul/19
· votar


Drinho
vamos pegar o guns n roses por exemplo
os caras só falavam coisas inúteis que nada agregavam a ninguém

Assim como os Raimundos, que eu citei ali em cima. Não tem problema nenhum nisso.
O que me incomodou nesse Sinistra é que pegaram um tema pseudo-profundo, fizeram a letra da forma mais rasa possível e tentaram passar como se fosse grandioso.

o que me leva a crer que o inglês é um idioma mais musical para rock e metal do que os demais
Na verdade, acho que a gente está acostumado a ouvir metal em inglês. Só isso.
Sinceramente? Se eu fosse montar uma banda de rock, faria letras em inglês. Mas se aparece uma banda de rock com uma proposta legal e boas letras em português, eu vou curtir.

entamoeba
Membro Novato
# jul/19
· votar


BrotherCrow
Mas de fato, a vibe dessa letra lembra muito as letras da Pitty no primeiro disco: aquela coisa vaga de sentimento de inadequação.

E com um arzinho de autoajuda. Minha provocação foi nesse sentido.


a gente está acostumado a ouvir metal em inglês. Só isso.

Não acho que seja só isso. Acho que quando você ouve música em uma língua que você não tem fluência (como é o caso da maioria dos brasileiros escutando músicas em inglês), você dá mais espaço para a recepção dos signos não verbais - ora, se você não entende a letra, sobra a música e é claro que isso faz com que a música pareça "mais musical".

Quando fui melhorando meu inglês, passei a perceber cacofonias que antes não me incomodavam. Deixei de gostar de várias músicas.

Fora que português é cheio das proparoxítonas, além dos excessos de artigos e preposições, que fazem com que Spoonman vire o homem da colher.

Drinho
Veterano
# jul/19
· votar


Véio o negócio é muito cabuloso o ardanuy é o pai da matéria, que tristeza ser em português

se liga nessa cacetada no queixo.....



makumbator
Moderador
# jul/19 · Editado por: makumbator
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Existe ópera em tudo que é língua, inclusive mandarim e japonês...
Meu avô cantava (profissionalmente), ópera, e cantava em italiano e alemão - que ele dominava - mas também em português e inglês...


É verdade que existe ópera em tudo o que é língua, mas observem que Mozart (por exemplo), só escrevia ópera bufa em italiano, e óperas sérias em alemão (na tradição do singspiel). Ele considerava o idioma italiano mais afeito ao exagero, caricatura e humor (características que fazem parte da ópera bufa ou de influência bufa). E isso não é chute de biógrafo ou análise de musicólogos, ele realmente escreveu diretamente sobre isso em cartas.

Se pro Mozart (que era um gigante) certos idiomas funcionavam melhor em determinados estilos, não vejo nada demais que outros também ajam de maneira semelhante. Mas é claro que nada impede que se escreva qualquer estilo de música cantada em qualquer idioma, mas parece que certos estilos casam melhor com determinadas línguas.

Velvete
Veterano
# jul/19
· votar


Drinho

Achei a letra dessa música meio religiosa. O português nem me abalou tanto, mas o white metal estava lá o tempo todo.

Drinho
Veterano
# jul/19
· votar


Velvete

justamente, se fosse em ingles vc nem ia prestar atenção e ia ficar balançando a cabeleira....

Velvete
Veterano
# jul/19
· votar


Drinho

Hahaha

Melhor procurar a Tatá Werneck pra fazer um curso de inglês então!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/19
· votar


makumbator
Ele considerava o idioma italiano mais afeito ao exagero, caricatura e humor (características que fazem parte da ópera bufa ou de influência bufa)
Típico preconceito tedesco tão presente naquela época em que o Império Austro-Hungaro e a Prússia disputavam a hegemonia centro-européia...
Mozart era grande mesmo, mas não isento das contradições e preconceitos de sua época...
Abç

makumbator
Moderador
# jul/19 · Editado por: makumbator
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Claro que ele não era isento de preconceitos (e acho que nem buscava ser). Os comentários que o Mozart cita em cartas como sendo ligados ao idioma italiano não me parecem que foram feitos para ofender a cultura daquele povo. Muito pelo contrário, ele achava isso bastante interessante e efetivo (além do fato de que os próprios italianos é que criaram o estilo bufo).

Ele venerava a cultura operística das regiões que depois se tornaram a Itália que conhecemos (e as melhores obras dele nesse campo são justamente nesse idioma, com exceção da flauta mágica). A caricatura, o humor e o exagero eram usados em prol da arte (e com bastante respeito musical por parte dele). Ou pelo menos, com todo o respeito que um batoteiro como ele (no bom sentido) podia dar.

P.S. Eu gostei da banda mostrada aqui no tópico (não conhecia). Minha opinião sobre o estranhamento do uso de um idioma diferente do inglês nesse estilo vai muito na onda do que o Entamoeba postou. Também acho estranho escutar bossa nova em inglês (por exemplo). Não me parece tão efetivo quanto o português do Brasil nesse estilo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/19
· votar


makumbator
Sim... Mozart não queria "ofender"... É apenas um contexto cultural...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Banda Sinistra, já ouviram?