Iron Maiden processa 3D Realms, produtora do jogo Ion Maiden

    Autor Mensagem
    entamoeba
    Membro Novato
    # mai/19


    https://www.theguardian.com/music/2019/may/30/iron-maiden-sue-video-ga me-developers-for-2m-over-ion-maiden-game?CMP=share_btn_fb&fbclid=IwAR 2Kgjb2SlQklXIllEBfYXJusYDtp85Az9UZH1WYo66jHPIQRRtV103z2P8

    Porque fazer jogo dá mais grana do que fazer shows.

    entamoeba
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Quem deveria processar os caras são os criadores de Doom.

    Buja
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    Ai que ta.

    Se eu fosse duma banda rica e famosa, gostaria que fizessem um jogo da minha banda. Afinal, sou musico nao dev de games.

    Mas pra isso tinham que pedir minha permissao, eu deveria aprovar o jogo no final, e ganhar percentual sobre isso. Porque?

    1 - Porque oras, tao ganhando dinheiro usando meu nome. Quem fez o nome fui eu, mereço ganhar tambem. Ja que sem meu nome, o jogo nao teria razão de existir.
    2 - Eu tenho que aprovar o jogo no final pra garantir que nao tao fazendo alguma sacanagem nem zuação nem difamiação com meu nome. Pelos mesmos motivos.

    Se uma empresa que for, chegar la, lançar um jogo sem passar por mim, processaria mesmo.

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Não joguei esse Ion Maiden, mas parece um jogo retrô com a engine do Duke Nukem 3D...
    It argues that the name of the game’s protagonist Shelley Harrison is a play on Iron Maiden bassist Steve Harris
    eh... forçou um pouco, mas vá.

    and that a skull icon is similar to the band’s mascot Eddie
    Cara, é uma caveira genérica! Não tem nada a ver com o Eddie.

    It also argues the game is similar to Iron Maiden’s own game Legacy of the Beast
    Legacy of the Beast é um joguinho de celular de um gênero totalmente diferente, tipo uma versão emburrecida de Final Fantasy.

    Sinceramente? Burrice da 3D Realms dar esse mole de colocar um nome tão parecido, mas acho que o Iron Maiden tá procurando pelo em ovo.

    Buja
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    BrotherCrow

    São mutias coincidencias. O visualzão do jogo meio que lembra umas capas de albuns, o nome ion maiden e tal.

    Mas duvido que vao ganhar o processo. Teria que ser o mesmo nome, e uma tema muito parecida mesmo, elementos que remetem claramente a banda, sem os devidos direitos.

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/19
    · votar


    O nome pode ser "sugestivo/apelativo"..por conta da similaridade/sonoridade, mas juiz nenhum vai proibir um game de chamar-se Donzela de Ion.

    Pau no cú do Iron Maiden.... tão passando fome?

    renatocaster
    Moderador
    # mai/19
    · votar


    A(s) referência(s) me parecem óbvias, mas o Iron Maiden processar por isso, pqp...achei exagerada demais essa decisão.

    acabaramosnicks
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Ganharam o premio de tiozao chato no fim de carreira.

    Insufferable Bear
    Membro
    # mai/19
    · votar


    propriedade intelectual é um conceito retardado e metal é coisa de viado

    makumbator
    Moderador
    # mai/19 · Editado por: makumbator
    · votar


    Lembrei que em um encarte de disco do Iron tinha propaganda de um jogo lançado com apoio da banda (em 1998). Procurei aqui, e realmente lançaram o tal jogo em 1999.

    O jogo se chamava Ed hunter (para PC). Nem preciso dizer que não foi um sucesso. Foi lançado logo depois do lançamento do Half-Life (novembro de 1998), que é um dos maiores (se não for o maior) FPS da história, e deixa esse jogo do Iron no chinelo.

    https://www.youtube.com/watch?v=H3YqmF1Y7U8



    Ismah
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    Sei lá, acho que se é de direito meu, o processo legal é o meio civilizado para exigir a parte que me pertence. E não sei se vazou, ou se eles quiseram fazer um bolor mesmo - não é de duvidar...

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    makumbator
    Cara, Ed Hunter foi uma decepção monstruosa da minha juventude. Lembro que o encarte do Virtual XI tinha umas cenas de computação gráfica que eles diziam ter sido tiradas do Ed Hunter... e parecia que ia ser legal. Mas aí quando o jogo saiu eu comprei (na época era fácil comprar discos importados porque o dólar era barato) e que decepção... não era um FPS de verdade, era um rail shooter estilo Time Crisis mas muito pior. E vinha junto com uma coletânea do Iron Maiden, mas como eu era fanático já tinha todos os discos. Vendi no sebo rapidinho,

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/19 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    makumbator, BrotherCrow

    Lembro bem...

    Tinha loja de Cds nesta época. Não vendia games, mas cheguei a vender uns 2 ou 3 Ed Hunters por encomenda para clientes fãs.

    Julia Hardy
    Veterano
    # mai/19
    · votar


    Essa notícia é tão relevante quanto o último filme do Dolph Lundgren.

    entamoeba
    Membro Novato
    # mai/19
    · votar


    Julia Hardy
    Essa notícia é tão relevante quanto o último filme do Dolph Lundgren.

    Vá culpar o The Guardian, eu sou só o entregador de jornal.

    makumbator
    Moderador
    # mai/19
    · votar


    Julia Hardy
    Essa notícia é tão relevante quanto o último filme do Dolph Lundgren.

    Fala isso para os proprietários da 3D realms.

    renatocaster
    Moderador
    # mai/19
    · votar


    último filme do Dolph Lundgren.

    Vish, esse cara tá na ativa ainda?

    Ramsay
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    O fato é que o Iron Maiden vai perder a causa e um bocado de grana, pq pelas leis da Propriedade Intelectual internacional, o nome parecido com o original só pode ser considerado plágio se a atividade ou gênero for a mesma.

    Como o Iron Maiden é uma banda de rock e o Ion Maiden é um game (bem ruinzinho por sinal) o Iron Maiden vai se fuder nessa, podem crer!!

    Buja
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    o Iron Maiden vai se fuder nessa, podem crer!!

    Quem tem mais nome?
    Quem tem mais grana???
    Quem tem um avião ?????????
    Quem é amigão do belzebuh ?????????????????????

    O game (bem ruinzinho por sinal) vai se fuder nessa, podem crer!!

    hehehehe

    makumbator
    Moderador
    # jun/19 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ramsay

    A questão não é bem o nome (e não há no caso acusação de plágio). Parece-me que a alegação do Iron Maiden é que o jogo estaria se apropriando do “universo” da banda de modo a se passar por um produto licenciado na cabeça dos fãs. Se isso se sustenta aí já é outra questão.

    Mas não existe realmente legislação internacional de propriedade intelectual, o que existem são leis locais (nacionais) e tratados internacionais feitos para acomodar e regular os direitos e efeitos dessas leis em casos que atravessam fronteiras. O caso vai ser julgado segundo a legislação do foro escolhido. Ganhar e perder faz parte, mas muitas vezes nem é isso que o reclamante busca (em determinados países é comum a litigância “excessiva” apenas para buscar acordos judiciais ou extra judiciais pra arrancar um dindin ou forçar a parte a agir da maneira que o reclamante deseja).

    Julia Hardy
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    makumbator
    Fala isso para os proprietários da 3D realms.

    Vou mandar um zap.

    makumbator
    Moderador
    # jun/19
    · votar


    Julia Hardy

    Manda mesmo, vai que eles perdem o prazo de defesa do processo?

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/19 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    E o Dildo Iron Maiden?

    O Iron processou, ou cada integrante ganhou um para "brincar" na surdina e ficaram todos quietinhos?

    Dildo Iron Maiden

    makumbator
    Moderador
    # jun/19
    · votar


    Lelo Mig

    Que delícia cara! Mas esse de cor preta está muito pequeno, não representa corretamente a etnia retratada pela cor. Tinha que ser maior.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/19
    · votar


    makumbator

    Deve ter vários modelos e tamanhos... tipo Bruce, para iniciantes à Eddie, para mega experientes (também conhecidos como arrombados).

    makumbator
    Moderador
    # jun/19
    · votar


    Lelo Mig
    à Eddie, para mega experientes

    Esse deve ser um tamanho monstruoso!!!!

    Ismah
    Veterano
    # jun/19
    · votar


    Um amigo (sorriso forçado), me contou que o maior é o Ed Force 2... (outro sorriso forçado)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iron Maiden processa 3D Realms, produtora do jogo Ion Maiden