Elitismo na Música

Autor Mensagem
tito lemos
Veterano
# abr/19
· votar


O cara tá tretando até com o Odion... ops... locostras... ops... Scentless Apprentice... ops... TendTudo...

TendTudo
Membro Novato
# abr/19
· votar


Tito
Pra você é vossa excelência senhor doutor rei sua excelentíssima pessoa usuário vagabundo o animal.

makumbator
Moderador
# abr/19
· votar


tito lemos
O cara tá tretando até com o Odion... ops... locostras... ops... Scentless Apprentice... ops... TendTudo...

Tudo efeito do tal elitismo.

Beto Guitar Player
Veterano
# abr/19
· votar


Acho que está havendo muita confusão entre "elitismo" e "gosto pessoal".
Se eu gosto de um gênero musical e não gosto de outro, naturalmente, vou enaltecer as qualidades daquele que gosto e isso não configura elitismo.

Quando entrei nesse fórum, eu achei bem eclético, para falar a verdade, pois costumava a pensar que aqui só se falava de rock. Achei estranho de início, mas com o tempo amadureci meu gosto musical e entendo a diversidade que existe no meio musical, embora isso não me obriga a gostar de determinado estilo que não me agrada.

tito lemos
Veterano
# abr/19 · Editado por: tito lemos
· votar


Sou elitista, só ouço rock progressivo raiz, setentista, todo o resto é lixo. O melhor concerto já feito pelo homem é o Tales From Topographic Oceans do Yes, com seus 4 movimentos. E digo mais: se Beethoven fosse vivo, ele beijaria os pés de Rick Wakeman.

Desculpa, eu tinha que participar da brincadeira.

Ken Himura
Veterano
# abr/19
· votar


lambdadude
Hoje em dia música eletrônica é simplesmente muito mais acessível do que um instrumento de cordas, por exemplo.
Isso é uma generalização. Depende mais de quem vai se aproximar da música do que o contrário.

Mas uma coisa é certa: música eletroacústica é pouco conhecida (comparando ao restante dos estilos musicais, clássicos ou não), é bem acessível e está em expansão.

Comecei a minha jornada na música com programação de frequências (engenharia de áudio, basicamente) com uma linguagem de programação chamada SuperCollider
Legal citar o SuperCollider! Tem um compositor com excelentes trabalhos com o Supercollider que eu sigo no YouTube, vale à pena a menção: https://www.youtube.com/user/elifieldsteel. Ele tem um tutorial bem legal pro SC e eu acho a série dele "Fractus" muito boa, bem inventiva.

Eu saí um pouco da área eletrônica/eletroacústica por falta de tempo pra me dedicar aos projetos. Meu maior projeto - e ainda pela metade - era uma interface de captura do movimento do corpo pelo Kinect que transformava os dados capturados em música através de várias camadas de processamento. Tinha uma saída com síntese fm, tava implementando uma de síntese granular e micro-som...aí tive uns problemas que me forçaram a parar um pouco. Mas já dá pra fazer umas graças, tipo versão ao vivo de Stria, do John Chowning.

lambdadude
Membro Novato
# abr/19
· votar


Pois é, né, amigão... Nesses, sei lá, dez anos de fórum nunca devo ter chamado ninguém de idiota... e você diz que quer ser "amistoso"? Decide aí...
Peço perdão se você se sentiu ofendido, JJJ. Em momento algum foi minha intenção. Enfim.

O que quero dizer com achar idiota colocar tudo no mesmo saco, é que não dá de colocar tudo no mesmo saco,

assim como música clássica.
E você fez algo parecido com música clássica/erudita, embora existam inúmeras variações.

É prejudicial demais pro teu caráter e pro teu ponto de vista generalizar as coisas de forma pejorativa, ao menos na minha opinião. Gosto sempre de achar as exceções nas coisas, ver se x é realmente x ou se tem y/z no meio que eu não teria visto se eu não tivesse explorado mais à fundo, mas bem, não vem ao caso.

Você diz que realmente não gosta de música eletrônica, correto? Tudo bem, como você bem falou, é um direito seu. Só não ache que é correto falar que eletrônica é bate-estaca geral e não tem fundamento.

Uma boa analogia que eu li uma vez serviria bem pro teu caso:

"Não gosto de música eletrônica"
"Você gostaria se tivesse orelhas de robô"

Eu saí um pouco da área eletrônica/eletroacústica por falta de tempo pra me dedicar aos projetos. Meu maior projeto - e ainda pela metade - era uma interface de captura do movimento do corpo pelo Kinect que transformava os dados capturados em música através de várias camadas de processamento.

Poxa, maneiro pra caraca cara. Eu quando tava tentando aprender SuperCollider passei altos perrengue pois tava sendo minha primeira linguagem de programação após C, e eu sou bem ruim com lógica. Eu ainda não tinha conceito de modulação, onda senóide, envelopes, etc, e pouco tempo depois desisti do SuperCollider. Em seguida, fui pras DAWs e parei pra perceber que tudo que as DAWs faziam, o SC fazia só que manualmente e por código. Um tempo depois, tentei voltar pro SC e vi que estava muito melhor que antes simplesmente por ter entendido alguns conceitos básicos de modulação de som que eu não tinha antes (independente disso não deixei de ser ruim em lógica e acabei deixando de lado de novo, haha)

Inclusive, nessa mesma época do SC eu até tentei fazer uma música programando frequências, gravando elas e tentando jogar algum sample por cima. Não é necessário dizer que tá uma noisezera, pois tá meio na cara, mas, é. Tentei.



JJJ
Veterano
# abr/19
· votar


lambdadude
Só não ache que é correto falar que eletrônica é bate-estaca geral e não tem fundamento.

Eu não me lembro de ter dito isso... Se disse, errei, porque sei que há variações dentro do que se pode chamar de "música eletrônica" que nem "bateria" tem... Quanto à parte do "não tem fundamento", só se eu estava bêbado... Não é por isso que eu não gosto.

Peço perdão se você se sentiu ofendido, JJJ. Em momento algum foi minha intenção.

Ok, de boa.

lambdadude
Membro Novato
# abr/19
· votar


Eu não me lembro de ter dito isso... Se disse, errei, porque sei que há variações dentro do que se pode chamar de "música eletrônica" que nem "bateria" tem... Quanto à parte do "não tem fundamento", só se eu estava bêbado... Não é por isso que eu não gosto.
Provavelmente puxei do outro tópico "Não consigo gostar de música eletrônica" e vi que alguém tinha comentado isso. Talvez tenha sido você, talvez não. Se não foi você quem disse, peço perdão pela falta de atenção.

Se não me engano, lá mesmo você disse que não gosta de música eletrônica pois não há o elemento orgânico correto?

O que é o elemento orgânico pra você, JJJ?

BrotherCrow
Membro Novato
# abr/19
· votar


lambdadude
Às vezes a palavra escrita não transmite as sutilezas da fala, mas nos teus textos eu sinto uma pegada de confronto e passivo-agressividade.

Por exemplo, dizer "peço perdão se você se sentiu ofendido" ao invés de "peço perdão se te ofendi". Ou dizer "talvez tenha sido você, talvez não" sem se dar ao trabalho de voltar ao tópico pra conferir.

Deve ser impressão minha, ou talvez eu seja velho demais pra internet.

lamas92
Membro Novato
# abr/19
· votar


Tô me sentindo muito infantil nesse mundo adulto aqui...
Pessoas complicadas!
Elitismo é menosprezar, ignorar outras escolhas. Mas gosto pessoal é aquilo: gostô, ouve! Num gostô, passa!
Agora deixa eu voltar pro meu videogame pra "virar" de novo o Enduro antes que minhas filhas cheguem que eu ganho mais!

JJJ
Veterano
# abr/19
· votar


lambdadude
O que é o elemento orgânico pra você, JJJ?

Essa é fácil... o que não soar eletrônico, certinho demais pra ser real.

lambdadude
Membro Novato
# abr/19 · Editado por: lambdadude
· votar


Às vezes a palavra escrita não transmite as sutilezas da fala, mas nos teus textos eu sinto uma pegada de confronto e passivo-agressividade.

Por exemplo, dizer "peço perdão se você se sentiu ofendido" ao invés de "peço perdão se te ofendi". Ou dizer "talvez tenha sido você, talvez não" sem se dar ao trabalho de voltar ao tópico pra conferir.

Deve ser impressão minha, ou talvez eu seja velho demais pra internet.

Talvez seja, talvez não. (hehe)

Brincadeira. Ficarei mais atento à maneirismos de fala.

Essa é fácil... o que não soar eletrônico, certinho demais pra ser real.

Então tu curte humaniza--, quero dizer, harmonização nas músicas?

JJJ
Veterano
# abr/19
· votar


lambdadude
Então tu curte humaniza--, quero dizer, harmonização nas músicas?

Não entendi...

lambdadude
Membro Novato
# abr/19
· votar


Não entendi...
Tentei fazer uma piada, foi mal.

Você curte o elemento harmônico que vem através da humanização do som, é isso?

T-Rodman
Veterano
# abr/19
· votar


não , é um botãozinho no ezdrummer que faz isso - embostear a linha de bateria que você cria num processo chamado 'humanização' :p

Beto Guitar Player
Veterano
# abr/19
· votar


A função humanização nos VSTs fazem tudo, menos transformar o som em algo orgânico. Está confundindo as coisas...
Quando o JJJ disse gostar de som orgânico, ele falou do som tocado por um caboclo sentado a bunda atrás do instrumento e não algo gerado por um computador.

lambdadude
Membro Novato
# abr/19
· votar


A função humanização nos VSTs fazem tudo, menos transformar o som em algo orgânico. Está confundindo as coisas...
Quando o JJJ disse gostar de som orgânico, ele falou do som tocado por um caboclo sentado a bunda atrás do instrumento e não algo gerado por um computador.

Acho que eu acidentalmente acabei mudando o rumo do tópico pra música eletrônica. Não era o intuito, mas mesmo assim, vamo lá

E se você ouvisse uma música que você gostasse muito, mas não soubesse se é feita por um instrumentista ou "gerado em computador", como tu saberias diferenciar?

JJJ
Veterano
# abr/19
· votar


Beto Guitar Player
Quando o JJJ disse gostar de som orgânico, ele falou do som tocado por um caboclo sentado a bunda atrás do instrumento e não algo gerado por um computador.

Precisamente.

lambdadude
E se você ouvisse uma música que você gostasse muito, mas não soubesse se é feita por um instrumentista ou "gerado em computador", como tu saberias diferenciar?

Pouco me importaria. Eu não tenho problema com computador. Aliás, vivo disso.

Beto Guitar Player
Veterano
# abr/19
· votar


lambdadude

E se você ouvisse uma música que você gostasse muito, mas não soubesse se é feita por um instrumentista ou "gerado em computador", como tu saberias diferenciar?

Faço minhas as palavras do JJJ. Não tenho problema nenhum com música eletrônica, apesar de não gostar, se soar para mim de forma agradável, pouco importa se foi gerada por um computador ou por uma pessoa.

TendTudo
Membro Novato
# abr/19
· votar


Orgânico
Bom pro ambiente
Sem agrotóxicos
Natural
Da natureza
Orgia
Órgão
Guitarra
Xulele
Bafofo
Ópio
Testosterona
Capim de São João
Baba
Chifre
Sei lá mil coisas

Beto Guitar Player
Veterano
# abr/19
· votar


TendTudo

Faltou o Rivotril.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Elitismo na Música