Elitismo na Música

Autor Mensagem
lambdadude
Membro Novato
# mar/19 · Editado por: lambdadude


Acabei de passar a manhã inteira lendo um tópico sobre música eletrônica e notei como há muito elitismo de música no fórum. Fiz uma conta só pra conversar com o pessoal daqui também.

O meu conceito de música é algo fluído, algo que constantemente muda assim como melodias e padrões, sempre se inovando. Vocês músicos (não todos, claro, alguns) querem instrumentos mais baratos, querem que a cultura da música seja mais presente no nosso país para que possamos ter mais espaço, mas não se esforçam o mínimo para deixá-la acessível para os outros. Parece que é uma grande vontade de parecer o mais bambambam e especial pois sabe mais e é adepto da música clássica e todo o resto é música comercial.

Música é o caminho da inovação. É a melodia que flui dentro da gente. Li no tópico que a música é uma arte morta, mas não creio nisso. Sempre podemos fazer mais com o que já temos, e aí entra o experimentalismo. Hoje em dia temos melodias criadas por algoritmos, sequenciação feita com cortes medonhos, mas que por algum motivo... soam legais?


Em 0:34 é uma parte que gosto muito, mas teoricamente não faz nenhum sentido prático.


Na opinião de vocês, o que vocês acham que vai ser da música daqui a... 100 anos? Vocês esperam realmente que as pessoas continuem se repetindo e fazendo mais do mesmo (rock, jazz, mpb, até mesmo eletrônica pô)? Acredito que para a música crescer, é necessário dar espaço criativo até que novas coisas se formem. Claro, sempre vai existir críticas construtivas, mas não adianta de nada diminuir um gênero inteiro por conta do que você vê no seu cotidiano.

Espero que me recebam de forma minimamente amistosa. Minha intenção não é gerar discórdia nem desentendimento. É tentar entender de onde vem a necessidade de por música clássica/erudita acima de qualquer outro gênero.

entamoeba
Membro Novato
# mar/19
· votar


o que vocês acham que vai ser da música daqui a... 100 anos?

Depende do que vai ser do mundo daqui a 100 anos.

Minha intenção não é gerar discórdia nem desentendimento.

Você não sabe se divertir!

É tentar entender de onde vem a necessidade de por música clássica/erudita acima de qualquer outro gênero.

Da insegurança!

Ningen
Veterano
# mar/19
· votar




Singles
Membro Novato
# mar/19
· votar


Acho q hoje em dia eh mto raro encontrar pessoas q presam pela musica clássica acima de tudo, eu acredito que o futuro da musica cada vez mais vai caminhando com componentes eletronicos, todos os estilos tem seu nicho, mais o unico q vejo em crescente realmente eh nesse ramo

JJJ
Veterano
# mar/19
· votar


Acabei de passar a manhã inteira lendo um tópico sobre música eletrônica

Podia ter comentado algo lá, se é pertinente ao tema.

notei como há muito elitismo de música no fórum.

Sinceramente, acho que não... Pode até parecer, à primeira vista, mas acho que não... todo mundo (quase todo mundo, ok...) dialoga de boa.

o mais bambambam e especial pois sabe mais e é adepto da música clássica e todo o resto é música comercial.

Não creio que a maioria aqui seja ligada a música clássica. Um ou outro tem real conhecimento de causa, um ou outro apenas curte alguma coisa (eu me incluo nesses), mas acho que a maioria nem ouve.

o que vocês acham que vai ser da música daqui a... 100 anos?

Não faço ideia, mas se for no ritmo atual, provavelmente eu acharia bem ruim.

Espero que me recebam de forma minimamente amistosa.

Tranquilo. Bem-vindo ao fórum.

É tentar entender de onde vem a necessidade de por música clássica/erudita acima de qualquer outro gênero.

De novo, não acho que seja bem a tônica do fórum. Mas acredito que, de modo geral, a música clássica/erudita é - no conceito musical em seu lado mais técnico e teórico - de fundamental importância. Não consigo enxergar um completo entendimento da arte musical sem que o sujeito pelo menos tenha uma noção dela. Pode tocar? Pode. Mas conhecer música a fundo, no sentido mais amplo? Não creio.

makumbator
Moderador
# mar/19 · Editado por: makumbator
· votar


lambdadude
Na opinião de vocês, o que vocês acham que vai ser da música daqui a... 100 anos?

Não faço a menor ideia. Duvido que há 100 anos as pessoas tivessem uma ideia próxima do que temos hoje, então pra mim o mesmo raciocínio é válido para um futuro distante. Não faço ideia de como vai ser ( e com toda certeza já terei morrido bem antes de se passarem mais 100 anos).

É tentar entender de onde vem a necessidade de por música clássica/erudita acima de qualquer outro gênero.

Não vejo isso nesse fórum, pelo contrário, é mais comum aqui colocarem rock em um pedestal (o que pra mim chega a ser hilário).

Eu tenho vivência em música erudita (já toquei em orquestra sinfônica, orquestra de cordas, fiz música de câmara, música de "vanguarda", música barroca, música de balé, toquei em festivais no exterior, etc...) mas nunca fui fechado a um estilo musical (o mesmo acontece com a maioria dos meus colegas da área). Toquei em bandas de várias vertentes, de pop a rock alternativo e até metal extremo, já acompanhei cantor sertanejo, já gravei com gente de hip hop, toco em evento, etc... não tem tempo ruim pra mim.

O que vejo entretanto, é que na música erudita há uma busca maior pelo entendimento dos processos, de saber porque e o que funciona, etc...parece haver uma visão mais artística nesse meio do que nos outros.

JJJ
Veterano
# mar/19
· votar


makumbator
com toda certeza já terei morrido bem antes de se passarem mais 100 anos

Naaahhh... você vai arrumar um feitiço antes disso...

Casper
Veterano
# mar/19
· votar


Caro lambdadude:

Bem vindo ao fórum!

Esse tópico sobre música eletrônica referenciado
pelo senhor até que está bem civilizado. Eu particularmente
acho que é impossível considerar a música como arte morta.

Alguns gêneros podem estar mais na UTI que outros, mas
sempre ouço renovações constantes na música.

Será que o forum é elitista?

Penso que não. A maioria é bem eclética, falta apenas
o JJJ aceitar a música eletrônica como verdade
absoluta e acima de tudo e de todos.

JJJ
Veterano
# mar/19 · Editado por: JJJ
· votar


Casper
falta apenas o JJJ aceitar a música eletrônica como verdade absoluta e acima de tudo e de todos.

Meu caro véio Casper, com a vênia necessária, sugiro V. Sa. esperar devidamente acomodado e sentado numa bela e confortável poltrona.

Tá vendo como o fórum é civilizado e a gente se trata com todo respeito, lambdadude?

lambdadude
Membro Novato
# mar/19 · Editado por: lambdadude
· votar


De novo, não acho que seja bem a tônica do fórum. Mas acredito que, de modo geral, a música clássica/erudita é - no conceito musical em seu lado mais técnico e teórico - de fundamental importância. Não consigo enxergar um completo entendimento da arte musical sem que o sujeito pelo menos tenha uma noção dela. Pode tocar? Pode. Mas conhecer música a fundo, no sentido mais amplo? Não creio.

O que me levou a me sentir afim de aprender música e tentar replicar o que eu ouvia para poder compor minhas próprias coisas. Depois disso, comecei a tentar compor música eletrônica no geral. Hoje em dia, as pessoas tem a chance de fazer música com algo que não seja um instrumento de corda/sopro/percussão (pois é caro para quem não tem renda, convenhamos).


Comecei a minha jornada na música com programação de frequências (engenharia de áudio, basicamente) com uma linguagem de programação chamada SuperCollider. Se não fosse por essa linguagem de programação me ensinar conceitos de frequência de oitavas, loops, padrões e tal, eu acho que eu nunca teria tido uma pequena base pra música. Depois do SuperCollider, fui pro Audacity e gravava o que eu fazia no SuperCollider para fazer cortes/loops com frequências simples e tal. Hoje em dia mexo no FL, Renoise, blábláblá, mas a única coisa que me deu a chance de entrar na música de cabeça foi a oportunidade da música eletrônica.

Hoje em dia música eletrônica é simplesmente muito mais acessível do que um instrumento de cordas, por exemplo. Eu até tinha uma guitarra, mas na época que morei sozinho, estava morando com um zika que cheirava pó. Ele roubou minha guitarra e meu amplificador e vendeu no morro. Pouco tempo depois coloquei o nome dele no morro e expulsamos ele de casa. Enfim.


Será que o forum é elitista?

Assim, eu falo sobre o que uma das pessoas falou lá, e eu achei bem tosco honestamente. "Quem faz música eletrônica não é músico, é artista que faz colagem" vocês acham mesmo que não é necessário estudar música pra fazer música eletrônica? Qualquer tipo de gênero é necessário estudar pra se fazer. Música, a não ser que seja noise, requer o mínimo de estudo de teoria musical.

É tentar entender de onde vem a necessidade de por música clássica/erudita acima de qualquer outro gênero.

Da insegurança!

Me fez rir bastante, mas sinto que isso é bem real infelizmente.

Agradeço inclusive pela recepção amigável.

JJJ
Veterano
# mar/19
· votar


lambdadude
estava morando com um zika que cheirava pó. Ele roubou minha guitarra e meu amplificador e vendeu no morro.

Eita... aí complica...

vocês acham mesmo que não é necessário estudar música pra fazer música eletrônica?

Eu comecei a tocar em bandinhas de rock na adolescência sem estudo nenhum. Fui aprendendo as coisas na marra, sem método, sem ordem, com a coisa andando...

Tenho certeza que dá pra fazer música sem nenhum estudo teórico mais profundo. Se vai ser boa ou não, é outra história.

lambdadude
Membro Novato
# mar/19
· votar


Eu comecei a tocar em bandinhas de rock na adolescência sem estudo nenhum. Fui aprendendo as coisas na marra, sem método, sem ordem, com a coisa andando...

Quando eu tava tentando aprender guitarra, era a mesma situ. Eu sempre tava tentando só reproduzir através de cifras e tabs e tal e me irritava muito porque parece que nunca saía nada certo. Hoje, tendo lido coisa sobre teoria musical, sinto que poderia talvez me virar melhor com uma guitarra do que antigamente.

Julia Hardy
Veterano
# mar/19
· votar


Orquestras são um dos maiores redutos de cuzões do universos. O engraçado é ver essa gente empregando todo o "talento" deles pra acompanhar sertanojos e funkeiros por qualquer "trocado".

makumbator
Moderador
# mar/19
· votar


Julia Hardy
Orquestras são um dos maiores redutos de cuzões do universos.

Nem é. Ou melhor, não menos que as bandas de rock.

O engraçado é ver essa gente empregando todo o "talento" deles pra acompanhar sertanojos e funkeiros por qualquer "trocado".

Todo mundo gosta de dinheiro.

Julia Hardy
Veterano
# mar/19 · Editado por: Julia Hardy
· votar


makumbator

Nem é. Ou melhor, não menos que as bandas de rock.

É, sim.

O engraçado é ver essa gente empregando todo o "talento" deles pra acompanhar sertanojos e funkeiros por qualquer "trocado".

Todo mundo gosta de dinheiro.


Desculpas, desculpas. Mais provas da cuzisse desse pesoal.

makumbator
Moderador
# mar/19
· votar


Julia Hardy
É, sim.

Não é não.

Desculpas, desculpas. Mais provas da cuzisse desse pesoal.

Você é comunista?

JJJ
Veterano
# mar/19
· votar


Discussão em alto nível, galera!

- É sim.
- Não é, não.
- É sim! É sim! É sim!
- É não! É não! É não!

Vamos lá... eu sei que vocês podem melhorar as argumentações sobre a cuzisse (ou não) dos músicos de orquestra!

Já fui preparar a pipoca.

Julia Hardy
Veterano
# mar/19
· votar


makumbator

Não é não.

Yes is yes.

Você é comunista?

Eu não nasci na Rússia.

makumbator
Moderador
# mar/19
· votar


Julia Hardy

Vamos manter o JJJ entretido voyerísticamente com nosso debate por mais algum tempo:

Yes is yes.

Nyet!!!!


Eu não nasci na Rússia.

Nasceu na URSS.

TendTudo
Membro Novato
# mar/19
· votar


Julia Hardy
Que pena...você não sabe o que sinto pelas russas...

lambdadude
Membro Novato
# abr/19
· votar


Que pena...você não sabe o que sinto pelas russas...
No mínimo nojento.

Não deixemos o tópico se desviar tão fácil assim. Voltando:

Orquestras são um dos maiores redutos de cuzões do universos. O engraçado é ver essa gente empregando todo o "talento" deles pra acompanhar sertanojos e funkeiros por qualquer "trocado".

Racho o bico com esses lance dos músicos sempre se pagando de fodão pois sabe de tudo e acha sertanejo e funk um lixo, e aí na primeira oportunidade que aparece vai lá e trabalha com isso pra ganhar uma grana.

Todo mundo gosta de dinheiro.
De fato, mas alguns músicos são desumildes demais e bem hipócritas. O gênero musical que é bom é só o que eles pensam e o resto é resto. Mesma coisa com os rockista da Rock Wins de antigamente.

Pego como exemplo meu professor de música no ensino médio. Vivia tocando uns MPB, aí os alunos pediam pra ele tocar funk e ele falava "ah, funk não..." e tava sempre fazendo bico pra ganhar uma grana sem ser professor. Seria o preconceito com a "música periférica"?

Admito que eu também não sou lá muito fã de funk e sertanejo, mas eu acho bem idiota desmerecer um gênero inteiro só porque você não gosta. (aka JJJ falando que música eletrônica é ruim).

lamas92
Membro Novato
# abr/19 · Editado por: lamas92
· votar


Música nunca foi algo elitizado, muito pelo contrário, tem coisa pra todos os gostos por aí.

Já conhecer teoria musical à fundo, talvez sim, porque é chato e difícil pra cacete. Muita gente desiste no meio do caminho, assim como desistem de matemática, engenharia, direito... e assim, é realmente pra poucos.

Tendência p/ daqui há 100 anos... Como era a música 100 anos atrás? Como ouviam, usando o quê, o que ouviam? Pois é, mudou tudo.

(Só sei que eu nasceria mil vezes e negaria o funk baixaria 1001 vezes...)
Quanto a sertanejo, bom... atire a primeira pedra quem aqui não já cantou Evidências... kkkkkkkk

JJJ
Veterano
# abr/19 · Editado por: JJJ
· votar


lambdadude
aka JJJ falando que música eletrônica é ruim

A gente não pode mais ter opinião? Entenda bem: EU não gosto, EU não curto, EU acho ruim, EU acho chato pra burro. Isso não é preconceito; é gosto. Pessoal e intransferível.

lambdadude
Membro Novato
# abr/19
· votar


A gente não pode mais ter opinião? Entenda bem: EU não gosto, EU não curto, EU acho ruim, EU acho chato pra burro. Isso não é preconceito; é gosto. Pessoal e intransferível.
Não tá errado. Você pode ter gosto sim, mas a partir do momento que você joga tudo dentro do mesmo saco e fala que tudo é ruim somente porque tu não gosta disso, se torna bem idiota ao meu ver. É o mesmo argumento de rockista dizendo que funk é tudo a mesma coisa e vice-versa.

lamas92
Membro Novato
# abr/19
· votar


Racho o bico com esses lance dos músicos sempre se pagando de fodão pois sabe de tudo e acha sertanejo e funk um lixo, e aí na primeira oportunidade que aparece vai lá e trabalha com isso pra ganhar uma grana.

Cara, uma coisa é o gosto. Outra é a conta vencendo e uma oportunidade de pagá-las. "É o que temos pra hoje", não é assim que se diz?

É o mesmo argumento de rockista dizendo que funk é tudo a mesma coisa e vice-versa.

Se o cara curte música clássica, vai escutar porque gosta do estilo. Idem pra funk, rock, etc.
Mas quando não gosta, pode até envelopar os CD com mulher pelada, que o cara fica só com a capa e atira o resto fora... Não vai ouvir e pronto! É uma negação natural. Já fui literalmente alvejado por um DVD do Raça Negra que "ganhei" num show (é, aquelas coisas que a gente faz pelo casamento). Tá lá lacrado na gaveta. Sabem quando vou ouvir? Nunca. E não é que seja ruim, pelo contrário. Fui no show pra satisfazer a vontade da mulher e foi bacana, até gostei e me diverti com os amigos.

Apenas não é o que gosto... Comigo, pelo menos, é assim. Se não gosto, nem tenta...

Não curto funk, nem sertanejo e não fico ouvindo na rádio pra ver se aparece alguma que eu goste...
Isso não é elitismo, é gosto. Pessoal e intransferível, como bem disse o JJJ.

TendTudo
Membro Novato
# abr/19
· votar


lambdadude
Ow Ze tu ta acrescentando
Continue assim meu velho

Casper
Veterano
# abr/19
· votar


Sou amador.

Mas se alguém estiver interessado em me
pagar para colocar um sintetizador analógico
e/ou uma bateria eletrônica em QUALQUER
estilo, eu topo na hora. Nem importa se eu
detesto ou amo o estilo, o que importa é o
dinheiro no bolso. Assim é a vida.

BrotherCrow
Membro Novato
# abr/19
· votar


lambdadude
Se você olhar o número de tópicos criados e de respostas em cada seção do forum, vai chegar à conclusão de que a maioria dos frequentadores são guitarristas. Assim é normal haver uma predileção por rock, que é o estilo onde guitarra mais predomina.
Elitismo pro lado da música clássica eu raramente vi por aqui. Normalmente quando há elitismo é pro lado do rock, sobretudo pra rock antigo.
Tem que respeitar o gosto de cada um, né?
Em tempo, o JJJ sempre me pareceu um cavalheiro extremamente civilizado hehehe.
Bem vindo ao FCC.

Julia Hardy
Veterano
# abr/19
· votar


Que pena...você não sabe o que sinto pelas russas...

Nem elas.

makumbator

Vamos manter o JJJ entretido voyerísticamente com nosso debate por mais algum tempo:

Yes is yes.

Nyet!!!!


Tudo bem.

да

Nasceu na URSS.

Putz, a minha caiu junto com a cortina de ferro.

JJJ
Veterano
# abr/19 · Editado por: JJJ
· votar


lambdadude
Espero que me recebam de forma minimamente amistosa
a partir do momento que você joga tudo dentro do mesmo saco e fala que tudo é ruim somente porque tu não gosta disso, se torna bem idiota ao meu ver.

Pois é, né, amigão... Nesses, sei lá, dez anos de fórum nunca devo ter chamado ninguém de idiota... e você diz que quer ser "amistoso"? Decide aí...

Mas eu vou explicar de novo: eu acho ruim tudo que soa "eletrônico", é meu direito. Jogar tudo "dentro do mesmo saco", idem. O saco é meu e eu coloco nele o rótulo que eu quiser. E você fez algo parecido com música clássica/erudita, embora existam inúmeras variações. OK, é seu direito. E nem por isso te chamei de idiota...

Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Elitismo na Música