O que preciso saber pra compor uma melodia

    Autor Mensagem
    dparj
    Veterano
    # jan/19 · Editado por: dparj


    Bom dia! Eu tenho algumas letras mas sem a melodia... Mas o que eu preciso saber de teoria musical pra compor uma melodia? Ou não preciso saber nada?! O que seria bom aprender pra compor melodias pra letras já prontas?

    Obrigado.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Harmonia

    vbsilveira
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    harmonia²...
    mas se tu tiver um ouvido top, vc pode cantar a letra da forma q te agrade e ir achando as notas que encaixam

    macaco veio
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Bom dia! Eu tenho algumas letras mas sem a melodia... Mas o que eu preciso saber de teoria musical pra compor uma melodia?
    nada de teoria, só precisa ficar cantando o dia todo varias músicas e modificando a forma de cantar essas músicas e trocando as letras das músicas pelas suas letras e ir tentando encaixar as frases, vai modificando, modificando, modificando até conseguir inventar a melodia por voce mesmo.
    Michael Jackson não sabia porra nenhuma de teoria e não existe uma foto dele sequer segurando um violão.

    Ismah
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    tenho algumas letras mas sem a melodia...

    Então tu tem poesia, e não letra....
    Pra virar letra, é preciso melodia...

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/19
    · votar


    Criatividade

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/19 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Assoviar.

    Se não souber, pode usar esse tutorial:



    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Ismah
    Então tu tem poesia, e não letra..

    Pois é.

    Até porque tem muita gente que faz esse percurso e depois quer musicar a poesia. Grande chance de ficar uma bosta.

    Uma coisa que considero básica, mas que ninguém lembrou, é a métrica! Nossos poetas querem falar demais e fazem frases muito rebuscadas, mas que não cabem em uma música. Aí eles forçam para encaixar. Desastre.

    TendTudo
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    entamoeba
    Pow Véi agora tu falou tudo.
    Tem gente que até consegue escrever um poema genial, mas aquelas letras que o poeta desconsiderou faz usar mal da matéria prima maior da melodia, a prosa lírica.
    Tem que descer a capivara mesmo tem que puxar a ficha e não ficar preso a uma métrica que o cara fez de melhor para a literatura e esquece, deixa pra traz experiências com seu lado excluído

    wagnercelso
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Acho que o estudo da harmonia é o que irá abir os horizontes em seu estudo. É o que recomendo.

    Ismah
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    entamoeba

    Em partes... Se pegar o RAP - Rythm And Poetry - existem frases longas e que cabem bem. O Linkin Park fazia algumas coisas legais... Os grandes sucessos, além de dar pra fazer outro Faroeste Caboclo, são músicas com ar bem mais pop, apesar das guitarras pesadas, afinações baixas e tudo más...

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    dparj
    Mas o que eu preciso saber de teoria musical pra compor uma melodia? Ou não preciso saber nada?!
    Fora a parte da criatividade, você não precisa de muito.

    Harmonia é superestimada, pra melodia somente é desnecessário e pode atrapalhar mais que ajudar - você pode harmonizar a mesma melodia n vezes sem precisar mudar nenhuma nota dela, mas tenta encaixar melodias em harmonias já preexistentes pra ver.

    Pra mim, pra qualquer estilo, você precisa saber de duas coisas de teoria: estrutura e intervalos. O nível de conhecimento depende do que você pretende com sua música; gêneros e estéticas mais rebuscadas vão exigir um conhecimento mais denso.

    Em estrutura, o fundamental é saber como funcionam as melodias: motivo, célula, frase, sentença, período etc. Mas, mais importante aí no seu caso, é entender como funciona o ritmo da sua poesia/letra e como traduzir essa estrutura pra música. Você aprende isso de diferentes formas; eu gosto de analisar música vocal pra sacar essas jogadas.

    Intervalos são importantes, são o ponto fundamental de toda a teoria musical. É legal saber a "cor"/sensação que cada intervalo tem/causa; cada um tem uma identidade sonora diferente. Isso você aprende com treino de percepção: solfejos e identificar intervalos e notas de melodias só com o ouvido.

    Junte esses dois e bingo, você criará boas melodias. Ao menos, vai ter melodias que fazem sentido e não soam apenas como sorteio de notas.

    Buja
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    Tirando a propaganda, penso que é ao contrario.

    Grandes melodias as vezes saem de instabilidades emocionais.
    Na verdade acho que é a maioria.

    É triste dizer, mas as maiores musicas sairam de musicos deprimidos, sob efeito de alcool e dorgas, sob desilusão romantica, e com tendencias suidicas.

    A instabilidade gera fortissimas emocoes, e isso fica marcado como ferro quente nas grandes canções, nao importa o genero, isso é inegável.

    Um exemplo: As melhores musicas do Eminem são justamente aquelas em que ele tava mais desesperado, e nao as que ele tava mais tranquilinho.

    Velho Carioca
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Ter sobretudo talento. Se possivel conhecer profundamente teoria musica, divisão, composição e harmonia.

    TendTudo
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Se souber ler as manchetes do Estadão

    Ningen
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    dparj

    Depende muito da pessoa. Há quem não precise de nada. Há quem precise estudar.

    Vi em algum lugar que alguém perguntou a um compositor famoso como compor como ele. E ele disse. Bem, pra começar, na sua idade eu não perguntava, eu fazia. Algo assim.

    Na dúvida, faça. Tente.

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Ismah
    Em partes... Se pegar o RAP - Rythm And Poetry - existem frases longas e que cabem bem. O Linkin Park fazia algumas coisas legais... Os grandes sucessos, além de dar pra fazer outro Faroeste Caboclo, são músicas com ar bem mais pop, apesar das guitarras pesadas, afinações baixas e tudo más...

    O problema não é a frase grande, é não saber usar a métrica para que a frase encaixe no ritmo. Rappers fazem isso com muita competência!

    TendTudo
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    entamoeba
    Que se dane o rap

    TendTudo
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Homem é homem mulher é mulher estuprador é diferente né ajoelha e beija os pés e sangra até morrer na rua 10

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    Cê não mete uma proparoxítona em qualquer lugar impunemente, não é mesmo, TendTudo?

    TendTudo
    Membro Novato
    # mar/19
    · votar


    entamoeba
    É que eu aprendi o significado de perverso, *****, incesto, vendo o documentário da bíblia no History Chanel.

    Ismah
    Veterano
    # mar/19
    · votar


    entamoeba

    Não me diga como fazer arte! (Nem que soe como um híbrido de "Os irmãos" e The Shaggs...)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que preciso saber pra compor uma melodia