Letra inteligente sem melodia boa ou melodia com feeling mas sem uma boa letra?

Autor Mensagem
ivandeff
Veterano
# jul/11


E aí galera, eu queria saber a opinião de vocês nesse assunto:
vocês preferem escutar uma música com uma letra inteligente, bem trabalhada e marcante, mas com uma melodia simples(aquela coisa de 1°, 2°, 3° e menor relativa), ou preferem escutar uma música com uma melodia trabalhada, cheia de feeling, que usa todo o potencial dos instrumentos, mas que não tem uma boa letra?

Obs.: não conta música instrumental, só música com letra.

;P

brunohardrocker
Veterano
# jul/11
· votar


O que agrade meus ouvidos.
Tem punk com letra e instrumental fracos que escuto sem problema nenhum. Ao passo que existem bandas ultra-complexas que não escuto.

erickx
Veterano
# jul/11
· votar


Cara isso depende bastante, por exemplo: Legião urbana> Tinham uma harmonia sempre simples, a musica no geral era muito simples, mas o renato fazia umas letras sensacionais, e a letra meio que supria o arranjo musical.

E tem artistas que fazem um arranjo sensacional, porem com uma letra simples, e não tão interessante, como compositores da mpb e bossa nova.

Na verdade os dois tem que ser bem legais.

BJAofficial
Veterano
# jul/11
· votar


tem que ter em conta que nem sempre a melhor melodia, é a mais dificil, ou mais trabalhada...
por exemplo, as musicas mais fácies de tocar são as do Green Day, mas ainda assim, pra ouvir, eu prefiro os ritmos deles, doq de alguma outra banda de rock classico, que tem uns riff todo trabalhado, e puta dificil..
isso não faz diferença nenhuma na hora de ouvir, e agradar o publico..
e quanto a letra.. nas musicas do green day, eu primeiro gosto da musica, quando escuto, depoooiis que eu vou ver a tradução..

renansena777
Veterano
# jul/11
· votar


Porque é sempre oito ou oitenta?

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/11 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


pra min , e eu acredito pra maioria dos instrumentistas (musico eu não me considero ainda) ,letra boa é algo secundario , se for boa conta pontos , se não for boa não faz diferença .

o importante numa letra é a melodia que ela reproduz ,e se seu encaixe na musica é bom , uma letra ruim pode gerar uma boa melodia.

GustavoC
Veterano
# nov/11
· votar


Eu acho que os dois são fundamentais.

Meu professor de guitarra é melhor guitarrista que eu ja vi tocando ao vivo... o cara deixa muito rock star no chinelo... tanto em técnica quanto em musicalidade, harmonia... o cara sabe de mais.

Ele tem uma banda de Rock n' Roll / Hard Rock... tanto cada um dos integrantes quanto a banda como um todo deixa qualquer outro musico da cidade (até profissionais e professores) se sentindo um iniciante. Os covers deles são alarmantes de tão bons.

Quando eles tocam as músicas deles... por melhor, mais trabalhada, mais original, mais incrível que seja... eu tenho vontade de rir. A letra é ridicula... demais. Se eles trabalhassem nas letras com certeza iam ser uma das melhores bandas de Hard Rock no Brasil.

Comparando o nível do som deles em relação à letra... é tipo um cara subir no palco com uma parede de marshalls, uma gibson Les Paul e um set de pedais que até o Satriani invejaria... e começar a tocar Restart!

Musica é arte, arte deve ser completa...

Essa é minha opinião.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


Se a música for boa, a letra pode até ficar repetindo "Kyrie Eleison" do começo ao fim.

Prova:



Leex
Veterano
# nov/11 · Editado por: Leex
· votar


Letras. Sempre letras.
Pra mim, a chave tá nela.
Se o instrumento é ruim e letra é boa, não tem problema, eu me forço a ouvir. Ouvi na marra. (;

Ps: se ouvimos letras merdas com instrumental espetacular, por que não ao contrário, não é?

Doggy
Veterano
# nov/11
· votar




patudodi
Veterano
# nov/11
· votar


Nao suporto, Ana com banana, nem paixão com coração

Mas o punk é bem legal mesmo com a melodia fraca.

GustavoC

Faça um favor para todos nós e diga isso pro seu professor.
Vai que ele começa trabalha nisso e a gente consegue uma banda boa :)

Chinaycustom
Veterano
# nov/11
· votar


É ivandeff... vc conseguiu esbarrar em um grande paradoxo...

Melkchup
Veterano
# nov/11
· votar


Cheguei num show de HC Domingo passado, os instrumentais tudo igual, as letras com bastante conteúdo, minha vontade foi de ir embora. :S

GustavoC
Veterano
# nov/11
· votar


patudodi

Eu comprei o CD... escutei várias vezes.... até comentei sobre uns erros que tinha em uma música em inglês. Mas ele nunca me perguntou diretamente, tp, e ae, o que você achou?

Então nunca dei minha opinião. Mas domingo eu fui ver eles tocarem em um bar. Foi show, minha aula é sexta ai eu vou dar um toque nele.

A letra dos caras é tipo: "Plena terça feira e eu vou para um bar beber, já estou de ressaca, gosto de whisky e talz"..... Pra mim é uma letra imatura... embora tem um monte de adolescentes que descobriram que que é tequila ontem que podem gostar. Sei lá.

patudodi
Veterano
# nov/11
· votar


GustavoC
Hahahaha.

Cara e o pior é que tem que dar o sangue pra escrever letra bem, eu tenho um caderno de umas 70 paginas, decidi usar pra escrever letras, to quase acabando o caderno e só agora ta saindo coisa que preste.

Mas ainda nao to compondo, porque ainda tem que ver a parte instrumental. Eu toco guitarra, mas ainda nao me sinto seguro pra tentar fazer algo. Eu tentei, e só consigo fazer uns punk rock.

Mas sigo na luta, a parte boa é que eu ja consigo ver que nao tá tao distante assim fazer música, mais um ano de estudo pesado e vou começar provavelmente, daí pra pegar a manha vai um ano. ( foi assim com as letras pelo menos )

Isso quer dizer que daqui a dois anos eu vou estar compondo boas musicas, isso devia me desencorajar, mas não, só me mostra que uma hora vai dar certo :)

Will Bejar
Veterano
# nov/11
· votar


Não compondo música igual In-A-Gadda-Da-Vida tá valendo... o som é muito legal, mas depois começa mó enrolação no meio da música (chamam "aquilo" de solo)... a letra é muito ruim!!!

Will Bejar
Veterano
# nov/11
· votar


patudodi
Cara e o pior é que tem que dar o sangue pra escrever letra bem, eu tenho um caderno de umas 70 paginas, decidi usar pra escrever letras, to quase acabando o caderno e só agora ta saindo coisa que preste.
Pra escrever, tem que praticar tb... ouvir muita música, ler muita poesia pra descobrir novas formas de composição... tem música que compus em 1998 e só agora dando uma polida aqui e acolá ela ficou interessante... heheheh

GustavoC
Veterano
# nov/11
· votar


patudodi

Cara, vou te dizer uma coisa... eu faço faculdade de letras.... e eu tenho umas ideias animais pra fazer música!

Tem uma matéria, críticas literária, que ajuda muito você caso queira aprender a escrever literariamente. o que o Will Bejar disse é bem verdade... Leitura é algo necessário.

O meu grande problema é a falta de tempo. Eu tenho umas 5 músicas escritas... nenhuma ta finalizada... eu fico sem tempo de pegar, ai acabo perdendo o fio da meada. O meu outro grande problema é o perfeccionismo. Sou muito excelentista qaundo se trata de musica: harmonicamente, melodicamente e quanto a letra. Ai quando não fica nível expert eu fico desmotivado e desisto

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


Se a música for legal (e eu quero dizer legal, não necessariamente super complexa e bem trabalhada...) eu escuto de boa. Mesmo que a letra seja tosca. Agora, o contrário não rola. A letra pode ser genial, mas se a música for tosca (não necessariamente no sentido tecnico, mas se não me agradar) eu não vou ficar ouvindo.

Pra falar a verdade, eu acho meio mongol isso de ficar ouvindo banda ruim só porque tem letra "boa". Por exemplo, muitos "fãs" do legião urbana não gostam necessariamente das músicas, mas das letras. Vai ler um livro de poesia, que vc ganha mais...

lucasduarte
Veterano
# nov/11
· votar


GustavoC

Cara, fiquei curioso pra ver o resultado dessas 70 páginas aí.. Perfeccionista desse jeito e cursando letras.. cê tá sendo modesto.. deve ser de aplaudir em pé!

Paul Young
Veterano
# nov/11
· votar


Música sem letra continua sendo música.

Paul Young
Veterano
# nov/11
· votar


Eu particulamente cago e ando pra letra dos outros, agora quando sou eu quem escreve não quero parecer um idiota sem a intenção, mesmo dando vontade de chutar tudo pro alto e escrever qualquer merda.

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


Música sem letra continua sendo música.
O cara falou tudo.

GustavoC
Veterano
# nov/11
· votar


lucasduarte

Valeu cara. Mas eu acho que sou bem mediocre ainda. Estou começando a entender a questão da dinâmica na música.... Eu só não gosto de clichês... Nenhuma musica minha é o velho I V VI IV... Gosto de coisa interessante, séria. Por isso talvez não consigo terminar minhas musicas... Uma música dó ré mí fá qualquer um faz.

Qquanto a letra, eu tenho uma abilidade muito grande para escrever texto argumentativo (aqui não conta, é só pra relaxar). Tenho bons artigos e etc... mas eu to começando a pegar o jeito de escrever letras interessantes... Poema é poema, conto é conto, romance é romance e um lance é um lance (brincadeirinha), enfim, letra de música é letra de música, genero textual bem peculiar: tem que pegar o jeito... e eu to começando agora... Além disso, eu escrevo tudo em ingles, que é minha lingua do coração. Mas quando eu tiver boas músicas eu te mando!

Só uma coisa... as 70 páginas não são minhas, são do patudodi, voce confundiu :)

gpeddino
Veterano
# nov/11
· votar


Minha opinião: é MUITO mais díficil fazer uma boa letra do que uma boa música, e uma boa letra nunca é tão valorizada quanto uma boa música (a não ser em casos tipo Chico Buarque). A própria Legião é um exemplo: como musicalmente é simplório, muita gente abomina. Apesar de o Renato Russo ser um grande letrista.

Por isso que muita gente ignora as letras: porque não vale a pena ter trabalho com elas.

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


gpeddino
Não sei se é mais difícil. Aliás eu vejo o contrário, é mais comum ver músicas ruims com letras boas, que músicas bacanas com letras ruims.

Claro que às vezes, pode ser que ninguém numa determinada banda tenha muito talento pra letras, o que pode acontecer. Os caras se concentram em tocar, o vocal concentra em cantar, e eles fazem qualquer coisa na letra, que é só pra encaixar na melodia mesmo. De qualquer forma, pra mim pelo menos não prejudica, o ideal são músicas e letras legais, mas prefiro ouvir uma música boa com uma letra medíocre, que o contrário.

Filhada
Veterano
# nov/11
· votar


Acho que o segundo maior problema sao letra ridiculas e bestas. O primeiro e que ninguem mais liga para as letas, minha propria irma so quer saber se a musica e boa pra dancar...
Acho que voce deve passar algo com sua letra, se for pra cantar porcaria, faz um instrumental oras! Existem tantas musicas que ficariam bem melhores sem um drogado gritando ou uma meretriz se oferecendo...

(post sem intencoes ofensivas)

Random_Rampager
Veterano
# nov/11
· votar


Filhada
Esse negócio de "música boa pra dançar" é típico de pessoas que NÃO gostam de música. Elas gostam de dançar e precisam de uma música pra isso, pra não ficar parecendo mongol. :)

pulgadopc
Veterano
# nov/11
· votar


A maioria das letras do RHCP são muito toscas, mas eles tem a manha de transformar em uma música legal, exemplo clássico: Californication

One More Red Nightmare
Veterano
# nov/11
· votar


Esse tipo de pensamento positivo binário nas artes nunca funcionou (nem funcionará).

Qualquer racionalização é burra, o que importa é a sensação.

Coltranei/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Letra inteligente sem melodia boa ou melodia com feeling mas sem uma boa letra?