Autor |
Mensagem |
dparj Veterano |
# jan/19 · Editado por: dparj
Bom dia! Eu tenho algumas letras mas sem a melodia... Mas o que eu preciso saber de teoria musical pra compor uma melodia? Ou não preciso saber nada?! O que seria bom aprender pra compor melodias pra letras já prontas?
Obrigado.
|
fernando tecladista Veterano |
# jan/19
· votar
Harmonia
|
vbsilveira Membro Novato |
# jan/19
· votar
harmonia²... mas se tu tiver um ouvido top, vc pode cantar a letra da forma q te agrade e ir achando as notas que encaixam
|
macaco veio Veterano |
# jan/19
· votar
Bom dia! Eu tenho algumas letras mas sem a melodia... Mas o que eu preciso saber de teoria musical pra compor uma melodia? nada de teoria, só precisa ficar cantando o dia todo varias músicas e modificando a forma de cantar essas músicas e trocando as letras das músicas pelas suas letras e ir tentando encaixar as frases, vai modificando, modificando, modificando até conseguir inventar a melodia por voce mesmo. Michael Jackson não sabia porra nenhuma de teoria e não existe uma foto dele sequer segurando um violão.
|
Ismah Veterano |
# jan/19
· votar
tenho algumas letras mas sem a melodia...
Então tu tem poesia, e não letra.... Pra virar letra, é preciso melodia...
|
Lelo Mig Membro
|
# jan/19
· votar
Criatividade
|
entamoeba Membro Novato |
# mar/19 · Editado por: entamoeba
· votar
Assoviar.
Se não souber, pode usar esse tutorial:
|
# mar/19
· votar
Ismah Então tu tem poesia, e não letra..
Pois é.
Até porque tem muita gente que faz esse percurso e depois quer musicar a poesia. Grande chance de ficar uma bosta.
Uma coisa que considero básica, mas que ninguém lembrou, é a métrica! Nossos poetas querem falar demais e fazem frases muito rebuscadas, mas que não cabem em uma música. Aí eles forçam para encaixar. Desastre.
|
TendTudo Membro Novato |
# mar/19
· votar
entamoeba Pow Véi agora tu falou tudo. Tem gente que até consegue escrever um poema genial, mas aquelas letras que o poeta desconsiderou faz usar mal da matéria prima maior da melodia, a prosa lírica. Tem que descer a capivara mesmo tem que puxar a ficha e não ficar preso a uma métrica que o cara fez de melhor para a literatura e esquece, deixa pra traz experiências com seu lado excluído
|
wagnercelso Membro Novato |
# mar/19
· votar
Acho que o estudo da harmonia é o que irá abir os horizontes em seu estudo. É o que recomendo.
|
Ismah Veterano |
# mar/19
· votar
entamoeba
Em partes... Se pegar o RAP - Rythm And Poetry - existem frases longas e que cabem bem. O Linkin Park fazia algumas coisas legais... Os grandes sucessos, além de dar pra fazer outro Faroeste Caboclo, são músicas com ar bem mais pop, apesar das guitarras pesadas, afinações baixas e tudo más...
|
Ken Himura Veterano |
# mar/19
· votar
dparj Mas o que eu preciso saber de teoria musical pra compor uma melodia? Ou não preciso saber nada?! Fora a parte da criatividade, você não precisa de muito.
Harmonia é superestimada, pra melodia somente é desnecessário e pode atrapalhar mais que ajudar - você pode harmonizar a mesma melodia n vezes sem precisar mudar nenhuma nota dela, mas tenta encaixar melodias em harmonias já preexistentes pra ver.
Pra mim, pra qualquer estilo, você precisa saber de duas coisas de teoria: estrutura e intervalos. O nível de conhecimento depende do que você pretende com sua música; gêneros e estéticas mais rebuscadas vão exigir um conhecimento mais denso.
Em estrutura, o fundamental é saber como funcionam as melodias: motivo, célula, frase, sentença, período etc. Mas, mais importante aí no seu caso, é entender como funciona o ritmo da sua poesia/letra e como traduzir essa estrutura pra música. Você aprende isso de diferentes formas; eu gosto de analisar música vocal pra sacar essas jogadas.
Intervalos são importantes, são o ponto fundamental de toda a teoria musical. É legal saber a "cor"/sensação que cada intervalo tem/causa; cada um tem uma identidade sonora diferente. Isso você aprende com treino de percepção: solfejos e identificar intervalos e notas de melodias só com o ouvido.
Junte esses dois e bingo, você criará boas melodias. Ao menos, vai ter melodias que fazem sentido e não soam apenas como sorteio de notas.
|
Buja Veterano |
# mar/19
· votar
Tirando a propaganda, penso que é ao contrario.
Grandes melodias as vezes saem de instabilidades emocionais. Na verdade acho que é a maioria.
É triste dizer, mas as maiores musicas sairam de musicos deprimidos, sob efeito de alcool e dorgas, sob desilusão romantica, e com tendencias suidicas.
A instabilidade gera fortissimas emocoes, e isso fica marcado como ferro quente nas grandes canções, nao importa o genero, isso é inegável.
Um exemplo: As melhores musicas do Eminem são justamente aquelas em que ele tava mais desesperado, e nao as que ele tava mais tranquilinho.
|
Velho Carioca Membro Novato |
# mar/19
· votar
Ter sobretudo talento. Se possivel conhecer profundamente teoria musica, divisão, composição e harmonia.
|
TendTudo Membro Novato |
# mar/19
· votar
Se souber ler as manchetes do Estadão
|
Ningen Veterano |
# mar/19
· votar
dparj
Depende muito da pessoa. Há quem não precise de nada. Há quem precise estudar.
Vi em algum lugar que alguém perguntou a um compositor famoso como compor como ele. E ele disse. Bem, pra começar, na sua idade eu não perguntava, eu fazia. Algo assim.
Na dúvida, faça. Tente.
|
# mar/19
· votar
Ismah Em partes... Se pegar o RAP - Rythm And Poetry - existem frases longas e que cabem bem. O Linkin Park fazia algumas coisas legais... Os grandes sucessos, além de dar pra fazer outro Faroeste Caboclo, são músicas com ar bem mais pop, apesar das guitarras pesadas, afinações baixas e tudo más...
O problema não é a frase grande, é não saber usar a métrica para que a frase encaixe no ritmo. Rappers fazem isso com muita competência!
|
TendTudo Membro Novato |
# mar/19
· votar
entamoeba Que se dane o rap
|
TendTudo Membro Novato |
# mar/19
· votar
Homem é homem mulher é mulher estuprador é diferente né ajoelha e beija os pés e sangra até morrer na rua 10
|
# mar/19
· votar
Cê não mete uma proparoxítona em qualquer lugar impunemente, não é mesmo, TendTudo?
|
TendTudo Membro Novato |
# mar/19
· votar
entamoeba É que eu aprendi o significado de perverso, *****, incesto, vendo o documentário da bíblia no History Chanel.
|
Ismah Veterano |
# mar/19
· votar
entamoeba
Não me diga como fazer arte! (Nem que soe como um híbrido de "Os irmãos" e The Shaggs...)
|