Um tópico para Greta Van Fleet

Autor Mensagem
Beto Guitar Player
Veterano
# abr/18
· votar


Caramba, esse tópico repercutiu bem...
Ouvi bem de leve e curti o som deles. É um som bem mais simples, carregado de clichês, mas meu, comparando com o que temos visto hoje, acho que estão indo pelo caminho certo.

E pelo jeito, o Robert também aprovou a banda.

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# abr/18
· votar


Considerando o fato de que a idade dos guris gira em torno de 18 a 21 anos, imagino eu que eles têm, quando muito, 10 anos de estudo em cada instrumento. Ser comparado ao Led Zeppelin com tão pouco tempo de instrumento, é de uma honraria imensa. Quantas bandas nos últimos 50 anos tentaram buscar o caminho do Zep e falharam miseravelmente.

A propósito, fiz meu TCC em direito falando sobre Plágio e dediquei um capítulo para falar sobre casos de plágio na música. E é enoooooormeee a quantidade de casos de plágio que o Led é acusado, inclusive, recentemente venceram um caso em que estavam sendo processados por um herdeiro do guitarrista da Tauros (administrador do espólio), em que havia a acusação de plágio em Stairway to Heaven. Tirem suas próprias conclusões:


Ou seja, o próprio Led Zeppelin "chupou" coisa de outras bandas, como dizem que o GVF o faz com o Zep.

Não nego que o estilo de cantar do Josh seja puxado pro Plant, tanto na forma de cantar (em Highway Tune é muito claro isso tudo), como nos efeitos vocais, 2ª voz, etc. Mas acredito que muito disso é porque os garotos ainda são muito jovens, é natural que num primeiro trabalho, como é essa junção dos 2 eps, que eles sejam parecidos com as influências, pois afinal, ainda estão aprendendo a compor... Acredito que para o 2º ou 3º álbum, eles já começam a ganhar uma identidade um tanto mais característica.

Dito isso, pra mim, o Greta Van Fleet é a melhor banda de rock que escutei surgida nos anos 2000... o Artic Monkeys come poeira dessa molecada facilmente... Som me agrada demais e acho isso o mais importante! No mais, creio que no próximo álbum, com um produtor mais experiente e eles com mais experiência de composição, naturalmente ganharão uma identidade própria... E sobre eles se vestirem como nos anos 70, bom, eu sou guitarrista, não designer de moda... abraços!

Reinaldo Figueiredo
Membro Novato
# ago/18
· votar


Apesar de parecido com o Led é uma das bandas que mais tenho escutado nas últimas semanas. Acho que mesmo com a semelhança eles conseguem imprimir alguma personalidade em seu som e olha que estão só começando!

SteveRayMorse
Veterano
# ago/18
· votar


Lançaram o novo single no Jimmy Fallon



Guitar Boy2
Veterano
# set/18
· votar


Rapaz, independente do que eles copiam ou deixam de copiar, as músicas deles são muito boas!
E quando alguém fala que eles "copiam" led, eu acho que é melhor copiar Led do que copiar Annita, Luan santana! (minha opinião)

Considero que eles tocam música de alta qualidade, e são uns caras de 20 anos de idade que tão fazendo isso, um dia desses provavelmente estavam tocando no colégio e agora já estão em grandes festivais pelo mundo...

Eu tenho 26 anos, e na minha geração, digamos nos últimos 15 anos, não me lembro de uma banda que tenha causado tanto "alvoroço" e que tenha uma pegada tão rock and roll, com um disco de estréia tão legal...Então acho que isso é algo a se valorizar!

Guitar Boy2
Veterano
# set/18
· votar




E eles lançaram um single do novo disco essa semana!

JJJ
Veterano
# set/18
· votar


Guitar Boy2

Essa música tá lembrando de novo os primeiros do Rush (inclusive a voz do cara). Aliás, achei a voz ultra processada pra cacete, exageraram... contrasta com o clima vintage do resto.

ju.nito
Veterano
# set/18
· votar


Foda demais essa banda, se nao temos mais o Led infelizmente pelo menos tem essa banda.

Descobri ela hj.

MMI
Veterano
# set/18
· votar


Parece até piada...

A guitarra está morrendo lentamente... Que ruim!
O rock virou uma música de nicho, que não chama muita atenção mais... Que ruim!
Aparece uns rapazes detonando, fazendo rock, com as guitarras moribundas... Que ruim!
Os caras soam parecido com Led em algumas músicas, uma das maiores bandas de rock e referência de guitarras no estilo.. Que ruim!
Tem músicas que remetem também ao Rush... Que ruim!
Fazem algum sucesso com o rock deles... Que ruim!

To ficando velho e ranzinza demais... Que ruim! kkkkkk

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/18
· votar


MMI
Concordo plenamente com você...
Abç

BrotherCrow
Membro Novato
# set/18
· votar


MMI
Mauricio Luiz Bertola
O problema é que só o pessoal em crise de meia idade gosta deles. Eu tava na porta do show em Baltimore (não fui assistir porque tinha ido ao show do Deafheaven na semana anterior e não é sempre que a patroa dá alvará pra passar a noite no headbanging). Só tinha gente com o dobro da idade dos músicos na porta!
Mas concordo que é uma coisa boa ter uma banda de rock fazendo sucesso.

Gabezorx
Membro Novato
# set/18
· votar


Eu acho que esses moleques conseguiram exteriorizar bem a fonte que eles beberam, tocam muito mas não consigo gostar, talvez preciso ouvir mais.

Diferentemente do que foi o Black Country Communion, dadas as devidas proporções, claro.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/18
· votar


BrotherCrow
Cara, isso não é um problema em sí, pois geralmente, quem gosta de rock hoje em dia é esse público aí. Sei disso pois sou músico de banda "na ativa".
Mas tem que ser assim mesmo, pois o rock está (ou teria que estar) formando novo público, "chamando" as novas gerações.
Devo lembrar que, quando eu era moleque (final dos anos 70 e início dos 80), o público de rock aqui no Brasil (notadamente no RJ) também era pequeno.
Gabezorx
BCC é outro esquema... "Superbanda"... Músicos consagrados com carreiras consistentes.
Abç

BrotherCrow
Membro Novato
# set/18
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Como eu disse, tinha ido ver o Deafheaven na semana anterior e o público era super jovem. Agora, se uma banda se apoia na nostalgia pra ter público, só vai atrair gente mais velha mesmo. Talvez o Deafheaven não seja uma boa comparação porque é bem mais vanguardista, mas por exemplo, fui ver o Gaslight Anthem uns meses atrás (tour comemorando 10 anos do disco "59 Sound") e o público era bem mais jovem que o do Greta Van Fleet. E olha que o Gaslight frequentemente é acusado de imitar o Bruce Springsteen!
O que mata o Greta Van Fleet é que, se tirar o que é copiado de Led, não sobra nada.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/18
· votar


BrotherCrow
Entendo...
Não conheço essas bandas que você citou, portanto não posso opinar.
O fato é que, para mim, isso tem pouca importância, e também não acho que "...se tirar o que é copiado de Led, não sobra nada...". tem outras referência aí também, e os moleques estão aprendendo...
Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# set/18
· votar


BrotherCrow
Deafheaven
Metal Extremo com vocal "gritado"... Não é minha "praia"...
Gaslight Anthem
Bem legal essa banda. De fato bem influenciada pelo Springsteen, mas mais pesada...
Abç

ju.nito
Veterano
# set/18
· votar


Ouvi as músicas dos caras, como disse conheci eles essa semana, de primeira achei foda, so que, as músicas enjoam rápido aí dá vontade de ouvir o Led, resultado, prefiro ficar ouvindo Led.

BrotherCrow
Membro Novato
# out/18
· votar


Sou um otimista, comprei o vinil na pré-venda. Mas puta merda, fraquinho demais. Ainda bem que não fui só eu que achei isso. Nota 1,6 no Pitchfork:
https://pitchfork.com/reviews/albums/greta-van-fleet-anthem-of-the-pea ceful-army/
Acho que pegaram pesado demais nesse review, mas que tem umas verdades doloridas aí no meio, isso tem.

Del-Rei
Veterano
# out/18
· votar


Eu acho a banda boa. Muito boa. Gostaria de assistir a um show deles!

Mas confesso que não entendi qual é a dela. Soa como um ótimo cover do Zep... parecem aquelas músicas raras achadas em bootlegs perdidos no tempo. Se me dissessem que era bootleg eu acreditaria. Rsrs...

Apesar de bons, não soam originais, mas me pergunto se isso é de fato um problema, já que são bons, rs. Quando começa a analisar muito, perde a essência da arte. Então eu me limito a gostar ou não. E deles eu gosto.

Um aceno de longe!!!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# out/18
· votar


https://www.youtube.com/watch?v=KrSsUrIbVbE

Lelo Mig
Membro
# out/18 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Del-Rei

"confesso que não entendi qual é a dela. Soa como um ótimo cover do Zep... Apesar de bons, não soam originais, mas me pergunto se isso é de fato um problema"

É aqui que se estabelece o meu conceito e opinião, neste caso sim, um problema. Opinião contrária a da maioria, que posso respeitar, mas discordo.

Acho que montar uma boa banda que pareça com outra é fácil. Ser original é que é difícil.

Aprecio muito mais uma banda ruim e original, do que uma banda que tenha bons músicos e soe como um cover.

Agora, temos que aguardar, dar um crédito.... A banda é muito nova...

O Guns, por exemplo, surgiu bem parecido com o Zep... E fez seu caminho. Vamos torcer para esse GVF encontrar seu rumo também...

Só achei parecido demais, excessivamente, pro meu gosto... Aguardemos.

Del-Rei
Veterano
# out/18
· votar


Lelo Mig
Ser original é que é difícil.

Não só é difícil em termos de criar algo autêntico (já que temos uma tendência a soar como nossas influências, seja em arranjos ou timbres), como também é difícil fazer as pessoas pararem pra ouvir algo novo. É muito confortável ouvir o que já se gosta.

Só achei parecido demais, excessivamente, pro meu gosto... Aguardemos.

Acho que extrapolaram a condição de semelhança. É um 'cover com músicas diferentes'. Mas ainda assim gostaria de assistir a um show dos caras, rs.

Um aceno de longe!!!

Julia Hardy
Veterano
# nov/18
· votar


É melhor que hypezinhos tipo Imagine Dragons ou Foster The People. Alguém se importa com eles ainda?

Julia Hardy
Veterano
# nov/18
· votar


Além disso, é melhor copiar Led Zeppelin que copiar Limp Bizkit.

Lelo Mig
Membro
# nov/18
· votar


Julia Hardy

"Alguém se importa com eles ainda?"

Mas tem o lado dos tempos atuais, do mercado atual... Anota aí, daqui uns 2 anos ninguém lembrará mais desse Greta.

Hoje é tudo descartável, independente de qualidade.

Del-Rei
Veterano
# nov/18
· votar


Julia Hardy
Lelo Mig

Esse tal Foster eu nem conheço.
Mas... Cabe lembrar que o mercado musical está longe de girar em torno do Brasil e do que nós conhecemos. Muita coisa acontece lá fora e sequer sabemos.

Imagine Dragons tem feito shows adoidados pelo mundo, onde muita gente se importa demais com eles.


Anota aí, daqui uns 2 anos ninguém lembrará mais desse Greta.

Acho provável. Mas acho também que com o tempo eles vão remodelar o som pra tentar se manter.

Um aceno de longe!!!

Julia Hardy
Veterano
# nov/18
· votar


Lelo Mig
Mas tem o lado dos tempos atuais, do mercado atual... Anota aí, daqui uns 2 anos ninguém lembrará mais desse Greta.

Será?

Del-Rei

Jovem chama jovem. O Greta é uma banda jovem com som antigo. Mas, quem não é assim hoje?

SteveRayMorse
Veterano
# nov/18
· votar


Aprecio muito mais uma banda ruim e original, do que uma banda que tenha bons músicos e soe como um cover.

Eu já não, prefiro algo bom mesmo que não seja original. Se é ruim é ruim e pronto. Eu não fico mais pensando e analisando banda..não tenho mais tempo e saco pra isso. É simplesmente, curto ou não curto. Pode ser parecido a vontade com qualquer banda desde que seja bom pra mim tá ótimo.

Afinal, se continuar sendo guitarra, baixo, bateria (quiça um teclado) e vocal, não vai ter coisa muito diferente do que já foi feito. O esquema é abraçar ou largar.

Abs

Lelo Mig
Membro
# nov/18
· votar


SteveRayMorse

"Eu simplesmente, curto ou não curto,"

Eu também cara. Mas, talvez nossa diferença, esteja justamente no fato, de que me incomoda esta semelhança exagerada.

Não acho grande coisa desse Greta Van Fleet e acho que o fato de gerar tanta repercussão não é pela qualidade do trabalho e sim por ser quase um cover do Zep. Mas, sei lá, talvez isso seja até uma estratégia dos caras para chamar a atenção.

Bom, vamos entrar no campo da subjetividade, mas em bandas hard rock que soam como anos 70, acho o Hellacopters a melhor de todas disparado.

Abraço!

BrotherCrow
Membro Novato
# nov/18
· votar


Tô vendo muita gente aí dizendo que é mehor ser cópia e bom do que ser original e ruim. Ok, esse é um ponto discutível. Mas algum de vocês OUVIU o disco? Ou estão falando do que viram no YouTube? Porque eu achei o disco ruim, independente de ser inovador ou não. Tem umas 3 músicas razoáveis, o resto é encheção de linguiça.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Um tópico para Greta Van Fleet