Como era o mercado fonografico no seculo XIII e XIX?

    Autor Mensagem
    xmarhunterx
    Membro Novato
    # out/17 · Editado por: xmarhunterx


    Eu fico aqui pensando se os músicos daquela época (muitos deles geniais, diga-se de passagem) faziam música por amor à música ou por amor ao dinheiro e às mulheres? Será que naquela época já existiam fãs enlouquecidas, gritando "Beethoven eu te amo", rs?
    Então oque vocês acham?
    NO TÍTULO É SÉCULO XVIII E NÃO XIII

    LeandroP
    Moderador
    # out/17
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    Mercado fonográfico nos séculos XIII (13) e XIX (19)?!

    Suponho que não existia °,°

    Casper
    Veterano
    # out/17
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    Música sempre é feita pelo amor ao dinheiro.
    O dinheiro que é responsável por trazer as
    outras coisas...

    Mozart, Bach, Chopin... todos eram remunerados.

    A maior diferença é que antes de 1877 não existia
    mídia física comercial, apenas partituras. Então
    a música ao vivo era a forma mais usual de consumo.

    Adler3x3
    Veterano
    # out/17 · Editado por: Adler3x3
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    xmarhunterx

    É como o Casper citou:
    O dinheiro que é responsável por trazer as
    outras coisas...


    O dinheiro é como o sangue que circula nas veias, mantém a vida.
    Neste caso a vida financeira fazendo uma analogia, que é o capital necessário para quase tudo na vida.
    Sem dinheiro bem dizer não se consegue consumir, e fica dependente da caridade dos outros.
    Necessariamente não é uma coisa negativa, ideologias a parte, não cabe comentar neste tópico estes conflitos.

    O dinheiro existe para facilitar as compras, caso contrário ainda estaríamos no tempo do escambo.
    Neste período mais antigo existia a figura dos Mecenas e de entidades religiosas, que bancavam as artes, entre as quais a música.

    A música era bem dizer ao vivo, e nas peças quando bem compostas e executadas, a audiência no final acabava aplaudindo usando principalmente a palavra bravo, os aplausos e também as vaias eram mais comedidos.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/17 · Editado por: Lelo Mig
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    xmarhunterx

    Um artista de verdade não faz arte por dinheiro, faz porque se não se expressar através dela, enlouquece.

    No entanto, vivemos num mundo onde, inicialmente precisamos comer, vestir, morar e etc... Sem dinheiro não se tem isso.

    Com mais dinheiro, começa a poder ter um pouco mais de conforto e acostumamos rápido com ele. E com mais ainda, luxo.

    No caso de homens heteros... Mulheres. Não tem jeito, por mais que o cara minta, a verdade é uma só: vai ter em sua cama quantas puder ter... E isso custa bem caro!

    Nada mudou. No fundo, seja médico, seja músico, ganhamos dinheiro pra arranjar mulheres.

    makumbator
    Moderador
    # out/17
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    xmarhunterx

    Obviamente não existia mercado fonográfico no séc XVIII e XIX. Foi apenas no início do séc XX que as técnicas de gravação iniciadas no fim do séc XIX propiciaram o surgimento de um mercado comercial de música gravada.

    Mas, os compositores do passado vendiam suas músicas de maneiras que muitos puristas hoje achariam ofensivo. Eles aceitavam encomendas que ditavam a instrumentação (pois era pra ser tocado no lugar e data X, então não poderia ser livre) e muitas vezes até o estilo.

    Os caras faziam os próprios arranjos com reduções de peças orquestrais para formações menores (ou piano) pra poder lucrar com o mercado de edição para outros profissionais e amadores. E se não fizessem logo, outros músicos e editores espertos lançavam arranjos de músicas de sucesso (mesmo sem participação do compositor nos lucros).

    Muitos tinham cargos na igreja ou na monarquia, e tinham que criar determinado número de peças por ano, para determinadas datas e eventos, mesmo que não estivessem inspirados.

    Músicos de côrte tinham que tocar o que fosse determinado, no momento determinado.

    Resumindo, os caras eram operários da arte musical, e não criaturas descoladas das necessidades mundanas da sociedade.

    Alex guitar man
    Veterano
    # out/17
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    Tem um trecho da Biblia que diz que Saul contratou Davi só pra tocar pra ele, tipo, um musico particular no seu quarto.. e isso é muito mais old times

    LeandroP
    Moderador
    # out/17
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    Saul contratou Davi só pra tocar pra ele

    Hum, esse Saul... Ah, meninão rsrs

    The Man Who Sold The World
    Veterano
    # out/17
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    Tem um trecho da Biblia que diz que Saul contratou Davi só pra tocar pra ele
    no seu quarto..
    hoooooo mundão véio
    e até hoje tem gente falando em "cura gay"

    LeandroP
    Moderador
    # out/17
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    The Man Who Sold The World

    Davi Adão :p

    Lelo Mig
    Membro
    # out/17
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    LeandroP
    The Man Who Sold The World
    LeandroP

    Após suas considerações (plausíveis) vou até corrigir o que escrevi acima...

    De: "Nada mudou. No fundo, seja médico, seja músico, ganhamos dinheiro pra arranjar mulheres."

    Por : "Nada mudou. No fundo, seja médico, seja músico, ganhamos dinheiro pra arranjar SEXO."

    makumbator
    Moderador
    # out/17
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    Lelo Mig
    "Nada mudou. No fundo, seja médico, seja músico, ganhamos dinheiro pra arranjar SEXO."

    Eu tinha pensado nessa alteração, mas resolvi não falar nada.

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # out/17
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    Lelo Mig
    E algumas pessoas arranjam sexo para ganhar dinheiro.

    makumbator
    Moderador
    # out/17
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    xmarhunterx
    E algumas pessoas arranjam sexo para ganhar dinheiro.

    Não há motivo pra oferecer de graça o que pode ser cobrado.

    Ken Himura
    Veterano
    # out/17
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    Mercado fonográfico antes da energia elétrica?

    Ken Himura
    Veterano
    # out/17
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    Alex guitar man
    Tem um trecho da Biblia que diz que Saul contratou Davi só pra tocar pra ele, tipo, um musico particular no seu quarto.. e isso é muito mais old times

    Não entrando aqui nas discussões sobre a existência história de Saul, David e Salomão, mas todos os reis (bíblicos ou não) tiveram seus protegidos, principalmente músicos. Farinelli, o mítico castrato, terminou seus dias como cantor particular do Rei Filipe V, da Espanha - diz a lenda que ele era chamado todas as noites após o jantar para os aposentos reais com um trio ou quarteto de músicos para cantar árias famosas ao Rei e à Rainha.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/17
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    Ken Himura

    Falando em dinheiro e Farinelli...

    Farinelli foi muito famoso, uma espécie de Beyonce em sua época, o cantor de Opera mais bem pago que já existiu. Morreu milionário, cheio de bens e propriedades, além de cantor particular do Rei da Espanha após abandonar os palcos, ao deixar de cantar virou primeiro ministro, conselheiro real e foi o responsavel por reorganizar a Opera de Madri.

    Tanto é que só se sabe tanto sobre ele, inclusive sobre seu virtuosismo incomparável por conta dele ter ficado tão famoso e, por conta disso, muitos objetos seus foram preservados. Incluindo as partituras que tornaram possivel ter uma ideia de como ele cantava.

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # out/17
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    LeandroP
    makumbator
    Realmente foi um equívoco colocar a palavra "fonográfico", na verdade eu queria dizer o Mercado da música

    Ken Himura
    Veterano
    # out/17
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    Lelo Mig
    Exatamente. Deveria ter sido um cantor inigualável. Uma pena não existir gravação na época.

    Lelo Mig
    Membro
    # out/17 · Editado por: Lelo Mig
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    Ken Himura

    Quando fizeram o filme sobre ele (uma belíssima produção, diga-se de passagem, ainda que bastante romanceado), desenvolveram um programa de computador especialmente para "imaginar" sua tessitura vocal, alcance, e o timbre e técnicas foram baseados nos relatos de críticos, compositores, maestros e notas da imprensa da época.

    Segundo os relatos, ele era capaz de sustentar uma nota por um tempo absurdo, além de possuir um vibrato (coisa que nem era muito apreciada na época) perfeito.

    Além do que, li em algum lugar, ele dominava algumas técnicas de diplofonias, trifonias e quadrifonias que não são muito comuns e muito poucos cantores utilizam e desenvolvem. (até hoje é raro cantor que desenvolva isso, o único que me lembro é o Demetrio Stratos, vocalista da banda progressiva italiana Area).

    Para conseguir, tiveram de contratar 3 cantores líricos (incluindo uma mulher) com técnicas e timbres vocais semelhantes.

    Os relatos da época, dizem que pessoas chegavam a desmaiar em suas apresentações.

    Ken Himura
    Veterano
    # out/17
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    Lelo Mig
    Tô ligado, comprei o dvd do filme assim que encontrei numa loja. A reconstrução tá boa, mesmo que um pouco artificial às vezes, por conta das diferenças nas vozes usadas. Mas dá pra ter um vislumbre do que era.

    xmarhunterx
    Membro Novato
    # nov/17
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    Será que esses grandes músicos da época não plagiavam a música de alguns compositores desconhecidos? Porque naquela época devia ser muito difícil provar que a música realmente era dele (compositor desconhecido).

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/17
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    xmarhunterx
    O tempo inteiro, tanto de desconhecidos quanto conhecidos. Nossa visão de copyright é bem diferente da dessa época.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: Adler3x3
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    Um bom exemplo de sucesso na carreira musical é de Franz Joseph Haydn.

    Músico Austríaco, que teve um período que era patrocinado por um príncipe Esterházy, que construi uma pequena localidade com palácio, catedral e tudo mais, e auditórios para música, e levou Haydn e músicos para lá, só que ficavam longe de suas famílias, depois de muito tempo isolados, Haydn compôs uma sinfonia de protesto, onde de tempos em tempos ia saindo de cena um músico por vez, até o finale que terminava com somente dois músicos presentes, a Sinfonia nº 45, que pode ser escutada e vista aqui, a partir de 39:55

    https://www.youtube.com/watch?v=rxCXaK-Vom0

    Muito pitoresca, vale a pena estudar a bibliografia de Haydn para entender melhor o período clássico.

    Para minha felicidade Franz integra o meu nome real.

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/17 · Editado por: Adler3x3
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    Um bom xemplo de sucesso na carreira musical é de Franz Joseph Haydn.

    Músico Austríaco, que teve um período que era patrocinado por um príncipe Esterházy, que construi uma pequena cidade com palácio, catedral e tudo mais, e auditórios para música, e levou Haydn e músicos para lá, só que ficavam longe de suas famílias, depois de muito tempo isolados, Haydn compôs uma sinfonia de protesto, onde de tempos em tempos ia saindo de cena um músico por vez, até o finale que terminava com somente dois músicos presentes, a Sinfonia nº 45, que pode ser escutada e vista aqui, a partir de 39:55

    https://www.youtube.com/watch?v=rxCXaK-Vom0

    Muito pitoresca, vale a pena estudar a bibliografia de Haydn, e assistir as partes do vídeo que é muito bom.

    xmarhunterx

    Não todas as obras, mas era comum copiar até trechos inteiros e integrar numa nova composição, por exemplo Bach fez isto com músicas de Vivaldi.

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/17
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    Adler3x3
    Que canal maravilhoso!!! Vou compartilhar!!

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/17
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    Adler3x3
    Adorei também, vai ser meu filme de domingo! Hahaha

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/17
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    Ken Himura
    kkkkkk

    Esse do Bach é muito bom!!! Assisti quando não tinha legenda em português, vale apena!!!

    Adler3x3
    Veterano
    # nov/17
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    Só podiam gostar é uma superprodução dos maiores mestres da música.

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