Breve introdução às bandas do gênero pós-rock

    Autor Mensagem
    victorhugorleite
    Membro Novato
    # 22/set/17 12:44


    Depois de ler o tópicodo camarada renatocaster pensei em tentar dar uma movimentada aqui no fórum. Recentemente descobri o "blackgaze", mistura de shoegazing com black metal. Tipo um Jesus and the Mary Chain com Burzum e até fiz um tópico mostrando algumas bandas que gostei de ouvir.

    Agora tô na minha fase de ouvir pós-rock. Embora eu tenha gravado alguns jazzinhos e tenha postado aqui no fórum (dá pra ouvir aqui e aqui), tô flertando com esse gênero já tem um tempinho.

    Tenho 24 anos anos e toco desde os 16 anos. Estou um pouco cansado das distorções, velocidade etc. Isso já acontece há algum tempo... (parece que tô falando de doença) Nesse meio, há alguns anos (quando eu tinha uns 17, 18) descobri o SIGUR RÓS.

    Para quem não conhece, Sigur Rós é uma banda da Islândia que é tida como a percursora deste movimento. O vocalista, Jónsi, toca uma Les Paul com um arco de violino cheia de delay, reverb, chorus e mais algumas coisas. Uma vez a Rolling Stone disse que "Sigur Rós é como Deus estivesse chorando dos céus, mas por estar feliz". Profundo...
    Enfim, é um som daqueles "ou você ama, ou odeia". Segue o link de um DVD chamado "Heima", que consiste em shows gratuitos promovidos por eles mesmos na Islândia.



    Bem, ok. Depois de ouvir Sigur Rós até dizer 'chega', passei por uma crise de não ter mais conhecimento de bandas assim. Eis que, graças ao secundário Last.FM descobri uma banda maravilhosa chamada THE DIRTY THREE. É um trio australiano que consiste em guitarra, bateria e violino. O grande trabalho deles se chama "Ocean Songs"... Olha... é maravilhoso. Guitarra limpíssma, bateria tocada com aquelas escovinhas...



    Aí, depois de ouvir até o osso de Dirty Three, fui chegando em outras bandas. Primeiro conheci "Silver Mt. Zion". Tem uns 10 integrantes na banda. Os títulos dos discos são enormes. O mais famoso se chama "He Has Left Us Alone but Shafts of Light Sometimes Grace the Corner of Our Rooms…"
    É um som bem ambiente e bem... singular. Muito violino, elementos de música lo-fi, reverb. Também gosto muito.



    Descobri uma coisa interessante. Essas bandas de pós-rock mais conhecidas são forks de várias outras bandas. Essa (Silver Mt. Zion) tem integrantes de outra grande banda do gênero chamada "Godspeed You! Black Emperor" que também é muito legal. Os discos tem, muitas vezes, 4 faixas e cada uma tem 30 minutos. Mas tem umas mais curtas. Essa banda também tem um monte de instrumento (cello, violino etc), mas algumas composições me lembram, em alguns momentos, a finada SONIC YOUTH. Gosto muito também.



    Só mostrei poucas bandas porque é uma "breve introdução"! rs
    Enfim... É issaê.

    Ramsay
    Veterano
    # 22/set/17 18:34
    · votar


    victorhugorleite
    Parece música pra dormir (principalmente as 3 primeiras).

    victorhugorleite
    Membro Novato
    # 25/set/17 08:25
    · votar


    Ramsay

    Discordo, rs.

    Adler3x3
    Veterano
    # 25/set/17 12:17
    · votar


    Achei legal tem uma certa influência folk.

    Wade
    Membro Novato
    # 25/set/17 12:38
    · votar



    https://www.youtube.com/watch?v=BHc76O6q24o

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Breve introdução às bandas do gênero pós-rock