Instrumentos caseiros e de qualidade

    Autor Mensagem
    Balls Balls Balls Of Steel
    Membro
    # mar/17


    Boa noite, já faz alguns meses que ando interessado na ideia de construir meus próprios instrumentos, tanto por pobreza quanto por inovação e a cada dia descubro algo novo.

    Dentre os instrumentos mais acessíveis de se produzir são os instrumentos de sopro de PVC e os percussivos. Nessa busca encontrei no youtube vários canais e instrumentos interessantes como estes:



    E inclusive uma palestra dum flautista francês, que não entendi porra nenhuma mas ele mostra o que dá pra fazer com canos de PVC:


    Por enquanto, de produzível, consegui fazer o tambor de aro com fita:


    E um claricano:


    Ficou bom o claricano, mas ele não passa de uma oitava, creio que por causa do material.

    PAguei 12 reais pra comprar a matéria prima pra fazer claricano, nem perto do preço de um clarinete, mas é algo que pra quem quer mexer com gravação apenas é um ótimo custo-benefício. Junto mais 50 conto faço claricanos em outras afinações e posso usar isso em diversos arranjos.

    Pensei em fazer flautas mas já tenho uma flauta doce. Atualmente estou tentando fazer timbres graves, sons que fazem o chão tremer. Os tutoriais que achei na internet são para trombone e trompete de PVC, mas ambos precisam da boquilha. Alguém também se aventura na produção de instrumentos "sucateados? De que maneira posso construir um baixo ou mesmo um violoncelo?

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    Um amigo meu construiu um "baixo de balde" e um ressonador caseiro. Vou ver se acho os links dele, depois posto aqui.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Balls Balls Balls Of Steel

    Conhece o Uakti?

    É um grupo tradicional brasileiro que executa músicas com instrumentos não convencionais fabricados por eles mesmos.

    Usam instrumentos convencionais também, mas 90% é feito por eles, inclusive alguns que parecem "comprados", como as marimbas não são. (marimbas com teclas de vidro, por exemplo).

    Existem desde 1978, mas quase não fizeram muito sucesso aqui. Têm uma carreira mais consolidada no exterior, incluindo trabalhos com o Phillip Glass.

    Vale a pena conhecer, são músicos de formação erudita que se dispuseram a construir e executar instrumentos caseiros.

    Esses caras costumam ser muito acessíveis e entrar em contato com eles pode te abrir um universo de possibilidades riquíssimo.

    Outro nome que vale a pena você pesquisar é Walter Smetak.




    Gosto muito deste tipo de ação/exploração. Mesmo que o resultado não seja dos melhores a experiência sonora e compreensão dos sons é de uma riqueza ímpar ao músico.

    Têm muito neguinho tocando, hoje em dia, tocando até bem, mas que não "ouve"...não sente o som, não o entende.

    É você no Claricano? Bem legal...

    Balls Balls Balls Of Steel
    Membro
    # mar/17
    · votar


    Conhece o Uakti?

    É um grupo tradicional brasileiro que executa músicas com instrumentos não convencionais fabricados por eles mesmos.

    Usam instrumentos convencionais também, mas 90% é feito por eles, inclusive alguns que parecem "comprados", como as marimbas não são. (marimbas com teclas de vidro, por exemplo).

    Existem desde 1978, mas quase não fizeram muito sucesso aqui. Têm uma carreira mais consolidada no exterior, incluindo trabalhos com o Phillip Glass.

    Vale a pena conhecer, são músicos de formação erudita que se dispuseram a construir e executar instrumentos caseiros.


    Já ouvi falar mas nunca ouvi a fundo além de que não passou pela minha cabeça entrar em contato com eles. Parece que o site tá off e o vi uma notícia que o grupo acabou...
    Ah, Sim sou eu kk

    DoisUm
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    BrotherCrow
    Pelo amor de deus, mostra esse ressonador!!!

    Balls Balls Balls Of Steel
    Membro
    # mar/17
    · votar


    Agora vou tentar fazer um trombone e um trompete kkk


    Internet é uma coisa maravilhosa...

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    DoisUm
    Balls Balls Balls Of Steel
    Então, esse aqui é o baixo de balde:


    E esse aqui é o ressonador:


    Esse cara trabalha comigo, é meu padrinho de casamento e além de ser rei das gambiarras ainda é um grande guitarrista!

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/17 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    BrotherCrow

    O Baixão é "estaladão"... diria que previsível.

    Mas, o Ressonador é surpreendente... baita som, não esperava esse timbre não. A única coisa que atrapalhou foi este braço chines em formato de hélice, que comprometeu a afinação.....de resto muito bom!

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    Altamiro Carrilho também fabricava suas flautas na juventude. testou varias afinações, tamanhos e materiais. Acho que esta iniciativa pesou muito para ele se tornar um dos maiores músicos, na minha opinião, do mundo.
    Ian Anderson, saiu comprando tudo que achou dele, quando fez uma turnê por aqui. Ainda disse que era apenas um soprador do instrumento quando comparado com Altamiro.

    Outro cara que criou seu próprio instrumento foi o Tony da gatorra.
    Vendeu o isntrumento para o CSS, Franz Ferdinand. Gravou um disco e saiu em turne com Gruff Rhys pela europa.
    Eu estava com vontade de fazer uma "dub siren"
    http://iriemandubsiren.wixsite.com/irieman-dubsiren

    Balls Balls Balls Of Steel
    Membro
    # mar/17
    · votar


    Sinceramente, é tanta coisa criativa que vejo sendo feito com tão pouco.


    Esse conhecimento deveria ser mais cultivado

    DoisUm
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    Balls Balls Balls Of Steel
    Wow! Esse percussionista é ótimo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Instrumentos caseiros e de qualidade