Os chamados "malditos" da MPB.

Autor Mensagem
Luiz_RibeiroSP
Veterano
# fev/17 · Editado por: Luiz_RibeiroSP
· votar


esse entra na lista de malditos?



Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/17
· votar


Luiz_RibeiroSP
Não...
Apesar da grande contribuição.
Abç

Casper
Veterano
# fev/17
· votar




Julia Hardy
Veterano
# fev/17
· votar


Alguns nomes citados não se encaixam na definição de artistas malditos. São bem manjados do público, na verdade.

waltercruz
Veterano
# fev/17
· votar


Sérgio Sampaio entra na lista ou é muito mainstream?

Mas confesso que conheço pouco as coisas dele.

LeandroP
Moderador
# fev/17
· votar


waltercruz

Maldito também!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/17
· votar


LeandroP
O Sérgio Sampaio é um cara interessante.
Ele pode ser considerado "maldito" sim, afinal de contas ele estava entre os Kavernistas de Raul Seixas, um episódio incrível e muito hilário da História da MPB protagonizado pelo "Maluco Beleza".
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sociedade_da_Gr%C3%A3-Ordem_Kavernista_A presenta_Sess%C3%A3o_das_10
Por outro lado, sua música "Eu quero é botar meu bloco na rua" de 1972 vendeu 500 mil compactos e tocava na rádio à exaustão (eu mesmo, que tinha 10 anos na época, a ouví!).
Há uma excelente biografia dele,"Eu quero é botar meu bloco na rua" - de Rodrigo Moreira, Editora Muiraquitã (eu tenho o livro).

Julia Hardy
Veterano
# fev/17
· votar


Não sei se encaixa no rótulo "maldito", mas, que é bom, isso é. Pode ser colocado ao lado de GErson King Combo. É nessa praia.



Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/17
· votar


Julia Hardy
Sonzão!

Lelo Mig
Membro
# fev/17
· votar


Esse foi um "maldito" famoso e genial... mas ao mesmo tempo uma carreira triste e "azarada".

Taiguara foi um grande instrumentista e um letrista à beira do genial... mas foi o "vilão" favorito dos milicos. Muito perseguido foi o Top 1 da censura no Brasil.

- 68 canções censuradas.
- Gravou o Let the Children Hear the Music, em Londres (no exílio), que nunca chegou ao mercado, tornando-se o primeiro disco estrangeiro de um brasileiro censurado no Brasil.
- Voltou ao Brasil em 1975 e gravou o Imyra, Tayra, Ipy. O álbum é célebre por ter sido recolhido das lojas pela censura da Ditadura Militar, apenas trinta e seis horas após o seu lançamento, permanecendo sem reedição nacional até 2013.

Morreu jovem, com apenas 51 anos...

Suas letras são geniais e com muita simbologia e figuras de linguagem.



Lelo Mig
Membro
# fev/17
· votar


Nirvana é o caray!

Uma das coisas mais barulhentas, sujas, cruas e psicodélicas dos primórdios da história do Rock Brasil, com certeza tem um nome: “Loyce o Os Gnomos”!! Banda de Limeira - SP - 1969



Lelo Mig
Membro
# fev/17
· votar


Lindo Sonho Delirante

Em plena ditadura militar......kkkk



metal_ofender
Membro Novato
# dez/17 · Editado por: metal_ofender
· votar


Achei esse tópico por acaso, muito massa !

Só conhecia o Rogério e Os Incríveis, e essa música da Cueca é muito doida !

Como não sou muito do meio, esse aqui entraria tb ? Wander Wildner Apesar de ser famoso, pra mim é um bem doido



LeandroP
Moderador
# dez/17
· votar


Essa é maravilhosa, e a letra é sensacional:

Itamar Assumpção - Prezadíssimos Ouvintes


https://www.youtube.com/watch?v=bMdaxDC4oH0

JJJ
Veterano
# dez/17 · Editado por: JJJ
· votar


Não sei se já foi citado, mas tem o maldito do fórum... o Odion...

Aliás o maior maldito do Brasil, na minha opinião, Walter Franco, parece ter sido uma das maiores inspirações do nosso colega (acho até que lembra, fisicamente). Canalha é um hino!



LeandroP

Itamar Assumpção é muito foda.

LeandroP
Moderador
# dez/17 · Editado por: LeandroP
· votar


JJJ

Essa música do Walter Franco fazia parte do repertório da minha banda.

Tinha uma amigo, que infelizmente não está mais entre nós, que ganhou o apelido de Canalha porque ele sempre pedia aos berros pra gente tocar essa música. As outras pessoas não entendiam nada e achavam que ele estava xingando a gente rsrsrs Até a gente tocar Canalha. Se tivesse 300 pessoas na casa, apenas 6 conheciam a música, mesmo assim todo mundo gostava. O riff da guitarra e as viradas de bateria impressionavam... Bateu uma saudade do meu amigo Canalha. A gente também tocava Respire Fundo.

Agora vou postar a minha preferida dele:


https://www.youtube.com/watch?v=jkplyt5g9C4

[EDIT: A banda de apoio era nada mais nada menos que a Vimana]

LeandroP
Moderador
# dez/17
· votar


JJJ
Não sei se já foi citado, mas tem o maldito do fórum... o Odion..

Ah, não kkkkkkkkkkkkk

JJJ
Veterano
# dez/17
· votar


LeandroP

O mais foda é o cara ir tocar um puta de um hard rock, com um violãozão... kkkkkkkkkk

JJJ
Veterano
# dez/17 · Editado por: JJJ
· votar


double duplo doppio

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


JJJ
No vídeo do Valter Franco no Musikaos (saudoso programa!), o baixista é o grande Willi Verdaguer!
Abç

metal_ofender
Membro Novato
# dez/17 · Editado por: metal_ofender
· votar


Muito foda, gostei d+ desse Itamar.

Mas, se naquela época era difícil pra cara como esses, hj seria quase impossível ?

Pois, tirando músicos, quase ninguém (ou ninguém) mais aceita algo que não seja batido no liquidificador, nem que seja para experimentar...Nem mesmo o povo de outras áreas da Arte ta escutando coisas diferente mais.

Apesar de não ser da época, ai parece que os tempos eram totalmente outros... As pessoas tinham que arrumar alguma coisa pra fazer e acabavam indo para shows, já que não tinha Internet, TV não te prendia tanto.

Hoje em dia só vão em show se for do Metallica, ou cover do AC/DC

JJJ
Veterano
# dez/17 · Editado por: JJJ
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pô, esse eu não conheci... ou não tô lembrando (o que é bem possível, dado o avançado da idade! kkkkk).

metal_ofender
se naquela época era difícil pra cara como esses, hj seria quase impossível?

De fato...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/17
· votar


JJJ
Gravou com todo mundo...
Para te esclarecer, os dois discos do Secos&Molhados, por exemplo...
Abç

LeandroP
Moderador
# dez/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola
o baixista é o grande Willi Verdaguer

Tipo um Luis Carlini na clave de Fá rsrsrs

LeandroP
Moderador
# dez/17
· votar


metal_ofender
Muito foda, gostei d+ desse Itamar.

Mas, se naquela época era difícil pra cara como esses, hj seria quase impossível ?


Eu acho que, embora maldito, o Itamar atingiu o status que ele queria. Ele não tocava pra televisão. Essa música que postei acima, por exemplo, ele debocha disso tudo.

Buja
Veterano
# dez/17
· votar


metal_ofender
Hoje em dia só vão em show se for do Metallica, ou cover do AC/DC

E se tiver muié....senao tiver vai no mc kevinho mesmo.

metal_ofender
Membro Novato
# dez/17 · Editado por: metal_ofender
· votar


LeandroP

Eu não digo para aparecer em TV, até porque Maldito mesmo não está muito ai pra isso, mas sim "ser ouvido", pois como eu disse, o público hoje é quase nulo.

Outra coisa que da pra perceber é que não se vê muitos artistas como estes surgindo mais, nem se procurar a fundo, penso que seja porque ser um desses hoje custa muito mais caro do que antes (e olha que antes já era loucura), é total tiro no pé.

Quando digo caro não é questão financeira, e sim não ser entendido, criticado, zombado, ignorado, etc, não que naquela época esses caras não sofriam isso, mas hoje é pior... Fora que vivemos um mundo em que não se pode mais falar sobre nada sem ser processado.

Talvez até exista muitos artistas por ai, mas acabaram seguindo uma vida normal. Pra ser um desses hoje em dia tem que ser MUITO DOIDO mesmo, pirado, corajoso, até mais que esses do tópico.

Lelo Mig
Membro
# dez/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


metal_ofender

Itamar fez parte da chamada Lira Paulistana, movimento também conhecido como Vanguarda Paulista nos anos 80.

Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Patife Band, Ná Ozzetti, Tetê Espíndola, Língua de Trapo, Grupo Rumo, Premeditando o Breque, Ira!, Titãs, Violeta de Outono e etc, fizeram parte ou são oriundos do movimento... (o Titãs por exemplo nasceu do Trio Mamão).

Apesar de underground e alternativo, tinha algum público, as casas certas para tocar, espaços como o Sesc Pompéia... ou seja, dava pro caras viverem.

Tive o prazer de assistir show de todos estes caras... e alguns o prazer de conhecer pessoalmente.

Patife Band, por exemplo, foi uma "Bandassa"




Lelo Mig
Membro
# dez/17
· votar


Gueto - Os caras "tão velhinhos", mas continuam mandando bem..... (quem conheceu os bailes de periferia de Sampa, sabe porque esta banda é tão representativa).



LeandroP
Moderador
# dez/17
· votar


Lelo Mig

Bem lembrado sobre a Tetê Espíndola, que teve inclusive uma música que ficou muito tempo nas paradas (Escrito nas Estrelas), se não me engano fez parte de trilha de novela. E no entanto é uma das músicas "mais fracas" dela (na minha opinião). Ela tem uns blues muito doido.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os chamados "malditos" da MPB.