O que está acontecendo com o rock? Está amolecendo?

Autor Mensagem
derek_70
Veterano
# dez/16 · Editado por: derek_70
· votar


Eu lembro que qdo adolescente vi uma entrevista do Pink Floyd da década de 60 em que o Waters dizia que o rock tinha morrido.

O rock está sempre resusscitando, até que alguém rompa o efeito manada e rompa com os padrões.

Pessoalmente eu vivi, mas não tinha noção na época, o ano mais incrível para o rock que foi 1991. Naquela época eu estava com a cabeça na década de 1970.

O engraçado é que hoje 25 anos me separa do ínicio dos anos 90, quase o dobro que me separava dos anos 70 naquela época.

Não acompanho muito a cena atual, sempre estou com a cabeça em coisas antigas.

De coisas recentes, acho que é no pop que encontramos mais inovação e criatividade. Um dos meus discos favoritos na minha coleção é o Random Acces Memories do Daft Punk. Este disco já é um dos mais importantes da história da música.



Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


Ismah
Chegaste a ver o vídeo que postei?
Não.

Daniel_Bx
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: Daniel_Bx
· votar


Eu não acho que está morto, só não é mais aquela coisa dessa "nova geração rebelde" que todo mundo conhece e reconhece na rua pelas tribos que se formam. Agora é algo mais de nicho, se você quer ouvir rock novo você tem que procurar bandas novas que ainda não ganharam tanta fama. As vezes as pessoas falam que o rock morreu mas só conhecem as bandas mainstream que todo mundo conhece, System Of A Down, Guns And Roses, Iron Maiden e por aí vai. Vou deixar uns exemplos aqui:




As duas bandas eu conheci por vídeos de skate, que pra mim é o que mais empurra novas bandas de rock hoje em dia.

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# dez/16
· votar


derek_70

"Pessoalmente eu vivi, mas não tinha noção na época, o ano mais incrível para o rock que foi 1991. Naquela época eu estava com a cabeça na década de 1970."

Comigo também foi mais ou menos assim, mas eu estava com a cabeça nos anos 80. Na verdade 1991 foi um choque tão grande que muita gente que viveu aquela época só foi entender o que se passou muitos anos depois.

Abç

derek_70
Veterano
# dez/16
· votar


Felipe Stathopoulos aqui no Brasil no começo dos anos 90 tivemos a estreia da MTV. Aos domingos as 15hs passava Fúria Metal com Whiplash como tema de abertura. Tb passava o Clássicos MTV com Fábio Massari. Bons tempos aqueles em que a gente se gabava de uma descoberta musical, mostrar pra um amigo um som novo. Hoje tubo banalizou. Vc recebe sugestões na página do youtube, perdeu a graça. É por isso que o rock perdeu a vibração. Hoje tudo é mecanico, tudo segue um padrão.

MrYuriSilva
Veterano
# dez/16 · Editado por: MrYuriSilva
· votar


O rock não morreu, acho que as gravadoras estão formatando as bandas de uma forma muito "anti-rock", poucas bandas ainda conseguem manter um feeling bom em cima de tudo que está sendo feito e exigido com elas e existem outras que não se adaptam tanto e acabam distorcendo o que elas realmente querem fazer em cima do propósito inicial.

KalukaGuitar
Membro Novato
# dez/16 · Editado por: KalukaGuitar
· votar


Galera... O propósito desse tópico nunca foi apontar a morte do rock. "O que está acontecendo com o rock? está amolecendo?". A discussão foi desvirtuada do foco inicial. Muitos vão dizer que o rock não está morto e outros dirão que o rock morreu faz tempo. Um dia quem sabe abriremos um tópico para discutir isso, no entanto a discussão que eu queria abrir é quanto a qualidade do que nos é vendido como rock. Está amolecendo, ficando mais "mocinha", restart, mais popular, tentando agradar todo mundo, sendo um rockzinho bonzinho que ainda mija nas calças...
E a agressividade, a critica social, movimento contrário ao politicamente correto, o clamor pelo senso crítico e muitas outras bandeiras que trazem a ESSENCIA do rock? estão sendo substituídas pela destruição de igrejas, apoio à politicagem, bom mocismo, musicas chicletes, senso comum, alienação, vaidade... Tudo dentro do politicamente correto, é claro.

Não é somente letra. O que mais me incomoda são os arranjos pobres e as melodias sebosas. Rock nunca foi tão Pop como nos dias atuais.

Eu sei que muitos aqui contribuíram para a discussão e foi realmente muito produtivo. Quero agradecer à todos pela contribuição, porém acredito que o assunto foi demasiadamente abordado e provavelmente fecharei o tópico em breve.

Até mais amigos, boas festas!

acabaramosnicks
Membro Novato
# dez/16
· votar


KalukaGuitar
o rock contestador, agressivo ou seja como for ainda está vivo, só não está mais no mainstream, na verdade nunca esteve muito bem no mainstream

vide dead fish, project 46, etc

o rock modinha sempre existiu e sempre existirá no meio disso tudo
quando rock estava mais na mídia, veio o glam, veio o guns, o aerosmith... não que sejam ruins, mas não é o rock "brabo", é o rock de aliciar menininhas menores de idade ao camarim

BorderLand
Membro Novato
# dez/16
· votar


IMHO

Existem é muita banda boa de rock ainda, o underground é imenso, o problema, ou os problemas são:

Brasileiro só ouve merda, logo rock não vende.
Pra sobreviver, as bandas underground fazer mais cover do que lançam próprias, e isso quebra.
Os rockeiros das antigas se negam a buscar nova informação, então não há acesso.
Os rockeiros novos seguem o exemplo do viva o velho, e pior ainda, com essa mentalidade coca cola, se não vier de fora não presta.
E pra acabar, a mídia, de forma geral, é quem escolhe oque o expectador vai ver e ouvir e enfia a tendência guela abaixo, ao ponto de tocar a mesma música 50 vezes em um dia na rádio e não dar oportunidade pra umazinha que seja nova.

Rock, aqui no BR, está difícil de se encontrar no main stream, mas no underground sempre tem coisa boa.

Julia Hardy
Veterano
# dez/16
· votar


Quando tinha rock nas rádios e TV, falavam que era coisa de modinha, de poser. Lembram da época do New metal, por exemplo? Aquilo, hoje em dia, parece uma maravilha. Ninguém imaginava o que viria ( ou não viria) pela frente. Olhem o Avenged Sevenfold. Muita gente fala que eles não metal, que são emos. Mas, é a única banda da atualidade que vai entrar pra história futuramente.

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Julia Hardy

Talvez alguns outros, System of Dawn, 5FDP, Disturbed, Rammstein, K$E, Papa Roach, Slipknot... Mas o A7X tem algo de especial... O lado B dos caras, lembra os melhores do trash...

locostras
Membro Novato
# jan/17
· votar


Acho babaquice esse assunto.
Ninguém mais quer morrer porque vende cd pirata ou morrer de overdose.
Vejam o momento conflito Ocidente Oriente ninguém quer mais morrer em mão de traficantes.
Enquanto vocês se questionam sobre o rock o Silvio Santos tá chegando aos 100 cantando marcha de Carnaval. Larguem seus tablets e vão comer uma xota

gpeddino
Veterano
# jan/17
· votar


Não acho que o rock morreu. Pra mim nenhum gênero morre enquanto tem alguém que ainda ouve ou gosta. Mas o rock virou outra coisa.

O rock nasceu como símbolo de contestação e atitude, tomando esse lugar do jazz. O jazz virou algo pra poucos, normalmente pessoas mais velhas ou com uma cabeça mais antiga.

Hoje o símbolo de contestação e atitude está em subgêneros do rap e da música eletrônica, e o rock está cada vez mais virando algo pra poucos. Pra mim é uma evolução natural.

Lelo Mig
Membro
# jan/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Ismah

"Talvez alguns outros..."

Não concordo muito não....System of Dawn e Rammstein são dos anos 90.

Papa Roach já nasceu morto! Não vai entrar prá história do rock nunca! Five Finger Death Punch, apesar de mais ou menos novo (2005) idem!

renatocaster
Moderador
# jan/17
· votar


Lelo Mig

Não concordo muito não....System of Dawn e Rammstein são dos anos 90.

Papa Roach já nasceu morto! Não vai entrar prá história do rock nunca! Five Finger Death Punch, apesar de mais ou menos novo (2005) idem!


Embora eu não curta, incluiria nessa também o Avenged Sevenfold e Slipknot. Com base na lista que o Ismah fez. Eu acho que essas duas bandas já conseguiram atingir um grau de relevância considerável dentro do rock.

E me arrisco a incluir mais uma: The White Stripes, embora já tenham encerrado as atividades.

JJJ
Veterano
# jan/17
· votar


Por outro lado...

O rock é, talvez, o único gênero que tem auto-critica...

Tem algum jazz bradando "I know, it's only jazz, but I like it!"?
Tem algum samba dizendo "Eu sei que o samba errou! Errou, errou, erroooou, eu sei que o samba errou..."?
Tem algum hip hop onde se pergunta quem é "esse tal de hip hop", que seria "uma moda que passou"?

Até pode ser, mas eu desconheço.

Lelo Mig
Membro
# jan/17 · Editado por: Lelo Mig
· votar


JJJ

"O rock é, talvez, o único gênero que tem auto-critica..."

Pode crê! Além de que, tem tanto material prá ser ouvido, o legado é tão grande, tantas coisas que a galera não conhece, que pouco importa se morreu ou não!!

Se não têm coisa nova, vamos ouvir os velhos...kkkk














Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Lelo Mig

Se depender da quantia de ouvintes não... Misfits também tem sido bem popular...

System of Dawn e Rammstein são dos anos 90

Na maioria das bandas citadas são anos 90, mas atingiram maior parte do sucesso no séc XXI...

JJJ
O rock é, talvez, o único gênero que tem auto-critica...

Pode crer[2]

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/17
· votar


nessa gravação do Atomic Rooster a larica tava tão grande que o vocal canta mastigando um sanduba.

Julia Hardy
Veterano
# jan/17
· votar


Talvez alguns outros, System of Dawn, 5FDP, Disturbed, Rammstein, K$E, Papa Roach, Slipknot... Mas o A7X tem algo de especial...

Sim, algumas dessas também. Avenged veio um pouco depois. Teve o Strokes que fez barulho com o primeiro album, mas, ficou naquilo. Álias, essa turminha do indie rock, com poucas exceções, é bem fraca.

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Lembrei de outra que pode escrever seu nome na história: Blackberry Smoke!

Creio que essa estourou eles...









Lançaram primeiro uma versão [+18] https://www.youtube.com/watch?v=JNvV3TbHwCo

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Do DVD deles...



Lelo Mig
Membro
# jan/17
· votar


Ismah

Lembrei de outra que pode escrever seu nome na história: Blackberry Smoke!

Tu tá de brincadeira né guri?

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Lelo Mig

Não. Os caras estão fazendo um certo sucesso por onde passam. Posso estar enganado.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/17
· votar


Lelo Mig
Ismah
Blackberry Smoke é legal, mas "histórico".... Não....
Julia Hardy
Álias, essa turminha do indie rock, com poucas exceções, é bem fraca.
Pódiscrê!
Abçs

Ismah
Veterano
# jan/17
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Mas não disse que era, disse que é outra que pode escrever seu nome na história... Os caras são "novatos" ainda...

lucas_bueno
Membro Novato
# jan/17
· votar


Não acompanho muito do rock atual, gosto de uma música ou outra, pois prefiro as bandas das antigas, então nem tenho como opinar e dizer se ''o rock está morrendo, se amoleceu'' e etc.
Mas digo (sabendo que talvez alguns critiquem): nasci na década errada, pois prefiro muito mais as músicas antigas (no geral, não apenas rock) do que as atuais (sim, eu gosto de muitas músicas atuais, tem artistas do pop que acompanho o trabalho). Os anos 50/60/70/80 me fascinam demais, gostaria muito de ter vivido essa época (principalmente os 70/80, com a explosão do movimento punk na Inglaterra, a new wave nos EUA e por aí vai).

Lelo Mig
Membro
# jan/17
· votar


Ismah

"não disse que era, disse que é outra que pode escrever seu nome na história..."

Cara, você é muito bonzinho... 5FDP, Papa Roach, Blackberry Smoke ...Colocar estas bandas que você citou na história do rock?

Não se trata de gosto vs não gosto, mas de importância.

Você pega uma banda como o Black Sabbath, por exemplo, entram para a história do rock porque querendo ou não foi totalmente revolucionária em sua época e seus 5 primeiros álbuns são os pilares para todo o metal posterior.


Blackberry Smoke? É uma banda boa, legal, mas apenas mais uma banda de Southern Rock, fazendo o que Allman Brothers e Lynyrd Skynyrd já faziam nos anos 70.

A menos que lancem algum álbum revolucionário, se bobear não entrarão nem para a história do Southern Rock.

JJJ
Veterano
# jan/17 · Editado por: JJJ
· votar


Lelo Mig
A menos que lancem algum álbum revolucionário

Não tenho nem ideia de como poderia ser um "álbum revolucionário" hoje...

Me deu até inspiração para um tópico...

BorderLand
Membro Novato
# jan/17
· votar


O jazz virou algo pra poucos, normalmente pessoas mais velhas ou com uma cabeça mais antiga.

Praticamente descreveu o que é o BOM rock'n roll hoje em dia!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que está acontecendo com o rock? Está amolecendo?