O que está acontecendo com o rock? Está amolecendo?

Autor Mensagem
gpeddino
Veterano
# nov/16
· votar


vintagentleman
Seria isso aqui?



Lelo Mig
Membro
# nov/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Mauricio Luiz Bertola
macaco veio

"tipo Kansas, Boston (ou more than feeling não tocou ate encher o saco?)"

Sim... mas lembre-se, aqui começa o chamado "Rock de Arena", ou como preferem alguns "Classic Rock".... segunda metade dos 70´s início dos 80.

Muito impulsionados pelos comerciais do cigarro Hollywood.... (em Sampa chegou-se a usar o termo "Hollywood Rock", não pelo festival, mas como referência ao estilo)... Boston, Kansas, Journey, Asia, Whitesnake, Heart, Survivor, Bon Jovi e etc.

Na primeira metade dos 70, rock na grande mídia era praticamente inexistente.

vintagentleman

Quanto ao Pop, ele é como o rock, têm gente boa prá caramba. O problema é a mesmice, a necessidade de fazer todos soarem iguais para manter o "time que esta ganhando".

Lady Gaga faz coisas interessantes, foge do convencional quando pode. Esta guria aqui também, esta música, (particularmente) é um grande alívio num mar de mesmices... música e letra.




Um exemplo de como produtores, gravadoras e o mercado podem destruir talentos para "enquadra-los" na mesmice do mainstream, é a Nelly Furtado.

Quando ela surgiu, com seu Pop Alternativo e de certa forma experimental, fez um álbum super interessante e renovador.

Hoje, devidamente enquadrada e castrada, faz uma merda dum RB com Rapp......na pior linha Beyoncé/Rihana.


Antes do "enquadro"!



macaco veio
Veterano
# nov/16
· votar


O poprock é a mesmice desde os tempos da Rita lee, assim como samba é a mesmice , o rockabillite é a mesmice, tudo é a mesmice, pois é isso que marca o genero. Veja esse video de uns 10 anos atraz se não é a mesma coisa da Jessi. A diferença é simplesmente a parte onde se colocava instrumental (solo de guitarra ou outro instrumento) hoje se coloca um cara falando. Poprock é o mesmo tum tum taaaa tum tum taaa . . .sempre.

Rednef2
Veterano
# nov/16
· votar


Todos os estilos morreram, não foi só rock. Tem muita a ver com a situação unípolar que vive o mundo, globalização, neoliberalismo, etc. Antes você tinha várias revoluções pipocando no mundo, a URSS encabeçando todas as esperanças numa alternativa ao capitalismo imperialista, e de um possível mundo mais justo com o fim da Propriedade Privada. Em 1989 a primeira queda. Dezembro de 1991, o sepultamento.

De lá pra cá só o EUA dominou calmamente o mundão, em todos os sentidos possíveis. O pensamento unico foi instaurado no mundo. Não é atoa que todos os estilos falam da mesma coisa, e o sonho dos pobres/classe média é se tornar um dos donos da industria. Eis a nova utopia.

China e Rússia estão surgindo nessa nova década como possível esperanças de um novo mundo multipolar, e quem sabe não sai alguma coisa dai culturalmente falando?

Tendo isso em mente, pra que letra de protesto? Vai protestar contra o quê e quem? Vai pedir um mundo sem classes, sendo que o sonho de todos é se tornarem burgueses? Liberdade de expressão? Só se voce tiver uma banda na China. No Ocidente isso não faz o menor sentido.

Veja, até os protestos políticos perderam seu caráter. Hoje, o pessoal monta um "cirandaço" na frente da porta do Palácio da Alvorada, e depois vai tudo pra casa.

Sem mencionar que a grande maioria dos rockeiros do passado tem se mostrado mais e mais conservadores nas ultimas décadas.

Talvez o cara que mais conseguiu responder isso foi Bauman em "Modernidade Liquida".

BrotherCrow
Membro Novato
# nov/16
· votar


Rednef2
Antes você tinha várias revoluções pipocando no mundo, a URSS encabeçando todas as esperanças numa alternativa ao capitalismo imperialista, e de um possível mundo mais justo com o fim da Propriedade Privada.


Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


Rednef2
Entendo a sua colocação mas não concordo com ela.
A URSS não era esperança de nada, era um Capitalismo de Estado e tão Imperialista como os EUA ou os europeus (se vc estudar a trajetória do Império russo verá isto). Tal esperança de um mundo melhor e mais justo estava no pensamento de esquerda, mas não necessariamente isto estava ligado à URSS. A China também é Capitalismo de Estado, e que está dando certo até agora...
Creio que você deve ler os textos, por exemplo, da Ellen Wood, Thomas Piketty (social-democrata), etc.
O texto do Bauman é interessante pra caramba e explora bem as características da estrutura social atual, mas acho que ele fala mais dos sintomas do que das causas.
Abç

Rednef2
Veterano
# nov/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
A URSS não era esperança de nada, era um Capitalismo de Estado e tão Imperialista como os EUA ou os europeus (se vc estudar a trajetória do Império russo verá isto). Tal esperança de um mundo melhor e mais justo estava no pensamento de esquerda, mas não necessariamente isto estava ligado à URSS. A China também é Capitalismo de Estado, e que está dando certo até agora...

Tenho que discordar disso ai, apesar do NEP ter sido um capitalismo enrustido. Porém, o ódio que as nações capitalista-imperialistas tinham da URSS é um dos sintomas de que ali havia algo diferente do mundo capitalista. Especialmente no que diz respeito a classe trabalhadora. Só que o "socialismo realmente existente" começou a se comportar de forma totalitaria graças as paranoias de Stalin, e se comportar como uma nação mais ou menos capitalista de Kruschev pra frente.
Não sei se com Trotski teria sido diferente os rumos, mas acredito que não.

Sempre tive vontade de ler Ellen Wood, e farei nesse fim de ano. Obrigado pelas indicações, amigo.
Abraços.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


Rednef2
Não discordo de você não.
Mas vejo tal construção de um "Capitalismo de Estado" na URSS como um processo desencadeado pela Revolução de Outubro e implementado à força por Stalin. É essa estrutura industrial tecnológica e militar que torna-se "Imperialista" (em certo sentido), construindo uma Ideologia (ou contra-Ideologia no sentido que lhe dá Manheim). As ações contra a URSS por parte das potências ocidentais (e muitos esqueceram como Inglaterra, França, EUA e outros, invadiram a Rússia em 1919 exatamente com o fim de acabar com a Revolução) foi possível enquanto tal estrutura não havia ainda sido consolidada (e isso foi só depois da 2ª Guerra Mundial).
Abç

Calime
Veterano
# nov/16 · Editado por: Calime
· votar


Lelo Mig

Kra, Nelly Furtado realmente é bemmm legal... e sim, existiu essa adequação dela a um mercado mais "americanizado", infelizmente. Cabe, no caso dela, ressaltar o excepcional álbum Folklore. Recomendo demais, uma obra prima do pop comtenporâneo:





Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# nov/16
· votar


My 50 cents:

homemsemsobrenome

"Teve o manguebeat (é assim que escreve?) também, que foi uma contribuição bem mais rica que o grunge"

Aham. Inclusive aquelas 35 milhões de cópias vendidas por Nevermind é porque o grunge é "pobre" perto do "manguebeat"... (???) :)

Mauricio Luiz Bertola

"fruto de anos de administração do PMBD e de empresários"

Ah, tem razão, o PT, Lula, Dilma e seus acólitos eram todos "reféns" do malvado PMDB e seus mega-empresários... :) :) :) :) :)

macaco veio

"foi quando o governo baixou uma lei obrigando as radios a ter um percentual maior de musica brasileira em relação a estrangeira"

Não sabia disso, mas é bem a cara do Estado nacional-socialista brasileiro. Ultimamente deram pra empurrar a mesma m. na TV paga (já que ninguém mais assiste as TVs abertas, controladas pelo Estado), pra sustentar artificialmente com jabá um monte de produtorazinha e cineasta esquerdista meia-boca...

MENDIGO_PAISANA

"roque é o novo brega"

Ao contrário, do lado do ouvinte rock virou é coisa de "elite". Povão mesmo escuta é funk, sertanojo e música regional.

Rednef2

"a URSS encabeçando todas as esperanças numa alternativa ao capitalismo imperialista, e de um possível mundo mais justo com o fim da Propriedade Privada"


Rárárárárá, esse tópico está engraçadpo pra car., kkkkkk...

Inclusive, os 20 milhões de mortos pelo regime comunista (só na URSS) concordam totalmente com o seu conceito de justiça e de alternativa ao (malgado e terrível, eis que desde a Revolução Industrial tirou alguns bilhões de pessoas da miséria absoluta) "capitalismo imperialista"...

"Em 1989 a primeira queda. Dezembro de 1991, o sepultamento."

Caiu de podre, derrubada pelo próprio povo que torturou durante quase 80 anos...

"China e Rússia estão surgindo nessa nova década como possível esperanças de um novo mundo multipolar, e quem sabe não sai alguma coisa dai culturalmente falando?"

Deus nos livre, já pensou ter que cantar rock em mandarim ou cantonês??? Kkkkkk, eu tenho medo... :)

Quanto a Rússia, é um país (como tantos outros) tendente a desaparecer em duas gerações. Sua (baixíssima) taxa de natalidade vai terminar o serviço que os americanos gostariam de ter feito em 1945 e não fizeram por influência do socialista F.D. Roosevelt...

Pra concluir (voltando ao que importa):

Rock é, sempre foi, e sempre será coisa pra músico maloqueiro, maluco, doidera, nego que não tá nem aí pra p. nenhuma, não se apega em ideologia alguma (a não ser em NÃO TER ideologia) e não tem nada a perder nem nada pra fazer.

Todas as tentativas de "enlatar" o (compositor de) rock em um conceito pré-definido, todas as tentativas de usar o rock (e seus compositores) para uma determinada ideologia ou para uma determinada corrente de pensamento ao longo da história deram em nada, em estagnação e decadência.

(Não foi diferente, por exemplo, com o rock nacional, que era bom nos anos 80 e, quando foi "enlatado" pelas grandes gravadoras e TVs virou uma eca e desapareceu.)

Porém toda vez que isso aconteceu logo surgiu algo revolucionário que "arrebentou a boca do balão".

(Foi o que aconteceu com o rock nacional com o fenômeno "Mamonas Assassinas", que infelizmente teve trágica interrupção, mas que foi de certa forma continuado pelo Raimundos e algumas outras bandas.)

Rock é contestação. De tudo e todos. Se não é pra brigar com o mundo, vai fazer pagode ou tocar louvor na igreja... :)

Abçs.

Ismah
Veterano
# nov/16
· votar


Felipe Stathopoulos
Ao contrário, do lado do ouvinte rock virou é coisa de "elite". Povão mesmo escuta é funk, sertanojo e música regional.

Não sei se um dia foi diferente... Todos os rockstars que conheço, tiveram de alguma forma alguém abastado em por trás, que garantia que eles não morressem, e que estivessem sempre com as drogas que quisessem...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


Felipe Stathopoulos
Dilma e seus acólitos eram todos "reféns" do malvado PMDB e seus mega-empresários
Sim, são. Aliás, todos nós, inclusive você...
Se você não sabe do que está falando... É problema seu...

vintagentleman
Veterano
# nov/16
· votar


gpeddino

Não é essa Gaga. É uma vibe mais introspectiva. Também não é nenhuma dessas gurias aí. Era um negócio cabeça paca. Tô fodido. Nunca vou descobrir. Nem era mulher que cantava.

vintagentleman
Veterano
# nov/16
· votar


Galera,

Segundo o Barcinski 1991 pode ter sido melhor ano do Pop-Rock.

http://blogdobarcinski.blogosfera.uol.com.br/2016/11/16/1991-o-melhor- ano-do-rock/

Do que eu vi dessa época, pode ser verdade sim. Muita coisa boa.

boblau
Veterano
# nov/16
· votar


vintagentleman

me desculpe, mas vou me permitir discordar....

1984 foi o ano em que,na minha opinião o ROCK foi incrível.

Iron, U2, Mettalica, Van Halen, Deep Purple, Queen, Rush, Steve Vai, Tina Turner, Whitesnake, Alan Parsons, Malmsteen, Smiths, Scorpions, Cure, Twisted Sister, Joe Cocker, INXS, Prince, Sinatra, SRV, Simple Minds, Bon Jovi, Judas, Queensryche, RHCP, Sade, Dio, Zappa, Ramones, Chaka Khan, Steve Miller, Thomas Dolby, Gary Moore....

A lista não termina, se quiser tem mais uns 30 artistas. Só álbum clássico. Não dava para comprar tudo ou ouvir tudo, era um melhor que o outro. O ano começou com "JUMP", no meio apareceu "Black Star" e terminou com "Perfect Strangers".... no fim de 1984 já estava armado o Rock in Rio 1, o maior evento de rock da terra e passamos o natal escutando "Let them know it´s Christmas" para vc ver o estrago de 1984....

Em TODAS as rádios de São Paulo, só tocava este nível aí. No mínimo um programa por dia, tinha um DJ que era especializado em rock. Mesmo em rádios tradicionais como Cultura FM, especializada em música brasileira, tinha.

Isto porque ainda estávamos de ressaca de Michael Jackson e seu Thriller do final de 1982, mas que estourou mesmo em 1983....

Felipe Stathopoulos
Membro Novato
# nov/16
· votar


Ismah

"Não sei se um dia foi diferente... Todos os rockstars que conheço, tiveram de alguma forma alguém abastado em por trás, que garantia que eles não morressem, e que estivessem sempre com as drogas que quisessem..."


Olha Ismah, sei lá, acredito que não é bem assim. Claro que teve muita gente que foi "criada e mantida", mas nestes 50 ou 60 anos de rock´n roll também teve muita gente que partiu literalmente do nada, que começou malemá com um instrumento.

Para mim estes últimos são os geniais.

____________

Mauricio Luiz Bertola


Sim, são. Aliás, todos nós, inclusive você...
Se você não sabe do que está falando... É problema seu...


Ora meu caro Maurício, mas eu sei muito bem do que você está a falar: é apenas a estapafúrdia teoria conspiratória de que o PT era mero joguete e "testa de ferro" do PMDB durante todos os 13 anos em que se locupletou do poder (e como se locupletou...).

Entretanto, daí pra falar que a culpa dos malogros do PT e do Brasil foi dos Iluminattis, do Clube de Bilderberg ou dos Reptilianos de Andrômeda é só "um pulin", como diriam os mineiros... A esquerda aliás sempre é pródiga em aceitar e divulgar quaisquer desculpas que lhe aliviem a dor de ter de fazer uma autocrítica genuína e reconhecer seus erros...

É no entanto um princípio da lógica que afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias, e ao contrário de tal teoria estas evidências não apontam para esta dominação do PMDB sobre o PT, ao revés: houve um momento, logo após a quase derrocada do DEM, em que o PT era tão poderoso e hegemônico que em suas hostes cogitou seriamente em voltar suas baterias contra o "aliado" PMDB, buscando eliminar o único partido que então lhe impedia de obter o poder absoluto, perene e exclusivo. Como sabemos a manobra não deu certo, mas não foi por falta de vontade ou empenho dos petistas...

Infelizmente, e aqui cabe usar de outro princípio da lógica, a Navalha de Occam, a realidade é bem mais prosaica: foram ambos os partidos comparsas nos mesmos crimes e na mesma governança desastrosa do país, e merecem a lata de lixo da História.

Mas voltemos ao tópico...

Abçs.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/16
· votar


Felipe Stathopoulos
Não, não sabes do que estou falando...
E não é isso que vc insinuou acima.
Portanto, deixa pra lá...
Aliás:
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/11/ex-governador-sergi o-cabral-e-preso-pela-pf-na-zona-sul-do-rio.html

Julia Hardy
Veterano
# nov/16 · Editado por: Julia Hardy
· votar


O nivel de retardo mental e babaquice de alguns usuarios continuam intactos.

Rock eh coisa de maloqueiro! Rock eh coisa de abastado! Rock morreu! Rock nao faz sucesso no Brasil! Rock eh coisa de comunista!

Que seja. Pelo menos, nao eh coisa de crente. Ops, eh sim. Acho melhor ouvir maritacas!

Que preguiça dessa gente!

"Teve o manguebeat (é assim que escreve?) também, que foi uma contribuição bem mais rica que o grunge"

Comparação completamente fora de contexto.

Julia Hardy
Veterano
# nov/16 · Editado por: Julia Hardy
· votar


Se eu so acompanhasse essa pocilga ao inves de ouvir e ver as bandas que existem nesse mundo, eu tambem acreditaria nesses merdinhas que dizem que o rock morreu e/ou que rock nao pega no Brasil.

Julia Hardy
Veterano
# nov/16
· votar


Se bem que ao ver coisas como essa, eu desconfio um pouco.



Rednef2
Veterano
# nov/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Não discordo de você não.
Mas vejo tal construção de um "Capitalismo de Estado" na URSS como um processo desencadeado pela Revolução de Outubro e implementado à força por Stalin. É essa estrutura industrial tecnológica e militar que torna-se "Imperialista" (em certo sentido), construindo uma Ideologia (ou contra-Ideologia no sentido que lhe dá Manheim). As ações contra a URSS por parte das potências ocidentais (e muitos esqueceram como Inglaterra, França, EUA e outros, invadiram a Rússia em 1919 exatamente com o fim de acabar com a Revolução) foi possível enquanto tal estrutura não havia ainda sido consolidada (e isso foi só depois da 2ª Guerra Mundial).
Abç


Interessante esse ponto de vista. Quais livros falam mais detalhadamente disso?

renatocaster
Moderador
# nov/16
· votar


vintagentleman

Galera,

Segundo o Barcinski 1991 pode ter sido melhor ano do Pop-Rock.

http://blogdobarcinski.blogosfera.uol.com.br/2016/11/16/1991-o-melhor- ano-do-rock/

Do que eu vi dessa época, pode ser verdade sim. Muita coisa boa.

Eu concordo. Realmente foi um ano que produziu bastante coisa.

Em particular, o álbum do R.E.M., "Out of Time". Considero esse disco uma das maiores "masterpieces" do Pop Rock de todos os tempos.

Lelo Mig
Membro
# nov/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


vintagentleman
renatocaster

"Segundo o Barcinski 1991 pode ter sido melhor ano do Pop-Rock."

O texto dele é bom, coeso, e fundamentado, basta ver a lista de álbuns lançadas naquele ano e temos de reconhecer que foi um ano especial.

Mas de certa forma, ele mesmo explica o fenômeno:

"...as gravadoras, incentivadas pelo enorme sucesso de bandas então “alternativas”, como Guns N’ Roses, Faith No More e Nirvana, passaram a investir fortunas na contratação de artistas e na compra de selos independentes."

"...foram contratados por grandes selos... bandas que, meses antes, tocavam em clubinhos para 200 pessoas."

"A MTV estava no auge e boa parte de sua programação foi tomada por essas bandas. Com muita grana circulando, artistas tiveram liberdade para gravar em bons estúdios com bons produtores..."

Ainda era o modelo de mercado feito na forma convencional, o mesmo de 1967 ou de 1971, onde as gravadoras "majors" ditavam as regras e faziam acontecer.

Hoje, não há mais isso e a "nova fórmula" é mais democrática, porém mais desorganizada.

Não sei como será agora... não sei se o fenômeno se repetirá.

renatocaster
Moderador
# nov/16 · Editado por: renatocaster
· votar


Lelo Mig

Eu acho que essa fórmula perdurou por pelo menos mais 10 anos. Até o ano de 2001, muita coisa legal ainda foi lançada, inclusive de bandas nacionais.

Não podemos esquecer dos primeiros álbuns do O Rappa, da Nação Zumbi, Dr. Sin, Skank, Raimundos, Charlie Brown Jr, Cássia Eller, Paralamas do Sucesso (teve um álbum muito bom que eles lançaram logo após o acidente do Herbert), e pq não, do próprio Sepultura. Tudo isso ainda rolando em MTV, rádios, revistas especializadas...e começando a se difundir mais na WEB.

Nesse mesmo período, também veio aquela enxurrada dos "Acústico MTV" ou "Unplugged MTV", na versão gringa. Essa estratégia de certa forma ajudou a prolongar um pouco mais essa fórmula citada no artigo. Depois realmente começou a caducar...

Nos anos seguintes mudou muita coisa...a forma de distribuição, de divulgação...e com isso o interesse das grandes gravadoras também foi se direcionando para outras coisas.

Ismah
Veterano
# nov/16 · Editado por: Ismah
· votar


Felipe Stathopoulos
Olha Ismah, sei lá, acredito que não é bem assim. Claro que teve muita gente que foi "criada e mantida", mas nestes 50 ou 60 anos de rock´n roll também teve muita gente que partiu literalmente do nada, que começou malemá com um instrumento.

Para mim estes últimos são os geniais.


Tenho escolhido mal as palavras ultimamente...

Nesses 50, 60 anos de rock, ao menos 40 foram gravadoras que jogaram ao menos algumas pilhas de grana em cima de músicos, que sim eram bons, mas sozinhos não teriam sido nada...

Podemos dizer que sim, caras como o Hilly Kristal, que abriram portas para bandas, mas as diversas que "ele" lançou, ainda dependiam das gravadoras...

Não sei quem é dependente de quem, mas o rock cair, está atrelado ao fim das gravadoras,começo da era de internet, com pirataria de mídia, e outras coisas...

Jube
Veterano
# dez/16
· votar


Tem algumas bandas boas por aí, aqui em ctba tem o lucas sgreccia que manda muito, ele inclusive tem usuário no forum.
Tem bebados habilidosos com uns blues muito bons, motorocker e assim vai.

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


Upzito aqui do sul...



entamoeba
Membro Novato
# dez/16
· votar


O rock no Brasil só está morrendo porque não tem ninguém lá fora fazendo a sua parte. Tenho a impressão que o rock brasileiro nunca andou com as próprias pernas e, na maioria dos casos, as bandas nacionais nunca passaram de um consolo para quem não tinha acesso a o que era produzido lá fora.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/16
· votar


entamoeba
Não concordo.
O rock brasileiro anda com as próprias pernas sim. Domingo mesmo minha banda vai participar de um show com duas grandes bandas aqui de Niterói. O pessoal está tocando e fazendo música, inclusive sem nenhum lucro financeiro.
O que acontece é que o mercado, a "Indústria Cultural" mudou e interessa-se apenas pelo lucro fácil e imediato, e isso inclui agradar a população, que, além de inculta, não tem o rock como parte de seu "cardápio" musical, até porque não é "alimentada" com uma "dieta" variada e de qualidade, mas sim com um "feijão com arroz" de má qualidade...
Ademais, não era "consolo", mas sim um movimento sólido nos anos 70 e 80, com estádios lotados, influencia cultural e qualidade.
Abç

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Chegaste a ver o vídeo que postei?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que está acontecendo com o rock? Está amolecendo?