A música "cose della vita" está, na verdade, em Fá#m ou em Lá maior

Autor Mensagem
Pad Jr.
Membro Novato
# jun/16


Desde já adianto aos desavisados de plantão que as duas escalas NÃO são iguais, ao contrário do que muito professor por aí ensina, e o primeiro acorde nem sempre define a tonalidade da música.

fernando tecladista
Veterano
# jun/16 · Editado por: fernando tecladista
· votar


F#m

Desde já adianto aos desavisados de plantão que as duas escalas NÃO são iguais
A F#m é igual o que muda são a harmonica, melodica....mas a "menor pura" é igual
-----------------------------
A pergunta foi pra tirar dúvida ou é algum teste?

Lelo Mig
Membro
# jun/16
· votar


Pad Jr.

"Desde já adianto aos desavisados de plantão que as duas escalas NÃO são iguais, ao contrário do que muito professor por aí ensina"

Você veio fazer uma pergunta ou afirmação?
Descobriu a pólvora?

ESCALAS RELATIVAS........Como regra, a escala relativa menor de uma escala maior é a escala menor do sexto grau dessa tonalidade. Uma escala maior possui uma escala relativa menor que é idêntica a ela, ou seja, possui exatamente as mesmas notas.

Incrível né??

"o primeiro acorde nem sempre define a tonalidade da música."

Nem sempre o primeiro, nem o segundo, nem o terceiro.... nem sempre acorde algum define a tonalidade.....

Incrível né??

JJJ
Veterano
# jun/16
· votar


fernando tecladista
A pergunta foi pra tirar dúvida ou é algum teste?

eu ri. :D

LeandroP
Moderador
# jun/16
· votar


fernando tecladista

A resposta você só irá saber no próximo bloco, logo após os comerciais.

Pad Jr.
Membro Novato
# jun/16
· votar


Lelo, as notas podem ser as mesmas, mas o USO delas NÃO é igual, por isso mesmo que as músicas em tonalidade menor tem um aspecto diferente, só que no caso desta música não aparece propositalmente o acorde de 3º grau, nem menor nem maior.
Isso é um recurso pra deixar a música com um aspecto mais confuso, e vc nem sabia disso.

Incrível né???

Pad Jr.
Membro Novato
# jun/16
· votar


Pelo visto, muita gente aqui não sabe que escalas menores não são as maiores começando a partir do 6º grau.
Perguntei justamente porque essa música deixa dúvida justamente por não usar o III grau.
Aposto como saem por aí dizendo que "Imagine" do Lenon é em Lá menor, kkkk

makumbator
Moderador
# jun/16
· votar


Pad Jr.
Isso é um recurso pra deixar a música com um aspecto mais confuso, e vc nem sabia disso.


Claro que ele sabia. lembro dele comentar exatamente isso comigo anteontem.

Rachmaninoff
Veterano
# jun/16
· votar


Pad Jr.
A música "cose della vita" está, na verdade, em Fá#m ou em Lá maior

A música está em F#m. Do meio pra frente ela sobe de tom.

LeandroP
Moderador
# jun/16
· votar


Pad Jr.
Desde já adianto aos desavisados de plantão que as duas escalas NÃO são iguais

Claro que não são iguais, oras. Uma escala é maior e outra escala é menor.

O que acontece é que muita gente confunde "tom" com "tonalidade".

Se a tonalidade desta música é maior ou menor é outra história.

só que no caso desta música não aparece propositalmente o acorde de 3º grau, nem menor nem maior.

Não entendi a sua afirmação. Não aparece o IIIº grau de quem?

Pelo o que ouvi o tom desta música é Fá# e a sua tonalidade é menor. E que depois modula 1 tom acima.

fernando tecladista
Veterano
# jun/16
· votar


Aposto como saem por aí dizendo que "Imagine" do Lenon é em Lá menor, kkkk
Quando se aprende a analisar uma música, pra identificar o tom, se aprende que ela começa no I III ou V grau e termina no I da tonalidade, tambem se aprende sobre graus modais


Pelo visto, muita gente aqui não sabe que escalas menores não são as maiores começando a partir do 6º grau.

Explique

Perguntei justamente porque essa música deixa dúvida justamente por não usar o III grau.
O fato de não aparecer III me tira a dúvida, ja que a III de uma escala menor é a tonica da maior

Lelo Mig
Membro
# jun/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


"as notas podem ser as mesmas, mas o USO delas NÃO é igual"

Esta é conclusão mais brilhante que já li em toda minha vida!


Ajoelhem-se irmãos!

Apareceu um gênio da teoria musical, que já chegou humildemente dizendo que todos são uma cambada de imbecis que não sabem nada de teoria musical.

Na verdade, não é um gênio, é o Deus da música... Porque o cara nunca me viu mais gordo e já afirma o que eu sei ou deixo de saber sobre teoria musical. Incrível!

Desculpe Milorde, não voltarei a contradize-lo!

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jun/16
· votar


Pad Jr.

jow se tá perdendo tempo. abre uma escola de música que no primeiro dia terão 5.000 discípulos na frente implorando por aulas.

Pad Jr.
Membro Novato
# jun/16
· votar


5000 discípulos?
Deve ser pouco perto dos milhões que vocês devem ter com todo esse mau humor.



"Incrível" né?

Pad Jr.
Membro Novato
# jun/16
· votar


mas a "menor pura" é igual



Aí é que está: a "menor pura" não soa igual à escala maior, mas também soa diferente da menor melódica e harmônica, por isso que não é tão simples como alguns aqui pensam.

sandroguiraldo
Veterano
# jun/16
· votar


Não posso perder a piada (nada contra você Pads)

"Será que ele já leu todas as apostilas e é proficional?" Renato, o mito.

Wade
Membro Novato
# jun/16
· votar


"Olhem! Eu descobri uma coisa nova. Ela se chama roda! Aposto que vocês não conheciam!"

JJJ
Veterano
# jun/16
· votar


Tópico candidato a pérola do ano.

sandroguiraldo
Veterano
# jun/16
· votar


O usuário cancelou sua inscrição no fórum...

Vocês pegam pesado hein kkkkkkkkk

Lelo Mig
Membro
# jun/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


sandroguiraldo

Cara, não é questão de pegar pesado...

Mas o fulano chega aqui, joga uma "afirmação", sem uma explicação lógica, sem o que pretende ou deseja com a sua colocação. Ainda por cima de uma forma arrogante a troco de quê?

De mostrar que ele manja de teoria? Menosprezar a capacidade de muitos dos amigos aqui do fórun?

Ele queria discutir teoria a sério? Com uma musiquinha Pop Sem Vergonha? (é a do Eros Ramazzotti que ele se referia, né?)

A sequência a que ele se refere (F#m, D, A, E... acho que é por aí, não tô com instrumento na mão, tô no trampo)... é super comum. Neguinho apenas saiu cantando e aplicou uma sequência de acordes que se encaixava e existe em centenas de músicas Pop por aí.... esta sequência é a coisa mais manjada da paróquia. Cara quer me convencer que o Eros Ramazzotti usou um "recurso de campo harmônico", proposital para confundir o povo! Pára com isso! Não tamô falando de Frank Zappa não!...kkkk

É cada um que aparece......tenho mais paciência não, já ligo o pedal do Foda-se na hora!......kkkk

LeandroP
Moderador
# jun/16 · Editado por: LeandroP
· votar


Lelo Mig, ele está certo! A escala maior e a escala menor são diferentes mesmo. Fiz uma pesquisa e em dois dias eu cheguei à mesma conclusão.
°,°


Wade

Patente pendente!

LeandroP
Moderador
# jun/16
· votar


Aí é que está: a "menor pura" não soa igual à escala maior, mas também soa diferente da menor melódica e harmônica, por isso que não é tão simples como alguns aqui pensam

E nem deveria soar igual, se uma é maior e outra é menor.

sandroguiraldo
Veterano
# jun/16
· votar


Lelo Mig

Eu sei, tô só de zueira... os caras vem aqui, entram de bota, arregaçando, depois arregam kkkkkkkk

Pad Jr.
Membro Novato
# jun/16
· votar


Gente mais estressada!
Não entendem a pergunta, falem que não entenderam, pronto!

Daí vem com 4 pedras na mão,e depois eu é que não sei conversar!
Gente que se ofende com tudo, vive de cara amarrada, vive arrumando confusão em tudo quanto é fórum, vive brigando à toa por causa de notas, e depois ainda diz que essa é uma música pop sem vergonha, faça-se uma ideia do tipo de música que essas pessoas não ouvem, e em que naipe de bandas eles "tocam".

Nem parece que são músicos, com tanta raiva.
E não tenho que escrever perguntas que sejam do agrado de ninguém, não gostou, não se interessa pelo assunto, vaza, melhor!
Engraçado, o cara se irritou tanto com uma simples pergunta que ele NÃO soube responder, mas vem aqui de hora em hora brigar.

Enquanto isso, tô aqui de boa, tocando meu instrumento, muito feliz, nem um pouco intimidado com essa galera do mau humor, que "acha" que pega pesado [só esse tipo de comentário, 'pegar pesado', já mostra que só entram pra bagunçar o fórum).

Pad Jr.
Membro Novato
# jun/16
· votar


E nem deveria soar igual, se uma é maior e outra é menor.


Falei com um músico mais experiente hoje, e ele disse que essa música está justamente na escala menor "pura", por isso mesmo que soa diferente da maior, da menor harmônica e da menor melódica.

flora_
Veterano
# jun/16
· votar


Cara, acho que tu esqueceu de por uma interrogação no final do título do seu tópico, daí parece que você só está reafirmando seus conhecimentos.

Pad Jr.
Membro Novato
# jun/16
· votar


Cara, acho que tu esqueceu de por uma interrogação no final do título do seu tópico, daí parece que você só está reafirmando seus conhecimentos.


Verdade

LeandroP
Moderador
# jun/16
· votar


Pad Jr.
essa música está justamente na escala menor "pura", por isso mesmo que soa diferente da maior, da menor harmônica e da menor melódica

Não faz sentido essa afirmação porque a escala menor é diferente da maior, e ponto! Podem ter as mesmas notas, mas são diferentes. Se você disser que a menor natural (ou "pura" se preferir) é diferente da harmônica ou melódica, aí faz sentido a discussão, por este detalhe. A menor ser diferente da maior é uma coisa óbvia, não acha?!

E pelo o que eu entendi o IIIº grau da menor está implícito na música. De novo eu não entendi aonde você quer chegar.

Com relação ao tópico, se você fez uma pergunta, então faltou um ponto de interrogação, como disse a flora_. Daí, talvez, a confusão toda.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# jun/16
· votar


Pad Jr.

n n. tu que n elaborou a pergunta, se irritou com os que responderam, foi arrogante com eles, quis sair dando paulada em todo mundo, e todo mundo apenas se defendeu.

pare de mimimi e se quer saber algo realmente, faça a pergunta direito sem encher o saco. se não quer cancela o cadastro novamente.

independente das respostas você poderia levar no humor, mas não, é um cavalo, e ainda tem a digníssima cara de pau de dizer que o pessoal não tem humor e tem cara amarrada.

JJJ
Veterano
# jun/16
· votar


sandroguiraldo
O usuário cancelou sua inscrição no fórum...

E voltou? Pode isso, Arnaldo??? hehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A música "cose della vita" está, na verdade, em Fá#m ou em Lá maior