Sobre o Tema: "O maior gênio da música de todos os tempos"

    Autor Mensagem
    zoso
    Veterano
    # ago/09


    Galera estive vendo aqui mesmo no fórum e em outros pela internet sobre este tema e sempre citam mozart, beethoven, chopin, bach... todos da musica clássica! a pergunta é: realmente foram os maiores ou não???

    TG Aoshi
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Não existe isso.

    iabreuo
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    o maior ainda esta por sair do underground... hehehe

    Clauber guns
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Sobre o Tema: "O maior gênio da música de todos os tempos"

    Já falei que só farei ou autorizarei biografias quando tiver pelo menos 40 anos, até lá se contentem com artigos na Wikipédia...





    Abraços..

    FeaR-ME
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Especial%3ABusca&search=Clau ber+guns&go=Ir

    Fail.

    Clauber guns
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    FeaR-ME
    uauhahuauha

    É porque a wiki não queria me pagar pelos direitos de usar meu nick em seu site, dae tive que cancela-lo mas sinta-se a vontade em caso de dúvidas sobre minha pessoa, não sendo de âmbito pessoal, ficarei feliz em esclarecer possíveis curiosidades a nível de conhecimento sobre minha obra musical



    Abraços

    Dogs2
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Dogs2
    · votar


    sempre citam mozart, beethoven, chopin, bach... todos da musica clássica! a pergunta é: realmente foram os maiores ou não???

    quem vc colocaria acima dos grandes mestres da música erudita?
    (ps.: não to insinuando nada, só perguntando mesmo)

    o que é o GÊNIO?

    nichendrix
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    zoso
    realmente foram os maiores ou não???

    Rapaz o grande lance da musica erudita, é porque ao trabalhar com conjuntos maiores, os compositores tem possibilidades de explorar a musica de uma forma que nenhum musico popular é capaz, você pode explorar hamonizações, contrapontos, movimentos melodicos, ritmicos e hamonicos complexos e diversos recursos que são simplesmente inacessíveis para grupos menores. Obviamente isso se reflete na complexidade das composições, e no nível técnico dos compositores também.

    Dogs2
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    nichendrix
    Isso, e nem é só por trabalhar com conjuntos maiores, também tem mil outros fatores

    brunohardrocker
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Dogs2
    o que é o GÊNIO?

    http://feedbacknews.com.br/wp-content/uploads/2009/07/genio.jpg

    nichendrix
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    Dogs2
    Isso, e nem é só por trabalhar com conjuntos maiores, também tem mil outros fatores

    Sim existem outros fatores, até porque ao longo do tempo foi esse desenvolvimento tecnico que foi levando a busca por conjuntos cada vez maiores, pois permitem explorar conceitos musicais cada vez mais complexos.

    Mas não dá pra fugir do fato que compor pra uma orquestra requer infinitamente mais conhecimento que compor para um quarteto de baixo, guitarra, bateria e teclado, onde em geral quem faz a musica faz pro seu instrumento e os outros complementam com seus conhecimentos.

    Todavia a musica é sempre uma via de mão dupla, tanto os musicos eruditos muitas vezes encontram suas inspirações em obras populares ou folclóricas como ponto de partida para suas idéias. Como também muitos musicos populares buscam na musica erudita inspiração para criar musicas mais complexas e sofisticadas.

    Dogs2
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Dogs2
    · votar


    nichendrix
    Mas vale lembrar que pra ser músico erudito não necessariamente quer dizer "compor pra um conjunto sinfônico" (embora a maioria ambicione isso), por isso que eu disse que não tem a ver só com "compor pra orquestra", tem a ver, antes de tudo, com a técnica de composição aliada à inspiração.
    É algo técnico mas não tanto quanto estudar orquestração... tiveram ótimos músicos eruditos que tiveram sua orquestração altamente contestada por grandes orquestradores(como Villa-Lobos), e nem por isso deixam de ter seu valor.

    E você falou a palavra "conhecimento", mas tão discutindo genialidade... nem quero saber se tá relacionado ou não, só sei que o foco é outro. Eu não tô falando de conhecimento, e sim de capacidade de vc transmitir plenamente uma idéia musical que tá na sua cabeça, e saber desenvolver da forma mais ampla, pra criar unidade e etc e tal.

    nichendrix
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    Dogs2
    mas vale lembrar que músico erudito não necessariamente compõe pra um conjunto sinfônico, por isso que eu disse que não necessariamente tem a ver só com "compor pra orquestra", tem a ver com a técnica de composição aliada a inspiração antes de tudo

    Sim eu entendo, mas digamos que o conhecimento de musica que eles alcançaram ao longo dos tempos, vem tanto de um profundo conhecimento enquanto instrumentistas, quanto da necessidade de ter um conhecimento muito grande de outros instrumentos. Eu falo isso por mim, eu toco Guitarra/Violão e Saxofone, e isso muitas vezes faz com que eu veja as coisas de forma diferenciadas nos dois instrumentos. É só ver o quanto é muito mais comum um compositor erudito compor musicas para conjuntos (desde duetos até sinfonicas), isso leva eles não só a ter uma maior destreza tecnica no instrumento em que tocam, mas também a conhecer os outros instrumentos e suas capacidades. Invariavelmente isso leva o cara a ver seu instrumento de forma diferenciada e a ter novas idéias "importadas" dos outros instrumentos. E assim vai surgindo toda uma maneira de pensar a musica e de compor que é inerente à musica erudita, que não dá margem ao improviso, e sim a composição "fechada" por assim dizer. Uma maneira que enfatiza a musica como um todo. Onde um instrumento musical realmente não passa de uma ferramenta para a materialização dessa musica.

    Dogs2
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: Dogs2
    · votar


    nichendrix
    Muita da música considerada erudita dá margem sim pra improviso mas isso é outra questão.
    O que tá em discussão aqui eu acredito que não seja grau de conhecimento, e sim genialidade. Talvez ela passe por conhecimento, mas o foco não é ele.
    Nem digo "grau de instrução", e sim a capacidade de vc transmitir plenamente uma idéia musical que tá na sua cabeça, e saber desenvolver da forma mais ampla, pra criar unidade e etc e tal. Nisso sim a música erudita se destoa.
    Vc tá falando de "x" e eu de "y"

    to indo sair, falow

    nichendrix
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    Dogs2
    Nem digo "grau de instrução", e sim a capacidade de vc transmitir plenamente uma idéia musical que tá na sua cabeça, e saber desenvolver da forma mais ampla, pra criar unidade e etc e tal.

    Bom, nem de longe eu acho que a genialidade é exclusiva de uma ou de outra, olhe a capacidade expressiva de musicos praticamente analfabetos como o Albert King e o B.B. King?

    Agora partindo de uma metafora onde dois musicos sejam igualmente genios natos, eu acredito que terá maior capacidade de mostrar ou dar vazão para essa genialidade, aquele que tiver maior conhecimento sobre o seu instrumento e sobre a musica. Digamos que ele vai ter muito mais ferramentas a sua disposição do que o cara que não tem esse conhecimento e nem essa técnica.

    Obviamente isso nem de longe é algo absoluto, meu conhecimento da musica erudita não é tão grande pra fazer comparações com precisão, mas posso falar bem do Jazz. Hoje em dia ter a formação formal de musico é quase uma exigência para se tocar jazz corretamente, musicos como o Allan Holdsworth e o Frank Gamballe que são extremamente técnicos e tem conhecimentos além da imaginação de musicos de gerações anteriores, no entanto apesar dos trabalhos deles de tecnica apurada, eu não acho que soem tão bons e geniais como o trabalho de musicos como Barney Kessel, Charlie Christian, Herbie Ellis, Tal Farlow e afins que não tem essa formação.

    Agora se você compara esses caras com o Jim Hall que é um guitarrista de jazz da mesma Geração de boa parte desses caras e que tem toda a formação erudita, fica evidente que esse estudo dotou o Jim Hall de uma sofististicação que os seus contemporâneos não tem. São todos gênios, mas em algum ponto alguns conseguiram mais ferramentas para se expressar do que outros.

    Dogs2
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    nichendrix
    Digamos que ele vai ter muito mais ferramentas a sua disposição do que o cara que não tem esse conhecimento e nem essa técnica.

    Finalmente vc me entendeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Então concordamos. ;)

    Hoje em dia ter a formação formal de musico é quase uma exigência para se tocar jazz corretamente, musicos como o Allan Holdsworth e o Frank Gamballe que são extremamente técnicos e tem conhecimentos além da imaginação de musicos de gerações anteriores, no entanto apesar dos trabalhos deles de tecnica apurada, eu não acho que soem tão bons e geniais como o trabalho de musicos como Barney Kessel, Charlie Christian, Herbie Ellis, Tal Farlow e afins que não tem essa formação.

    De hoje em dia eu não entendo nada de jazz então nem vou concordar nem discordar de vc, só aceitar. Mas no jazz de antigamente, Chet Baker nunca foi lá fã de estudar música.

    Motoboy From Hell-SDMF
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    qq tem o Hendrix?

    nichendrix
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: nichendrix
    · votar


    Dogs2
    Finalmente vc me entendeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Então concordamos. ;)


    na verdade a gente se entendeu o tempo todo, só nos expressamos de forma diferente e terminamos confundindo.

    De hoje em dia eu não entendo nada de jazz então nem vou concordar nem discordar de vc, só aceitar. Mas no jazz de antigamente, Chet Baker nunca foi lá fã de estudar música.

    Isso é fato comum na geração que "dominou" o Jazz até os anos 60, a maioria era musico prático, o Charlie Parker, que é um dos maiores genios do Bebop, veio aprender a ler partituda já bem tarde na vida dele se comparado a um musico com aprendizado formal, e o fez muito mais como uma exigência profissional, do que por vontade ou dedicação aos estudos, obvio que mais na frente, já na fase bebop dele, isso fez uma grande diferença, tanto que a partir de determinado ponto ele sofreu forte influência do Stravinsky e mais tarde do Tchaikovisky e incorporar elementos das orquestrações dos dois na série Bird With Strings.

    ZXC
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Villa Lobos

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/09 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Einstein

    Powerslave158
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Pra Mim é Mozart!

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    MauricioBahia

    Ele tocava violino.

    MauricioBahia
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    The Root Of All Evil

    Eu tenho a biografia dele! E dizem que tocava violino bem pacas.

    Abs

    ps. Logicamente que a foto que postei é uma montagem. :-)

    Machine Gun Man
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Iánnis Xenákis?

    haha.. não tô pronto pra isso, definitivamente. ¬¬

    MajorKong
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bach, a meu ver, está a um nível inexplicável. O homem tinha um verdadeiro universo no cérebro.

    TWT ICE
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    David Gilmour

    ok

    Casper
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    Bach, a meu ver, está a um nível inexplicável. (2)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre o Tema: "O maior gênio da música de todos os tempos"