Autor |
Mensagem |
filipe donato Membro Novato |
# mai/16
Olá a todos. Vi esse vídeo que me agradou muito mesmo:
É uma seleção de forró dos anos 90, mas com uma ênfase na guitarra como podem perceber. Alguém sabe dizer o porque dessas músicas serem tão agradáveis? (pelo menos pra mim rsrsrs) Quais são os ritmos que se incorporam nelas, as influências... Gostaria de saber o que há nas "entrelinhas" que tornam essas músicas marcantes. Pois as de hoje... sinceramente... não tem nada a ver com esse forró dos anos 90.
|
LeandroP Moderador |
# mai/16
· votar
Pop americano '80 forroseado.
|
# mai/16
· votar
Pop americano '80 forroseado. Obrigado pela explicação.
|
LeandroP Moderador |
# mai/16
· votar
filipe donato
Isso não quer dizer que eu ache que não há competência musical. Os caras são muito bons. Mas o que eu ouço, e me entristece um pouco é, utilizar essas melodias de trilha internacional de novela da Globo (talvez seja a influência) com letras em português e pulsação de forró. Acho muito legal explorar o gênero, dar cara nova, guitarras envenenadas (gosto disso), mas respeitando a essência (não saberia traduzir isso agora). O Paulo Rafael faz isso muitíssimo bem com a sua guitarra na banda do Alceu Valença.
|
Ismah Veterano |
# mai/16
· votar
E até hoje são bons esses caras... Mas também acho bem pé no saco fazer novela internacional com música nacional, alguma ou outra até vai, mas para por ali...
|
Lelo Mig Membro
|
# mai/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar
filipe donato
Não vou entrar na questão gosto x não gosto... mas amigo, deveriam mudar o título deste video de "forró da antigas" para "o enterro do forró"!
Forró dos antigas, é isso:
|
JJJ Veterano
|
# mai/16
· votar
As de antes disso (anos 70/80) eram ainda MUITO MELHORES.
Pegue os forrós de Alceu Valença e Pepeu Gomes, por exemplo, pra ter uma ideia...
A conclusão é muito simples (sei que tem gente que vai discordar, mas essa é a minha opinião): a qualidade musical está piorando (não só no forró, evidentemente). Curiosamente, a qualidade dos instrumentistas está melhorando!
O que me leva a uma conclusão estranhíssima: quanto melhor o músico, pior a música... kkkkkkkkkkkkkkkkk
|
Ismah Veterano |
# mai/16
· votar
Acho que a técnica limita o cara, a música deixa de ser espontânea, apenas uma expressão, para ser técnica.
|
Calime Veterano |
# mai/16
· votar
JJJ
De fato, no geral, vc está sim correto, salvo exceções.
|
LeandroP Moderador |
# mai/16
· votar
JJJ O que me leva a uma conclusão estranhíssima: quanto melhor o músico, pior a música... kkkkkkkkkkkkkkkkk
Como eu gostaria de não concordar com você nessa frase rsrsrs
|
Rachmaninoff Veterano |
# mai/16
· votar
JJJ O que me leva a uma conclusão estranhíssima: quanto melhor o músico, pior a música...
Sua conclusão chama-se correlação ilusória. São dois fatos paralelos e não correlados, mas que coincidem de alguma maneira, levando a uma conclusão falsa. Tenho uma opinião para explicar o assunto, que talvez você concorde, talvez não:
Fato 1: a qualidade das músicas vem decaindo. Isto vem acontecendo na música pop como um todo, e é causado pelo imediatismo da sociedade atual: querem tudo pra já. Músicas simplórias são muito mais fáceis de assimilar, portanto, faturam mais, daí a simplificação cada vez maior das músicas, o que leva à mediocridade. Imagine o Pink Floyd lançando o Dark Side of the Moon hoje, um álbum que depende de ser ouvido inteiro para ser ter a experiência completa... o povo de hoje não teria paciência pra ouvir todo.
Fato 2: os músicos estão cada vez melhores. A internet democratizou a informação, hoje qualquer pessoa consegue aulas de boa qualidade online, e de graça. Também está mais fácil comprar instrumentos. Logo, mais gente se interessa, e talentos que antes não teriam oportunidade, conseguem chegar lá.
É o que eu penso...
|
Ismah Veterano |
# mai/16
· votar
Réplica 1 Ninguém mais ouve música praticamente, usa-se de pano de fundo para outras atividades.
Réplica 2 E é muito fácil criar um pseudo-talento, tornando um cara inapto, popular, sendo confundido popularidade com fama seguidamente.
|
Lelo Mig Membro
|
# mai/16
· votar
Rachmaninoff
Concordo em grande parte...
Só queria acrescentar, com relação aos "músicos melhores" que, assim como tudo, somos fruto de evolução. Guitarristas, baixistas, bateristas e alguns outros instrumentos pop e "novos", são melhores. Em outras áreas, exemplo, flautistas, bandolinistas, violinistas, pianistas, gaitistas, tecladistas, saxofonistas e etc, os atuais são muito piores.
A guitarra é um instrumento novo, em ascensão ainda. Um guitarrista iniciante hoje, já cresceu ouvindo músicos tecnicamente melhores, então seu cérebro já parte de um ponto tecnicamente mais avançado. É só ouvir um solo de guitarra dos anos 50, por exemplo, para perceber que independente da destreza técnica, a linha musical é infinitamente mais ingênua.
|
JJJ Veterano
|
# mai/16 · Editado por: JJJ
· votar
Rachmaninoff
Eu até concordo com suas duas assertivas, mas não vejo "ilusão" na correlação. Eu tendo a concordar com o Ismah quando diz que "a música deixa de ser espontânea [...] para ser técnica.". Eu senti isso comigo mesmo. Pode não ser base pra estatística, mas é um exemplo...
Lelo Mig flautistas, bandolinistas, violinistas, pianistas, gaitistas, tecladistas, saxofonistas e etc, os atuais são muito piores.
Não teria certeza disso... suponho que cabe no mesmo "bolo". Pegue a música clássica por exemplo. Tem um monte de gente por aí que toca um Bach divinamente, provavelmente muito mais do que um século atrás.
Mas quantos "Bachs" criando com a mesma qualidade?
|
Lelo Mig Membro
|
# mai/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar
JJJ
"suponho que cabe no mesmo "bolo""
Talvez... mas acho que discordo.
Estes exemplos que citei são de instrumentos que foram bastante populares e hoje já não são mais, ou não tanto.
Quanto mais gente tocando determinado instrumento, maior o número de bons músicos. Guitarra você chuta uma moita, acerta um guitarrista... guitarrista "bom" é a coisa mais vulgar que existe.
Um exemplo são os tecladistas... até os anos 70 era fácil encontrar um tecladista bastante bom. Hoje é uma coisa bem difícil. Flautistas idem.
|
Noto Kalen Veterano |
# mai/16
· votar
Uma coisa que mudou pra melhor depois que o fórum deu uma secada foi nas discussões, antigamente um tópico desses ja era motivo pra comentários sarcásticos e que nada contribuíam para o tópico (tipo esse meu). Hoje voce so senta e vê os gigantes discutirem hehe
|
# mai/16
· votar
Concordo com o LeandroP quando fala das "melodias de trilha internacional de novela da Globo". Ja com Lelo Mig discordo, não é do meu agrado esse ritmo pioneiro do forró. Talvez porque eu goste da inclusão de uma guitarra.
|