Em que se baseiam as harmonias de bossa?

    Autor Mensagem
    IgorGabriel41
    Veterano
    # abr/12


    Sempre quis entender isso, mas na verdade sei que o que me atrapalha é o pouco conhecimento que tenho (cheguei até o nível "modos gregos" heheh). Queria entender como, por exemplo, a música Águas de Março do Tom Jobim está montada... em que tom está? Como sei disso? Quais são os graus dos acordes? Que escalas ele usa? Em que se baseia a mudança (esse talvez seja o meu problema)? O que devo estudar para entender isso? e todos as informações que puderem me dar...

    A música:

    Bb/Ab Gm6
    É pau, é pedra, é o fim do caminho
    Ebm6/Gb Bb7M/F
    É um resto de toco, é um pouco sozinho
    Bb7/E Eb7M(9)
    É um caco de vidro, é a vida, é o sol
    Ab7(13) Bb6
    É a noite, é a morte, é um laço, é o anzol
    Fm6 Bb7(13) C7/E
    É peroba do campo, é o nó da madeira
    Ebm6 Bb6
    Caingá, candeia, é o Matita Pereira

    Fm6 Bb7(13) C7/E
    É madeira de vento, é o tombo da ribanceira
    Ebm6 Bb6
    É o mistério profundo, é o queira ou não queira
    Bb/Ab Gm6
    É o vento ventando, é o fim da ladeira
    Ebm6/Gb Fadd4
    É a viga, é o vão, festa da cumeeira
    Bb7/E Eb7M(9)
    É a chuva chovendo, é conversa ribeira
    Ab7(13) Bb6
    Das águas de março, é o fim da canseira
    (...)

    mvrasseli
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    IgorGabriel41
    Rapaz, são muitas dúvidas para um único tópico! Acho que você deve estar impressionado com essas harmonias pelo fato delas não serem igual as de música POP em geral, que são formadas em sua maioria por triades, ou seja, acordes com 3 notas, por exemplo( Em cifras): C , C/G, G , F....

    As harmonias de bossa nova são formadas em sua maioria por tetrades e pentades, ou seja, acordes de 4 e 5 notas. Exemplos:

    Tétrades: Bb/Ab
    notas que formam: Ab, Bb, D e F
    Pentades: Bb7/E
    notas que formam: E, Bb, D , F e Ab

    Pra você ir conhecendo isso você tem que fazer aulas de teoria musical e percepção, ai dentro da teoria você aprende harmonia, até onde eu sei não tem formula mágica, é só estudar e aprender mesmo.

    Carregando
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    IgorGabriel41

    tem que estudar campo harmônico cara, não tem outro jeito.

    é tudo baseado em campo harmônico, varias tonalidades juntas, acordes com tensões, e tudo que o compositor quiser.

    e questão de escala, nesses estilos se usa uma escala por acorde, arpejos, tudo pensando acorde por acorde.

    ou por centro tonal, mas como a musica tem mudanças de tom dentro dela, tem que analisar, e ver quais escalas usar.

    é bem trabalhoso, mas é bacana pra caramba.

    Carregando
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    mvrasseli

    pentades é bacana, aheuhauehasue


    geralmente se usa Tétrades pra acordes com 4 ou mais notas.
    essa é a primeira vez que vejo pentades, hehe.

    Chuck Bluesbreaker
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    mvrasseli
    Carregando

    eu estou escutando jazz (que tem semelhança com a bossa nova) e percebo que tem muitos acordes dissonantes, as tetrades que vcs falaram, mudanças de tonalidades, tudo isso faz com que a musica fique inesperada e não previsivel diferente das musicas mais pop, é um estilo de musica apaixonante, quanto mais conheço mais gosto!

    kiki
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    Tom Jobim
    apesar do nome, o cara dobrava as tonalidades de um modo inigualavel.
    eu nao consigo nem saber de onde ele tira, mas fica genial.

    IgorGabriel41
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Aham...
    É, vou dar uma estudada numas apostilas jogadas aí na internet e tal...

    Na verdade as dúvidas já vêm antes do meu tempo bosseiro hehehe, mas essas harmonias são mesmo de pirar o cara, daí não tem como ficar quieto

    Assim... já comecei um estudo em campos harmônicos, mas era uma coisa iniciante, fiquei com a ideia de que o campo harmônico é baseado na escala (que acho que não tem problema por aí). Meu problema é a mudança de tom no meio da música, se fosse uma mudança na música para mudar o clima e tal, eu entenderia, mas desse jeito... seguindo a mesma levada e tudo se encaixando como se nada tivesse acontecido! COMO!? hahaha

    IgorGabriel41
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    kiki
    hahaha pois é!

    kiki
    Moderador
    # abr/12
    · votar


    seguindo a mesma levada e tudo se encaixando como se nada tivesse acontecido! COMO!?
    bruxaria

    isso daí nao é mudança de tom, é algum tipo de harmonização e dissonancia dentro do mesmo tom.

    uma dica pra tentar analisar essa musica (eu ja tentei e ja desisti):
    uma vez eu peguei uma cifra dela em que toda a canção (menos o solo no meio) era com 4 acordes. acho que era Bb7 Eb7M Ebm7 Bb7M (to sem um violao pra verificar agora). isso com milhares de inversoes da nesse arranjo que voce postou (ex: Bb7 com Ab no baixo).

    tem uma pior: Eu te amo, parceria com o chico buarque.
    cai de meio em meio tom.
    aí eu desisti de entender e passei só a curtir o som.

    IgorGabriel41
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    kiki
    isso é obra divina, não foi feita pra ser entendida!

    IgorGabriel41
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    não cara, isso segue por toda a música
    eu tento fazer isso (no mesmo tom) e falta acorde
    é essa mudança de tom ae, vou dar uma estudada na Eu Te Amo pra ajudar (ou piorar hehehe)

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    kiki
    Tom Jobim
    apesar do nome, o cara dobrava as tonalidades de um modo inigualavel.
    eu nao consigo nem saber de onde ele tira, mas fica genial.

    Chopin, Debussy e Bach, mas principalmente os 2 primeiros e alguns outros impressionistas (como Erik Satie). Muita coisa o Tom pegou deles. Dizem até que ele, quando ia compor, ia pro piano e ficava tocando a mesma peça de um desses 3 compositores sem parar, até captar algo e começar, de fato, a composição.

    tem uma pior: Eu te amo, parceria com o chico buarque.
    cai de meio em meio tom.

    Modulação cromática. Outro exemplo -> http://www.youtube.com/watch?v=HiwPzHJ-Pic

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Na verdade, não é bem uma modulação, mas um encadeamento cromático. Tonalidade estendida, harmonia que marcou o Romantismo.

    marcio_zav
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Empréstimos modais[?]

    IgorGabriel41
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Ia fazer outro tópico mas o assunto ainda segue, só peguei outra música, Eu Te Amo (Tom Jobim e Chico Buarque), como o amigo ali mencionou, e mais dúvidas surgem...

    Ao pegar a partitura pra analisar a harmonia comecei a despedaçar a música por completo, mas só de fazer isso no primeiro compasso já fiquei com várias dúvidas.
    Peguei essa partitura aqui http://www.ethosbrasil.com/parts/Brasil/EuTAmo.pdf , a única que achei (numa rápida procura) na net.
    Analisando o primeiro compasso percebi que na base foram usadas as notas Ab Eb C D F (Ab9(sus4)) e na melodia as notas Bb Gb Ab E Eb, se formos ordenar essas notas como uma escala ficariam Ab Bb C D Eb E F Gb ou G# A# C D D# E F F#... Se eu achasse uma escala que encaixasse ali eu seguiria na ideia, mas quando vi a ordem D D# E F F#... hahahah

    Antes disso eu peguei a cifra só com a ordem dos acordes e comecei a tocar e de novo "seguindo a mesma levada e tudo se encaixando como se nada tivesse acontecido"... bom eu sei, tenho que estudar para entender, mas estudar o que?

    Acho que vou abrir outro tópico e refazer essa pergunta, assim ajudo mais gente e consigo mais outros para discutir

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    marcio_zav
    Não, não exatamente. São acordes cromáticos. Este tipo de harmonia é mais complexo pra explicar sem mostrar os exemplos e tal, por causa da cacetada de dissonâncias e tal. O artigo da Wikipédia dá uma boa noção ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Cromatismo ).

    Mas é basicamente um encadeamento de vários acordes que você consegue obter pelo campo harmônico da sua tonalidade, das vizinhas e da homônima, mais acordes suspensos, alterados etc. Você cria uma progressão, que pelas dissonâncias, cria tensão harmônica. No caso do prelúdio do Chopin, a tensão só é dissipada quando ele "volta" à tonalidade, caindo na dominante ou na tônica. Na verdade verdadeira, ele nunca saiu dela, só criou mais tensão - estendendo a tonalidade, flertando com outras próximas.

    É difícil estudar isso porque a harmonia funcional não explica bem alguns destes acordes (alguns não tem função definida ou pior, alguns são ambíguos), é melhor explicar pela harmonia tradicional. Aí, é uma pica, porque ninguém que não estudou formalmente entende disso. Tem que pegar pra ler tratados de harmonia (Schönberg, Kosta, Walter Piston, Persichetti etc) e destrinchar, estudar muito.

    Uma boa (e curta) análise desse pequeno prelúdio do Chopin: http://musicalperceptions.blogspot.com.br/2004/11/chopin-prelude-op-28 -no-4.html

    Os capítulo 3 e 5 do livro "Materials and Techniques of 20th century music" de Stefan Kostka abordam esta questão, mas de forma não profunda. Mas, no fim de cada capítulo, ele coloca uma lista de livros que aprofundam-se no tema. Vale à pena conferir este e cada um dos livros que ele indica.
    --
    IgorGabriel41
    Cara, não vou analisar agora porque estou com preguiça (são 4 da manhã! hahahaha! ), mas vou te dar um toque. Esquece as cifras, pensa em números (harmonia tradicional), vai ser mais fácil pra entender o encadeamento.

    se formos ordenar essas notas como uma escala ficariam Ab Bb C D Eb E F Gb ou G# A# C D D# E F F#... Se eu achasse uma escala que encaixasse ali eu seguiria na ideia, mas quando vi a ordem D D# E F F#... hahahah
    Parabéns, você tem uma escala cromática quase completa com essas notas aí. C - D - D# - E - F - F# - G# - A# - C. Mas sente só que maravilha: as últimas 4 notas aí (do F# ao C) são parte da escala de tons inteiros (e as outras 2 notas também estão nesta escala - D e E). Olha que beleza!

    bom eu sei, tenho que estudar para entender, mas estudar o que?
    Harmonia, querido, harmonia. E intervalos, que é a chave-mestra pra sacar bem essa harmonia. Mas é estudar sério, pegar livros (os que citei acima) e destrinchar os exercícios, pegar partitura pra analisar, prestar atenção em progressões etc.

    Este é um "problema" da harmonia funcional e do sistema de cifragem, tem coisas na cifra que você coloca (tipo os milhões de acordes com 9, sus, 13, vários baixos diferentes etc etc) que, na verdade, são simplificações do que acontece "pra valer". Às vezes são dominantes secundários (terciários ou mais até) invertidos - algumas coisas que não fazem sentido na sua tonalidade base - mas tá lá e soa bem. Por isso que é importante o estudo da harmonia em sua "totalidade", da maneira mais ampla possível.

    IgorGabriel41
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Obrigado por todas as respostas ae
    vou pegar uns pdfs de harmonia pela net e mais tarde um Tratado de Harmonia numa biblioteca... é o jeito em quanto não posso começar uma facul rs

    abraço a todos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Em que se baseiam as harmonias de bossa?