Ajuda com problemas na banda

    Autor Mensagem
    pharvey
    Veterano
    # mai/16


    Boa Tarde Galera,

    Tenho uma banda, bastante material lançado (clipes, eps e etc) estamos na fase de estrada então queremos investir em divulgação, equipos, shows pra tentar formar um publico.

    Mas tem um problema, meu baixista ta desempregado já vai fazer quase 1 ano e como somos um trio, eu e o batera não temos dinheiro pra fazer as coisas sozinhos, porém não queremos a banda parada e não achamos justos trocar o cara por conta disso. O ruim é que nem sabemos se ele realmente está procurando, não fala que foi fazer 1 entrevista, nem nada.

    Todos sabem que sem investimento uma banda não anda, e é assim que estamos.

    O que vocês fariam?

    strinbergshredder
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    pharvey
    Cara, conversa é a chave do negócio. Especialmente se (ao menos parece ser o caso de vocês) vocês tiverem uma relação bem aberta, acredito que a melhor forma é sentar e conversar bem francamente a respeito.

    carlcarl
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    pharvey
    se o grupo tem intenções de se profissionalizar de verdade,não vai dar pra trabalhar em outra coisa diferente.
    em quase toda relação o dinheiro que complica tudo.
    se o baixista é um elemento importante para a banda é melhor guarda-lo mesmo que ele não tenha o famoso dinheirinho.
    para divulgação não sera necessario muito investimento financeiro (um amigo que saiba fazer um site legalzinho,facebook)
    obs:a minha filha esta lançando a carreira dela como cantora e sei bem o que estou falando.
    para o equipamanto,espero que quando voces forem tocar em algum lugar tenham um cachet garantido a solução é ou pedir emprestado aos amigos ou alugar o que voces não tem até poder comprar um material proprio.
    boa sorte,sucesso!!!
    abç

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    estamos na fase de estrada então queremos investir em divulgação, equipos, shows pra tentar formar um publico.
    Todos sabem que sem investimento uma banda não anda, e é assim que estamos.

    defina investimento
    faça cotação, veja preços, talvez vocês estão brigando antes por coisa que vai custar 100 conto

    como comentaram acima, banda precisa de site, pagina no face, ter umas fotos mais bacanas em estudio
    procure formas alternativas veja site gratis hoje são bacanas
    http://pt.wix.com/blog/2015/10/sites-comerciais-criados-com-wix/

    --------------------------------------------------------------
    quanto a equipamento de banda
    é complicado
    se toca em barzinho lá já tem p.a. shows tem p.a. então só não tem P.A. em evento particular
    entendo que só precisa ter um p.a. pra voz porque cada um já tem seu ampli
    eu já fui chato em banda porque queriam comprar um processador de efeito, uma mesa, mais 2 caixas amplificadas, microfone....mais um retorno "pra banda"
    mas que usaria seria somente o cantor, então eu fui chato não dei um centavo
    -----------------------------------------------------------
    fora isso as outras despesas que tinha em banda se retirava da paga total
    se foi tirar foto e o trabalho de estudio ficou em uns 300, combina em parcelar tira 100 de cada show que ninguem sente no bolso

    Golias
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    pharvey
    Cara... já passei por isso. O baixista da minha antiga banda começou a faltar nos ensaios, nunca investiu mais que uma palheta pra tocar, e se irritava quando o resto da banda dava uma "bronca" nele. Isso durou quase um ano, até que minha paciência esgotou e tivemos uma conversa: ou ele se comprometia ou saia da banda? O resultado: ele simplesmente saiu e nós não conseguimos seguir com a banda, porque não havia ninguém pra substituí-lo. Mas, hoje, o baterista e eu montamos um novo projeto e está indo MUITO bem!
    Um conselho, se o cara realmente quer isso pra vida dele, ele corre atrás. Eu só perdi meu tempo com aquele cara...
    Valeu!!!

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    pharvey

    Cara isso é bem relativo. Algumas perguntas são:

    - Vocês são sócios ou um dos membros é o dono?
    - O que colocou ele na banda, que os outros candidatos não tinham?
    - Ele é aberto com a vida pessoal ou reservado? Se for aberto, vocês perguntam para ele como tá o emprego formal?
    - Já questionaram o que ele quer da vida? (em tão amigável na mesa do bar)
    - Já procuraram ou ofereceram trabalho pra ele (seria algo pela banda, não só por ele como amigos), pra ver onde dá?

    Golias

    Isso é meia verdade, a não ser que o cara seja um Flea ou Lemmy da vida, que é ele que dá toda a personalidade a banda de alguma forma.

    A exemplo disso ACDC, trocou o frontman e fez creio que mais sucesso depois, que antes. O Bon Scott tinha sim sua personalidade, mas ele não era a banda, o Brian conseguiu dar continuidade ao trabalho, mas não foi igual. O Lemmy por sua vez era e ainda é o Motorhead, os outros dois são importantes, mas não tem nada de especial que eu saiba, e os coloque em destaque por assim dizer. Renato Russo, Fred Mercury são outros exemplos...

    Golias
    Membro Novato
    # mai/16
    · votar


    Ismah
    Sid Vicious não sabia tocar baixo...

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    E...?

    Chev Chelios
    Membro Novato
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    mai/16

    pharvey
    CLIQUE AQUI

    carlcarl
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Chev Chelios
    por curiosidade cliquei e coloquei guitarrista como profissão----São Paulo-------- e por incrivel que pareça so havia uma unica vaga para professor e não para musico.
    abç

    Chev Chelios
    Membro Novato
    Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
    O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

    mai/16

    carlcarl


    pharvey
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Então, os investimentos que me refiro é por exemplo:
    - Queremos fechar um job com uma produtora de shows para conseguir tocar em alguns lugares mais legais, isso vai custar sei lá uns 500/600 conto no mês.

    E como ele não ta trabalhando não conseguimos bancar.

    Esse é um exemplo...

    Calime
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    pharvey

    Se o problema do bass de vcs se resume APENAS a dinheiro, não acho tão legal tirar o kra da jogada....mas é complicado quem tá de fora opinar, pois não sabemos sobre o projeto da banda, sobre a amizade de vcs...mas no geral, EU acho que se o problema for SOMENTE o dinheiro, não é motivo suficiente para tirar o kra. Pra qse tudo se dá um jeito, com pouco ou msm nenhum dinheiro, as vzs. Resumindo: é uma escolha que vcs tem que fazer.

    Ismah
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    pharvey

    Esse lance da produtora de fato é uma produtora? Aqui pelo sul, a produtora cobra uma fatia (em %) do cachê , mais o que conseguir lucrar em cima. O produtor vai cuidar da agenda, hotel, transporte/logística, roadies, técnicos, assessoria de imprensa... Basicamente, tu precisa só chegar e tocar, claro que não dá pra se jogar nas cordas até ter incerteza da eficiência do cara e ter certo nome...

    Mas... Se tiver de pagar uma taxa X, o cara não é produtor. Ele pode ser um assessor de imprensa, que é quem vai colocar a banda em tv, jornal, revista, eventos etc... Raramente se envolve com venda de shows, só com a divulgação destes.

    pharvey
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Ismah
    Sim, eu sei a diferença, o mérito aqui é que não da pra fazer nada, até ensaiar ta ficando caro só eu e o batera fazendo a vez.

    A questão é que não se faz nada numa banda sem investir grana, to falando seja de 200, 2000 ou 20000. Só duas pessoas colaborando fica dificil.

    Ao mesmo tempo que eu ache mancada tirar o cara por causa disso, eu penso que a banda ta parada por causa dele.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    - Queremos fechar um job com uma produtora de shows para conseguir tocar em alguns lugares mais legais, isso vai custar sei lá uns 500/600

    fuja para as colinas...

    se vocês combinarem em que eles tenham um percentual de cada show fechado por eles ou até um percentual de um lugar onde eles abriram pra você mas você pode ter até fechado direto na segunda vez... é até aceitável
    o cara te dizer "eu te coloco no bar X mas eu quero 200 (da paga que é 1000) cada vez que vocês tocarem lá, porque de outra forma vocês não conseguem tocar lá mesmo"

    pharvey
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    fernando tecladista
    Sim, eu sei, mas tenho que ser realista. Minha banda não tem publico para encher um bar. A gente ta se inserindo nas coisas, ninguém vai fazer de bom grado, ninguem vai colocar na brodagem, então a gente paga.

    E isso do produtor foi um exemplo não é o mérito do que to querendo discutir aqui,

    Ismah
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    pharvey

    Não podemos escolher por vocês... Eu acho que deveria jogar limpo com o cara, abrir o coração com teu outro sócio, e ver o que ele pensa. Depois ambos conversarem com o terceiro sócio.

    boblau
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    pharvey
    Ao mesmo tempo que eu ache mancada tirar o cara por causa disso, eu penso que a banda ta parada por causa dele.


    que eu estou entendendo, vc e o batera encaram a banda como um negócio. Vc estão investindo para poder viver disso, ou ter um retorno financeiro deste investimento e uma renda adicional.

    Desta forma, vcs têm algumas saídas:

    1- Assumam sozinhos ou encontrem alguém com o mesmo espírito empreendedor para ser "sócio", pode inclusive não ser um músico. Pode ser alguém que simplesmente invista pois acredita no retorno. Desta forma, vcs vão "contratar" o baixista que ganhará por ensaio ou apresentação. Claro que quando der certo, ele não ganhará nada mais do que a remuneração contratada.

    2- Tirem o baixista da banda e substitua de alguma forma, pode ser até num primeiro momento um sequencer. Conheci uma banda que fez isso, dispensararm o batera e o baixista e foram para a estrada somente com guitarras violão e voz, bateria eletrônica e sequencer e pedais para o baixo. Fez um sucesso danado, chamavam-se Feio e Mau (Ugly and Bad). Com o tempo, pode ser que vcs arrumem um baixista que se encaixe, ou não.

    3- Conversem com o baixista e façam com que ele passe a situação real, adiar esta conversa só vai estragar a relação. Se é uma relação de amizade, depois vai virar uma relação profissional e separar as coisas é muito difícil se der certo e pior, se der errado. Se ele "comprar" a briga e a banda, tenho certeza que ele vai fazer o possível para contribuir de alguma forma.

    O pior é deixar a banda parada. O projeto morre e as coisas que vcs já fizeram e conquistaram vão se perder. Enfrentar o problema é o mais indicado e não deixar o tempo resolver.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda com problemas na banda