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UnderDog Membro Novato |
# fev/16
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makumbator
Obrigado pela correção ^^
Embora não seria algo tão errado dizer apenas a nota maior. Por exemplo, se eu estou tocando uma música modal (que não possui uma escala especifica) e preciso criar solos, mas só sei escalas menores, eu posso pegar toda nota maior que aparecer, e interpretar ela como sendo tônica, APENAS para retirar sua relativa menor e criar o solo, que vai funcionar.
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De Ros Veterano
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# fev/16 · Editado por: De Ros
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Parei de desvrituar o tópico. Tem tópicos muito legais aqui mesmo no FCC que explicam o campo harmônico menor. Vale a pena uma olhada, principalmente os do Panucci.
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makumbator Moderador
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# fev/16
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UnderDog Embora não seria algo tão errado dizer apenas a nota maior.
No caso me parece bastante incorreto, uma vez que tratamos de escalas (um conjunto ordenado de notas) ou acordes (um conjunto de notas simultâneas que se relacionam de determinada maneira). Igualar essas entidades (escalas e acordes) com notas só causa confusão e leva desinformação. Prefiro chamar os entes pelos seus nomes corretos (principalmente ao compartilhar conhecimento em um lugar como um fórum).
Por exemplo, se eu estou tocando uma música modal (que não possui uma escala especifica)
Uma música modal possui escala (ou escalas) específicas.
Mas concordo com o De Ros. Eu, ele, você e outros estamos desvirtuando totalmente o tópico...hehehe!
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UnderDog Membro Novato |
# fev/16
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makumbator A didática sobre música é bem complicada, mas o importante é entender como ela funciona, não importa como, é como meu professor dizia.
Você esta certo por usar os nomes corretos, mas acho que alguns dificultam o entendimento, prefiro uma linguagem mais informal para explicações, eu sempre aprendi mais fácil assim e nunca tive problemas.
De Ros Vou dar uma olhada nos tópicos desse Panucci Obrigado pela dica.
Peter_MusicoIniciante Voltando ao assunto, acho que esse negocio de progressão vai depender de qual emoção você pretende colocar em seu som (Amor, Raiva, Medo, etc...) Não fique muito preocupado com isso, faça o tipo de som que agrada a você, e consequentemente vai agradar aos demais.
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makumbator Moderador
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# fev/16
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UnderDog Você esta certo por usar os nomes corretos, mas acho que alguns dificultam o entendimento
Não vejo no que chamar nota de nota, escala de escala e acorde de acorde dificulta o entendimento. Mas tudo bem.
eu sempre aprendi mais fácil assim e nunca tive problemas.
O problema pode aparecer ao querer compartilhar o conhecimento tratando as coisas pelos seus nomes errados. Pra mim isso só gera confusão na cabeça de outras pessoas que estão inciando (e nesse caso a confusão é facilmente evitável ao se chamar cada coisa pelo seu nome correto).
Prometo que esse é o último post desvirtuado.
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LeandroP Moderador |
# fev/16
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Músicas com progressões clichês ficam chatas
Não é uma regra. Tudo depende do bom gosto. E bom gosto, em partes, também é questão de gosto. Assim como na escrita. O uso de clichês também pode ser chato, ou não!
[conselho clichê]
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LeandroP Moderador |
# fev/16
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Valeu a indicação, De Ros! \m/
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Manteiga Membro Novato |
# fev/16 · Editado por: Manteiga
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Pelo menos na minha experiência considero a nomenclatura correta das entidades essencial pois o meu colega de composição sempre confunde harmonia/melodia, notas/acordes entre outros e isso prejudica muito quando vamos nos ajudar nas composições.
Sobre o tópico, acredito que um problema de usar progressões clichês como C Am F G é acabar usando uma melodia parecida com a que alguém já usou (e se a música ficar famosa, levar um processo). Como a maioria dos compositores acaba caindo nessas progressões, mesmo que não saibam que são clichês, as chances de se repetir uma melodia tornam-se muito maiores. Por isso, utilizar harmonias menos convencionais sem dúvida contribui para a originalidade da música.
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Ismah Veterano |
# fev/16 · Editado por: Ismah
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De Ros Por que são graus com acidentes e não apenas graus rsrs
Exemplo em C Jônio (C maior)
I II III IV V VI VII C Dm Em F G A Bº
Pela forma como tu escreveu os graus, o A Aeólio (A menor) ficaria.
Im - IIm(b5) - bIII - IVm - Vm - bVI - bVII Am - Bdim - Cb - Dm - Em - Fb - Gb
Ao invés do esperado
Am Bdim, C, Dm, Em, F, G
UnderDog
É isso que estou perguntando. Eu interpreto como b (bemol) e 5b (quinta bemol, ou quinta diminuta). Mas isso tira o sentido da escala menor natural (modo aeólio).
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De Ros Veterano
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# fev/16 · Editado por: De Ros
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Ismah
Para não desvitrtuar o tópico do colega ainda mais, vou comentar esse assunto no meu tópico aqui:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/326151/
que dai a gente pode desvirtuar à vontade, o dono não liga, uhauhauhauhauha!!!
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UnderDog Membro Novato |
# fev/16
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makumbator
Sim você absolutamente certo, é eu aprendi de forma mais informal pra entender (eu sou bem burro por isso kkkk) e depois que comecei ver os nomes certos, foi assim que eu aprendi então quando eu vou tentar explicar eu uso esse tipo de didática. Até porque pra mim, ensinar música já é algo difícil, devido ao oque eu chamo de circulo, uma coisa leva outra, não é algo que se tem uma base,você já tem que começar falando sobre tudo mais ou menos isso, mas emfim, temos você aqui pra esclarecer tudo quando eu cometer um erro kkkk
Ismah
kk esses "b" pra mim ou é bemol ou é Sí, então também não entendi, mas perguntei,porque tenho uma apostila aqui que usa o mesmo b ,achei que fosse um tipo de nomenclatura que ainda não conhecia kkk
Chega de desviar o Tópico se não o UnderDog vai reclamar e vai começar a discuitir com todos aqui kkkkkkk
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LeandroP Moderador |
# fev/16
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Ismah
Você postou:
I II III IV V VI VII C Dm Em F G A Bº[/tab]
Pela forma como tu escreveu os graus, o A Aeólio (A menor) ficaria.
Im - IIm(b5) - bIII - IVm - Vm - bVI - bVII Am - Bdim - Cb - Dm - Em - Fb - Gb
Ao invés do esperado
Am Bdim, C, Dm, Em, F, G
----------------------------------- Vamos lá:
O grau pode ser abaixado ou elevado com o acidente antes do algarismo romano.
Por exemplo, o bIII indica que o Terceiro grau é abaixado, proveniente da terça menor da escala menor.
Quando você coloca o acidente após o algarismo romano, aí entra a cifra analítica propriamente dita, indicando se o acorde do respectivo grau é maior, menor, diminuto, meio-diminuto, aumentado, dominante,etc. e algum acidente em particular do acorde.
Vendo apenas os graus, a escala maior e menor tradicional seriam respectivamente:
Maior: I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII
Menor: I, II, bIII, IV, V, bVI, bVII e VIII
Isto porque por intervalos seriam grafado desta forma:
Maior: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7M e 8
Menor: 1, 2, b3, 4, 5, b6, 7 e 8
Mas como estamos tratando de graus e não de intervalos (embora entre os dois termos tenham relação direta), utilizamos o algarismo romanos pra evitar confusões. Veja agora como seria com os graus tratando também dos acordes, através do campo harmônico:
Maior: I7M, IIm7, IIIm7, IV7M, V7, VIm7, VIIm7(b5)
Menor: Im7, IIm7(b5), bIII7M, IVm7, Vm7, bVI7M, VII7
Resumo: Antes do algarismo romano é a posição do grau na escala de origem. Depois do algarismo romano as tensões do acorde (por isso representei em tétrades).
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Ismah Veterano |
# fev/16
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LeandroP Vamo lá pro tópico do DeRos rsrs
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IamBack Membro Novato |
# fev/16
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Prefiro progressões clichês do que as músicas em que as progressões nunca se resolvem...o que chamam de metal progressivo por exemplo.
Perfeito ahahhaha
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Jabijirous Veterano |
# fev/16 · Editado por: Jabijirous
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Wade
Existe algo chamado de centro. Centro tonal ou modal, por isso existe a chamada "Tônica". Tônica tem a referência do tom ou modo do momento.
É chamado de Relativo aquilo que faz referência, no caso, a armadura de clave.
A música do Iron é modal e o seu centro é mi (escala menor natural = escala modal eólio).
Para estar em sol maior, é preciso utilizar o acorde de Dominante para confirmar a tonalidade (caso seja tonal), exemplo
G C D G, G D G, G Am D G, G C Am D Em D/F# G e etc.
Se for modal, utilizar acordes com as notas características (cadência modal), exemplo:
G Am F G - Mixolídio G F#m A G- Lídio
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Ismah Veterano |
# fev/16
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Jabijirous
escala menor natural = escala modal dórico
Não seria aeólio/eólio?
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Jabijirous Veterano |
# fev/16
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Ismah Exato! Valeu por ter me corrigido!
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