Músicas com progressões clichês ficam chatas?

Autor Mensagem
Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# fev/16


Eu vejo muito os músicos dizerem que são ruins as músicas atuais com progressões clichês, mas pego essas músicas mais antigas de rock e também utilizam disso.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


Peter_MusicoIniciante
Música chata é música ruim...
Abç

Buja
Veterano
# fev/16
· votar


Prefiro progressões clichês do que as músicas em que as progressões nunca se resolvem...o que chamam de metal progressivo por exemplo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# fev/16
· votar


Buja
A moda agora é um tal de "djent"....

pianoid
Veterano
# fev/16
· votar


melhor progressão é do rock para o clássico ;-)

JJJ
Veterano
# fev/16
· votar


Música chata é música ruim... (2)

A música pode ter um único acorde e ser boa. Ou trezentos e ser uma merda.

alan.bassplayer
Membro Novato
# fev/16
· votar


A música pode ter um único acorde e ser boa. Ou trezentos e ser uma merda.
(2)

Jube
Veterano
# fev/16
· votar


Buja
Prefiro progressões clichês do que as músicas em que as progressões nunca se resolvem...o que chamam de metal progressivo por exemplo.

Esse tipo de música que não se resolve, não me passa nenhuma emoção.

ogner
Veterano
# fev/16 · Editado por: ogner
· votar


Peter_MusicoIniciante
A melodia pode ajudar bastante a deixar de ser chata e batida um progreçao!
Em cima de uma uma mesma progressao, o limite de melodias é o infinito!
Mas chato q progressao batida, é melodia xexelenta, enche linguiča, previsivel...

UnderDog
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: UnderDog
· votar


O AC/DC grava o mesmo álbum, com as mesmas progressões desde o inicio de sua carreira e ninguém enjoa...

Música chata é música ruim... (3)

A música pode ter um único acorde e ser boa. Ou trezentos e ser uma merda.(3)

Peter_MusicoIniciante
Membro Novato
# fev/16
· votar


Que progressões vocês gostam usar em suas músicas?

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


Peter_MusicoIniciante

|: I V IV I I7:|
|: I IV V IV I7:|
|: I V IV V I7:|

Gosto de girar em torno de uma nota da escala... Uma progressão bem obscura (não saberia dizer se é um modo grego);
I/III III4 VI II9

É uma variação para I V VI IV, que pode ser escrito

I/III V9 VI IV7M

UnderDog
Membro Novato
# fev/16
· votar


Peter_MusicoIniciante

Curto a progressão alá Iron Maiden:

Tônica,VII, VI, (Famoso E,D,C)

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


UnderDog
Não seria C B A ou E D# C#?

UnderDog
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: UnderDog
· votar


Ismah
Colocação interessante nunca tinha pensado nisso...

Seria C#m e D#m, para o campo harmônico de E maior
E para o campo harmônico de Em, seria C e D#m

No caso essas progressões que eu curto, esqueci de mencionar, são notas com quintas, E5,D5.C5, e o fato de ser notas com quintas deve ter alguma teoria por traz, que retira os acidentes do campo harmônico e deixa a progressão como se fosse uma escala cromática.

E F G A B C D
I II III IV V VI VII

Vou pesquisar sobre o assunto, se você tiver algum link sobre manda ele aee o/

Lelo Mig
Membro
# fev/16 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Nunca me preocupei com que progressão estou usando. Não sei a progressão nem das minhas composições.

Minha única atenção, sempre, é com a sonoridade, se transmitem o que desejo expressar.

"A diferença entre um Si Bemol Menor e um peido, é apenas o cheiro!"

André Perucci
Veterano
# fev/16
· votar


Lelo Mig
"A diferença entre um Si Bemol Menor e um peido, é apenas o cheiro!"

e o Si Fumol?

Wade
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: Wade
· votar


UnderDog
Quando o Iron Maiden faz o famoso E C D, o tom da música em questão é G, não E ou Em.

No caso a progressão seria VI, IV e V.

De Ros
Veterano
# fev/16 · Editado por: De Ros
· votar


UnderDog
Wade
Ismah

Campo harmonico menor natural de E

Em / D / C
Im /bVII /bVI

Ningen
Veterano
# fev/16
· votar


Nunca me preocupei com que progressão estou usando. Não sei a progressão nem das minhas composições.

Minha única atenção, sempre, é com a sonoridade, se transmitem o que desejo expressar.


Dois.

Wade
Membro Novato
# fev/16
· votar


De Ros
Mas Em é a relativa de G, não? Então no caso, os acordes e consequentemente a progressão também cabem no campo harmônico maior de G.

Ou to viajando?

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


UnderDog

Isso é um modo grego. Mais precisamente, o E frígio (Em F G Am Bº C Dm). Não existem acidentes porque a escala de C não contém acidentes rsrs

Acordes com quinta? Bem praticamente todos os acordes são por definição formados basicamente por tônica, III e V.

O que você quis dizer é que são power chords. Assim, sendo, ficam as III suprimidas.
As V são geralmente justas, Isto é, a V de uma nota será sempre a mesma, independente da escala que se está.

Wade

O amigo lá em cima que tá fazendo sopa de escalas rsrs
De acordo com o que ele disse, a igualdade sugerida (Tônica,VII, VI = E,D,C) não é plausível, já que se teria saltos descaracterizados. A progressão é possível, e pode ser interpretada de várias formas, sempre girando na escala de C

De Ros

Explique melhor o que sugeriu, ficou meio perdido.

De Ros
Veterano
# fev/16 · Editado por: De Ros
· votar


Campo harmônico menor natural (ou primitivo) de E.


Im - IIm(b5) - bIII - IVm - Vm - bVI - bVII

Em - F#dim ---- G --- Am -- Bm -- C -- D


Não é o campo harmônico menor harmônico e nem o menor melódico, é o menor natural.

Wade
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: Wade
· votar


Então.

O menor natural de E é relativo ao maior de G, não?

makumbator
Veterano
# fev/16
· votar


Wade
O menor natural de E é relativo ao maior de G, não?

É relativo, e os acordes se repetem, entretanto a função deles em cada campo é diferente.

De Ros
Veterano
# fev/16
· votar


Wade

Sim (y)

Ismah
Veterano
# fev/16
· votar


De Ros
Pode ser que eu não esteja vendo a lógica...

Por que grafado como bemóis? No caso específico da IIm(5b) por que não grafar II°?

De Ros
Veterano
# fev/16 · Editado por: De Ros
· votar


Ismah

Porque eu não sei onde fica essa bolinha no meu teclado, uhauhauhauhauhauhauha!!!

Mas que lógica que tu não está vendo? É simplesmente um campo harmônico menor!

UnderDog
Membro Novato
# fev/16 · Editado por: UnderDog
· votar


Ismah
Isso é um modo grego. Mais precisamente, o E frígio (Em F G Am Bº C Dm). Não existem acidentes porque a escala de C não contém acidentes rsrs
O que você quis dizer é que são power chords. Assim, sendo, ficam as III suprimidas.
As V são geralmente justas, Isto é, a V de uma nota será sempre a mesma, independente da escala que se está.


Seguindo essa linha de raciocínio não esta errado dizer que a progressão do Iron Maiden é Tônica VII e VI , é sim o famoso E D C com Tônica em Mí

Agora pra saber se é E, Em(G), ou E com algum modo grego, só alisando a escala utilizada nos riffs, solos, e melodia vocal, pois independente de qual for, a progressão dos acordes sera a mesma por conta de ser Power Chords


Oque caracteriza se um uma acorde é menor é sua III no Power Chord não temos a terça, então todas notas menores de um campo harmônico são tocadas como um Power Chord normal (Ex. Cm = C5)

De Ros
Oque significa esses (b e b5) na que você escreveu?
Im - IIm(b5) - bIII - IVm - Vm - bVI - bVII

Wade
Toda nota maior possui sua relativa menor no sexto grau da escala cromática. (não sei essa mesma regra vale para os acidentes)
Ex. Relativa de C é Am

C D E F G A B
I II III IV V VI VI

VI de C é A, portando a relativa é Am

No caso do G sua relativa é Em sim
G A B C D E F
I II II IV V VI VII

Me perdoem se eu estiver errado foi assim que me ensinaram.

makumbator
Veterano
# fev/16 · Editado por: makumbator
· votar


UnderDog
Toda nota maior possui sua relativa menor no sexto grau da escala cromática. (não sei essa mesma regra vale para os acidentes,mas acho que não)
Ex. Relativa de C é Am


Toda ESCALA maior (e não nota) possui a relativa menor no sexto grau da escala MAIOR (e não cromática).

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Músicas com progressões clichês ficam chatas?