Choque mata vocalista

Autor Mensagem
tito lemos
Veterano
# nov/15 · Editado por: tito lemos
· votar


Duplo.

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


JJJ

Vai te acostumando, tomei um xixi no fórum Som ao vivo, porque tentei SIMPLIFICAR um conceito técnico para leigos rsrsrs

mvrasseli
a ANEEL regulamenta é que o ponto de fornecimento pode ter variação de 5% pra mais ou para menos, na saída do transformador da concessionária

Por mim que seja 1KV no transformador, o que vai nos importar é a qualidade do produto final, ou seja, se medir tomada preciso de uma tensão ao menos estável*. E toda a região sul funciona assim como falei, normas no país são só letras no papel.

Lelo Mig
Membro
# nov/15
· votar


tito lemos

"Conheço bem o padrão novo por ter dado aulas de eletrotécnica ...."

Conheço, relativamente bem também, porque fiz muita elétrica de eventos e residencial profissionalmente.

Nos últimos dez anos antes do novo padrão, o DataSUS registrou 13.776 internações com 379 óbitos e mais 15.418 mortes imediatas decorrentes de acidentes relativos à exposição a correntes elétricas em residências, escolas, asilos e locais de trabalho. Ou seja, morre mais gente "torrada" neste País do que passeando na faixa de Gaza.

Mas, infelizmente, o que foi feito, mesmo que melhor do que sem padrão algum, foi feito de maneira equivocada.

LEI Nº 11.337, DE 26 DE JULHO DE 2006.

Determina a obrigatoriedade de as edificações possuírem sistema de aterramento e instalações elétricas compatíveis com a utilização de condutor-terra de proteção, bem como torna obrigatória a existência de condutor-terra de proteção nos aparelhos elétricos que especifica.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o As edificações cuja construção se inicie a partir da vigência desta Lei deverão obrigatoriamente possuir sistema de aterramento e instalações elétricas compatíveis com a utilização do condutor-terra de proteção, bem como tomadas com o terceiro contato correspondente.

Art. 2o Os aparelhos elétricos e eletrônicos, com carcaça metálica comercializados no País, enquadrados na classe I, em conformidade com as normas técnicas brasileiras pertinentes, deverão dispor de condutor terra de proteção e do respectivo plugue, também definido em conformidade com as normas técnicas brasileiras. (Redação dada pela Lei nº 12.119, de 2009)

Parágrafo único. O disposto neste artigo entra em vigor a partir de 1o de janeiro de 2010. (Redação dada pela Lei nº 12.119, de 2009)

Art. 3o Esta Lei entra em vigor noventa dias após sua publicação.

Brasília, 26 de julho de 2006; 185o da Independência e 118o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Luiz Fernando Furlan
Márcio Fortes de Almeida


1- Qual construção residencial cumpre isso???:
2- Se cumpre ou não quem fiscaliza??
3- O brasileiro comum, nem sabe da existência dessa lei. Muitas vezes não cumpre, em sua pequena construção, por total falta de informação e acesso.
4- Qual a eficácia dessa padronização se é PERMITIDA a venda de adaptadores?
5- Qual a eficácia dessa padronização se não existe controle de equipamentos contrabandeados ou fabricados clandestinamente, fora do padrão?

Poderia listar pelo menos uma dezena de fatores, que não é possível, que o legislador não fosse capaz de levantar, antes de redigir essa merda de lei.

mvrasseli
Veterano
# nov/15
· votar


Ismah
Por mim que seja 1KV no transformador, o que vai nos importar é a qualidade do produto final, ou seja, se medir tomada preciso de uma tensão ao menos estável*. E toda a região sul funciona assim como falei, normas no país são só letras no papel.
Poxa cara você é teimoso mesmo. O que vem depois do transformador é responsabilidade dos clientes, ou seja, você e seus vizinhos. A instalação elétrica da sua casa é problema seu, não da concessionária.


Lelo Mig
1- Qual construção residencial cumpre isso???:
2- Se cumpre ou não quem fiscaliza??
3- O brasileiro comum, nem sabe da existência dessa lei. Muitas vezes não cumpre, em sua pequena construção, por total falta de informação e acesso.
4- Qual a eficácia dessa padronização se é PERMITIDA a venda de adaptadores?
5- Qual a eficácia dessa padronização se não existe controle de equipamentos contrabandeados ou fabricados clandestinamente, fora do padrão?


1- As construtoras geralmente cumprem, além do mais é lei e todo mundo deveria cumprir.
2 - Primeiramente a Prefeitura deveria fiscalizar já que via de regra toda construção tem que ter registro na prefeitura. Depois tem o CREA, mas esse dá preferência para fiscalizar obras grandes. Aqui em Vitória-ES eles fiscalizam qualquer obra se for feita denuncia, mas não posso falar pelos outros estados. Tem também o Corpo de Bombeiros em alguns casos e alguns estados. Mas o principal fiscal tem que ser o CLIENTE contratando profissionais que trabalham de acordo com as normas técnicas.

Os outros pontos colocados dependem do consumidor, ou seja, muita gente sabe que está fazendo errado e continua fazendo errado.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/15
· votar


Esse padrão deu $ pra muita gente, pra mim é lobby descarado.

- por que não padronizar todos os pinos para 20A?
- por que se eu tiver um suporte de um fabricante e a tomada ou espelho de outro não encaixa?
- por que precisamos reduzir o consumo de energia mas ninguém incentiva diminuir o uso do chuveiro elétrico, facilitando o acesso a aquecimento solar, tirando imposto por exemplo? (fizeram isso com as montadoras).

temos um lobby e jogo de interesses muito grande. não quero desvirtuar o tópico, mas só para dar dimensão a coisa, um colega fez uma tese de mestrado mostrando que temos o equivalente a uma Itaipú de usinas termoelétricas no estado de SP. mas estão la fazendo jirau cheia de coisas erradas, pesquisem.

A ideia de padronizar visando segurança sempre é ótima, mas visando interesses particulares é outra historia.

alan.bassplayer
Membro Novato
# nov/15
· votar


Já li casos onde isso ocorre devido ao mal uso do phantom power.

Ismah
Veterano
# nov/15 · Editado por: Ismah
· votar


mvrasseli

Não cara, não to teimando que a culpa seja d'alguém, to dizendo que o que mais me importa é quanto está saindo da tomada (#Saudades #MainPower). Entende? Estou dizendo que o problema vem de cima, não só de casos isolados. É a mesma novela de 50 e 60Hz...

Luiz_RibeiroSP

Repito pra ti caso não tenha lida: político não vota lei, negocia rs

makumbator
Moderador
# nov/15
· votar


Luiz_RibeiroSP
Esse padrão deu $ pra muita gente, pra mim é lobby descarado.

E o lance, é que aqui no Brasil daqui uns 10 anos fazem outro padrão diferente só pra ter que mudar tudo e dar mais lucro pra um monte de gente. Quero ver quanto tempo esse padrão vai durar.

A ideia de padronizar visando segurança sempre é ótima, mas visando interesses particulares é outra historia.

Com certeza!

Lembra da questão do extintor de incêndio de carros que sofreu mudança de regulamentação visando mais segurança? Pouco tempo depois do frenesi de compras e trocas de extintores a a fiscalização foi afrouxada, pois o lucro com a troca em massa já havia sido alcançado, e fiscalizar é chato e custa dinheiro...

https://www.youtube.com/watch?v=wYuAIKWrZmk

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# nov/15
· votar


makumbator
Esse extintor foi sacanagem, igual o kit de primeiros socorros, que novela!

Hoje ja há mudanças constantes de padrões nas instalações elétricas. Faça o teste, olhe para um quadro de força que esteja instalado ha 2 anos. Depois tente comprar algum disjuntor ou qualquer elemento. Dificilmente você ira encontrar no comercio. Isso obriga a troca de mais de um componente, ja vi casos da necessidade de se trocar o quadro inteiro.
Vi uma casa térrea que foi reformada e expandida para sobrado. por questões técnicas foi decidido fazer um quadro de energia para cada andar, o tempo de demora para construção obrigou o proprietário a comprar componentes elétricos diferentes e os 2 quadros são bem diferentes um do outro. Tenho minhas duvidas se essa padronização trouxe mais problemas que benefícios para a população, quem a norma visa beneficiar.

Lelo Mig
Membro
# nov/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator
Ismah
Luiz_RibeiroSP

Lido com elétrica há décadas, vocês sabem disso.

Afirmo com base. A eletricidade mata mais no Brasil que o Estado Islâmico no Oriente Médio.

A grande maioria da população não sabe disso... e sem informação, mantendo todos na ignorância, vai continuar matando com tomada de 2, 3, 10 pinos.

A falta de informação, a burrice, ainda é o que mais mata. E legislador algum tá preocupado com isso.

Enquanto colocamos nossas tomadas de 3 pinos, "padrão FIFA", mais uma centena de gatos é puxado numa favela Brasil à fora!

Percebem onde quero chegar?

alan.bassplayer
Membro Novato
# nov/15
· votar


Lelo Mig
Aí estamos entrando em um patamar muito maior do problema.

pianoid
Veterano
# nov/15
· votar


putz

makumbator
Moderador
# nov/15
· votar


Lelo Mig

Mata mesmo. Um conhecido meu morreu há 2 anos eletrocutado. Ele trabalhava como instalador de banheira de hidromassagem (mas na verdade era um exímio baixista. Músico muito talentoso). Levou uma descarga violenta instalando uma banheira e morreu de parada cardíaca.

Luiz_RibeiroSP
Esse extintor foi sacanagem, igual o kit de primeiros socorros, que novela!


Haha! Pois é, e esse kit de primeiros socorros ainda era mais inútil que o extintor.

Ismah
Veterano
# nov/15
· votar


Lelo Mig

Morte é um assunto que a sociedade guarda na gaveta, por medo de lidar com ela.

makumbator
Moderador
# nov/15
· votar


Ismah
Morte é um assunto que a sociedade guarda na gaveta

Claro que o melhor lugar pra guardar é o caixão.

Hahahah!

:)

JJJ
Veterano
# mai/16
· votar




Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


JJJ

?!

JJJ
Veterano
# mai/16 · Editado por: JJJ
· votar


Ismah

Achei que tinha a ver... Agora que reparei que o Del-Rei criou outro tópico sobre isso. Mas fica mais um alerta (embora ela não tenha morrido).

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


Tá perdoado Mr Jack James Johannes

vintagentleman
Veterano
# mai/16
· votar


Galera,

Lendo o tópico vi usarem a expressão popular "eletrocutado" para vítimas de vários acidentes envolvendo corrente elétrica.

Tecnicamente esse termo, ELETROCUSSÃO, diz respeito apenas às execuções que utilizam instrumentalmente a corrente elétrica para matar, como ocorre na cadeira elétrica.

Vítimas de acidentes com corrente elétrica são ELETROPLESSADAS, sofrem ELETROPLESSÃO e não eletrocussão que existe, mas como dito, define outra situação.

makumbator
Moderador
# mai/16 · Editado por: makumbator
· votar


vintagentleman

Não é exatamente o que vejo no dicionário Aurélio e no Houaiss. Neles o termo eletrocussão é meramente o ato genérico de eletrocutar, e eletrocutar tem como um de seus significados o ato de matar através de corrente elétrica (e não apenas a execução formal de um condenado com eletricidade, ato esse que é apresentado como o primeiro significado do termo).

Snakepit
Veterano
# mai/16 · Editado por: Snakepit
· votar


JJJ
Não quero criticar essa cantora que não conheço, mas...

A presença de palco dela é tão bizonha que ao desmaiar, aparentemente, nem fez falta para o show (!!!).

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


Snakepit

Mas olha vejo muito cara faturando alto, com 40min de show, 5 pessoas na equipe...

Snakepit
Veterano
# mai/16 · Editado por: Snakepit
· votar


Ismah
Sem duvida, por isso não queria criticar a cantora em si, além do mais não conheço ela. Nunca vi/ouvi na vida.

Apenas sua presença de palco que achei bizonha. Tirar selfie e falar durante a musica... tudo isso em um minuto de video. Imagina o que não faz em um show inteiro.

Tanto que ela capotou e o publico nem notou, não fez falta (!!!).

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


Essa locução durante a música, vem lá do sertão, começou no automotivo, passou pro funk... "Baguio tá loko"

vintagentleman
Veterano
# mai/16
· votar


makumbator

Esses são termos técnico-juridicos. Em Direito vale o significado técnico e não o sentido leigo das palavras.
Dada a natureza específica dos termos você poderia consultar um dicionário mesmo... De Medicina Legal.
Calhou que além de guitarrista de quarto e luthier amador, nas horas vagas sou delegado de polícia e, no ensino médio, fiz técnico em Eletrotécnica no falecido e saudoso CEFET.
Mas é coisa de preciosista.
Uma vez assisti uma palestra do Professor Pasquale. Uma das máximas dele é que as línguas são dinâmicas.
Disso temos o fenômeno da incorporação de novos significados e palavras ao idioma. Há exemplos interessantes que acabam em alguns dicionários (há mais e menos tolerantes, o Aurélio tem fama de aceitar tudo).
Algumas palavras para ilustrar: DESCARRILAMENTO e não DESCARRILHAMENTO. Porque a palavra vem de CARRIL, sinônimo de trilho. Alguns dicionários aceitam a segunda opção de tanto as pessoas usarem. É aceitável, mas é feio.
TRASLADAR e TRANSLADAR, novamente a primeira é a tradicional, levar de um lugar a outro. A segunda incorporada...
TRASPASSADO e TRANSPASSADO como os paletós podem ser, mas o primeiro seria o correto, embora já se aceite a segunda forma...
Alguns casos são inaceitáveis na minha opinião, por exemplo, o uso de SINISTRO, como algo bacana, "maneiro" etc.
Voltando ao ELETROCUTADO, é leigamente aceitável, vez que numa manchete de jornal o ELETROPLESSADO ficaria esquisito em referência ao infeliz, no caso sucumbido...

makumbator
Moderador
# mai/16 · Editado por: makumbator
· votar


vintagentleman
Esses são termos técnico-juridicos

Mas eu não estava falando em termos jurídicos, e sim em termos de língua portuguesa (que também pode ser analisada em termos técnicos) e até em dicionários de medicina se encontra o termo eletrocutado com o significado meramente de qualquer morte por eletricidade.

Então você mesmo sabe que tecnicamente na língua portuguesa não há erro em dizer que um vocalista foi eletrocutado (pelo exato motivo que você mesmo apontou da palestra do Pasquale: o uso levou o termo a modificar seu significado).

Inclusive no inglês ele também se originou como específico de execução e hoje os dicionários de inglês também aceitam o termo para qualquer morte com descarga elétrica.

Querer que se fale um termo em todos os campos por causa do uso no meio jurídico não me parece razoável. No máximo pode-se exigir seu uso no meio jurídico, e não em todos os campos. Da mesma forma, fala-se no meio jurídico termos que são incorretos tecnicamente em outros campos, e nem por isso deve-se impedir o uso livre.

Voltando ao ELETROCUTADO, é leigamente aceitável

leigamente e também tecnicamente aceitável em vários campos: oficialmente na língua portuguesa, na técnica do jornalismo, na técnica da literatura, etc... lembre-se que não existe apenas técnica jurídica...hheheh.

JJJ
Veterano
# mai/16
· votar


vintagentleman
nas horas vagas sou delegado de polícia

Ih, galera, sujou geral!!!

Calma, calma, só brincadeira! hehehe

Pelo papo seu com o makumba, suponho que você chama projétil de projetíl, oxítono, né? rs

Ismah
Snakepit

Realmente, ela quase não cantou nada, parecia que nem era show dela...

Pra quem não conhece, é uma daquelas cantoras que faz muito sucesso com um hit de novela e depois acaba meio no circuito off mídia... No caso dela, foi uma música cujo refrão era "Como uma Deusa... você me mantém". É... bem brega né?! Mas fez um puta sucesso, na época.

Ismah
Veterano
# mai/16
· votar


Pois é, to me ausentando dos tópicos do rapaz vintage, vulgo senhor delegado...

makumbator
Moderador
# mai/16
· votar


JJJ
vintagentleman

Positivo operante! Hahahah!

:)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Choque mata vocalista