Sua Banda esta do jeito que você imaginou quando pensou em montar uma? (estou muito desanimado com

Autor Mensagem
GuitahWolf
Membro Novato
# set/15


Boa noite, estou no inicio da minha primeira banda a qual criei, porem ela não esta muito do jeito que eu imaginei, talvez pq eu seja muito liberal dificilmente digo não. e isso meio que acabou levando a banda pra um rumo que eu não gosto. estou muito desanimado com a minha banda.

primeiramente o vocal é feminino(sem preconceito, até queria uma banda com vocal feminino mas não essa) e depois a falta de animo dos membros, ninguém pergunta quando vai rolar ensaio ou se vai ser ensaio, basicamente eles pensam que por eu ser o "líder" que somente eu tenho q estar motivado e isso me mata. e tbm o guitarrista querendo mudar o gênero da banda, que no inicio era uma banda de heavy \ power metal a qual mudei para metal alternativo por causa dos outros membros( e agora o guitarrista quer Post HC só pq escuta umas 5 musicas assim.. e quer saturar a musica com efeitos de guitarra os quais eu não gosto) tbm mudei o nome da banda pq a democracia vive...
Meu projeto é autoral mas tbm tocamos cover para descontrair mas estou pensando seriamente em desistir ou chutar alguns da banda...

vocês acham que eu estou sendo mesquinho ? ou que eu deveria aprender a dizer não ?

E a sua banda, esta do jeito que você imaginou ?

entamoeba
Membro Novato
# set/15
· votar


O problema é que nego imagina demais... Muito difícil algo sair do jeito que foi imaginado. É melhor ver no que vai dar e depois aprender a gostar daquilo.

gpeddino
Veterano
# set/15
· votar


Sugiro que você converse com os integrantes. É muito importante que todos deixem claro o que querem da banda: como será a música, e onde querem chegar. Se todos concordarem que querem ser uma banda de sucesso, é preciso que todos se motivem e trabalhem por isso.

fernando tecladista
Veterano
# set/15
· votar


e agora o guitarrista quer Post HC só pq escuta umas 5 musicas assim.. e quer saturar a musica com efeitos de guitarra os quais eu não gosto
guitarrista sendo guitarrista

até queria uma banda com vocal feminino mas não essa
ou que eu deveria aprender a dizer não ?
vocês acham que eu estou sendo mesquinho ?
basicamente eles pensam que por eu ser o "líder" que somente eu tenho q estar motivado e isso me mata.

você decide ou você manda ou não manda na banda
uma das coisas que acaba com a banda é essa coisa meio termo
ou você abraça o projeto em tudo, desde venda de shows, divulgação, estrutura, logistica, marcar ensaio e tudo mais e deixa isso claro e com isso toca quem está a fim e vê futuro no projeto, deixando claro "essa música não dá certo porque o bar X e Y que vamos tocar não rola esse som"

ou você deixa em aberto e cada um assume alguma função na banda e isso deixa mais aberto pra escolha de músicas, timbres como cada um entender

E a sua banda, esta do jeito que você imaginou?
coloque na mente, nunca será, é utópico
não é pela formação mas questão de se adequar ao mercado, tanto autoral quanto cover
você pode ter uma música sua que dure 20 min, sendo 15 de fritação, mas quando toca pra alguém você vê caras de "saco cheio" então ou essa música sai do repertório, ou você adapta ela pra 5 min com violão
você vai tocar em tal lugar mas o contratante quer que toca também um cover de uma banda X, ou você toca ou ele chama quem toca

-------------------------------------------------------
no inicio era uma banda de heavy
power metal
mudei para metal alternativo
o guitarrista quer Post HC

cara quando eu vejo uma lista de nomes assim que não faço a minima diferença do que seja a diferença gritante de um estilo para outro
é tudo uma guitarra fritando e uma bateria moendo
(é diferente de um na banda querer tocar samba, axé e o outro tocar sertanejo, são bem diferentes)
não sei se quem vai te ouvir vai aguentar por 2, 3 horas tocando sempre o mesmo estilo

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


GuitahWolf

Cara, no seco... Espera mais 4 anos e alguns meses, aí aceito que tu possa reclamar da banda.

Eu to com 8 anos de noite, já perdi as contas de por quantas bandas, equipes de som, luz, e eventos, passei como roadie e técnico.

Hoje a banda que estou, a Dinamite Joe, está a 12 anos no mercado, e agora está engatinhando, pois praticamente todos conseguiriam viver exclusivamente da banda...

Se achou que era fácil ter banda, tá na merda... Quer vida mole, vá ser engenheiro, médico e tal...

Achar músico é barbada, foda é achar aquele que consiga gerir ensaio, show no meio da semana, e largar TUDO pela banda, seja mulher, namorada, filhos ou família... Resumidamente, fazer da banda PRIORIDADE.

E não pensa que fazer sucesso é algo de hoje para amanhã. Acontece sim de gravar alguma coisa e virar hit, mas geralmente acabam desaparecendo mais rápido que apareceram.

Comercialmente falando, no Brasil de 90 pra cá o rock, voltou a ser underground - pra não dizer que morreu. Ainda sim existe mercado, mas não é 10% se comparado ao que foi.

o guitarrista querendo mudar o gênero da banda, que no inicio era uma banda de heavy \ power metal a qual mudei para metal alternativo por causa dos outros membros( e agora o guitarrista quer Post HC só pq escuta umas 5 musicas assim.. e quer saturar a musica com efeitos de guitarra os quais eu não gosto) tbm mudei o nome da banda pq a democracia vive...

Gênero é algo que acho ridículo, ainda mais quando se depende do público, não tem como tocar só um estilo num pub ou bar, querendo ou não vc vai ter de ser aberto, e encarar de Zé Ramalho, até Iron...

Se for pra ter um gênero para apresentação, digam que são uma banda de rock, pronto, caso resolvido.

Veja bem, vc diz ser um projeto TEU, então realmente, é SUA responsabilidade conseguir show, marcar horários de chegada, de ensaio e cobrar que todos estejam lá na hora marcada.

Mandar e desmandar nos arranjos - lembre-se que uma banda é um agregado de ideias DIFERENTES!

Alterar o nome, cores, símbolo, uniforme, etc...

Resumindo tudo, TU é o CHEFE, e os demais são EMPREGADOS - operários da música. E se um dia decidir mudar algo, nem que seja tocar pagometal (mistura de pagode com metal), eles ou topam ou estão demitidos.

Legal né?

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


você pode ter uma música sua que dure 20 min, sendo 15 de fritação, mas quando toca pra alguém você vê caras de "saco cheio" então ou essa música sai do repertório, ou você adapta ela pra 5 min com violão
você vai tocar em tal lugar mas o contratante quer que toca também um cover de uma banda X, ou você toca ou ele chama quem toca


fernando tecladista

Eu sempre soube! Não era só eu que estava aqui, e via o mercado da música como MEU GANHA PÃO, sendo um operário da música.
Vai tocar porque GOSTA DE TOCAR, e toca o que vier, e é SIM pelo CACHÊ, porque ele que vai pagar as contas fim do mês...

Não apenas aquela conversa de quem toca na frente do espelho do quarto, de "vou tocar o que gosto, e pelo amor/arte/cerveja/comer uma mina"...

Vc é uma das pessoas que fiz "amizade" aqui, e vi que foi certíssima a escolha. Somos profissionais, não porque tocamos melhor, mas porque temos a música como profissão :)

GuitahWolf
Membro Novato
# set/15 · Editado por: GuitahWolf
· votar


Se achou que era fácil ter banda, tá na merda... Quer vida mole, vá ser engenheiro, médico e tal... aushauhsuahsuahsuahushausha

Gênero é algo que acho ridículo, ainda mais quando se depende do público, não tem como tocar só um estilo num pub ou bar, querendo ou não vc vai ter de ser aberto, e encarar de Zé Ramalho, até Iron...
Ismah
No caso musicas cover eu deixei em aberto a escolha dos membros. o problema é sendo como autoral.

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


GuitahWolf

Entendi... Bom, compor não é pra todos, se não tá se encaixando na banda, talvez seja hora de procurar outro... Mas não sei se é motivo suficiente pra expulsar o cara, porque a ideia dele pra música não agrada, ou porque VOCÊ não considera pertinente ao gênero...

Lukasmolin
Veterano
# set/15
· votar


Cara, faz votação, conversa, senta e CONVERSA com todo mundo, explica os caminhos, debatam até uma maioria chegar em um acordo, se alguém não concordar com os rumos da banda, pode sair dela, ou acatar... Arranjem juntos, testem e vão votando as opções que vcs acham melhores, delegue tarefas, você pode ser o líder no sentido de organizar tudo isso, escolher quem faz o que, organizar as conversas... Ninguém gosta de ficar num lugar onde não tem voz... Na minha banda o batera fazia a organização/agenda, eu marcava os ensaios que eram na minha casa, nós tentávamos compor com pelo menos dois membros da banda... o Batera que manjava pouco de teoria musical ajudava simplesmente ouvindo e dizendo o que ele gostou mais... Estimule o dialogo, faça questão que todos sejam ouvidos... Se o seu guitarrista ta botando efeitos que não combinam? toque nesse assunto, e pergunte pros outros membros... Deixe que os outros membros deem pitaco na sua parte também... Lembrando que é pra CONVERSAR, não pra tentar agradar todo mundo ou acatar qualquer sugestão pq isso nunca vai dar certo...
E como comentaram, é isso mesmo, se você quer fazer da musica uma profissão, seja profissional... Quando chegar as contas no fim do mês não adianta tentar pagar com amor... Embora nada te impeça de ter um projeto seu, que seja pra ter suas musicas do seu jeito tenha noção de que nada garante que vai vingar também... Boa sorte...

FELIZ NATAL
Veterano
# set/15
· votar


GuitahWolf

acho o entamoeba closou o potico ali no 1º post, apesar de valer em peso de ouro os conselhos preciosos do ismah e do fernando tecladista q aparentemente pelo q entendi estão no circuito.

Eu penso que a partir de algum momento que alguem monte uma banda, ela tem que ter de forma honesta o motivo dela estar naquela empreitada ( essa premissa serve pra relacionamento amoroso, obra de caridade, culto religioso ). Duvido muito, com toda humildade e respeito, que vocês sejam ingenuos o suficiente para querer "explodir" no cenário tocando estes estilos musicais não bem-quistos pelo público ( inclusive rock ).

Acho que com a idade que você tem, se eu fosse você, se dedicaria em tempo integral em evoluir sua técnica com seu instrumento e conhecer o maior número de pessoas e tirar delas o melhor pra enriquecer a tua musicalidade.

Quanto ao projeto conceitual. Se dai conseguir selecionar pessoas que tenham uma percepção semelhante e o nivel de compromisso que o Ismah sinalizou como dificil de encontrar, se embrenhe nesta empreitada.

Na moral, com a idade que você tem, talvez vc não escutes estes generos daqui ha alguns anos e já queire algo totalmente diferente.

Del-Rei
Veterano
# set/15
· votar


GuitahWolf
heavy \ power metal... metal alternativo... Post HC

É muita definição pra mim, rsrs.

Banda é um casamento entre várias pessoas. Um casamento convencional entre 2 já é difícil, imagine uma banda inteira convivendo juntos.

Invariavelmente você vai ter que ceder. E os outros também.

Não tem opção melhor: Bate um papo com os caras e expõe teu ponto de vista. Se chegarem a um ponto comum, ótimo. Se não, parte pra outra.

Por isso que muitos partem pra carreira solo e contratam músicos. E aí, quando você paga, você manda.

Um aceno de longe!!!

sandroguiraldo
Veterano
# set/15
· votar


GuitahWolf

Todos deram conselhos pertinentes e também dar minha opinião:

Quando eu tinha 18 anos, tocava numa banda também. Tocávamos pop rock em igrejas no interior de SP. Até que nos saímos bem, tocamos em alguns lugares, era promissor. Mas tinha muito problema, típico da idade, de egos. Tinha um batera que tinha ciúmes de mim, porque alguns amigos se referiam a "banda do Sandrão" entre outras coisas. E eu também não era fácil.

Chegou um ponto em que tive que sair da banda. Eu fundei, dei o nome, compus as músicas, paguei estúdio, morava em outra cidade... e tive que sair, preferi manter a amizade.

Ou seja... ou você abraça a banda como "dono" o que pode te gerar o problema de os outros não quererem ser seus "empregados" ou vai ter que ceder e ensinar eles a cederem.

De qualquer forma, siga seu coração S2 rsrsrsrs

GuitahWolf
Membro Novato
# set/15
· votar


Banda é um casamento entre várias pessoas. Um casamento convencional entre 2 já é difícil, imagine uma banda inteira convivendo juntos.

Invariavelmente você vai ter que ceder. E os outros também.

Eu já pensei nisso, não tenho problema em ceder, o grande X da questão no meu ponto de vista é que, mesmo eu já tendo dito pra banda que eles podem trazer ideias para as musicas e composições o guitarrista insiste em querer fazer algo pra somente ele e tentar fazer o resto da banda parecer uma banda que SOMENTE ele gosta.
Ex: outro dia ele chegou para minha pessoa e disse:
"eu tava vendo ja deixar o som da banda mas parecido com isso"
~deixou o link da banda~ e finalizou dizendo "escuta algumas musicas dessa banda"só que antes disso ele sugeriu fazer da banda uma coisa totalmente dessa, acho que ele escuta muita coisa dentro do metal e não consegue focar em uma.
o resto da banda é de boa só falta um pouco de comprometimento;
a vocalista não é pro, ela tem uma voz bonita mas ela mesma disse que não sabe oq faz, tecnica vocal etc.

Del-Rei
Veterano
# set/15
· votar


GuitahWolf
Ex: outro dia ele chegou para minha pessoa e disse:
"eu tava vendo ja deixar o som da banda mas parecido com isso"


E o que você respondeu?

Às vezes o cara está achando que você está curtindo as idéias dele. Se você não se expressar, não tem como adivinharem o que você pensa.

A melhor saída é a conversa tranquila. Se não rola conversa, você começa a acumular sentimentos ruins e numa hora vai explodir. Aí já era até a amizade.

Um aceno de longe!!!

GuitahWolf
Membro Novato
# set/15
· votar


Às vezes o cara está achando que você está curtindo as idéias dele. Se você não se expressar, não tem como adivinharem o que você pensa.

A melhor saída é a conversa tranquila. Se não rola conversa, você começa a acumular sentimentos ruins e numa hora vai explodir. Aí já era até a amizade.


Eu respondi assim:
"sobre compor em cima disso eu não sei, quando a ideia chega eu acho que já vem embutido o estilo que você gosta de tocar ou até mesmo uma banda, tipo, eu escuto as minhas musicas e as vezes falo "nossa isso soa tão parecido com a Banda X" mas é meio que natural
Você pode ver uma dessas musicas que eu fiz, se alguma delas é do estilo que vc esta falando, se tiver tu me fala pra eu ter uma ideia melhor. seria bom compor junto pra fazer coisas novas e melhorar as antigas, vc pode ter riffs melhores para encaixar ou algo para por no refrão etc"
~PS: mandei minhas composições para ele ouvir, ele não ouviu mas toquei no dia do ensaio e ele disse que ficaram boas~

Del-Rei
Você tem razão eu acabo acumulando sentimentos, tentando agradar e acabo me sentindo pior depois é melhor ser mais sincero mas de forma calma

sandroguiraldo
Veterano
# set/15
· votar


GuitahWolf

Nessa banda que mencionei, o batera era assim. Toda semana curtia um som novo. Já faz uns 15 anos, aí ele vinha na onda do CPM22, depois queria algo mais metal, aí voltava pra melódico, depois queria pop rock... ou seja, ficávamos migrando de estilo.

Aí tive que bater na mesa e encontrar um ponto de equilíbrio.

GuitahWolf
Membro Novato
# set/15
· votar


sandroguiraldo
kkkkkkkkkkk
to passando por isso ai, só não bati na mesa ainda auhsuahus

Buja
Veterano
# set/15
· votar


Se o problema nao sao os covers e sim o autoral, eu faria o seguinte:
(uma opcao nao tao delicada, talvez nem a melhor)

Diga pro guitarrista que achou interessante, e que ele venha com uma composicao dele neste estilo ai, e apresente para a banda toda ouvir, e se todos aprovam (como voce diz, a democracia vive).

Todo mundo tem que gostar, se nao gostar, ja era. Isso vale pra vc, pro batera, pro vocal, pra guitarra, pro teclado.

Ja toquei em banda onde um queria tocar ultra mega high-gain fritante, outro queria algo mais grunge, outro queria tipo nando reis. A proposta foi essa: Otimo, tocaremos tudo isso: Traga sua composicao, melodia, letra, ideia de solo, e se a galera gostar, a gente trabalha em cima disso. Senao, a ideia era 'arquivada na lixeira'

GuitahWolf
Membro Novato
# set/15
· votar


Diga pro guitarrista que achou interessante, e que ele venha com uma composicao dele neste estilo ai
é uma boa opção, irei tentar isso

daimon blackfire
Membro Novato
# set/15
· votar


Crie uma banda de jazz e todo mundo fica feliz tocando o que quer.

AlegriaNosDedos
Membro Novato
# set/15 · Editado por: AlegriaNosDedos
· votar


Cara,na minha visão vc só tem duas opções:
Vc faz que nem citaram,cada um mostra sua composição,as que todos gostarem passa e as que não passarem vcs deixam pra outra vida.
Ou vc manda todo mundo ir pra aquele lugar e faz a banda do seu jeito.
Pode dar certo,pode não dar,enfim,fica a seu critério o que você vai fazer.

sebber
Veterano
# set/15
· votar


Todo mundo tem que gostar, se nao gostar, ja era.
Buja,

Para mim esta é a melhor opção.
Hoje na banda que toco é assim.
Somos 3, e se 2 quiserem uma música e 1 não quiser não rola.
Mesmo que seja Comfortably Numb.
Obs.: é um tributo a Pink Floyd.
hehe

sandroguiraldo
Veterano
# set/15
· votar


Mesmo que seja Comfortably Numb.
Obs.: é um tributo a Pink Floyd.


Toca Pink Floyd em trio, acho digno pra caramba!!! Tem que ser fera!!!

Wade
Membro Novato
# set/15 · Editado por: Wade
· votar


Claro que não está. E nunca estará. Se eu quisesse isso, ou montaria uma banda de um homem só (na verdade, já tenho algo mais ou menos assim em mente) ou montaria uma banda daquelas em que um é o chefe e o resto é empregado, coisa que acho broxante.

Mas independente de tudo, o segredo é conversa. É deixar muito, mas muito claro quem vai mandar no quê, se tem líder ou não, quem compõe, quem escreve...

Na minha banda isso sempre foi muito livre. Eu faço guitarra e sou vocal, então já fica aquela aura de "líder", mas nunca me considerei um. Eu já compunha antes e já tinha muitas músicas quando a banda foi formada, então elas viraram músicas da banda e acho que passei a ser visto como o 'compositor' principal, o que faz com que os outros caras fiquem mais comedidos em compor algo. Mas não há restrição alguma quanto a isso. O outro guitarrista compôs 2 das nossas 11 músicas. O baixista já apresentou umas ideias também.

Obviamente, quando componho, minhas influencias e gostos pessoais tomam a frente. Não penso "hum, vou colocar aqui algo com um pé no hardcore porque o baterista curte esse tipo de música". Eu componho com o que eu tenho, com a minha bagagem. Daí apresento a demo crua, de como a música nasceu em minha cabeça. Então cada um vai colocando suas partes, dando seus pitacos aqui e ali e daí ou concordamos ou não com cada mudança. Umas ficam, outras não. No final, a música é uns 70% minha e 30% dos caras.

Em relação a ensaios, todos se mobilizam. As vezes um mais, outro menos. Mas todos tentam se organizar pra rolar. Assim como shows. Não temos um que é o 'empresário'. Cada um que fica sabendo de algo já acerta a parada e depois comunica a banda.

Em relação a gênero, de um lado acho uma besteira, mas do outro entendo a importância. Por exemplo, fica muito mais difícil conseguir show pra uma banda que ninguém sabe do que é. Que não tem uma identidade principal. O produtor pergunta "tá, mas pra eu ver se encaixa, é banda de quê?". Dae vai e fala "não tem um estilo definido, é uma banda de Rock". O cara vai preferir não arriscar e chamar outra mais definida. Por mais que ele tenha ouvido uma demo que agradou e se encaixe no evento, a próxima música pode ser completamente diferente e daí não funciona.

A banda que toco é uma derivação do que sobrou de uma outra banda que acabou. A antiga era de Blues Rock. Quando decidimos continuar, mudamos o nome e nos propomos a caminhar mais pra algo meio Stoner, Rock/Metal Alternativo... Então fomos continuando tendo isso em mente. Gravamos nossas demos e quando o pessoal ouvia, ninguém sabia classificar direito o que a gente era. A maioria indicou Grunge. Pra ter uma ideia, nunca pensamos em Grunge (apesar de eu curtir). Então é complicado isso. Talvez sejamos Grunge mesmo no final, mesmo sem querer. Mas é isso que é legal: apenas fizemos a música que queríamos fazer. O estilo que isso resultou não importa. Mas é sempre bom não variar DEMAIS pra poder ter um rótulo pro mercado, pra ter um lugar.

O conselho que dou é: chame os membros da banda pra tomar uma cerveja e fumar um cigarro qualquer dia depois do ensaio, sentem e comece a conversar. Deixe bem claro suas intenções com a banda e que se eles estão nela, é porque supostamente também tem essas intenções. Veja o que eles acham disso. Diga que não quer perder tempo com algo que não vai chegar onde você quer que chegue. Então eles mesmos vão se tocar e pensar se estão nessa ou não. E tendo essa conversa, um dia se precisar chutar alguém da banda, vai poder dizer "não foi nada pessoal e nem por falta de aviso".

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


Carai, escrevi demais.

Buja
Veterano
# set/15
· votar


Legal, acho que assim funciona melhor.
Eu uma vez toquei em dupla, composições nossas, com bateria virtual, e cada um cantava suas proprias composicoes.

A gente fazia assim: Cada um compunha o que gostava, no estilo que achava que ficava interessante, cantava o que quisesse, e tocava o instrumento que quisesse.

Eu tinha facilidade com o baixo e gostava de compor solos. O meu companheiro de banda gostava mais de compor letras, riffs, e arranjos.

Sem preconceito, a gente criava musicas assim. Umas ficaram tao ruins que fizemos questão de esquecer. Outras ficavam legais, na opiniao dele, e nao na minha. Mas eu fazia o maximo pra colocar um baixo marcante, cantar junto os refroes, enfim, me esforçava o maximo.

Isso era recíproco. As vezes eu criava um funky (nao carioca), com jogadas de slap, e nao era a praia dele. Ele estava pensando em algo mais melodico. Mas ele tambem fazia de tudo pra pular junto, botar uma letra mais marcante, uma batera mais levada. E assim a coisa ia fluindo.

Fazendo assim, ganhamos um festival na escola dele, o treco ficou fino. Tinha rock acustico, tinha funky com levada samba, uma mistureba pior que o programa 'esquenta' kkkk.

O importante, é saber ceder, e sobretudo, brincar. Afinal, banda não é so trabalho tambem nao. Se fosse so por trabalho, ninguem criava banda. Todo mundo iria virar corretor, politico, etc, pra ganhar dinheiro.

GuitahWolf
Membro Novato
# set/15
· votar


Wade
vlw pela historia, muito boa, ajudou muito

Ismah
Veterano
# set/15
· votar


Wade
uma banda daquelas em que um é o chefe e o resto é empregado, coisa que acho broxante.

Mas é a ÚNICA saída, para quem quer fazer tudo ao seu jeito.

Wade
Membro Novato
# set/15
· votar


Ismah
Sim. Mas eu acho que quem quer fazer tudo ao seu jeito nem deveria estar em uma banda, pra começar.

Calime
Veterano
# set/15
· votar


Wade

Depende. Bandas são tbm relacionamentos humanos, e nisso, assim como existem zilhões de pessoas diferentes no mundo, tbm existem zilhões de tipo de relacionamentos, passando ainda por questões "meramente" financeiras/contratuais.

Agora, sobre o que VOCÊ acha sobre a forma correta de estrutura e funcionamento de uma banda, já são outros 500.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sua Banda esta do jeito que você imaginou quando pensou em montar uma? (estou muito desanimado com