Sweet Child O' Mine: plágio escancarado

Autor Mensagem
vintagentleman
Veterano
# ago/15 · Editado por: vintagentleman


Ihhh Slachetes... Agora o bicho pegou. A casa caiu...
Vejam o grande clássico "do" GNR, do ano de 1987 e depois a música Unpublished Critics, da banda australiana Australian Crawl, de 1981.
Até o Gusttavo Lima poderá dizer que, tirando a introduçãozinha inspirada daquele bom guitarrista cujo nome não pronunciamos, toda a base, o tempo da música, a ordem dos acordes, a linha melódica, o refrão (que nos australianos é Ahhh Ahhhh Ahhhh) e nos americanos (Ohhhh Ohhhhh Ohhhh), até mesmo a tonalidade e estilo dos solos (são dois, o primeiro calminho e o segundo bem quente e mais rápido), enfim, tudo o mais é musicalmente idêntico.
Que se abra a "Caixa de Pandora" e os males do Universo se libertem!!! Comentem!!!

GNR

Australian Crawl

JJJ
Veterano
# ago/15
· votar


Ah... sei lá...

O problema é que é uma construção harmônica hiper simples e pra lá de manjada...

Quase como dizer que se eu fizer um rockzinho em I IV V seria plágio de "Rock and Roll" do Led Zeppelin, e esta um plágio de "Tutti Frutti" ou qualquer outra similar dos anos 50.

Pra mim é só semelhança.

vintagentleman
Veterano
# ago/15
· votar


JJJ


Até o Ahhhhhh Ahhhhhh Ahhhhhh e Ohhhhh Ohhhh Ohhhh?
Sei lá. Muita coisa para coincidir.

Casper
Veterano
# ago/15 · Editado por: Casper
· votar


Caro vintagentleman:

O Slash na verdade clonou a parada
daqui (Gary Numan - I Die You Die) :



vintagentleman
Veterano
# ago/15
· votar


Vish! Então é tudo plágio mesmo. Até a introdução! Fodeu...

JJJ
Veterano
# ago/15
· votar


Casper

Nahhhh... só "parecença" também... kkkkkkkkkkkkkkkk

LeandroP
Moderador
# ago/15
· votar


É só o jeitão da música. Nada de mais.

vintagentleman
Veterano
# ago/15
· votar


LeandroP


Engraçado, não vejo as pessoas questionando a originalidade de Sultans of Swing, Confortably Numb, Little Wing, Pride and Joy, Layla etc.

Porém, há bandas que se tornaram famosas por plágios. O Led Zeppelin é o maior exemplo.

Essa Sweet Child, para mim, é evidente.

LeandroP
Moderador
# ago/15
· votar


vintagentleman

Pode até ter inspirado, mas o que eu vejo é uma ligeira semelhança. Quer dizer que se eu compor um rock 4/4 com os acordes D, C e G será considerado como um plágio? Conheço dezenas de músicas com harmonias parecidas, do mesmo gênero. No entanto, cada uma tem suas particularidades que não me atrevo a pensar em plágio. No máximo vejo como uma inspiração. Já os plágios que você se referiu, como Led Zeppelin por exemplo, disso eu não tenho a menor dúvida.

Julia Hardy
Veterano
# ago/15
· votar


É igual quando o Satriani acusou o Coldplay de plagiar If I Could Fly em Viva La Vida. Realmente, há semelhança, mas, duvido que foi intencional. O Satriani poderia processá-los por fazer música ruim(rss), mas, por plágio é meio forçado. Enfim...

O Led Zeppelin é o maior exemplo.

E o Deep Purple.

vintagentleman
Veterano
# ago/15
· votar


Eu insisto que é coincidência demais os ahhhhh ahhhhh e Ohhhh ohhhhhhh, depois até mesmo o solo final tem uns licks praticamente idênticos. A posição de segurar a guitarra etc. O Islachi era fã da banda australiana, só pode.

Julia Hardy

Coldplay é pop de boa qualidade. Iniciaram praticamente como um cover do Radiohead, até adquirirem personalidade própria, bem mais fácil de ouvir, e, principalmente, tocável em rádios.
Não dá para dizer que Satriani é bom e Coldplay ou Duran Duran, ou Depeche Mode são ruins.

Hawklord
Veterano
# ago/15
· votar


Plágio mesmo é isso aqui:


entamoeba
Membro Novato
# ago/15
· votar


Hawklord
kkkkk caralho!

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Me pergunto se vocês apontam o dedo para as semelhanças, mas sabem se não são versões autorizadas, e o original tá ganhando grana as custas do copião...

Casper
O Slash na verdade clonou a parada

Faz sentido. Ele conta que criava seus exercícios...

vintagentleman
O Islachi era fã da banda australiana, só pode.

Por ser um inglês arrogante, não creio...

makumbator
Moderador
# ago/15 · Editado por: makumbator
· votar


Ismah
Me pergunto se vocês apontam o dedo para as semelhanças, mas sabem se não são versões autorizadas, e o original tá ganhando grana as custas do copião...

Tenho livro de partituras originais do GNR e em todas as músicas há a descrição completa dos autores e a data de registro (como manda a legislação), e na Sweet não aparecem outros nomes além de membros do GNR. Logo não há nada disso de versão. Os autores apontados são: Slash, Izzy,Axl, Duff e o Steve Adler. A data de registro aparece como 1987.

vintagentleman

A linha melódica dos versos é muito semelhante mesmo, pra mim é algo além da coincidência. A harmonia é igual assim como boa parte da estrutura da música. Nos refrões a melodia vocal é um pouco diferente, mas mesmo assim são parecidas. Pra mim isso tem cara de plágio (seja intencional, querendo copiar a música na cara dura ou inconsciente, fazendo a composição um bom tempo depois ouvir a música de origem, e se baseando nela sem perceber).

Ismah
Veterano
# ago/15 · Editado por: Ismah
· votar


makumbator

Primeiro que gostaria de receber cópias ou indicação dos livros. Segundo que não me referi ao G'n'R. Terceiro que todo álbum Apettite for Destruction é creditado aos 5.

makumbator
Moderador
# ago/15 · Editado por: makumbator
· votar


Ismah
Segundo que não me referi ao G'n'R.

Ah sim, você se refere a outra música falada aqui no tópico?

Segundo que todo álbum Apettite for Destruction é creditado aos 5.

Não é não. A It' so easy tem mais um cara (West Arkeen), e a Anything Goes tem creditado também o Chris Weber. O crédito de autores em partituras oficiais é por música. Não importa se todas de um álbum forem dos mesmos caras, em cada uma isso é explicitado individualmente (além do ano de registro). E como apontei, no caso do Appetite nem todo o álbum é de composição apenas dos 5 membros da banda.

Primeiro que gostaria de receber cópias ou indicação dos livros.

Isso aqui eu não entendi!

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


makumbator
como apontei, no caso do Appetite nem todo o álbum é de composição apenas dos 5 membros da banda.

Quis dizer que todas as músicas tem os músicos como compositores de todas as faixas.

gostaria de receber cópias ou indicação dos livros.

Isso aqui eu não entendi!


Gostaria de fazer (na verdade que me fizesse, já que não planejo viajar pros teus lados) cópias, ou ao menos saber o nome do livro.

makumbator
Moderador
# ago/15 · Editado por: makumbator
· votar


Ismah
Quis dizer que todas as músicas tem os músicos como compositores de todas as faixas.

Os 5 estão sempre como compositores em todas, mas não sempre sozinhos, pois em duas delas tem eles + 1 camarada extra.

Gostaria de fazer (na verdade que me fizesse, já que não planejo viajar pros teus lados) cópias, ou ao menos saber o nome do livro.

Ah sim, é a transcrição oficial da linha de baixo do Appetite (Cherry Lane/Hal Leonard). Não tenho isso digitalizado (é o livro de verdade mesmo).

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


makumbator

Os 5 estão sempre como compositores em todas

Foi o que afirmei.

não sempre sozinhos, pois em duas delas tem eles + 1 camarada extra.

Isso eu não afirmei - apesar de conhecer. :P

vintagentleman
Veterano
# ago/15
· votar


makumbator

A linha melódica dos versos é muito semelhante mesmo, pra mim é algo além da coincidência. A harmonia é igual assim como boa parte da estrutura da música. Nos refrões a melodia vocal é um pouco diferente, mas mesmo assim são parecidas. Pra mim isso tem cara de plágio (seja intencional, querendo copiar a música na cara dura ou inconsciente, fazendo a composição um bom tempo depois ouvir a música de origem, e se baseando nela sem perceber).

Concordo. Por isso digo que talvez o Islachi fosse fã da banda australiana.
Realmente, a única diferença entre as duas músicas é que a base da Sweet Child se altera para uma progressão de acordes pesados durante o segundo solo. Eu particularmente gosto muito dessa parte, que pouca gente dá atenção.
É justamente essa progressão que dá um clímax à música que vem de romântica a agressiva.

Ismah
Por ser um inglês arrogante, não creio...


Eles curtem bastante música australiana sim. Isso seria possível. Um som que o Islachi ouvia na juventude.

JJJ
Veterano
# ago/15 · Editado por: JJJ
· votar


Vocês tem noção de quantas músicas são feitas e gravadas diariamente?

Agora multipliquem por séculos de música escrita em partitura e, a partir dos fonógrafos do século 19, gravada.

Tudo já deve ter algo parecido... às vezes é plágio mesmo, mas muito mais vezes é pura coincidência.

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


vintagentleman

Considerando que a música com o solo, é de 80, quando ele já tinha 15 anos, é sim possível. Mas teria de ser por amigos, em casa o "west country" era bem presente.

A música que seus pais ouviam, quando você tinha 15, era bem diferente da que você ouvia. Naturalmente.

JJJ
Agora multipliquem por séculos de música escrita em partitura e, a partir dos fonógrafos do século 19, gravada.

Pois é... É uma das coisas que me pergunto às vezes...
As combinações não são infinitas. Sem falar que somos releituras do que ouvimos, isto é, nossos solos são resultado de licks e riffs de terceiros.

Rednef2
Veterano
# ago/15 · Editado por: Rednef2
· votar


Duff comentou sobre isso, e disse que nunca nem ouviu falar dessa banda.

De qualquer forma, em todo estilo há seus clichês.
Inclusive o Jazz e seus interminaveis 2-5-1.

MauricioBahia
Moderador
# ago/15
· votar


Tem um tópico aqui no FCC só sobre plágios. Tem plágio puro, defumado, plágio ao funghi, plágio à parmegiana, na moranga, no palito...

vintagentleman
Veterano
# ago/15
· votar


Ismah

Considerando que a música com o solo, é de 80, quando ele já tinha 15 anos, é sim possível. Mas teria de ser por amigos, em casa o "west country" era bem presente.

Não acho. O Islachi pode ter ouvido no rádio. A música dos australianos foi um hit. De dez anos para cá é que não se ouve mais rádio. Até na minha época (anos 90) ele era onipresente. E tocavam de tudo.

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


MauricioBahia
plágio à parmegiana

Esse sou eu... Sono un figli di Parma! Levo esse sobrenome hehehe

vintagentleman
Não acho. O Islachi pode ter ouvido no rádio.

Novamente é possível. Mas ficam as perguntas se o rádio era de fato popular no meio dele. Na bio inteira com o Bozza, ele não mencionou que lembre, nenhuma vez ouvir rádio. Claro que ter ouvido aleatoriamente em algum lugar, é plenamente possível.

Enfim, como disse já acima, é possível, dentro do que sei da vida do cara (e a gente reclama quando fazem fofoca sobre nós), é improvável. Enfim, acho que é algo que nunca saberemos.

pianoid
Veterano
# ago/15
· votar


kkkkk

fazer o que, rock é tão pobre e idiomático que não sei se dá pra considerar plágio. Será que não era simplesmente uma regravação do jeito que a indústria fonográfica ama promover de tempos em tempos?

e o solo arpejado do slash realmente lembra um arpejador eletrônico? francamente, é pouco mais que um arpejo, muito distinto no timbre de guitarra empregado, mas não mais que isso

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


pianoid

No seu conceito, afinal, o que seria música boa?

renatocaster
Moderador
# ago/15
· votar


É, a melodia das estrofes é muito parecida. Já o refrão apesar do "Ahhhhh Ahhhhh Ahhhhh", não achei tão parecido. E tbm achei os solos de guitarra bem diferentes, só a semelhança harmônica que faz "lembrar" alguma coisa. Na boa? Para mim, coincidência pura.

Mas, vai saber, né...no final das contas, não tem como ter muita certeza.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sweet Child O' Mine: plágio escancarado