Autor |
Mensagem |
Casper Veterano
|
# ago/15 · Editado por: Casper
Não dá para rotular o Nile Rodgers como mais um guitarrista. Excelente compositor e produtor, descobri recentemente que muitas músicas que gosto tem o toque dele como compositor/arranjador:
Abaixo, um excelente documentário sobre o cara:
A guitarra mágica:
Músicas famosas que tem a guitarra mágica:
E um show sensacional para fechar a noite:
Toca muito.
|
Lelo Mig Membro
|
# ago/15
· votar
Casper
Cara, toquei numa banda de "Disco Music" nos anos 80... só tinha eu e uma backing vocal de brancos na banda. Foi uma escola. Tive que ouvir muito estes caras para poder aprender um pouquinho... e mesmo assim, o suingue é inigualável.
Se alguém quiser tocar guitar "black music" de gente grande tem de ouvir alguns gênios, que infelizmente a maioria dos guitarristas desprezam...
Aprendemos muito sobre blues, e desprezamos estes caras, que também são oriundos do blues, mas com suingue demais no sangue prá ficar fazendo Rock´n´roll que é coisa de branquelo sem ginga!
E, prá piorar, a forma que eles usam Wah Wah... faz a gente morrer de vergonha!
Têm de ouvir Nile Rodgers... e permita usar seu tópico para citar Jimmy Nolan, o guitarrista do James Brown... o que o cara fazia é "codiloko"..
Eu listar mais um 10....hehehehe. Mas não vou desvirtuar mais...
|
Casper Veterano
|
# ago/15
· votar
Caro Lelo Mig:
Concordo. Os dois guitarristas acima citados são desprezados injustamente porque eles colocam seu instrumento a favor da música, como um componente essencial na composição e na transmissão da ideia musical.
O tipo de guitarrista que é colocado em um pedestal é o que faz exatamente o contrário: faz pirotecnia com o instrumento com a função de se exibir tecnicamente. A música atrás é um mero detalhe. Para dar nome aos bois, Yngwie Malmsteen e Steve Vai (exemplos).
O Nile Rodgers e o Jimmy Nolen (que não está mais entre nós) pensam como músicos.
O Yngwie Malmsteen e o Steve Vai pensam como guitarristas.
Essa é a diferença.
|
Casper Veterano
|
# ago/15
· votar
Esse abaixo é parecido com o acima, mas com o menino doido muito mais inspirado:
|
EduJazz Veterano
|
# ago/15
· votar
Casper
Esse último show aí é heavy metal heim? Só groove pancada!
|
entamoeba Membro Novato |
# ago/15
· votar
Casper Os dois guitarristas acima citados são desprezados injustamente
Veja só! Eu, que acho funk bem melhor que blues, não conhecia os caras. Fiquei pensando: "caralho, não conheço, de nome, os guitarristas de funk!". Baixistas, conheço vários, mas guitarristas...
Bateu até uma vergonha.
|
gpeddino Veterano |
# ago/15
· votar
Rodgers é foda! Uma carreira brilhante, repleta de hits incontestáveis. E conseguiu sempre se manter relevante, de Chic a David Bowie a Madonna e Daft Punk.
Queria ter metade daquele groove pra fazer guitarra base...
|
nichendrix Veterano
|
# ago/15
· votar
Além do NIle Rodgers e do Jimmy Nolan, existem muitos nomes foda no Soul/Funk: Steve Crooper, Eddie Hazel, Tawl Ross, Gary Shider, Michael Hampton, Dewayne "Blackbird" McKnight, Tito Jackson, Catfish Collins, enfm tem muitos caras muito fodas dessa época que raramente são lembrados.
|