Artistas e bandas da MPB antiga

Autor Mensagem
Tecfrente
Membro Novato
# ago/15


Boa noite, pessoal.

Vamos usar este espaço para postar comentários e vídeos da MPB antiga.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar




cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Os que eu mais gosto são Lenine e Djavan. Ótimas letras, ótima música, brasileiro até os ossos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


Tecfrente
Kid Abelha é MPB "antiga"!?!?!
Vou começar aqui com um dos maiores músicos que o Brasil já teve: O Maestro Pixinguinha:
https://www.youtube.com/watch?v=98gYhQixXwo

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


Djavan tem várias boas músicas sim.

Eu mesmo tenho algumas cifras dele aqui. É o famoso músico que gosta das dissonâncias rsrs. Qualquer pessoa que aprendeu a tocar instrumento por cifras de início percebe isso nas Harmonias de sua música.





MMI
Veterano
# ago/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Kid Abelha é MPB "antiga"!?!?!

Pois é... o.O

Lelo Mig
Membro
# ago/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Mauricio Luiz Bertola
MMI

"Kid Abelha é MPB "antiga"!?!?!"

Essa é a prova que vocês estão velhinhos.... ou que a memória cultural brasileira é meio curta...rs

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O Pixinguinha foi ótimo, mas não sei se ele se enquadra em MPB propriamente dita, pois pelo que li os gêneros dele são:

Choro
Maxixe
Samba
Valsa

Já que citou Pixinguinha, vou de "A rosa". Gostei dessa interpretação vocal:



Pensei no Baden Powell também, mas seus estilos são:

Afro-samba
Bossa Nova
MPB
Samba
Jazz

Obs: Criei ontem às 23 hora e pouco esse tópico, será que se eu criar outro tópico, mas com a palavra "Samba" na frente eu receberei uma advertência dos moderadores ? Eles dizem que é 1 tópico por dia, mas eles consideram o intervalo de 24 horas ? Caso contrário, daqui há pouco posso criar um tópico "Artistas e bandas do SAMBA antigo", daí dá pra colocar Cartola, Baden Powell, Pixinguinha, sambistas de SP e RJ dos anos 70, 80 e 90.
Pretendo criar um tópico para músicas flashbacks internacionais românticas (Duran Duran, Tears For Fears, A-Ha, The Cure, etc.).
Pretendo criar também um tópico só para Rock (nacional e internacional) antigos (de 90 para trás).

Quanto ao que eu considero antigo é bem extenso. Tudo que não for contemporâneo será considerado antigo rsrs (dos anos 90 pra trás). Isso vai ser bom, pois haverá diversidade de músicos e um espaço para essa nova geração conhecer muitas influências e formar um certo "background auditivo", vamos dizer assim. Pois muitos conhecem apenas algumas bandas de 2000 para cá e já sai por aí querendo fazer sucesso.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Todos

De acordo com a minha idade músicas dos anos 2000 até os dias de hoje ==> Contemporâneas.

Anteriores ao ano 2000 ==> Vou classificar como antigas

Esse tópico e outros que irei criar vão funcionar assim!

Se quiserem postarem músicas da "época que o arco-íris era preto e branco", sintam-se à vontade.

Não devemos confundir "antigo" (conceito relativo ao observador) com "velho' (deterioração de algum material, seja biológico ou não).

Veja que no tópico eu usei a palavra antiga e não velha. A palavra velha é pejorativa e as músicas que eu pretendo postar aqui não devem possuir esse viés, pois música antiga pode ser atemporal, já música velha já não presta desde o rótulo a ela dessa forma.

Imagine que um irmão gêmeo fosse ao espaço numa velocidade próxima da luz aos 10 anos de idade e o outro ficasse aqui na Terra. Depois de 70 anos o irmão que foi ao espaço retornou. Como estariam fisicamente os dois ? O que foi ao espaço estaria fisicamente super jovem, mesmo com os seus 80 anos e o que ficou aqui na Terra estaria com um físico médio de qualquer pessoa de 80 anos.

Então não confundam velhice com antiguidade. A antiguidade é um conceito relativo e depende do observador; já a velhice, não.

Conheço adolescentes de 15 anos que o ano de 2005 parece uma eternidade. Para mim, é como se fosse ontem. Lembro de praticamente todos os detalhes e quase de todos os dias, pois minha memória é muito boa.

renatocaster
Moderador
# ago/15 · Editado por: renatocaster
· votar


Tecfrente

Mas se vc quer determinar o que é MPB antiga apenas de acordo com a sua "linha do tempo", vc enfraquece o debate. Então chame para o tópico apenas os usuários que estão enquadrados dentro da sua faixa etária, pô.

Lelo Mig
Membro
# ago/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Tecfrente

"O Pixinguinha foi ótimo, mas não sei se ele se enquadra em MPB propriamente dita... Pensei no Baden Powell também, mas seus estilos são..."

Ok, ok, entendi sua explicação com relação ao "antigo", contudo, sua visão do que é MPB, precisa ser revista. Pixinguinha e Baden, são muito mais MPB do que o Kid Abelha...

Nos anos 60, a sigla MPB, oriunda de um livro de Oneyda Alvarenga, chamado, Música Popular Brasileira, passou a ser utilizado em um "MOVIMENTO" que surgiu da fusão da segunda geração da Bossa Nova (que propunha uma aproximação maior ao samba de morro e da qual o LP "Afro-Samba" de Baden e Vinícius é o grande marco) mais um grupo formado na UNE que defendia o folclore da música brasileira (Centro Popular de Cultura da UNE).

Ou seja, a música produzida pelo povo brasileiro, sua cultura popular. O Samba, Choro, Maxixe, Valsa, Forró, Bumba meu Boi e etc.

É definido como marco inicial da MPB, a interpretação de Arrastão, de Edú Lobo e Vinicius de Moraes, por Elis Regina, em 1965.

O sentido "cultura popular brasileira e folclore" não se enquadra muito bem ao Kid Abelha, que fez parte de um movimento onde a New Wave, British Rock e Pop Inter, tiveram influência direta.

Obs: É só um explicativo, ok? Apenas para elucidar o conceito (simplificado) de MPB para os mais jovens.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


renatocaster

Renato, eu não estou limitando a "linha do tempo". Muito pelo contrário. Eu mesmo disse que podem postar músicas desde a época em que o "arco íris era preto e branco" até as mais modernas, exceto essa geração que está surgindo agora que já existe um tópico propício a ela chamado "Artistas e bandas da MPB atual". Entenderam aonde quero chegar ? O que não se encaixar naquele tópico, é só colocar aqui, ok ? Se for algo de 1900 e bolinha ou até mesmo mais antigo, postem aí, sintam-se à vontade. Mas saibam que vai ter coisas mais recentes também, como Paulo Sérgio, Roberto Carlos, Hyldon, Tim Maia. Não importa se o artista está vivo ou não, ou até mesmo "na ativa" para constar nesse tópico. O que importa é a origem do seu trabalho. Em que ano foi ? Se faz um certo tempinho, daí podem colocar aqui. De 90 e poucos pra trás até os prolegômenos da MPB tá valendo.

Lelo Mig

Eu pretendo criar um tópico com o mesmo título desse, mas para outros gêneros. No caso do Kid Abelha, eu sei perfeitamente que eles enquadrar-se-iam melhor num Rock Nacional do que MPB, mas aqui no forum não se pode criar 2 tópicos no mesmo dia, entende ? Daí acabei colocando eles aqui mesmo. Se tivesse colocando um Roberto Carlos, ninguém iria falar nada.

Eu criei esse tópico ontem às 23:00 e pouco, mas não sei se devo esperar completar o ciclo de 24 horas para postar outro tópico ou já posso criar outro tópico, pois criei ontem (domingo) e hoje já é segunda. Não sei como os moderadores veem isso. Alguém sabe ?

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Estou pensando em criar também um tópico chamado "Artistas e bandas de Rock Pop".

O que acham ?

Eu iria criar apenas "Artistas e bandas de Rock dos anos 80", mas daí ia ficar muita gente boa de fora, ex: The Animals com o clássico "House Of The Rising Sun" de 1964, dentre muuuuitos outros. Então achei melhor criar o nome "Artistas e bandas de Rock Pop", daí vai dar uma boa margem quanto à inclusão de bandas.

Quem quiser e gostar de bandas de Rock não consideradas Pop, daí é só criar um tópico. Eu não pretendo fazer isso, pois existem algumas vertentes que eu não gosto muito, mas cada um com seu cada um e eu respeito a todos os gostos.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Kid Abelha foi pacabá mesmo

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Tecfrente
O que acham ?


Eu acho que você devia criar um tópico só pra falar dos tópicos que você pretende criar.

Zoera a parte, mais tarde trago minhas contribuições.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


cafe_com_leite

Kid Abelha foi pacabá mesmo

Nada disso.

Vou incluir o mesmo vídeo daquela música do Kid no tópico "Artistas e bandas de Rock Pop"

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Tecfrente
Nah, é porque eu acho kid abelha muito ruim mesmo.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


cafe_com_leite

Acho que esse forum deve ser segregado de acordo com estilos musicais (diversas "salas" de acordo com interessantes em comum).

Caso contrário, vai virar essa zona que está virando de um dar pitaco nos gostos dos outros.

Se a pessoa não gosta do estilo, a porta da rua é a serventia da casa. Vá procurar a sala com o gosto musical que lhe convém!

Então vou criar tópicos de tudo o que é gênero musical.

Só entra quem quiser.

Ninguém será obrigado a entrar a força.

Assim vai ficar mais organizado, além de todos trocarem conhecimentos sobre as bandas e artistas.

Do jeito atual não dá ...

Começa-se falando de MPB e daqui a pouco estamos discutindo temas filosóficos.

Para outros assuntos, além da música, existe o forum Off-Topic.

cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Tecfrente
Para outros assuntos, além da música, existe o forum Off-Topic.

Isso eu concordo.


Se a pessoa não gosta do estilo, a porta da rua é a serventia da casa. Vá procurar a sala com o gosto musical que lhe convém!



Caso contrário, vai virar essa zona que está virando de um dar pitaco nos gostos dos outros.

Isso não. Não tá preparado pra critica, se tranca num quarto.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


cafe_com_leite

Tecfrente
Nah, é porque eu acho kid abelha muito ruim mesmo.


Esses comentários de que gosta e não gosta, é ruim, não é ruim, etc ... já está virando um clichê aqui no forum.

Além do mais é um comentário inútil. Vejamos o porquê:

1) Quem gosta não irá mudar de opinião com uma declaração como a que você fez agora.

2) Quem não gosta também não vai mudar de opinião.

Logo, é inútil esse tipo de comentário.

Aqui é um espaço para conhecimento musical.

Quando você vai numa biblioteca, você gosta de todos os livros ? Obviamente que não! Você sai falando pra todo mundo: "- Esse livro não presta, viu, minha gente! Não leiam ele não!" ?!

Acredito que você não faça isso.

Você apenas procura o livro que te agrada e o que não te agrada simplesmente você ignora e respeita quem estiver lendo.

No forum deve ser assim também.

Vamos parar com subjetividades e fazer um banco de dados musical aqui no forum.

Quando um DJ vai para uma discoteca vocÊ acha que ele gosta de todas as músicas que ele tem para tocar na festa ? É óbvio que não. Mas ele tem que conhecer tudo aquilo para ser um bom profissional. Na música é a mesma coisa.

Já pensou alguém pedir uma música ao DJ e ele dizer:

"- Essa daqui eu não toco não, pois vai contra os meus princípios ou eu acho ela muito feia"

No sense, não é ?!

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


Chega de blá, blá, blá ...

Continuando com as músicas ...

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar




cafe_com_leite
Veterano
# ago/15
· votar


Só falei que não gosto cara. Precisa desse show?

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar




Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar




pianoid
Veterano
# ago/15
· votar


gosto do Ernesto Nazareth ;)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


Tecfrente
O Pixinguinha foi ótimo, mas não sei se ele se enquadra em MPB propriamente dita,
????
Choro
Maxixe
Samba
Valsa

E esses gêneros (talvez com a exceção da valsa), são o que?
Se for assim, Fagner é música "da Paraíba", Paulo Sérgio é "brega" e Hyldon é "Soul Music brasileira".... Ou seja, por esse mesmo critério esse 3 que vc colocou acima não são "MPB" (ou são!??).

pianoid
Veterano
# ago/15
· votar


MPB foi criação da Globo pelo selo Som Livre, quando esses artistas foram lançados em festivais.

claro, não confundir a sigla com a música popular brasileira da qual todos esses gêneros fazem parte...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# ago/15
· votar


pianoid
MPB foi criação da Globo pelo selo Som Livre, quando esses artistas foram lançados em festivais.
Equívoco.
Estude os seguintes têxtos:
BAHIANA, Ana Maria. Nada Será Como Antes - Mpb nos Anos 70 - 30 Anos Depois. Editora: Senac RJ
ROMERO, Sílvio. Cantos populares do Brasil. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1954.
Alvarenga, Oneyda. Música popular brasileira. São Paulo: Duas Cidades, 1982.
Mello, José Eduardo Homem de. Música popular brasileira. São Paulo: Melhoramentos, 1976.
ALBIN, Ricardo Cravo. O livro de ouro da MPB - A História de nossa música popular de sua origem até hoje. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.
VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira. Rio de Janeiro: Martins, 1965.
CABRAL, Sérgio. No tempo de Ary Barroso. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 1993.
LOPES, Nei. O negro do Rio de Janeiro e sua tradição musical: partido-alto, calango, chula e outras cantorias. Rio de Janeiro: Pallas, 1992.
ARAUJO, Paulo César. Eu não sou cachorro não.... Rio de Janeiro. Editora Record. 2002.
PINHEIRO. Manu. Cale-se: MPB e Ditadura Militar. SP. Ed.: Livros Ilimitados.
MOBY, Alberto. Sinal Fechado - a Música Popular Brasileira Sob Censura (1937-45 / 1969-78) RJ. Ed.: Apicuri
Tenho todos esses em minha biblioteca.....

Lelo Mig
Membro
# ago/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Bertola

"MPB foi criação da Globo"

Perdi o maior tempo explicando lá em cima o que é e de onde vêm o termo MPB.... o cara nem lê...antes de disparar a metralhadora.....kkkk

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Artistas e bandas da MPB antiga