composição e escalas

    Autor Mensagem
    abiliao
    Veterano
    # jul/15


    ola

    em um disco de pop , por exemplo , existe relação entre as escalas das musicas ?

    ou é normal usar a escala que desejar de uma musica para outra ?

    e em trilhas sonoras ?

    até

    marcelosz
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    abiliao
    Não sei se entendi ao certo o que vc quis dizer. Mas vamos lá...

    Num mesmo disco você pode encontrar músicas com escalas diferentes (Pop: maior e menor, no geral).
    A escala escolhida para a composição dará a sonoridade desejada. Quem nunca tentou compor, sugiro tentar criar algo "nordestino" com Lídio bemol 7, por exemplo, ou uma música "do oriente médio" com frígio dominante....

    Se fosse criar uma trilha para um filme do Indiana Jones por exemplo (na parte que ele chega no deserto, iria de frígio dominante... kkk).

    abiliao
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    marcelosz


    mas existe alguma restrição de uso de escala para a musica seguinte ? ou em todas as musicas ?

    ou eu posso usar a escala que eu quiser que o disco funciona ?

    Jm7
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    abiliao

    Acho que entendi o que você quis dizer...
    A relação que pode existir é o músico/compositor ter preferência por certa escala ou até mesmo limitação técnica (em casos extremos), no mais certos ritmos "pedem" certas escalas com maior frequência, ultimamente está meio complicado achar algo muito inovador, normalmente se segue uma "regra", é sempre mais do mesmo!

    Jube
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    abiliao
    Salvo extremos e certos estilos, não vejo muita restrição para o uso de escalas. Inclusive você pode ver muita coisa simples em músicas que parecem complexas, uma vez analisei friamente Two Steps From Hell - Undying Love e mudei meus conceitos, menos é mais.

    Gui Tsuu
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    abiliao

    Durante a composição não existe restrições, existe porém uma serie de estudos que podem auxiliar no desenvolvimento da música, para chegar no resultado imaginado a principio pelo compositor.

    Não existe uma regra no estilo "composições pop só podem ser feitas em cima da escala maior".

    carlcarl
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    se alguém puder dar um exemplo de compositor famoso(ou não) que compõe se baseando em escalas ,eu gostaria de saber quem é.
    é obvio que depois que a musica foi composta,os interessados encontrarão um monte de coisas teóricas para dizer : escala não sei o que , intervalo não sei o que la e etc...

    Jube
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    carlcarl
    se alguém puder dar um exemplo de compositor famoso(ou não) que compõe se baseando em escalas ,eu gostaria de saber quem é.
    é obvio que depois que a musica foi composta,os interessados encontrarão um monte de coisas teóricas para dizer : escala não sei o que , intervalo não sei o que la e etc...


    Isso, professores de arte tentam entender porque beltrano usou bastante tinta azul em seu quadro, músicos tentam entender porque aquele intervalo de 2M foi usado.

    carlcarl
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Jube
    não tenho nada contra quem deseja saber e entender estas coisas ,eu tento a cada dia ser um musico (tocar meu instrumento) o que ja é bem complicado pra mim.
    o interessante é que nem beltrano que usou bastante tinta azul em seu quadro e nem quem compôs a musica (quase que a 100%)não se preocupou com isto na hora de realizar a arte ,apenas fez .
    como citei ,depois os teóricos analisam e o resto a gente conhece....
    escrevem livros ,ditam regras ....

    marcelosz
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    carlcarl
    o interessante é que nem beltrano que usou bastante tinta azul em seu quadro e nem quem compôs a musica (quase que a 100%)não se preocupou com isto na hora de realizar a arte ,apenas fez .
    Olha... não sei absolutamente nada sobre arte no caso da pintura de quadros. Mas acredito SIM que BONS compositores utilizam toda a teoria para compor boas músicas. Já prestaram atenção em "Chega de Saudade", por exemplo? A música/letra começa triste, depois quando entra "... mas se ela voltar, se ela voltar que coisa linda que coisa boa". Não só a letra fica feliz mas também a harmonia vira "pra escala maior" (grosseiramente falando). O que falar hein??? Vinícius + Jobim amigo!!!

    No mundo guitarrístico, o Joe Satriani faz isso como ninguém: ele utiliza escalas para expressar exatamente aquilo que ele busca em suas melodias (que são simples e bonitas). Ele mesmo já falou que busca utilizar esse tipo de conhecimento das escalas/intervalos ao compor.
    Agora... é claro que é possível compor uma música excelente, ou que agrade a muitos, sem nem ao menos saber o que é escala! :-)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a composição e escalas