AJUDA - Cursos para letrista? Onde achar?

Autor Mensagem
Paulo96
Membro Novato
# jun/15


Galera, tenho 19 anos e moro no interior de São Paulo. Sei que não querem ouvir mimimi de garotinho perdido aqui, mas queria uma ajuda de vocês, de verdade.
Eu sempre tive muita criatividade, desde que me entendo por gente estou criando histórias, músicas e etc. Com 15 anos pra cá comecei a escrever muitas canções, não sei um numero exato. Não tenho nenhum curso nem nada como letrista, e não tenho a mínima ideia de onde tem, quanto custa, nada! Sei que existe o google, e pesquisei bastante mas é realmente muito dificil de achar algo assim. Sei também que vocês devem estar cansados de ouvir esses relatos, eu realmente peço desculpas pelo incomodo. Eu amo escrever músicas e nao me vejo fazendo outra coisa, quero viver disso, sei que é dificil mas quero ao menos tentar! Estou perdido sem horizonte nenhum.
Ah, eu nunca mostrei nenhuma letra minha para ninguém, queria muito postar alguma aqui no fórum, porem tenho receio de alguém roubar. Moro numa cidadezinha pequena, não sou rico, e não terei como me proteger caso algo assim aconteça. Pode parecer ridiculo, mas realmente tenho medo. Sei lá, vocês acham que é exagero meu e não tem problema?

Obrigado pela atenção, galera.

Ps: Desculpe se não deixei claro, sou aspirante a letrista e procuro curso disso. Por enquanto compor e cantar não é meu foco. Tenho vontade, porém vou focar no que tenho mais prática.

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


É novidade pra mim que já sou "macaco jovem", que existe curso de letrista. Sobre ser compositor, não é tão difícil, ainda mais se teu foco for o mercado regional.

cafe_com_leite
Veterano
# jun/15
· votar


Paulo96
Cara, não sei se precisa de curso pra se escrever letra. É tipo fazer curso pra subir em altura. Mas tu tem que mostrar tuas letras pra alguém, alguém de tua confiança é claro, mas mostre! Como tu pode saber se tem talento pra coisa se só você conhece as suas artes?

Paulo96
Membro Novato
# jun/15
· votar


Ismah,
Então, eu realmente não achei quase nada a respeito de curso, apenas alguns sites antigos procurando compositores. Sobre cursos para letrista mesmo, nada. Talvez realmente não tenha. Curso de composição acredito que tenha, não? Você acha que esse seria um caminho a começar? não tenho bagagem nenhuma nisso kkk

cafe_com_leite
Entendi o que disse. Concordo, talvez eu esteja aqui achando que sou ótimo como letrista, mas talvez não seja muito bom na visão de uma outra pessoa kkk Mas enfim, cara, falta coragem mesmo...

Valeu por responderem!

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Paulo96
Curso de composição acredito que tenha, não?

Cara letrista é um tipo de compositor. Ele que escreve a letra, e dentro da música popular, geralmente põe uma melodia nela. Mas não é regra - vide Hino Nacional.

Acredito que o que vc procura seja produção musical e arranjo.

Você acha que esse seria um caminho a começar?

Cada um acaba tendo um começo diferente. Eu comecei na noite, por meu pai ter vontade que eu tocasse teclado - e aprendesse por osmose - então me colocou na técnica da banda do primo dele. Não aprendi, mas me tornei técnico. Componho? Não muito. Algumas coisas apenas.

Paulo96
Membro Novato
# jun/15
· votar


Ismah,

O que eu sei fazer é unicamente a letra de uma canção. Não sei nada sobre arranjo, e essas coisas mais técnicas. Talvez seria uma boa eu fazer um curso desse que tu mencionou, eu só fico muito receoso pois não sou familiarizado com NADA desse meio, entende?
Acho que já é um grande passo eu querer realmente começar a fazer isso, algo que sempre quis mas sempre deixei de lado. Eu me arrependo por não ter feito aulas mais sérias de música (com 10 anos fiz coral e percussão, mas o curso era fraco, não lembro de nada), acho que nesse ponto já estaria familiarizado nesse mundo...
Procurei alguns cursos de música próximos a minha cidade, (sim minha cidade é tão pequena que não tem) e são bem caros. Além de ser em outra cidade, né? Fica difícil.

Sapopemba
Veterano
# jun/15
· votar


Recomendaria que procure cursos voltados à escrita de poesia, que, embora não seja igual a letra de música, tem muita coisa em comum.

Além disso, ler muito, ampliar sua cultura e escrever outros tipos de textos, deve ajudar.

Para complementar, um curso de letras lhe daria subsídio para analisar melhor textos em geral e letras de músicas em particular.

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Cara no seco, vc toca alguma coisa?

Paulo96
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: Paulo96
· votar


Sapopemba,

Eu gosto de poesia. Nunca ouvi falar de cursos voltados a escrita de poesia! Seria interessante...
Não havia falado, mas curto muito escrever também, não somente músicas. Leio um pouco, e sou bastante curioso para coisas novas haha
Lógico que um curso de Letras seria de boa, mas uma faculdade não encararia não.
Valeu pelos toques!


Cara no seco, vc toca alguma coisa?
Ismah, não. Nenhum instrumento.

gpeddino
Veterano
# jun/15
· votar


Eu me formei em Letras e tudo que aprendi nas minhas aulas de poesia me ajudou muito quando resolvi escrever minhas próprias letras, já que os mecanismos são os mesmos.

Caso não possa fazer um curso, estude por conta própria. Rimas internas, métrica poética em pés, uso de imagens, figuras de linguagem... Tudo isso é muito importante. Além de, claro, ler e analisar muita poesia e muitas letras de canções.

Paulo96
Membro Novato
# jun/15
· votar


gpeddino,

Me animou bastante a procurar me informar mais sobre poesias! haha É algo que faz todo o sentido com o que gosto de fazer, mas que nunca tinha notado.
Vou tentar procurar algo na internet mesmo para começar.

Valeu por responder cara!

AtalaBukas
Membro Novato
# jun/15
· votar


Paulo96
Amigo, o conselho que posso dar é estudar alguns conceitos de poesia. Eu sou letrista e nunca senti necessidade de fazer curso algum para aprender a escrever. Só que eu sempre me interessei muito por literatura, então, quando comecei a aprender na escola, comecei a produzir meus textos. O respaldo das pessoas é muito importante também, mas não somente. Uma dica pessoal: cante, mas cante muito mesmo, suas músicas. Grave a si mesmo cantando suas músicas. Você precisa aprender a se ouvir, para ter primeiro a sua impressão sobre seu trabalho. Porque, assim como você, eu fazia muita música, escrevia muito. Depois de me gravar, percebia que tinha muitas e muitas coisas para melhorar. Não desista. Abaixo falo mais algumas coisas que julgo necessárias.

gpeddino
Caso não possa fazer um curso, estude por conta própria. Rimas internas, métrica poética em pés, uso de imagens, figuras de linguagem... Tudo isso é muito importante. Além de, claro, ler e analisar muita poesia e muitas letras de canções.

Isso acho que é o primordial. A métrica é um dos aspectos mais fundamentais ao se fazer uma boa canção. Produzi muitos sonetos e poemas só utilizando desses princípios e, querendo ou não, são trabalhos que fortificam a compreensão maior do que é criação literária. Mas importante salientar que existem também a semântica e a fonética, que fazem parte dos aspectos de uma boa canção. Escolher as palavras pelo significado e pelo seu som. Pra mim, isso é tão importante quanto escrever bem. Então, ser um bom músico, um bom compositor, um bom letrista, é um conjunto de fatores, você não pode fazer exclusões.

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


Paulo96
não. Nenhum instrumento.

Começa por aí. Pode ser uma aula fulera de violão, que te ensine o dó ré mi. Depois vc vai galgando níveis.

tito lemos
Veterano
# jun/15
· votar


cafe_com_leite
É tipo fazer curso pra subir em altura.

Existe curso pra subir em altura sim! NR 35 - Norma regulamentadora para trabalho em altura.

Paulo96
Membro Novato
# jun/15
· votar


AtalaBukas,

Eu vou mesmo me adentrar mais nesse ramo da poesia. Concordo com o que disse, não dá excluir nada se tratando de fazer música. Em algum momento terei que saber sobre composição, canto e outras coisas, e como eu realmente quero isso, vou ir de cabeça.
Sobre o canto: Eu já gravei algumas músicas minhas com um gravador meia-boca kk Mas foram poucas vezes, e não tinha percebido que isso era de tanta importância haha
Cara valeu mesmo pelas dicas!!!


Começa por aí. Pode ser uma aula fulera de violão, que te ensine o dó ré mi. Depois vc vai galgando níveis.

Ismah,
Eu sempre tive mais vontade de aprender piano e teclado haha Quase comecei um curso de piano/teclado mês passado, o curso era caro mas iria pelo menos começar para ver se tinha jeito pra coisa, fiz um acordo com o professor para ficar mais em conta. Só que acabei ficando sem emprego, o que atrapalhou bastante. Enfim. Mas é uma vontade que sempre está comigo, eu sinto que é só eu começar e pronto. Só preciso de timing.

Paulo96
Membro Novato
# jun/15
· votar


cafe_com_leite
É tipo fazer curso pra subir em altura.

Existe curso pra subir em altura sim! NR 35 - Norma regulamentadora para trabalho em altura.


Gente, o que é curso pra subir em altura? kkkk Ou vocês tão zuando ae e eu tô por fora? hahahaha

fernando tecladista
Veterano
# jun/15
· votar


Faz um se vira nos 30

Procura sarau literario, comece a frequentar
Leia livros de poemas
veja as letras de grandes composições e comece analisar

Tem muito poema por ai, que depois virou música

carlcarl
Veterano
# jun/15
· votar


é como escrever uma redação....
o tema é sugerido ou voce mesmo cria um tema.
é necessario ter um vocabulario e domínio do idioma que se quer escrever a "altura" do estilo musical em questão.
existe o letrista que pega uma melodia e escreve a letra em função desta melodia ,existe os que escrevem a poesia e um compositor compõe a melodia em função da letra ,tem os que fazem juntos (autor e o compositor)
não precisei deste artificio mas o conselho que eu dou é:
pegue musicas que existem(no estilo que voce quer se aperfeiçoar) e tente escrever uma outra letra para ela de preferencia completamente diferente do tema desta musica,este exercício vai ajudar a ter que adaptar as palavras às notas musicais,cuidado com a acentuação tônica das silabas ,concordância e tempo dos verbos....
na UNIRIO ,não sei se ainda faz parte do currículo mas havia uma matéria que ensinava as bases da composição.
abç

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


tito lemos
Existe curso pra subir em altura sim! NR 35 - Norma regulamentadora para trabalho em altura.

Paulo96 é sério. Eu tenho o curso, é obrigatório para profissionais que trabalham em altura. Não é de grande valia, mas ensina muitas coisas de segurança - principalmente como usar corretamente. Não quis entrar nos méritos.

Paulo96
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: Paulo96
· votar


fernando tecladista,

Vou fazer essas coisas sim. Vou pegar um caderninho e anotar as ideias que vocês estão me dando haha Eu já tinha essa curiosidade de olhar a letra de grandes cancões, porém não com esse olhar crítico.
Valeu mesmo!

carlcarl,

Cara, como já disse... Vocês estão me dando altas ideias aqui haha Estou me animando! Esse exercício que tu falou parece ser muito legal de fazer, vou tentar fazer haha
E cara, o que disse sobre ter domínio no idioma. Eu gosto muito mais de compor em inglês! Não sei, acho que de tanto ouvir música nesse idioma, acabou que fico muito mais a vontade a compor imaginando rimas em inglês. Eu já tenho um "pouco" de vocabulário, porem pretendo iniciar um curso de inglês assim que possível. Valeu pelos toques cara!
Abração!



Paulo96 é sério. Eu tenho o curso, é obrigatório para profissionais que trabalham em altura. Não é de grande valia, mas ensina muitas coisas de segurança - principalmente como usar corretamente. Não quis entrar nos méritos.

hahaha Ismah, eu na verdade não tinha a minima ideia O QUE ERA um curso/trabalho em altura kkkkkkkk Mas já pesquisei no google, pra poupar mais perguntas. Mas você tem razão, um curso disso pra quem trabalha na área é de grande importância.

Alex guitar man
Veterano
# jun/15
· votar


Paulo96

Interior de SP? Não pro lado de Bauru?

Paulo96
Membro Novato
# jun/15
· votar


Interior de SP? Não pro lado de Bauru?

Alex guitar man, próximo de São José dos Campos.

entamoeba
Membro Novato
# jun/15
· votar


Paulo96
O perigo de estudar poesia é virar um poeta (tô falando sério!). Da poesia, só se salva a metrificação. Se você quer escrever música precisa estudar música!

É por isso que, pra começar, o que eu recomendo é o estudo de Ritmo. Bons letristas precisam ter noção de ritmo para saber posicionar as sílabas acentuadas, para saber quantas sílabas cabem no trecho e para arranjar saídas dignas quando elas não couberem.

Paulo96
Membro Novato
# jun/15
· votar


entamoeba,

Não vejo problema em virar um poeta! kkk
Entendi o que disse, to vendo aqui o que é melhor mesmo. Mas sem dúvidas, vou dar uma olhada nesse lance de poesia e depois me adentrar mais sobre música, ritmo, e as coisas que o pessoal falou lá em cima.
Valeu pelo conselho cara!!

marcelosz
Membro Novato
# jun/15 · Editado por: marcelosz
· votar


Paulo96
Você lê/entende inglês?

Existe um curso ótimo da Berkley Colege, chamado Songwriting, professor Pat Pattison. Esse curso pode ser feito gratuitamente através do site Coursera.

Pra quem acha que não existe curso sobre isso.... São tratados diversos temas: estrutura das estrofes, rima, número de frases por estrofe, blocos ... etc... e como isso impacta no aspecto de estabilidade/instabilidade da música. Claro que boa parte do conteúdo será mais aplicável a letras em inglês, mas dá pra entender e aplicar em português.

Além disso existem livros também. Tenho o "Songwriting for Dummies". Muito bom também.

E concordo com o que foi falado lá em cima: saber um pouco sobre teoria musical (harmonia e melodia), aprendendo um instrumento, lhe ajudará também... Bons letristas se beneficiam demais de conhecimento musical!

Ismah
Veterano
# jun/15
· votar


marcelosz

Eu escutei de um velho já finado, que foi meu primeiro professor de órgão e piano:

"Eu posso te ensinar a tocar, mas jamais conseguirei te ensinar a ser músico."

gpeddino
Veterano
# jun/15
· votar


O Serj Tankian, vocalista e principal letrista do System of a Down, começou como poeta (e AINDA é poeta, paralelamente à banda). O mesmo vale pra Beth Gibbons, do Portishead.

Um poema, principalmente aquele que se baseia em formas fixas, tipo um soneto, funciona quase como uma canção monotônica mas com estrutura. Por isso é o tipo de coisa que é (relativamente) fácil de adaptar pra música.

gpeddino
Veterano
# jun/15
· votar


Da poesia, só se salva a metrificação.

Desculpa, mas nada a ver. Toda a questão da sonoridade de consoantes, vogais, pausas, prosódia, tudo isso se aplica totalmente à canção. Sem falar em estilo, imagens, figuras de linguagens...

tito lemos
Veterano
# jun/15
· votar


Ismah
Paulo96

Falei do curso pq sou eletrotécnico, e tenho este curso. Apesar de odiar altura hehehe

FELIZ NATAL
Veterano
# jun/15
· votar




Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a AJUDA - Cursos para letrista? Onde achar?