Minha opinião sobre preconceito musical,e a sua?

Autor Mensagem
Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mai/15
· votar


entamoeba
Na idade média, você seria duramente coagido caso falasse que a Terra gira em torno do Sol!

Eu acho que é uma comparação absurda.

Vou me esforçar para sintetizar minha justificativa. Quando o fizer, crio um novo tópico para discuti-la. Esse daqui deu uma desandada.

Beleza.

Lucas Machado dos Santos
Membro Novato
# mai/15
· votar


Wuju Wu Yi
Nem sempre as coisas são futilidades como você pensa. Será que é bobagem eu ficar irritado porque tem alguém com o som alto em frente a minha casa no momento em que estou tentando estudar ? E isso sem contar o desrespeito com os outros que também moram perto.
É uma questão de saber viver em sociedade, independente de qual música um indivíduo gosta de ouvir, não é normal de forma alguma, ele obrigar todas as pessoas, que tem gostos variados e estão em um ônibus a ouvir também.

shoyoninja
Veterano
# mai/15
· votar


entamoeba

Seja qual for a temperatura do centro do sol. Ela não muda dependendo da pessoa que a observa.

E isso é o que chamo de "subjetividade", quando trata-se de opiniões pessoais. Como no caso de decidir qual a melhor música. Obviamente existem pessoas que apreciam cada um dos casos, eu não suporto nenhum deles.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mai/15
· votar


Lucas Machado dos Santos
Nesse caso o problema é ouvir som alto em si. E eu concordo com vc sobre críticar isso. Mas o motivo da crítica não se deve ao gênero que a pessoa escuta, e sim pela prática que ela adota.

No seu caso, tanto o som de mc guimé quanto liszt iria te incomodar se estivesse muito alto.

e como o assunto do tópico é sobre preconceito musical, essa situação que vc apresentou é assunto pra outro tópico.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mai/15
· votar


shoyoninja
deixe-me apenas lembra-lo que a medição da temperatura do sol é equivalente a medição da quantidade de compassos de uma música. bastante preciso e objetivo. Agora o sol pode ser incomodo no verão e pode ser bastante aconchegante no inverno. Então o fato da temperatura do sol ser algo a ser considerado bom ou ruim vai depender da pespectiva.

Exatamente assim é a música. Eu posso medir com objetividade a quantidade de compassos de uma música, a relação matemática entre os intervalos, os tempos ritmicos, tudo objetivamente, e isso não vai mudar independente de quem o faça. Agora a forma como esses valores vão afetar cada pessoa depende de uma grande quantidade de variáveis.

No fim, certamente da pra ter objetividade e precisão nos valores numéricos, sejam musicais, sejam relacionados as ciências, agora o valor qualitativo que implica esses numeros, são bastante subjetivos e vão variar dependendo de uma infinidade de fatores.

Mas bom ponto vc tocou a propósito. E eu achando que esse tópico não tinha mais o que render.

makumbator
Moderador
# mai/15
· votar


Wuju Wu Yi
Então o fato da temperatura do sol ser algo a ser considerado bom ou ruim vai depender da pespectiva.

Mas ele não falou sobre ser aconchegante ou desconfortável, e sim sobre o levantamento da temperatura do centro do sol, que não é matéria opinativa e nem depende do gosto do observador (se ele acha o sol bom ou ruim).

Eu posso medir com objetividade a quantidade de compassos de uma música,

Mais ou menos, pois há música sem compasso (o que impossibilita o levantamento dessa informação por quem for).

Mas concordo contigo sobre o problema maior do som alto ser justamente ele ser alto, sem tanta diferença sobre o gênero que está sendo tocado.

Lucas Machado dos Santos
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: Lucas Machado dos Santos
· votar


Wuju Wu Yi
Sim, não importa qual música é, esse tipo de atitude é errada. E realmente acabei desvirtuando o tópico.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mai/15
· votar


makumbator
Mas ele não falou sobre ser aconchegante ou desconfortável, e sim sobre o levantamento da temperatura do centro do sol, que não é matéria opinativa e nem depende do gosto do observador (se ele acha o sol bom ou ruim).

quem citou o fato do sol poder ser aconchegante ou desconfortável (bom ou ruim), foi eu, como analogia. e eu não discordei quanto a objetividade da temperatura, na verdade é sobre isso que se trata a analogia.

Mais ou menos, pois há música sem compasso (o que impossibilita o levantamento dessa informação por quem for).

Rs. Eu entendo. Mas se não for compasso, certamente tera algo que pode ser medido objetivamente. foi apenas um exemplo.

shoyoninja
Veterano
# mai/15
· votar


Wuju Wu Yi
Sim. E quando consideramos esses aspectos é estamos de fato olhando para o tal problema.

O que é melhor nesse contexto, essas modernices usando temperamento igual? Temperamento justo? Porquê?

rcorts
Veterano
# mai/15
· votar


Sabe qual é o problema desse tipo de tópico e que já há algum tempo me fez perceber a grande perda de tempo que é ficar debatendo esse tipo de assunto por aqui? lugar errado. Apenas isto.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mai/15 · Editado por: Wuju Wu Yi
· votar


shoyoninja
sei lá.

edit: eu não manjo desses termos ai. mas acredito que o melhor vai depender da satisfação de quem toca/ouve. rs

eu prefiro até mesmo dizer que nem existe um melhor. isso é coisa da cabeça de cada um.

AllanGouveia
Membro
# mai/15 · Editado por: AllanGouveia
· votar


acho que cada um ouve a merda que quer! quem não gostar do que o cara ouve, não ouça! Eu detesto funk carioca, mas nem por isso vou crucificar o cara que gosta.

Acho muita idiotice querermos convencer alguém que nosso gosto é melhor. Qual a utilidade disso?.O gosto musical é influenciado pela classe social, o meio que vive e até pelo que a pessoa decide ser da vida... tem gente que é produto do meio, certo, e daí? cada um que ouça a merda que quiser... Eu gosto de Rival Sons e de Pat Metheny... e quem vier dizer que é incoerente, que vá se ferrar...

o certo é cada um escultar o que quer... musica é para satisfação pessoal e não para agradar alguém... E se alguém gosta de um tipo de musica e ouve outro porque alguém critica, é um mané.

Essa é minha opinião, galera. abç

rcorts
Veterano
# mai/15
· votar


AllanGouveia

Isso aí. Sem lenga lenga, é isso aí.

shoyoninja
Veterano
# mai/15 · Editado por: shoyoninja
· votar


Wuju Wu Yi
sei lá.

edit: eu não manjo desses termos ai. mas acredito que o melhor vai depender da satisfação de quem toca/ouve. rs

eu prefiro até mesmo dizer que nem existe um melhor. isso é coisa da cabeça de cada um.


Temperamento é a forma de organizar os intervalos musicais usados, um sistema de afinação. O temperamento igual é o que é usado atualmente em praticamente tudo que gostamos de ouvir.

Só que, há um problema nele que nós já nos acostumamos a ouvir e achar normal. Para que as oitavas sejam naturais (exatas), as terças, quartas e quintas ficam ali "na trave", não são naturais.

Já nos habituamos a isso e para nós soa bom, mas muito provavelmente em 1800 e lá vai pedrada, para alguém que apreciava obras que usavam bom temperamento, não soaria lá essas coisas.

E como fica então a estética de um power chord?

entamoeba
Membro Novato
# mai/15
· votar


acho que cada um ouve a merda que quer! quem não gostar do que o cara ouve, não ouça!

Acho muita idiotice querermos convencer alguém que nosso gosto é melhor. Qual a utilidade disso?


Nossa, serei obrigado a concordar com o rcorts quando ele diz que aqui não é o lugar para esse tipo de discussão.

Wuju Wu Yi
Membro Novato
# mai/15
· votar


shoyoninja
pois é cara. não deve ficar bom não. ou deve. o negócio é fazer igual o colega ali falou, se der satisfação ouve, se não der não ouve. kkk.

AllanGouveia
você colocou a grosso modo. mas concordo contigo.

concordo especial com essa parte:

o certo é cada um escultar o que quer... musica é para satisfação pessoal e não para agradar alguém... E se alguém gosta de um tipo de musica e ouve outro porque alguém critica, é um mané.


AllanGouveia
Membro
# mai/15
· votar


Wuju Wu Yi
você colocou a grosso modo. mas concordo contigo.

hehehe valew!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Minha opinião sobre preconceito musical,e a sua?