Autor |
Mensagem |
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# mai/15
· votar
Insufferable Bear o vídeo não tem nada a ver com estética e tudo a ver com pessoas com mal gosto
questiono essa parte.
eu críticaria alguém com intolerancia a Jazz, Choro, Música Erudita, Música Latina e etc.. mas não diria que sertanejo é ruim de maneira alguma. Pelo contrário. Quando alguém crítica sertanejo, eu pessoalmente me ofendo. Apesar de ironicamente, eu ter um gosto que abrange normalmente tudo que o crítico gosta, e as vezes outras coisas além.
|
# mai/15
· votar
Resumindo, eu normalmente não digo que as pessoas tem mal gosto pelo que elas gostam, e sim pelo que não gostam. Apesar de gerar desconfiança imagino.
|
d.u.n.h.a. Veterano |
# mai/15
· votar
Vocês não tem a mínima ideia do que estão falando, não sabem escrever corretamente e deveriam se envergonhar de tamanha estupidez.
Abraços.
|
FELIZ NATAL Veterano |
# mai/15
· votar
matemágica não é fria, vocês que não tem a capacidade de ver a beleza.
Tipo aquele episódio do Chapolin, do alfaiate que faz uma roupa ao rei que só os inteligentes vêem.
|
# mai/15
· votar
d.u.n.h.a. ah claro, vc que sabe o que fala. pelo visto. rsrsrs
FELIZ NATAL haha. acho que ficou perfeita essa analogia ai. pessoal acha que o senso de beleza da mente deles é o supremo.
|
shoyoninja Veterano |
# mai/15
· votar
Qual critério objetivo se usa para avaliar estética musical? Quero aprender também!
|
entamoeba Membro Novato |
# mai/15
· votar
shoyoninja Qual critério objetivo se usa para avaliar estética musical? Quero aprender também!
Depende do que você considera objetivo. Como já disse anteriormente, em última instância, nem mesmo a Física tem justificativas completamente adequadas para garantir a objetividade de seu método.
Wuju Wu Yi Tomei uma suspensão e acabei perdendo o fio da meada. Quando tiver inspirado, prometo retomar minha explanação.
|
shoyoninja Veterano |
# mai/15 · Editado por: shoyoninja
· votar
entamoeba Bom, então se é tudo subjetivo, decreto que meu gosto é o correto e vocês estão todos errados. ;)
Abraços!
|
# mai/15
· votar
shoyoninja Bom, então se é tudo subjetivo
Jamais!
|
# mai/15 · Editado por: entamoeba
· votar
Errados estão aqueles que desprezam a estética e, para piorar, coagem aqueles que estão em busca da verdade estética de maneira dialética.
Lógica, ou a ciência normativa que trata da maneira com a qual pensamos, permite a comprovação, em certo sentido.
Estética, que trata do sentir, e Ética, que trata do fazer, têm problemas semelhantes quanto a comprovação. Quero ver alguém provar de maneira objetiva* que o infanticídio é errado!
Se considerarmos o que você chama de objetividade, te garanto que não dá! Por mais que você dê voltas, no final das contas poderei alegar que os critérios que você empregou são de cunho "subjetivo".
Só que a bagaça não é tão simples assim e tem que ter rodagem para entender o tamanho do problema!
|
# mai/15
· votar
entamoeba Cara, eu não discordo do seu ponto de que a estética é algo totalmente importante. A própria música, os estudos dos intervalos, da harmonia, são feitos levando em consideração a produção de algo estéticamente bom. Eu estou totalmente de acordo com isso. É vísivel o grandissíssimo nível estético de varios gêneros, a majestosa música erudita, o belíssimo jazz, o lindo e animado choro, e etc.. O rock da sua maneira, com composições também lindíssimas, ou muito legais.
Eu jamais nego o valor estético das coisas. O que sempre é o alvo da minha crítica, é colocar alguns gêneros que eu particularmente também acho bastante agradáveis em sua própria forma, em um nível como se fossem horríveis e inaudiveis. Sertanejo é um exemplo claro disso. Da mesma maneira que acho maravilhoso ouvir uma sonata do período romântico, em alguns momentos eu também acho lindo aquele modão tradicional de viola, típica dos músicos do interior. Assim como, mesmo nesses modernos, as vezes vejo letras que indendente dos cliches (que acho que são inevitáveis na música), são muito bonitas e inspiradoras. Além de que mesmo a parte musical acho bastante bonito.
Eu consigo tranquilamente me transferir em "vibes" diferentes, pra curtir outras coisas. As vezes aquilo que normalmente é "desprezado" me cai como uma luva em algumas situações.
Então assim, não acho que as pessoas devem parar de ouvir seja lá o que for, não faz sentido pra mim, sou adepto da filosofia de que quanto mais melhor. As pessoas apenas não devem ser fechadas a apenas uma coisa.
Chego em alguém que curte sertanejo, ótimo, é bonito. Ai já falo "po, viu o concerto de choro que vai ter? muito bonito choro né?", o legal é a pessoa saber responder sim. porque é a verdade. da mesma forma que não vou jamais falar que sertanejo é feio (porque honestamente do fundo do meu coração eu penso o contrário disso). Em sequencia já falo das belas músicas clássicas do rock, o jeitão foda do metal, e etc..
Eu tenho a impressão que é muito difícil, ou até estranho, alguém que simplesmente consegue gostar de Tudo. Mas acho, como sempre falo, que Tudo tem algo de bom a se reconhecer, assim como a se críticar.
As vezes gosto de tranquilidade da música erudita, fazer uma total imersão melódica, e analisar as nuances dinâmicas e tudo que ela proporciona. Em contrapartida, tem dias que estou mais exaltado e quero mais é ouvir algo bem agressivo e barulhento, como metal ou música eletrônica. E posso extender esses exemplos a muitas situações onde cada uma pode levar a um gênero.
Então um gênero é melhor que o outro? Talvez, em uma analise matemática, analise musical harmônica, analise de intervalos, e etc.. algumas coisas podem ser mais complexas, e certamente mais difíceis. Mas na prática? O que é o que me interessa? Ai vai depender. Pode ter dias que música erudita simplesmente vai me irritar e me deixar inquieto. E é ai que pego tanto na questão da subjetividade que vc crítica.
Eu não estou falando que as fugas do Bach estão em pé de igualdade que Mc Serginho. Mas certamente se eu quiser lembrar das minhas mulecagens da infância, Mc Serginho vai ser muito melhor para mim.
Você entende cara? Eu honestamente não quero que vc divague a idéia pra lados filosóficos, a "busca pela Verdade intrinseca" e etc.. só mantenha o foco no dia a dia, o nosso mundo, o ontem e o amanha, etc..
Eu não estou tentando ser moralista, estou apenas tentando expressar meu sincero sentimento em relação ao assunto. Eu ficaria muito feliz se vc entendesse o que estou tentando passar. Eu posso até talvez não ter me deixado plenamente claro o que quero dizer, mas imagino que estou próximo.
Se tu quiser prosseguir com a tua explicação mais tarde, por mim não tem problema algum, pelo contrário, eu tenho interesse no seu ponto de vista, e talvez até acredito que no fundo pode ser muito parecido com o meu, mas por causa de alguns detalhes bobos e algumas pespectivas diferentes a gente fica se debatendo de forma ácida aqui.
Eu só não gosto de preconceito cara, sério. Excluir de maneira intensa alguma coisa, deixando aquela sensação de "orra, pra que tanto? exageiro grande isso ai.."
Mas enfim.. muito estou me alongando aqui, e se tu tem algo que pense diferente, e for expor de maneira séria, calma, e tal, sem clima de disputa pra ver quem tem o pensamento mais certo, eu ficaria muito feliz de ler cara, pode ser inclusive produtivo para todos.
E sobre sua suspensão cara.. eu acho lamentável o nível que estavamos discutindo a pouco, seria muito melhor pra mim se tivesse sido evitado, e nem eu e nem vc tivessemos trocado ofensas um com o outro. Realmente não é o nível que quero discutir.
As vezes quero conversar numa boa sobre esse tipo de assunto, mas parece que ele só termina em problemas. As vezes até evito esse tipo de tópico pra não começar polêmica.
Mas enfim, estou me estendendo deveras aqui, e o que queria dizer, eu já disse. rs
|
Viciado em Guarana Veterano |
# mai/15
· votar
Insufferable Bear Ah, quase me esqueci, matemágica não é fria, vocês que não tem a capacidade de ver a beleza.
Somente enquanto se mantêm nos números. Se enfia letras o negócio fica abstrato e aí vira farofada de humanas.
Abs!
|
cafe_com_leite Veterano |
# mai/15 · Editado por: cafe_com_leite
· votar
Nah, não quero mais tomar suspensão.
|
edioceratineto Veterano |
# mai/15 · Editado por: edioceratineto
· votar
cafe_com_leite Nah, não quero mais tomar suspensão.
[2] Tenso... Li umas coisas nesses tópico que queria "desler".
|
shoyoninja Veterano |
# mai/15
· votar
Bom se nao eh subjetivo, qual dessas musicas eh melhor e porque?
http://www.youtube.com/watch?v=BLZTOiKBHVA
http://www.youtube.com/watch?v=1rmo3fKeveo
http://www.youtube.com/watch?v=TPy2GyZMJy0
|
# mai/15
· votar
shoyoninja A temperatura exata do centro do sol não é subjetiva. Você sabe qual é?
Wuju Wu Yi Um gênero pode ser ruim sim.
Vou ilustrar de maneira tosca: imagine que tenha uma música bem ruim dentro do gênero A. Para resolver o problema, cria-se um gênero B onde aquela música é o ideal almejado. A música em questão não pode mais ser criticada como parte do gênero A. Por outro lado, ela é perfeita para o gênero B, certo? Ela deixou de ser ruim porque mudou de gênero?
E para esclarecer: existe mais de um gênero sertanejo. Assim como o Funk carioca não tem nada a ver com o gringo, esse sub-gênero que inferniza o meu dia a dia pouco deve ao chamado sertanejo de raiz.
|
# mai/15
· votar
entamoeba cara, entendi o raciocínio mas não consegui vizualizar na realidade. pra mim cada gênero tem suas particularidades. tu poderia citar um exemplo onde isso ocorre? dando nome aos bois?
entendo que os gêneros existem para preservar e manter fidelidade a um tipo sonoro em específico. para quem quiser ouvir determinada sonoridade saber o que procurar. jamais pensei, e nem consigo levar para esse lado.
bom, não sei o que vc sente com o sertanejo hoje em dia. eu particularmente tenho a grande sorte de não ser incomodado seja lá com o que for, e escutar apenas o que eu vou atrás ou me sujeito a ouvir. As experiências que tive com o sertanejo universitário e afim, foram boas experiências, com músicas ou bonitas, ou legais.
Imagino que deve ser chato/traumático estar sujeito a algo sem querer estar. Por esse lado eu entendo vc.
Sobre o funk carioca, realmente não tem nada a ver com o funk americano. Mas também nunca tive nenhuma experiência traumática/ruim com ele. Pelo contrário, tenho boas memórias da minha infância, e hoje em dia, escuto por motivos diversos, entre eles causar nostalgia, ficar agitado, e etc.. Mas realmente acho que o funk carioca poderia ser melhor em muitos sentidos, virando até um gênero rico. Teve o video que o Edu Krieger fez, que ficou super bem feito e bem arranjado. Apesar de ser uma paródia e uma crítica, eu brilho os olhos quando vejo pensando que poderia ter mais material como este.
Esse é o video em questão:
|
# mai/15
· votar
Coitado dos ouvidos sensíveis do entamoeba.
|
# mai/15
· votar
cafe_com_leite vc n gostou da música?
|
# mai/15
· votar
Wuju Wu Yi
Não cara, eu só acho engraçado esse tipo de comentário:
esse sub-gênero que inferniza o meu dia a dia pouco deve ao chamado sertanejo de raiz.
O cara acha que o mundo tem que agradar ele ahuau, é no minimo engraçado.
|
# mai/15
· votar
cafe_com_leite O cara acha que o mundo tem que agradar ele ahuau, é no minimo engraçado.
Não, não acho.
|
Rednef2 Veterano |
# mai/15 · Editado por: Rednef2
· votar
dunha e entamoeba devem ler textos tipo esse aqui:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1 944
Quem sabe, não deixem de lado essa visão de mundo baseada - e muito - na filosofia/imaginario medieval?
|
# mai/15
· votar
Rednef2 Assim você me ofende! Um dia comprei um livro do Durand, mas tá separado junto com aqueles que vou deixar num sebo.
|
# mai/15
· votar
cafe_com_leite eu já penso no quanto seria benéfico pra ele, caso ele realmente se sinta infernizado com as músicas no dia a dia, se ele não achasse mais ruim ouvir essas músicas.
eu particularmente acho triste ter que sofrer por esse tipo de motivo.
e não estou te críticando entamoeba. apenas acho que vc n precisaria se incomodar com esse tipo de coisa.
|
# mai/15
· votar
Wuju Wu Yi Acho um inferno! Em supermercados, lojas de conveniência, padarias, bares, lojas de departamento... em toda parte, parece que só toca aqueles cantores esganiçados e suas letras com trocadilhos pueris.
|
# mai/15
· votar
entamoeba cara, eu sugiro que vc tente olhar com outros olhos, tente mudar de pespectiva. eu lhe garanto que não chega nem perto de ser mal como vc cre. se vc continuar com esse pensamento, só vc vai sofrer.
a propósito cara, e não estou perguntando para te críticar. Do que vc gosta?
|
Lucas Machado dos Santos Membro Novato |
# mai/15 · Editado por: Lucas Machado dos Santos
· votar
Compartilho desse sentimento ruim do entamoeba em relação a ser obrigado a ouvir músicas que eu não gosto. É óbvio que cada um deve ouvir o que gosta, mas algumas pessoas não têm respeito algum em relação aos que estão ao seu redor.
|
# mai/15 · Editado por: entamoeba
· votar
Wuju Wu Yi cara, eu sugiro que vc tente olhar com outros olhos, tente mudar de pespectiva. eu lhe garanto que não chega nem perto de ser mal como vc cre. se vc continuar com esse pensamento, só vc vai sofrer.
Sabe, sou aquilo que os religiosos chamam de ateu. Um dos motes das pregações que costumo ouvir é bem nessa linha. De fato, a fé é cômoda. Se levada a cabo, você elimina por completo o medo da morte e tudo o que tem que fazer é se abster de questionar sobre a veracidade daquilo que segue.
Sofrer faz parte do pacote, mas você não me verá emburrado chutando as prateleiras do supermercado porque tem música ruim tocando. O que não falta nesse mundo são motivos para nos deixar inconformados e a ubiquidade da música ruim é só um deles. Mas não chega a ser menos importante que os demais, já que a coisa tende a ser sistêmica. A ubiquidade da música ruim deve ser mais um "sintoma" de uma espécie de "doença coletiva".
E o mundo não vai melhorar se as pessoas abrirem mão de se interessar pelos seus problemas em nome da comodidade. Obrigado pelo conselho, mas não é esse o tipo de saída que procuro.
a propósito cara, e não estou perguntando para te críticar. Do que vc gosta?
Gosto de muita coisa, de vários gêneros, mas o rock predomina. Além disso, respeito outra penca de gêneros que não me tocam por razões diversas. Respondi porque tratar disso não me incomoda, mas não sou o assunto do tópico.
Lucas Machado dos Santos Há pouco tiveram que fazer uma lei que proibia que as pessoas fumassem em lugares fechados. Não fumo e detesto o cheiro de cigarro, mas fico preocupado quando uma coisa como essa vira lei.
Talvez tenha faltado empatia aos fumantes, que é a habilidade de se imaginar no lugar do outro. Se eles fizessem ideia do quanto prejudicam terceiros e adotassem comportamentos adequados, teriam evitado a criação de uma lei.
O que a fumaça do cigarro faz aos narizes, a música ruim faz aos ouvidos. Mas duvido que algum dia alguém vá legislar em favor da nossa sanidade mental. O que dá para fazer é manifestar a insatisfação com o que ocorre, mesmo que para isso estejamos sujeitos a coações tais como as que ocorreram aqui.
|
# mai/15
· votar
entamoeba Cara, eu não sei o que te responder. Sinceramente. Se eu fosse falar o que penso, poderia render mais um wall text, e ainda ser ofensivo. Então vou deixar esse assunto quieto. Eu já deixei registrado do porque não concordo com essa visão nos posts anteriores.
E também se está acontecendo uma "coação" como vc classificou. É porque vc está errando feio em alguma coisa. Pense nisso.
Lucas Machado dos Santos De fato algumas pessoas não tem. Mas se vc parar pra se preocupar com isso, vai pirar seu cabeção. Cara, na vida tem muitas coisas pra se preocupar, uma coisa insignificante dessas tem que ser mais uma? Pra mim é uma perca de tempo.
Eu já fui um cara que ficava irritadinho quando um funkeiro colocava funk pra tocar no ônibus (sim, eu era débil mental). Mas hoje até faço graça.
Enfim, sugiro não se preocupar com essas futilidades.
tópico pra mim esse tópico já deu. a não ser que o entamoeba resolva falar de seus motivos e lógicas por trás das suas idéias, eu fui-me.
|
# mai/15
· votar
Wuju Wu Yi E também se está acontecendo uma "coação" como vc classificou. É porque vc está errando feio em alguma coisa. Pense nisso.
Na idade média, você seria duramente coagido caso falasse que a Terra gira em torno do Sol!
pra mim esse tópico já deu. a não ser que o entamoeba resolva falar de seus motivos e lógicas por trás das suas idéias, eu fui-me.
Vou me esforçar para sintetizar minha justificativa. Quando o fizer, crio um novo tópico para discuti-la. Esse daqui deu uma desandada.
|