Autor |
Mensagem |
Daniel_tecladista15 Membro Novato |
# abr/15
Pessoal.
Analisando a harmonia do trecho abaixo da música Meu Erro dos Paralamas (em A maior), como vocês analisariam o Dm?
A Eu quis dizer C#m Você não quis escutar D Agora não peça Dm Não me faça promessas
Eu pensei em duas formas, mas não sei qual a seria a melhor análise ou se fazem sentido:
1) Analisaria o Dm como sendo um AEM vindo do IV grau do homônimo de A (em outras palavras, vindo de A eólio). Logo, o Dm seria um IVm.
2) Um dos vizinhos de uma tonalidade maior é a homônima menor da subdominante, logo a tonalidade de Dm é vizinha a de A (Dm é a homônima de D que é a subdominante de A). Então, nesse trecho o Dm seria um Im (da tonalidade vizinha Dm).
O que vocês acham? Como vocês analisariam?
|
gpeddino Veterano |
# abr/15 · Editado por: gpeddino
· votar
Acho que é um empréstimo modal de tom homônimo. Sua explicação número 2.
|
Jube Veterano |
# abr/15
· votar
fico com a opinião do gpeddino também. Inclusive, esse empréstimo é muitooo utilizado.
|
Cres Membro Novato |
# abr/15
· votar
Daniel_tecladista15 Assim como o gpeddino e o Jube disseram, é AEM sim, tenho o "Harmonia e Improvisação" vol.1 do Almir Chediak e essa música faz parte das músicas analisadas no livro, e é essa a explicação que ele dá pra esse Dm.
E reforçando o que o Jube disse, esse AEM(IVm) é bem utilizado, e da um ar bem legal, diga-se de passagem.
|
LeandroP Moderador |
# abr/15 · Editado por: LeandroP
· votar
Daniel_tecladista15
Não acho certo chamar de "homônimo", porque isso quer dizer que tem o mesmo nome, e não é o caso. O que se pode dizer é que tem a mesma "altura", porém, em "tonalidades" diferentes. Neste caso trata-se da "tonalidade paralela" (maior/menor). A análise está correta quando se diz que o acorde representa o IVm sendo um empréstimo modal da tonalidade paralela: Am. O IVm é de função subdominante menor, e pode ser substituído por função harmônica pelo seu relativo maior bVI, o F. Os modos que melhor os representam são o dórico e o lídio, respectivamente.
|
Daniel_tecladista15 Membro Novato |
# abr/15
· votar
gpeddino Acho que você quis dizer a explicação número 1!!! A número 2 está relacionando o Dm com uma tonalidade vizinha de A (a menor da subdominante de A). Abraços
Jube Mesmo comentário acima!!! hehehe
Cres Você saberia dizer qual a página do livro em que ele analisa esta música? Tenho o PDF do livro por aqui em alguma lugar!!!
LeandroP Obrigado pelas suas sempre ótimas explicações!!! Os seus comentários e os do Denis sempre nos fazem querer estudar mais e mais!!! hehehe
Não acho certo chamar de "homônimo", porque isso quer dizer que tem o mesmo nome, e não é o caso Eu penso que estas tonalidades possuem sim o mesmo nome (mesma tônica) diferindo apenas o modo (maior, menor). Entretanto, acho que o termo tonalidade paralela define melhor mesmo, mas o termo "homônimo" já está amplamente difundido na literatura. Então não seria melhor chamar de tonalidades homônimas do que paralelas?
Por exemplo, um termo que eu não gosto muito é o de "notas evitadas" (EV). Para mim, estas notas não devem ser evitadas totalmente e sim usadas com cuidado em passagens rápidas para não chocar com alguma nota orgânica. Mas o termo já está amplamente difundido e eu uso ele mesmo não concordando totalmente.
O que você acha?
O IVm é de função subdominante menor, e pode ser substituído por função harmônica pelo seu relativo maior bVI, o F. Um dúvida, Leandro. A notação bVI é a mesma coisa que VIm?
|
Cres Membro Novato |
# abr/15
· votar
Daniel_tecladista15 Cres Você saberia dizer qual a página do livro em que ele analisa esta música? Tenho o PDF do livro por aqui em alguma lugar!!! Página 199.
|
Daniel_tecladista15 Membro Novato |
# abr/15
· votar
Cres Obrigado!!!
Realmente, o Chediak considera um AEM IVm.
|