| Autor | Mensagem | 
| Daniel_tecladista15 Membro Novato
 | # abr/15 
 
 Pessoal.
 
 Analisando a harmonia do trecho abaixo da música Meu Erro dos Paralamas (em A maior), como vocês analisariam o Dm?
 
 A
 Eu quis dizer
 C#m
 Você não quis escutar
 D
 Agora não peça
 Dm
 Não me faça promessas
 
 Eu pensei em duas formas, mas não sei qual a seria a melhor análise ou se fazem sentido:
 
 1) Analisaria o Dm como sendo um AEM vindo do IV grau do homônimo de A (em outras palavras, vindo de A eólio).  Logo, o Dm seria um IVm.
 
 2) Um dos vizinhos de uma tonalidade maior é a homônima menor da subdominante, logo a tonalidade de Dm é vizinha a de A (Dm é a homônima de D que é a subdominante de A). Então, nesse trecho o Dm
 seria um Im (da tonalidade vizinha Dm).
 
 O que vocês acham? Como vocês analisariam?
 
 
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| gpeddino Veterano
 | # abr/15 · Editado por: gpeddino · votar
 
 Acho que é um empréstimo modal de tom homônimo. Sua explicação número 2.
 
 
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| Jube Veterano
 | # abr/15 · votar
 
 fico com a opinião do gpeddino também. Inclusive, esse empréstimo é muitooo utilizado.
 
 
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| Cres Membro Novato
 | # abr/15 · votar
 
 Daniel_tecladista15
 Assim como o gpeddino e o Jube disseram, é AEM sim, tenho o "Harmonia e Improvisação" vol.1 do Almir Chediak e essa música faz parte das músicas analisadas no livro, e é essa a explicação que ele dá pra esse Dm.
 
 E reforçando o que o Jube disse, esse AEM(IVm) é bem utilizado, e da um ar bem legal, diga-se de passagem.
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # abr/15 · Editado por: LeandroP · votar
 
 Daniel_tecladista15
 
 Não acho certo chamar de "homônimo", porque isso quer dizer que tem o mesmo nome, e não é o caso. O que se pode dizer é que tem a mesma "altura", porém, em "tonalidades" diferentes. Neste caso trata-se da "tonalidade paralela" (maior/menor). A análise está correta quando se diz que o acorde representa o IVm sendo um empréstimo modal da tonalidade paralela: Am. O IVm é de função subdominante menor, e pode ser substituído por função harmônica pelo seu relativo maior bVI, o F. Os modos que melhor os representam são o dórico e o lídio, respectivamente.
 
 
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| Daniel_tecladista15 Membro Novato
 | # abr/15 · votar
 
 gpeddino
 Acho que você quis dizer a explicação número 1!!! A número 2 está relacionando o Dm com uma tonalidade vizinha de A (a menor da subdominante de A).
 Abraços
 
 Jube
 Mesmo comentário acima!!!  hehehe
 
 Cres
 Você saberia dizer qual a página do livro em que ele analisa esta música? Tenho o PDF do livro por aqui em alguma lugar!!!
 
 LeandroP
 Obrigado pelas suas sempre ótimas explicações!!! Os seus comentários e os do Denis sempre nos fazem querer estudar mais e mais!!!  hehehe
 
 Não acho certo chamar de "homônimo", porque isso quer dizer que tem o mesmo nome, e não é o caso
 Eu penso que estas tonalidades possuem sim o mesmo nome (mesma tônica) diferindo apenas o modo (maior, menor). Entretanto, acho que o termo tonalidade paralela define melhor mesmo, mas o termo "homônimo" já está amplamente difundido na literatura. Então não seria melhor chamar de tonalidades homônimas do que paralelas?
 
 Por exemplo, um termo que eu não gosto muito é o de "notas evitadas" (EV). Para mim, estas notas não devem ser evitadas totalmente e sim
 usadas com cuidado em passagens rápidas para não chocar com alguma nota orgânica. Mas o termo já está amplamente difundido e eu uso
 ele mesmo não concordando totalmente.
 
 O que você acha?
 
 O IVm é de função subdominante menor, e pode ser substituído por função harmônica pelo seu relativo maior bVI, o F.
 Um dúvida, Leandro. A notação bVI é a mesma coisa que VIm?
 
 
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| Cres Membro Novato
 | # abr/15 · votar
 
 Daniel_tecladista15
 Cres
 Você saberia dizer qual a página do livro em que ele analisa esta música? Tenho o PDF do livro por aqui em alguma lugar!!!
 Página 199.
 
 
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| Daniel_tecladista15 Membro Novato
 | # abr/15 · votar
 
 Cres
 Obrigado!!!
 
 Realmente, o Chediak considera um AEM IVm.
 
 
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