Dúvida sobre relativa da escala maior

    Autor Mensagem
    guitahista
    Veterano
    # ago/09 · Editado por: guitahista


    Olá !

    Que a escala partindo do 6o grau da escala maior tem a sua relativa menor isso eu já sei, mas por que que ela é a relativa do 1o grau da escala maior ? Eu sei que é por que tem as mesmas notas e tal, mas eu gostaria de saber bem o por que teóricamente ?!

    Se o 6o grau tem a relativa do 1o grau da maior, a escala do 2o grau também é uma relativa do 1o grau ?

    Por exemplo, vendo em modos, temos as seguintes escalas : jônio, dórico, frígio, lídio, mixolídio, eólio e lócrio. Todas essas escalas são relativas da escala maior ? (1o grau Jônio) ?

    james_the_bronson
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    guitahista
    Que a escala partindo do 6o grau da escala maior tem a sua relativa menor

    Ficaria melhor dizer: A escala Menor ( Primitiva, Natural ) é a que parte do sexto grau da escala maior...

    a escala do 2o grau também é uma relativa do 1o grau ?

    É mais ou menos por aí, só que não é exatamente "relativa", mais fácil dizer que é o modo Dórico...

    Por exemplo, vendo em modos, temos as seguintes escalas : jônio, dórico, frígio, lídio, mixolídio, eólio e lócrio. Todas essas escalas são relativas da escala maior ? (1o grau Jônio) ?

    Sim...

    james_the_bronson
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    E por que é assim? Sei lá...

    Sei também que quando tem uma progressão ( "campo" ) harmônica tipo: C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5)

    ... você pega os graus tonais ( I, IV e V ) e desce uma terça e tem os acordes relativos, sobe uma terça e tem os anti-relativos e eles normalmente funcionam como substituição dos acordes dos quais são relativos ( exceto o IIIm7, que não fica legal para substituir o V7 porque não tem trítono ), exemplo: Tem uma música em C Maior e tem um F na harmonia, dá para trocar por um Dm, seu relativo, sem problemas ( apesar que vale escutar e ver se não tem nenhum choque melódico feio )...

    Daí que vem o famoso II-V-I. Na real o segundo grau tá fazendo o papel de subdominante no lugar do quarto grau ( por terem muitas notas em comum )...

    É possível que o nome tenha vindo daí. E se não era isso que queria saber, e queria saber o motivo do uso da escala, aí acho que é costume mesmo...

    LeandroP
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    Ficaria melhor dizer: A escala Menor ( Primitiva, Natural ) é a que parte do sexto grau da escala maior...

    2

    LeandroP
    Moderador
    # ago/09
    · votar


    Intervalos


    Escala maior padrão:

    T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8


    Escala menor padrão:

    T, 2, b3, 4, 5, 6, 7, 8


    Ambas escalas (padrões, ou primitivas como disse o james_the_bronson) são inversões, uma da outra.

    Os demais modos (maiores e menores) você pode considerar também como inversão dessas escalas, mas são modos derivados delas. Partindo das duas escalas que são padrões você reconhece as notas características de cada modo, como a 6a maior do modo dórico, a 4a aumentada do modo lídio, etc.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre relativa da escala maior