Ajuda - Análise harmônica de I Talk To The Wind (King Crimson)

    Autor Mensagem
    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/15


    Boa tarde, galera!
    Então, eu gostaria de uma ajuda com a progressão de acordes dessa música, que me deixa meio encucado...
    A progressão principal segue: E C7M G7M F#m7 B7
    Acontece que eu não entendi de onde vem essa progressão... Do E Jônio, só vem E, F#m7 e B7... Eu tentei fazer uma análise e tal, mas não consegui entender ainda. E de onde vem o Am7 do refrão? Alguém pode me ajudar?

    Cifra: https://tabs.ultimate-guitar.com/k/king_crimson/i_talk_to_the_wind_crd .htm

    Video:

    cafe_com_leite
    Veterano
    # nov/15
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    Thiago Livgren que toca mais ou menos


    Cara, essa música é linda, sobretudo a versão de estúdio.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/15
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    cafe_com_leite
    Concordo, cara. É ótima.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/15
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    Alguém?

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/15 · Editado por: Thiago Livgren que toca mais ou menos
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    Duplo.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/15 · Editado por: Thiago Livgren que toca mais ou menos
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    Triplo.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/15 · Editado por: Thiago Livgren que toca mais ou menos
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    Quádruplo. O_o

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/15
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    Pô, ninguém? Tô querendo aprender aqui, haha.
    : /
    Sei que tem algo a ver com Jazz.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/15
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    Thiago Livgren que toca mais ou menos

    Cara, vou ser bem sincero: Toquei essa música anos e nunca me preocupei com este tipo de questão.

    Acho admirável estas preocupações de vocês, mas confesso, sou tosco pra isso. Apenas toco!

    mvrasseli
    Veterano
    # nov/15
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    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Tons homônimos... E maior e G maior( relativo de E menor). A modulação ocorre constantemente durante toda a música.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/15
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    Lelo Mig
    É que eu queria aprender o que ocorre nessa música pra utilizar nas minhas próprias. Vlw. o/

    mvrasseli
    Putz, valeu, cara! Saquei a pira aqui.

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/15
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    Thiago Livgren que toca mais ou menos

    Amigo, não pense em modos, pense em tonalidade!

    E I
    C7M bVI acorde de empréstimo
    G7M bIII acorde de empréstimo
    F#m7 IIm7
    B7 V7

    Pensar modal em uma progressão tonal só confunde as coisas. O AEM (acorde de empréstimo) dá um sabor modal, mas não deixa de ser tonal (alguns aqui vão me malhar hehehehe)

    Pensar em Mi maior/menor é muito mais fácil!

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/15
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    Jabijirous
    Amigo, não pense em modos, pense em tonalidade!
    kkkkkkk
    Ajudou bastante. : P
    Pra vc ter uma ideia, eu tava achando que esse E era a dominante do A Menor Harmônico (o que "explicaria" o C7M em seguida, mas não o G7M).
    Valeu a ajuda. Era uma dúvida que vinha me atormentando a certo tempo, hehe.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/15
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    Jabijirous
    Pensar modal em uma progressão tonal só confunde as coisas.

    Com certeza!

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/15
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    Thiago Livgren que toca mais ou menos

    A forma como as pessoas mostram os modos sobre o tonalismo é que não é 100% definido, você quer ver?

    O primeiro erro é não saber dar uma resposta concreta sobre a nota evitada. Pq ela é evitada? Se eu tenho um modo X e eu estou evitando a nota característica do modo, qual é a vantagem em chamar de modo x se a nota que vai dar a sonoridade dela é evitada??

    Isso é bem simples, você não está pensando modal, você está pensando tonal. A cagada é dizer que você está no modo jônio e no final usar um acorde de V7 indo para o I. Isso não é modo jônio, isso é escala maior, isso é tonalismo e não modalismo.
    No modalismo você não vai usar V7 indo para o I e sim o IV indo pro I. Cadência plagal é cadência do modo jônio, cadência jônica.

    Dê uma lida no livro do Ian Guest e, vendendo meu peixe hehehe, dê uma lida no meu blog, tem bastante coisa interessante na parte de harmonia.
    http://michaelmachado.com.br


    LeandroP

    Acho que, enquanto a galera pensar em modos no sistema tonal, nunca vão entender de fato o tonalismo.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/15
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    Jabijirous

    E não sabem a diferença entre tom e tonalidade, pra começar.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/15
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    Jabijirous
    Haha, tipo um cara que diz estar tocando no G Mixolídio e finaliza com um C?

    Dê uma lida no livro do Ian Guest e, vendendo meu peixe hehehe, dê uma lida no meu blog, tem bastante coisa interessante na parte de harmonia.
    http://michaelmachado.com.br

    Vlw, vou dar uma olhada.

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/15
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    Thiago Livgren que toca mais ou menos

    Acorde de dominante resolvendo não soa modal, soa tonal!

    Escala menor natural é uma escala modal, mas nosso ouvido já está acostumado com ela. Por isso a escala tonal menor é a escala menor harmônica. Na verdade é a escala menor natural com o V maior e VII diminuto por causa da sensível.

    Para se trabalhar com música modal, o ideal é trabalhar com escalas menos convencionais como o modo frígio.

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/15
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    Jabijirous
    Por isso a escala tonal menor é a escala menor harmônica.
    Menor Harmônica é massa, cara!

    Na verdade é a escala menor natural com o V maior e VII diminuto por causa da sensível.
    A sensível seria o G# no caso de Am, né?

    escalas menos convencionais como o modo frígio.
    Gosto bastante desse modo (sangre española, hermano), mas nunca consegui criar uma harmonia nesse modo. Aliás, em modo nenhum, hehe. Esse é um assunto que não sei quase nada. : P

    Jabijirous
    Veterano
    # nov/15
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    Na verdade é a escala menor natural com o V maior e VII diminuto por causa da sensível.
    A sensível seria o G# no caso de Am, né?


    Isso.

    Gosto bastante desse modo (sangre española, hermano), mas nunca consegui criar uma harmonia nesse modo. Aliás, em modo nenhum, hehe. Esse é um assunto que não sei quase nada. : P

    Ouça Cego Aderaldo do Egberto Gismonti, frígio puro hehehe

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # nov/15
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    Cego Aderaldo do Egberto Gismonti
    Jabijirous
    Massa essa música, hehe!

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