Transpor melodia de letra para instrumento

    Autor Mensagem
    Shakall
    Veterano
    # mar/15


    Pessoal, seguinte, estou iniciando no ramo de composições e estudando mais a teoria musical. Eu escrevi uma letra e tenho a melodia dela na cabeça (consigo cantar) porem eu tenho dificuldade de "cantar" a melodia no violão ou no teclado que seja. Qual o modo mais fácil de transpor a melodia da minha cabeça para um instrumento? eu pego uma escala e vou "chutando" as notas? ou existe alguma técnica especifica? Obrigado!

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    você vai "chutando" as notas mesmo no começo. Com o tempo vai ficando mais fácil. Até o ponto de vc "chutar" muito pouco e conseguir acertar de primeira quase tudo.

    Agora complementos é estudar as escalas, os intervalos, harmonia e etc..

    Ismah
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Não tem saída, aí é ouvido. Ou alguma partitura da web.

    AtalaBukas
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    A técnica mais simples é descobrir que tom está essa melodia. Se você não tem clareza nesse aspecto, é bom estudar, tocar e cantar bastante, qualquer música que seja. Faz parte do desenvolvimento musical e de criação. Mas na realidade é algo que tem de ser instintivo, antes de tudo. Antes de querer transpor a melodia vocal para o instrumento, melhor seria acompanhado de um teclado ou violão tocando acordes. Pode ser que na sua cabeça seja bem legal a melodia, mas você não tem conseguido traduzir da forma que deseja. Escrever a letra não é igual compor música. Na realidade, essa é a qualidade mais desejada dos compositores, unir bem letra e música. Você está no caminho certo, mas vai precisar se dedicar, e nunca desanimar se não ficar legal. O começo é assim.

    Shakall
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Obrigado pessoal, vou continuar estudando as escalas!

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    fica muito mais facil para eu transcrever usando "Bocca chiusa"
    a fonetica me atrapalha para achar as notas

    Shakall
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Bocca chiusa? Nunca ouvi essa expressão, do que se trata?

    kiki
    Moderador
    # abr/15
    · votar


    Shakall
    boca fechada, em italiano. vem da musica erudita.
    é cantar fazendo mmmmmmmmmm

    se voce domina a melodia cantando, recomendo gravar antes (que hoje em dia ta facil) e depois tentar "tirar de ouvido", que no começo é ir chutando notas. mas se voce entender de harmonia, escalas e principalmente intervalos, fica bem mais facil de chutar notas dentro do tom. com o tempo voce vai sacando como achar.

    Shakall
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Valeu kiki, ouvi isso como "Solfejo"

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Shakall
    Solfejo é cantar as notas.
    "Dó Ré Mi
    Sol Sol Sol Sol Fá Mi
    Mi Ré Dó Ré Ré"

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    kiki
    Shakall
    fernando tecladista

    O bocca chiusa, tem relação com o canto gregoriano...?

    Lelo Mig
    Membro
    # abr/15
    · votar


    Ismah

    O bocca chiusa, tem relação com o canto gregoriano...?

    Não! Bocca Chiusa é apenas "murmurar" (Mmmmmmmmm) a melodia. Não tem método, técnica, estilo, nada disso... têm apenas "função" ou "objetivo prático", que é reduzir uma melodia vocal em "apenas" melodia sonora, para facilitar a escrita e/ou memorização apenas da música, desprezando a letra.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Transpor melodia de letra para instrumento