Autor |
Mensagem |
Shakall Veterano |
# mar/15
Pessoal, seguinte, estou iniciando no ramo de composições e estudando mais a teoria musical. Eu escrevi uma letra e tenho a melodia dela na cabeça (consigo cantar) porem eu tenho dificuldade de "cantar" a melodia no violão ou no teclado que seja. Qual o modo mais fácil de transpor a melodia da minha cabeça para um instrumento? eu pego uma escala e vou "chutando" as notas? ou existe alguma técnica especifica? Obrigado!
|
Wuju Wu Yi Membro Novato |
# mar/15
· votar
você vai "chutando" as notas mesmo no começo. Com o tempo vai ficando mais fácil. Até o ponto de vc "chutar" muito pouco e conseguir acertar de primeira quase tudo.
Agora complementos é estudar as escalas, os intervalos, harmonia e etc..
|
Ismah Veterano |
# mar/15
· votar
Não tem saída, aí é ouvido. Ou alguma partitura da web.
|
AtalaBukas Membro Novato |
# mar/15
· votar
A técnica mais simples é descobrir que tom está essa melodia. Se você não tem clareza nesse aspecto, é bom estudar, tocar e cantar bastante, qualquer música que seja. Faz parte do desenvolvimento musical e de criação. Mas na realidade é algo que tem de ser instintivo, antes de tudo. Antes de querer transpor a melodia vocal para o instrumento, melhor seria acompanhado de um teclado ou violão tocando acordes. Pode ser que na sua cabeça seja bem legal a melodia, mas você não tem conseguido traduzir da forma que deseja. Escrever a letra não é igual compor música. Na realidade, essa é a qualidade mais desejada dos compositores, unir bem letra e música. Você está no caminho certo, mas vai precisar se dedicar, e nunca desanimar se não ficar legal. O começo é assim.
|
Shakall Veterano |
# abr/15
· votar
Obrigado pessoal, vou continuar estudando as escalas!
|
fernando tecladista Veterano |
# abr/15
· votar
fica muito mais facil para eu transcrever usando "Bocca chiusa" a fonetica me atrapalha para achar as notas
|
Shakall Veterano |
# abr/15
· votar
Bocca chiusa? Nunca ouvi essa expressão, do que se trata?
|
kiki Moderador |
# abr/15
· votar
Shakall boca fechada, em italiano. vem da musica erudita. é cantar fazendo mmmmmmmmmm
se voce domina a melodia cantando, recomendo gravar antes (que hoje em dia ta facil) e depois tentar "tirar de ouvido", que no começo é ir chutando notas. mas se voce entender de harmonia, escalas e principalmente intervalos, fica bem mais facil de chutar notas dentro do tom. com o tempo voce vai sacando como achar.
|
Shakall Veterano |
# abr/15
· votar
Valeu kiki, ouvi isso como "Solfejo"
|
Thiago Livgren que toca mais ou menos Membro Novato |
# abr/15
· votar
Shakall Solfejo é cantar as notas. "Dó Ré Mi Sol Sol Sol Sol Fá Mi Mi Ré Dó Ré Ré"
|
Ismah Veterano |
# abr/15
· votar
kiki Shakall fernando tecladista
O bocca chiusa, tem relação com o canto gregoriano...?
|
Lelo Mig Membro
|
# abr/15
· votar
Ismah
O bocca chiusa, tem relação com o canto gregoriano...?
Não! Bocca Chiusa é apenas "murmurar" (Mmmmmmmmm) a melodia. Não tem método, técnica, estilo, nada disso... têm apenas "função" ou "objetivo prático", que é reduzir uma melodia vocal em "apenas" melodia sonora, para facilitar a escrita e/ou memorização apenas da música, desprezando a letra.
|