Sobre a "nova onda vintage" - anos 80

Autor Mensagem
cafe_com_leite
Veterano
# dez/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Mauricio Luiz Bertola
(IMHO),

Atá. E eu tenho que adivinhar o que isso significa.

mas, no geral, o RAP acabou por fazer a qualidade da musica "black" decair. Isso é fato.

Não.

Isso é fato.


Aliás, é ~IMHO~ ou é um fato? Decida-se.

renatocaster
Moderador
# dez/14 · Editado por: renatocaster
· votar


d.u.n.h.a.

http://www.kramerguitars.com/Products/Baretta-Vintage/Baretta-Vintage . aspx

Tô falando...


Tem esta série da Kramer também, não tem vintage no nome mas é uma "reissue" dos anos 80. A começar pelo clássico headstock em formato de banana.

http://www.kramerguitars.com/Products/The-84/The-84.aspx

Headstock invertido
Veterano
# dez/14
· votar


O revival que eu estou percebendo (e fazendo parte, felizmente) é dos anos 70, não 80. Stoner ganhando espaço. E que continue assim.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


cafe_com_leite
Pra vc ver como nada tenho de reacionário: IMHO é uma expressão em inglês corrente na "linguagem de internet" e significa: in my own opinion. Aprendi com minha filha...
Quanto à isso. deixo ao julgamento de todos (o que tocava no rádio):
"Black Music":
https://www.youtube.com/watch?v=4WB42LA-oOo
X
https://www.youtube.com/watch?v=4OwNRiKYcBQ
Cara, tem MUITA coisa legal hoje em dia. Você mesmo mostrou um tal de Coheed & Cambria que tem uma músicas legais (mas não todas), e tem vários estilos novos também, mas, no geral, na mídia, onde se forma a cultura, a opinião, o lixo impera....
Abç

renatocaster
Moderador
# dez/14
· votar


Eu não sei em outros estados, mas aqui no RJ há mais ou menos uns 6~7 anos atrás, explodiu um movimento revival dos anos 80, conhecido como "Festa Ploc 80's". Diversos cantores e bandas dessa época ressurgiram através deste movimento.

Alguns, inclusive, conseguiram retornar ao mainstream assinando novos contratos com gravadoras ou até mesmo trabalhando em parcerias com artistas que surgiram no pós 80's graças a essa onda das Festas Ploc.

O mesmo aconteceu com alguns espaços que ficaram esquecidos nas décadas seguintes e atualmente voltaram a ser espaços mais badalados. Talvez o caso mais emblemático seja o do Circo Voador.

Hoje em dia ainda rola essas Festas Ploc 80's, mas tá mais devagar do que há 6 anos, 7 anos atrás....

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


renatocaster
Pódiscrê! Essas festas Ploc! eram um "revival" de coisas "brega" do fim dos anos 80 e início dos 90, e incluíam musica de desenhos animados (Thundercats, He-Man), artistas BR-Rock "obscuros" (Ursinho Blau-Blau, Inimigos do Rei, etc), MPB-Brega Romântico (Rosana, Grtechen, Biafra). Era mais diversão e palhaçada do que outra coisa... Era divertido....
O Circo Voador hoje em dia nada tem à ver com o do início dos anos 80 (do qual eu era praticamente "sócio", kkkk....), tá mais "sofisticado", organizado, etc, mas tem muita coisa legal passando lá...
Abç

renatocaster
Moderador
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

O Circo Voador hoje em dia nada tem à ver com o do início dos anos 80 (do qual eu era praticamente "sócio", kkkk....), tá mais "sofisticado", organizado, etc, mas tem muita coisa legal passando lá...

Ahn, mas esse é um processo natural...revitalizar, modernizar...nem o Maracanã é mais o mesmo, rsrsrsrs. Mas eu já fui lá no Circo depois da sua "volta". Achei bem maneiro.

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
mas, no geral, na mídia, onde se forma a cultura, a opinião, o lixo impera....


Mas de qual mídia tu tá falando? As mídias que eu uso tem música boa pra caramba.

Mas se está se referindo à cultura de massas, já é outra coisa. E eu to cagando e andando pra cultura de massas. Pra consumo, creio que o senhor também.

d.u.n.h.a.
Veterano
# dez/14
· votar


Headstock invertido
Mas esse revival dos anos 70, stoner, doom e psychodelic já tem tempo, bem mais de 10 anos. Se for parar pra pensar toda a cena metal de NOLA se desenvolveu em torno do doom/stoner misturado com punk e hardcore, isso no início dos anos 90 já.

rcorts
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Quais são os "cara preta" que você citou? sempre é bom saber, vai que uma hora de bobeira eu encontro um em alguma loja e aí já sabe...

Headstock invertido
Veterano
# dez/14
· votar


d.u.n.h.a.
Sim. Mas nos anos 2000 tudo foi ofuscado pelo Hardcore, pelo Alternativo e pelo seus filhos. Nos últimos anos (de 2010 pra cá) tenho percebido um crescimento absurdo no surgimento e no espaço dado para bandas de Stoner. Occult também tá respirando legal por esses tempos.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


cafe_com_leite
E eu to cagando e andando pra cultura de massas. Pra consumo, creio que o senhor também.
Não estou "c...." não cara, sou um Professor, um Cientista Social atuante e um cidadão... Isso é coisa séria, envolve o futuro da nação! Eu trabalho com isso e vejo esses resultados no dia-a-dia! É terrível!
A Sociedade que a cultura atual de massas torpe está criando é uma espécie de "Ovo da Serpente", é profundamente excludente, ideológicamente egoísta e massificadora; ou seja: É a epítome e o paroxismo do Capital mais cínico e destrutivo e a sua atitude de "...estou ca....!..." é exatamente o que se quer e o que se conseguiu nesse país nos últimos 20 anos: Desmobilização, "entrega", cultura do fo...-se", individualismo e "movimentos estanques" e por isso mesmo inócuos.
As mídias que vc usa podem ter o que for, isso é INÚTIL do ponto-de-vista social, da evolução social, da educação do povo.
renatocaster
Eu também... O Circo faz falta nessa nossa cidade desleixada....
rcorts
https://www.google.com.br/search?q=peavey+bandit+112&espv=2&biw=1600&b ih=809&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=ZVqYVIGrJ6HbsAT12ICgBw&ved=0 CCwQsAQ#facrc=_&imgdii=_&imgrc=POLxMgYQbbuneM%253A%3BOaNA24NZSwewJM%3B http%253A%252F%252Fimg.audiofanzine.com%252Fimage.php%253Flang%253Den% 2526identifier%253Did%2526size%253Dnormal%2526module%253Dproduct%2526p roduct_id%253D13509%3Bhttp%253A%252F%252Fen.audiofanzine.com%252Fsolid -state-combo-guitar-amp%252Fpeavey%252Ftranstube-series-discontinued-b andit-112%252Fuser_reviews%252F%3B472%3B404
Abçs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


P.S.:
cafe_com_leite
Não sou senhor de nada não em cara.... Kkkkkkk...........
Abç

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Olha o que eu disse:

Pra consumo, creio que o senhor também.



Eu deixei claro isso exatamente por saber que tu estuda essas paradas por ser um Professor, um Cientista Social atuante e um cidadão.

Como cidadão eu tento fazer minha parte, apresento alguns artistas pra amigos que se não por mim morreriam sem conhecer. Mas de resto, pouco faço e pouco me importo, pelo menos por enquanto.


E chega de desvirtuar hueheue

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


cafe_com_leite
Beleza.
A única coisa que não sou é consumista.
Mas pense bem no que eu escreví acima, pois, independentemente de nossa pequena atuação, isso é muito sério.... Eu tenho filhos e um dia terei netos e o mundo que estamos deixando pra eles é, no mínimo, estranho.....

Interessante essa da Kramer fazer a reedição das "mão de banana"...
Eu regulei uma guitarra dessas a alguns anos atrás (era grená "sparkle"!!). O corpo era feio pra caramba (tentativa de fugir do design Fender) e o braço com escala "chapada", plana.... Os trastes eram mui bem colocados e a ponte FR, de qualidade

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Só uma observação:


Tu postou video de um ótimo exemplo da música disco dos anos 80 e postou um péssimo exemplo da música atual. Sendo que essa segunda música não tem 1/10 da fama da primeira música e nunca terá.
Poxa, pelo menos seja sincero nas comparações…

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


cafe_com_leite
Foi de propósito cara.... Kkkkkk.....
Abç

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


rcorts

nunca tive experiência com nenhum valvulado da marca

Só pra constar esses mencionados são SS.

Mauricio Luiz Bertola

Não acha que colocou um exemplo com abismo entre os dois extremos?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


Ismah
Não acha que colocou um exemplo com abismo entre os dois extremos?

Óbvio que sim cara, mas isso foi proposital, pois o que se ouvia no rádio naquela época era coisa muita de qualidade (também tinha coisa ruim, mas era BEM MENOS proporcionalmente do que hoje), não apenas na "Black Music", mas na MPB, no rock, no Pop, etc. Nos programas segmentados passavam sertanejos de verdade e sambas "de raiz", até o "brega" tinha caras como Reginaldo Rossi e Odair José; ou seja: A oferta de cultura musical de qualidade era maior, acessível ao povão, pois não havia essa ditadura excessiva do marketing e do jabá.
Hoje em dia, a super segmentação e a ditadura do poder econômico, a crise das mídias, a digitalização, etc, rebaixaram o acesso à cultura.
Não adianta nada gente "descolada" e "antenada" ter acesso vía internet à coisas legais, pois isso NÃO constitui um movimento social cultural, mas sim um nicho, um quisto de mercado, nem sempre auto-financiável. Ou seja não tem muita saída....
Abç

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


O Lelo já fez um topico desmintindo tudo isso ai com a lista das paradas de sucesso de cada década. Acho que chama johnny bunda mole e os mimimis o topico.

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Entendi. Passo bem por isso. Quando achei que entendia de música descobri que não sei é nada.

cafe_com_leite

Já que vc sabe do que se trata, consegue linkar pra mim?

rcorts
Veterano
# dez/14
· votar


Ismah
Só pra constar esses mencionados são SS.

Eu sei, por isto falei lá em cima "o Solid State" dos meus sonhos, he he!

Mencionei os valvulados pois me lembro de ter visto num fórum gringo os caras falando que os Peavey Windsor meio que perderam um pouco de qualidade em relação aos mais antigos como 5150 por exemplo. Vai que isso entra um pouco nessa onda do vintage que tá sendo justamente comentada aqui no tópico.

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


rcorts

Pois é... Lenda só virou esse 5150 mesmo... Não sei, não me agradam esses hi-gain from hell

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


cafe_com_leite
Cara, eu estou falando do que tocava no rádio!
"Paradas de Sucesso" quem fazia eram as gravadoras e a discoteca do Chacrinha! Sempre teve coisa ruim!!!!!
rcorts
Cara, esses Peavey Banditt eu conheço bem, pois eram "padrão" de estúdios no início dos anos 90.
De fato, eu notei mesmo uma queda de qualidade sonora nos "cara vermelha" (que vieram depois dos "caras pretas"), talvez por conta do alto-falante, os antigos eram Sheffields, talvez por conta de economia de componentes....
Para mim eles tinham uma grande vantagem: O falante interno era de 8 ohms, com ele o amp "entregava" 80WRMS; mas ele podia funcionar com 4 ohms, e, ao se ligar uma caixa externa de 8 ohms, a potência aumentava para 100WRMS e vc tinha um "mini-stack" 2X12!!!
Abçs

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Ismah

Já que vc sabe do que se trata, consegue linkar pra mim?




Pois então. Eu pensei que era nesse tópico do johnny minimo, mas fui conferir e não estava lá. Porém eu lembro dum post dele com essa lista, só não lembro onde. Mas é só procurar ai que acha.


Mauricio Luiz Bertola
Cara, eu estou falando do que tocava no rádio!


Quais radios? Espero que esteja considerando as radios do povão.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


cafe_com_leite
Cara, não existiam "rádios de povão" nos anos 70 e 80. Essa segmentação começou nos anos 80 mesmo, com as rádios FM. As "populares" eram TODAS AM e tinham programas de música intercalados com um monte de tipos de programas, incluindo novelas! policiais, futebol, etc. As rádios FM eram poucas (aqui no RJ a 1ª foi a Globo em 77) e tocavam "muzak", uma música "ambiental", "de elevador". Aos poucos foram adotando programas musicais específicos.
A atual segmentação das FM com rádios "populares" (aqui no RJ, por exemplo a "O Dia" FM) já é dos anos 90/2000.
Então, ao se ligar uma rádio FM nos anos 70 e 80 geralmente NÃO se ouvía música dita "popularesca"....
Abç

Headstock invertido
Veterano
# dez/14 · Editado por: Headstock invertido
· votar


Deixa quieto.

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola

E diga-se que os rádios eram outro nível... Hoje em dia um rádio pega no máximo a 200~250km um estação de rádio (depende da potência dela). Aí tu pega um rádio de fim dos anos 60/começo de 70, valvulado de 50Kg, e ele pega até o espirro do piloto de avião.

Headstock invertido
Veterano
# dez/14
· votar


Ismah
Mas a qualidade de transmissão desses 200km nem se compara com a das rádios que pegam no sistema solar inteiro. Faca de dois gumes.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Headstock invertido
Rádios FM tem curto alcance mesmo, são feitas para term qualidade de transmissão recepção. Como eu disse acima, só começaram à valer no Brasil no fim dos anos 70, antes, simplesmente não existiam!
Em 1977 nossa família foi morar em São José dos Campos, e lá haviam inaugurado uma FM, a EstereoVale! Era uma rádio moderníssima, e só tocava música estrangeira, ou "muzak" ou Disco!!! que estava iniciando a moda no Brasil naquela época. Se me lembro bem, por volta das 5 da manhã tinha uma rádio AM de lá que tocava música sertaneja (de verdade!) e essa rádio AM tinha um programa de "Jovem-Guarda" e músicas só do Roberto Carlos!
Era por aí... Ou seja: Bem diferente de hoje em dia...
Quando minha família voltou pro RJ em 1979, tinha a rádio Cidade FM iniciando as atividades e ela se consagrou em 1980 tocando Disco e Pop Music. A mitológica Fluminense FM "A Maldita!" (onde colaborei por um curto período), começou em 1982, e foi a 1ª rádio que tocava exclusivamente rock e "música alternativa". Sem ela, o Rock Brasileiro dos anos 80, como um movimento cultural amplo, não teria existido...
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a "nova onda vintage" - anos 80