Sobre a "nova onda vintage" - anos 80

Autor Mensagem
d.u.n.h.a.
Veterano
# dez/14


Só eu que to percebendo um revival dos anos 80?
Bandas lançando material em k7 ( ex: http://lvxmorgenstern.org/ ), timbre tipo entombed virando fetiche e pedais tipo o boss hm-2 original dos anos 80 custando uma grana alta. Tem nego comprando boss hm em caixa pra guardar e esperar valorizar...

Engraçado que a relação temporal foi a mesma da onda vintage das stratos 54 e LPs 59, uns 30 anos depois do lançamento dos produtos é que começa a aparecer o fetiche. Quando os pirralhos da época viram quarentões e tem grana pra bancar os sonhos consumistas não realizados.

Curioso...

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


d.u.n.h.a.
O Capitalismo é cíclico cara....
Abç

d.u.n.h.a.
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Sim cara...
E quem for esperto e se arriscar vai ganhar uma grana preta nessa nova onda aí.

O que vai será que vai valorizar e virar objeto de desejo, em se tratando de música?

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Por isso que não vendo minha g1.

Quem garante que ela não vai virar objeto de fetiche daqui 30 anos? hueheu

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


d.u.n.h.a.
Minha banda, por exemplo, tem influências do The Cure e do Bauhaus....
Tinha muita coisa legal nos anos 80... Já o "Hair Metal" dessa época é brega mesmo.... Mesmo assim tem gente lá fora fazendo "tributo country" ao Motley Crue!!!!! Já em matéria de equipamentos eu não sei, mas não arriscaría um "revival" das guitarras coloridas Charvel, Jackson e Dean não....
Talvez o equipo anos 80 que é mais que relevante hoje em dia seja o Roland Jazz Chorus , que é amp de referência...
Abç

fernando tecladista
Veterano
# dez/14
· votar


Quando os pirralhos da época viram quarentões e tem grana pra bancar os sonhos consumistas não realizados.
o/

nessa de onda vintage 80, de uns 5 anos para cá eu comprei alguns synths que eu queria ter quando tinha de 13 a 18 anos, (hoje tenho 40)
Dx7, D50, CZ-5000
de 13 a 18 foi o período onde eu respirava, comia, bebia "música" mas também não tinha um puto no bolso, voltava pra casa a pé pra guardar a grana do onibus pra comprar teclado

peguei também outros teclados quase de brinquedo mas que me faziam a cabeça nos anos 80: PSS 680, HT-700 recomprei meu primeiro tecladinho MT-520 (não o mesmo teclado)

ainda tem coisas que se eu encontrar a preço interessante de brinquedos aos tops da época: SK-1, MT-68, JD800, W30, SY77, recomprar outro 01/W que o meu queimou, mas tem que ir devagar pra curtir e não estourara orçamento, hoje se acha todos no ML

o porque desta modeles desta época:
- o primeiro é o que comentei, é de quando eu tinha 13 (1987) a 18 anos, então isso para mim naquela época era igual aos iphone 6, play 4 pra molecada de hoje
- cresci ouvindo esses timbres, então o timbre que eu quero encontro facil ali
- esses teclados são pancada no P.A, até os mais simples, tem tecaldo de hoje que some na banda.
- esses trecos eletrônicos já tem de 25 a 30 anos rodando, foram projetados pra durar e sem bugs, naquela época não tinha atualização de software, não tinha versão nova de S.O, o que dá defeito é mal contato de botão e tecla, coisa básica fácil de arrumar
- tenho mais confiança nestes antigos do que nos novos que sai uma serie onde do nada da bug e trava o teclado, ou um lote de placa mãe saiu com defeito
-----------------------------------------
o pecado nesses teclados antigos:
midias de armazenamento: disquete, zip drive, HD SCSI, e para muitos não existe emulador que funcione, como também não são "plug and play" onde você espeta um treco lá e o teclado reconhece

d.u.n.h.a.
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Pois é, eu quando penso em música dos anos 80 penso em Venom, Vulcano, Bathroy, Celtic Frost, Kreator, Death, Napalm Death, D.R.I., etc. Death, Black e Thrash hahahaha.
Mas não sei não hein, não ficaria surpreso se começasse a aparecer umas superstrato amarelo-limão, rosa fluorescente e talz hahahaha

fernando tecladista
Bacana isso cara. Acho legal realizar esses desejos de adolescência.
Mas devo confessar que acho quase tudo dos anos 80 medonho, especialmente os carros. Pqp, como pode terem feito tanto carro feio numa década.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


d.u.n.h.a.
Pois é, eu quando penso em música dos anos 80 penso em Venom, Vulcano, Bathroy, Celtic Frost, Kreator, Death, Napalm Death, D.R.I., etc. Death, Black e Thrash hahahaha.
Cara, o Metal e suas vertentes ficou "aprisionado dentro de sí mesmo". É um estilo que se auto-reproduz sem muita influência de fora, virouum nicho muito específico.....
Abç

daimon blackfire
Membro Novato
# dez/14
· votar


Já eu quando penso em música dos anos 80 lembro de scorpions, djavan, king diamond.

JJJ
Veterano
# dez/14 · Editado por: JJJ
· votar


...

rhoadsvsvai
Veterano
# dez/14
· votar


quando falam de musica dos anos 80 eu penso em guns n roses, bon jovi, skid row, van hallen,poison,europe,whitesnake,blizzard of ozz,motleycrue e cia....

timbristicamente em geral eu penso guitarra + distorção de marshall (fazer aqui a diferença entre distorção e overdrive de marshall, overdrive seria = acdc, distorção seria igual van halen)

rcorts
Veterano
# dez/14 · Editado por: rcorts
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Talvez o equipo anos 80 que é mais que relevante hoje em dia seja o Roland Jazz Chorus , que é amp de referência...
Abç


Até poucos meses atrás eu tive um amp Peavey Studio Chorus 210, que segundo um cara que entende de amps é baseado nesse Roland aí. Infelizmente precisei de vendê-lo, mas se relançarem algo nessa linha hoje em dia é um dos meus sonhos de consumo.

De vez em quando costumo brincar que esse aqui é o Solid State dos meus sonhos:



Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


Percebi também algumas bandas relançando em vinil e diabo a quatro. To feliz. A qualidade de um vinil contra um MP3@128Kbps é estupenda...

Ismah
Veterano
# dez/14
· votar


rcorts

Não sei se sou eu que acho, mas a Peavey teve anos melhores.

Na banda tem um 110 desses que é do "caraliú"

erico.ascencao
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Já em matéria de equipamentos eu não sei, mas não arriscaría um "revival" das guitarras coloridas Charvel, Jackson e Dean não....
Olha, não sei não... a Ibanez lançou há um ou dois anos os modelos de 25 anos de aniversário da RG e da S, justamente com aquelas cores de caneta marca texto. Não sei te dizer se estes modelos foram bem aceitos no mercado ou se eles aqueceram a busca destes instrumentos em suas versões originais de 25 anos atrás, mas fica aí o registro.

FabioMP.
Membro Novato
# dez/14
· votar


Ismah

Esse negócio de vinil me impressionou cara...

Rolling Stone
O mais recente álbum de White, aliás, foi o vinil mais vendido em 20 anos no mundo todo, rendendo 60 mil cópias.

Jornal O Globo
"Em 2013, foram vendidos mais de 6 milhões de discos de vinil, um crescimento de 33% em relação ao ano anterior. Já a venda de CD caiu 14%."

ZH
4 milhões de LPs foram vendidos no primeiro semestre de 2014 nos Estados Unidos, o que representa um aumento de 40%. No mesmo período no ano passado, foram 2,9 milhões de vinis comercializados.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


rcorts
Essa série da Peavey é excelente! Aliás, essa marca prima por boa qualidade e robustez!
erico.ascencao
É relançamento.... Isso sempre tem, e geralmente está associado à contratos ou mesmo acôrdos de divulgação da marca por um artista que a usou e que está lançando material novo ou "reciclado" no mercado. Lembre-se quando se lançou a caixa de DVD's do Led Zeppelin e o "How West..." como apareceu a Gibson "Jimmy Page"....
Cara, Capitalistas não jogam pra perder, e essas estratégias de marketing são a única forma de combater a tendência estrutural da queda de lucros industriais à médio/longo prazo, uma "lei econômica" que Marx já havia descoberto desde o século XIX em "O Capital" e que ainda é mais válida hoje em função da velocidade tecnológica atual e da extensão da "globalização" do mercado...
Abç

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Que daora essa volta do vinil. Geralmente eu to cagando e andando pra velharias, mas um vinilzão é bonito demais.


Uma coisa que percebi foi esse revival da disco music. Vide os trampos de Bruno Mars, daft punks, pharrel willians. Aqui no Brasil o jota quest deu sua contribuição também. Até o Lulu santos deu uma valorizada.

renatocaster
Moderador
# dez/14
· votar


A Suhr (que na década de 80 não era tão aclamada quanto hoje) também lançou recentemente uma linha de superstrats com aquelas cores "cheguei" dos 80's. Está na moda fazer revival das coisas da década de 80, e com guitarras não poderia ser nem um pouco diferente.

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Sem contar a tal da novela boogie oggie que parece ter esse negocio da disco como tema.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


cafe_com_leite
Essa revalorização da Disco e do verdadeiro Funk é bem-vinda, pois tinha muita coisa bacana mesmo nessa área nos anos 70/80, músicos, temas, arranjos maneiros!
Quando a bateria eletrônica e os "samplers" entraram com tudo, de uma forma "minimalista" e quando o RAP se popularizou, estragou (IMHO).....
Abç

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Quando a bateria eletrônica e os "samplers" entraram com tudo, de uma forma "minimalista" e quando o RAP se popularizou, estragou (IMHO).....


Estragou por um lado e acrescentou com qualidade por outro. Uma faca de dois gumes.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


cafe_com_leite
Desculpe cara, mas que "qualidade"?
Um sujeito falando como uma "metralhadora" num dialeto de ghetto ininteligível "letras" de apologia à criminalidade, ao sexismo, ao consumismo e etc? (que foi o que o RAP se transformou). Caras como RUN DMC ainda faziam músicas de protesto que tinham tudo à ver com o momento político/social dos EUA naquela época e do passado de discriminação dos afro-americanos, embora isso já tenha sido feito bem antes, em outras bases melódicas pelo "Black Power" dos anos 60...
Sinceramente, não concordo....
Abç

rcorts
Veterano
# dez/14
· votar


Ismah
rcorts

Não sei se sou eu que acho, mas a Peavey teve anos melhores.

Na banda tem um 110 desses que é do "caraliú"


Então, nunca tive experiência com nenhum valvulado da marca, logo não sei se a qualidade da Peavey caiu. Só sei que quando eu tava garimpando por um amp legal testei esse Studio Chorus juntamente com um Peavey Bandit e o primeiro praticamente colocou o segundo no chinelo, he he he!

Porém, acredito que na verdade hoje o mercado tem mais oferta de marcas e várias coisas com custo benefício bom e mais acessível, por isso aquele impacto de marcas não é tão forte mais, como discutimos em outro tópico.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14
· votar


rcorts
Cara, os Peaveys "Cara azul" e "Cara preta" são mesmo melhores que os de hoje. Essa é a impressão que tenho...
Abç

d.u.n.h.a.
Veterano
# dez/14
· votar


http://www.kramerguitars.com/Products/Baretta-Vintage/Baretta-Vintage. aspx

Tô falando...

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Tem hora que o senhor me surpreende com a pequeneza de visão. Não vou nem entrar no assunto porque não to com saco pra discutir com gente teimosa.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# dez/14
· votar


Onda vintage mesmo é a onda de instrumentos de época em música erudita.

cafe_com_leite
Veterano
# dez/14
· votar


Se dependesse do bertola o mundo estaria congelado há algumas décadas atrás. Eu ein.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# dez/14 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


cafe_com_leite
Como eu te disse acima, é (IMHO), ou seja, "em minha própria opinião" (concorde vc ou não com ela; aqui é um fórum livre!).
Acho RAP ruim! E vou continuar achando... E não é "...pequeneza de visão..." não (agora é o Sr quem está fazendo juízo-de-valor), até porque tinha (a ainda tem) coisa boa na cultura Hip-hop, e trabalhos significativos estética e socialmente tanto lá fora quanto aqui no Brasil; mas, no geral, o RAP acabou por fazer a qualidade da musica "black" decair. Isso é fato.
Se dependesse do bertola o mundo estaria congelado há algumas décadas atrás. Eu ein.
Talvez para algumas coisas.... Outras não.
Se vc tivesse vivido no Brasil do fim dos anos 70 e início dos 80 como eu, não querería (como eu não quero) voltar "pra lá", pelo menos de ponto-de-vista da Liberdade, da economia e do acesso à informação.... Por outro lado haviam vários movimentos culturais e políticos ascendentes e uma chama de esperança que não existe mais hoje em dia....
Como vc pode ver, não sou tão retógrado como vc pensa. Apenas PENSO, logo, tenho o poder de saber criticar (dentro de certos parâmetros) e entender o que é bom e o que é ruim hoje e ontem (sem que isso seja qualquer tipo de Verdade Absoluta)....
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre a "nova onda vintage" - anos 80