Compressor Ao vivo (Voz) - Vale a pena?

Autor Mensagem
    Nycolas
    Veterano
    # out/14

Alguem já ouviu falar desse compressor? Estive num show do Fernando e Sorocaba e conversei com o operador de áudio deles... No meio da conversa, enquanto ele passava o som, ele tirou esse aparelho de uma maleta muito bem protegida e disse que o aparelho havia custado cerca de U$6.000, já me mostrando o uso dele.

Compressor SSL Mynxhttp://i.ebayimg.com/00/s/OTg0WDEyMTU=/$T2eC16RHJIIE9qTYKDQ4BQ2z0QIhyw~~60_57.JPG

Quando ele ligou o compressor! BIXO! QUE PUTA SOM SAIU DO P.A.! O som tava xoxo, morto, daí ele ligou e Shazam! Som de CD...

Alguem conhece esse equipamento ou já ouviu falar?
    O compressor faz tanta diferença assim ao vivo?
    Vale um investimento em algo parecido para melhorar o som? (U$6000 é exagero, né?)
    Compressor ou PréAmp para microfone AO VIVO faz diferença?

dideivox
    Membro Novato
    # out/14
    · votar

Penso que se souber trabalhar os compressores do console (digital) já dá uma diferença grande na qualidade do som.

Mas achei interessante o tópico. Vou ficar no aguardo dos posts do Lelo hehe

Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar

Nycolas

O preço pode ser possível, mas além de comprimir ele é um auto-tune.

Sou partidário (como o David Gibson) que se o canário é bom, só um reverb é necessário pra ambientar, e deixe a voz brilhar. Quanto ao som de CD, bom, normalmente uma 01VVCM já opera com qualidade de DVD.

Respondendo as perguntas:

Alguem conhece esse equipamento ou já ouviu falar?

Já. No show do Fernando e Sorocaba.

O compressor faz tanta diferença assim ao vivo?

Faz. Ele inevitavelmente acaba chamando mais harmônicos, que antes, dando um som mais "gordo". Sem falar que mantém o som uniforme.

Vale um investimento em algo parecido para melhorar o som? (U$6000 é exagero, né?)

Vale o investimento se vc for Fernando - o Sorocaba já não merece esse.

Compressor ou PréAmp para microfone AO VIVO faz diferença?

Faz. Um mic de Karaokê ligado num pré amp genérico, soa indubitávelmente pior que um AKG ligado num pré Yamaha, e novamente diferente se ligado num pré Midas.

dideivox
    Membro Novato
    # out/14
    · votar

Ismah
    Falando em auto-tune.. como funciona o auto-tune ao vivo?
    Quando se é indicado a usá-lo? E quais são os custos para usar?

RafaelBernatto
    Veterano
    # out/14
    · votar

Ismah

além de comprimir ele é um auto-tune.

Onde você viu isso? o.O

Ismah
    Veterano
    # out/14 · Editado por: Ismah
    · votar

RafaelBernatto

Há um botão que me sugere isso, chamado key... O Makeup é comum em compressores de origem européia. Ele controlaria algo como "quantidade do efeito"

dideivox

Funciona magicamente... Da mesma forma que em studio. hehe

Sinceramente, eu não gosto, perde-se as dinâmicas naturais da voz. Um bom vocal, por si só já basta.

Se for pra usar, então que seja na forma de um pedal (me agradam os TCHelicon), como técnico, não assumo a bronca de trocar mil vezes de tom.

Mas se não tiver outra saída... Vamos ter que fazer...

Pode me matar, mas penso que é preciso usar, quando o vocalista não é capacitado suficientemente, para cumprir o que se propôs a fazer.

O custo de uso eu desconheço. Realmente nunca me envolvi com isso - até porque não canto. Só sei o funcionamento básico, e como usar ele numa mix de stúdio.

RafaelBernatto
    Veterano
    # out/14 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar

Acabo de ver no manual que o botão "Key" lida com Side-chain...

Manual do SSL
    Manual do SSL2

Fonte: http://www.solidstatelogic.com/docs/XLogic_X-Rack_Stereo_Bus_Compresso r.pdf

RafaelBernatto
    Veterano
    · votar

O Makeup é comum em compressores de origem européia. Ele controlaria algo como "quantidade do efeito"

Na verdade o Makeup é aquele knob que é às vezes chamado de "Output", "Out", "Gain".. Ou seja, um ganho "pós-compressão". Muito útil pra manter o headroom já que o compressor sempre diminui o volume.

RafaelBernatto
    Veterano
    · votar

Duplo.

Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar

RafaelBernatto

Interessante, realmente não fui atrás do "manuel". E meu inglês técnico é uma bosta kkk

Quanto a utilização do nome makeup, usei aspas por que realmente não é bem essa a função. Mas é algo semelhante a um volume do efeito, mas me soa mais como se fosse um mixer entre sinal tratado e original..

Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar

RafaelBernatto
    Veterano
    # out/14
    · votar

Esse compressor que o Nycolas falou deve ser bom mesmo porque fui dar uma olhada nos meus plugins, que nem são muitos, e descobri que tenho três "clones" do SSL Bus Compressor. Um da Waves, um no/do T-Racks e um no Guitar Rig.

Nycolas

Sobre compressores ao vivo:
    Nesse vídeo o Luizinho mostrou o que ele iria usar numa turnê da Wanessa Camargo. Usando plugins da Waves e mais uns efeitos da mesa.
    No final (10:24) tem a cadeia de efeitos do vocal principal.. (EQ + De-Esser + CompMultibanda + Nivelador + Comp/Limiter/Comp) Ou seja vários compressores.... São plugins mas acho que dá pra ter uma ideia do que é usado por aí...

E sim faz muuita diferença... Como dá pra ver e ouvir no vídeo que o Ismah postou.

Ismah
    Adoro ouvir esses comparativos antes e depois do processamento de vocais... Não me sinto tão horrível quando canto huahauhuauha

Legal essa dica do limiter no início da cadeia... Comecei a usar isso outro dia... (Brickwall Limiter do T-Racks..) Tanto que foi no "input FX"

Nycolas
    Veterano
    # out/14
    · votar

dideivox
    Ismah
    RafaelBernatto
    Amigos, obrigado pelas respostas... Já deu pra entender um pouco da situação...

Sempre vi nas mesas (Behringer, Yamaha...) o compressor, mas poucas vezes utilizei na voz. Sempre no Bumbo ou no Baixo.

Esse compressor ao qual me referi, parecia estar sendo usado não só no vocal, mas no som INTEIRO! O Marcão (operador) estava com o som normal, e quando ligou o aparelho, até a banda melhorou o som demais.

A minha dúvida, na verdade é a seguinite: Vale a pena investir em um compressor, ou Pré-amp, para voz ao vivo? Tipo os Arcano AR-tube, Presonus Blue Tube, Behringer Tube Ultragain...
    Ou isso é pura balela?

Tirando o fato de o canário ser bom, ou não (acredito que eu tenha minhas qualidades), fazer 20 shows no mês cansa muito a voz e acaba mudando a qualidade...

Deco_ufrj
    Veterano
    # out/14
    · votar

Nycolas
    Tu trabalha com som ou quer investir só pra você? Eu acho que todo PA deveria ter ao menos um compressor na saida principal... isso melhora o som geral da banda... se puder ter no insert de cada canal, ou um console digital melhora muito tbm (mais caro tambem)... so acho que nao compensa um SSL se o PA nao for a altura... no final das contas, o som sai pelas caixas de som... o sistema todo precisa estar equilibrado...

Nycolas
    Veterano
    # out/14
    · votar

Fala Deco_ufrj! Obrigado pela resposta
    Eu canto em uma dupla Sertaneja, com primeira e segunda voz e até por isso mesmo citei o Fernando e Sorocaba lá em cima...
    Pensei em investir num compressor ou pré-amp, depois em um Mic sem fio bom (Shure SLX, Sennheiser...) para melhorar ao máximo a captação da voz. As vezes tocamos em sons que só tem 1 sem fio e é um Shure PGX, ou só tem mic com fio e são todos CSR, Lyco ou Arcano. Nada contra as marcas, mas pensando numa projeção maior de banda, investir nisso seria básico. Trabalhar com equipamentos de qualidade é básico. Carrego sempre comigo um Samson Q7, que não é nenhum modelo de perfeição, mas dá um banho nesses CSR perdidos aí...

Enfim, seria para uso pessoal mesmo :)

Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar

Nycolas

Sempre vi nas mesas (Behringer, Yamaha...) o compressor, mas poucas vezes utilizei na voz. Sempre no Bumbo ou no Baixo.

Nas digitais isso...

Esse compressor ao qual me referi, parecia estar sendo usado não só no vocal, mas no som INTEIRO! O Marcão (operador) estava com o som normal, e quando ligou o aparelho, até a banda melhorou o som demais.

Impossível. Pois ele é mono. Nem pagando, eu vou acreditar que o Fernando e Sorocaba usariam um PA mono.

O mais provável foi que ele carregou a cena na mesa, e ligou o aparelho. Logo vc ouviu o som apenas saindo, e depois mixado.

E também se tem os recursos de compressão, limiter, e outros diversos na mesa e no processador (creio que DBX pra cima, não conheço o rider do tour 2014, mas veja o rider 2013). Não justificaria ele comprar um periférico assim.

Vale a pena investir em um compressor, ou Pré-amp, para voz ao vivo? Tipo os Arcano AR-tube, Presonus Blue Tube, Behringer Tube Ultragain...
    Ou isso é pura balela?

Valer vale. Mas depende o causo. Eu investiria num desses se fosse pra deixar de stand by, caso a mesa não ajudaria. Porque uma mesa digital em geral é completa, sem precisar geladeira de periféricos.

Se for pra vc comprar algo, recomendaria logo um processador de voz. TC Helicon, Digitech, e muuuuitos outros.

Penso que vc REALMENTE precisa é de um bom técnico, que faça chover pra cima, caso preciso.

Tirando o fato de o canário ser bom, ou não (acredito que eu tenha minhas qualidades), fazer 20 shows no mês cansa muito a voz e acaba mudando a qualidade...

O compressor, pré ou qualquer coisa, não vai mudar isso. O que eu recomendo pra isso, são aulas de canto, ou ao menos um técnico em voz.

"Ah mas eu sei cantar" Não duvido. Apenas vc está aparentemente forçando além da conta - e creio que não tenha macumba que resolva o problema de tantos shows. Aqui no sul, geralmente os shows duram 4 horas pra cima, sendo que o padrão (existe isso?), de SHOW, é 2hs no máximo 3hs.

Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar

RafaelBernatto
    Muito útil pra manter o headroom já que o compressor sempre diminui o volume.

Head room não, para manter o nível de sinal hehe

Head room é uma "medida" de "quantidade de potência e volume entregues pelo amplificador antes que ele comece a distorcer."

Nycolas
    Veterano
    # out/14
    · votar

Ismah
    Realmente impossivel eles usarem em Mono! Kkkkkk
    E faz todo sentido o técnico ter carregado a cena e ligado o SSL junto... É uma opção mesmo!
    A mesa que ele usava era uma Digidesign Venue D-Show... Pra mim precisa de mais nada kkkkkk

O que falta aqui no interior do RJ são profissionais qualificados pra serem técnicos de som. Normalmente temos DJs e donos de som que "acham" que sabem mexer...
    Sempre defendi a bandeira que um técnico de som é muuuito mais importante que um músico! Quando fazemos shows grandes, nós "importamos" um operador de uma cidade a 200km daqui! Mas não é sempre que dá pra fazer...

As mesas que eles usam aqui pra gente são: Yamaha LS9, Behringer X32, Yamaha 01v96, e acredite se quiser que toquei numa ciclotron csm24 antes de ontem, sem nenhum periférico...

Vou dar uma procurada nos TC Helicon e Digitech.

RafaelBernatto
    Veterano
    # out/14
    · votar

Ismah

No universo do amplificador sim...

Mas nesse caso, headroom é aquele "espaço" entre o maior "pico de volume" e a distorção.
    (Fonte)

Impossível. Pois ele é mono.

Segundo o manual ele é estéreo..

RafaelBernatto
    Veterano
    # out/14
    · votar

Nycolas

Ótima dica essa do Ismah.. A linha VoiceLive da TC Helicon é realmente ótima.. Pau pra toda obra... Alguns modelos aplicam efeitos na voz e em instrumentos como guitarra e violão... Não me recordo qual ou quais exatamente mas alguns deles são capazes de "criar" harmonias vocais.. Baseado nas notas/acordes do instrumento...

O compressor, pré ou qualquer coisa, não vai mudar isso. O que eu recomendo pra isso, são aulas de canto, ou ao menos um técnico em voz.

Exatamente o que eu penso..

Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar

RafaelBernatto

Rafael 3x0 Ismael HUE

Acho que é possível ele ter usado ele então, mesmo tendo poucos controles :S

Nycolas

Aqui as analógicas ainda são razoavelmente comuns. Uma Yamaha 2442FX é glória para algumas bandas.

Quanto ao técnico, tens dois possíveis aqui no tópico rs

RafaelBernatto
    Veterano
    # out/14
    · votar

Ismah

kkk.. Parece até que tô de marcação contigo né.. rsrs

Nycolas
    Veterano
    # out/14
    · votar

Ismah
    RafaelBernatto

Eu iniciei nas aulas de canto e até peguei alguma técnica... Isso de ficar com a voz desgastada é, claro, um pouco de mau uso sim, mas é mais cansaço físico, de ter que vender show, passar som, montar estrutura de palco, e chegar na balada e dançar e cantar no maior pique!

Por isso procuro algo que dê um Punch a mais no som do mic, sem ficar de mãos atadas com o operador (que na maioria das vezes já é da própria empresa de som...)

Como estamos começando a engatinhar ainda, muitas vezes não tem logística pra levar 2 roadies, Operador de PA, Operador de Monitor, Banda, Produtor, Fotógrafo... A gente acaba acumulando as funções. Levamos 1 roadie pra montar tudo e ficar "futucando" a mesa de iluminação que eu mesmo programei. A banda foi reduzida ao máximo para caber em 1 carro sozinha, com os instrumentos de mão...

São as dificuldades da profissão e acredito que a realidade de 80% das pessoas desse fórum :/

Vi essa TC Helicon que vocês falaram, mas dar R$2500 numa pedaleira dessa pra voz é surreal pra mim, que toco numa guitarra de R$1.200, com pedaleira de R$1.000, violão de R$950 e mics de R$200... hahaha

Perguntei dos Pré-amps mais em conta, se realmente fazem diferença ou só os mais tops mesmo.

Mais uma vez obrigado pelas respostas! Estão sanando outras dúvidas que estão surgindo ao mesmo tempo! :)

RafaelBernatto
    Veterano
    · votar

Por isso procuro algo que dê um Punch a mais no som do mic

Então vá de compressor..

Você só precisa entender o que ele faz...
    Porque a melhor pessoa pra decidir isso é você...

Um compressor é.. simplificando, um redutor de dinâmica.. "Alguém" que pega os picos de áudio e achata..

Veja aqui.

Nessa imagem a voz que antes estava instável depois de comprimida passou a ser mais constante...

Sabe quando um cantor ao vivo afasta bem o microfone da boca mas ainda assim o volume da voz dele não diminui... Ou quando ele grita e o som não sobe... Aquilo é o compressor... Ou vários..
    Pode, em menor probabilidade, ser um controle automático de ganho, mas não vem ao caso... (A Waves tem um plugin do tipo o Vocal Rider)

Se seu estilo for esse sertanejo moderno/universitário eu diria que é indispensável... O próprio ar atua como compressor... Só que quando você canta ao microfone não...

Nycolas
    Veterano
    # out/14
    · votar

RafaelBernatto
    Saquei, Rafael... Eu até canto algumas universitárias "das paradas", mas o nosso estilo mesmo é o sertanejo caipira, vulgo modão né?
    Do tipo que nossos avós ouviam no radinho de pilha na berada da cerca na roça...
    hahahaha

E existe algum compressor legal numa faixa de preço acessível? Digo até uns R$1.000? Um pré-amp também resultaria em algo mais satisfatório ou só o da mesa (em suma as que citei acima: X32, 01v96, Ls-9...) resolve o caso?

Quero algo para melhorar o meu som para o público...

RafaelBernatto
    Veterano
    · votar

Nycolas

Cara.. Não é hora pra se preocupar com pré-amp... Deixem isso pra quando forem pra estúdios... Hoje o da mesa ou mesmo o do processador de voz darão conta...

Entra em contato com esse pessoal e verifique o preço desse TC Helicon. Já tem um bom pré-amp e vem com diversos efeitos que vão dar o Punch que você quer e colorações a mais..
    O Play GTX (pra voz e guitarra) tá 1.500R$ suponho que esse (só voz) esteja mais barato..

http://goo.gl/PSiZcP

Lelo Mig
    Membro
    # out/14
    · votar

Nycolas

Cara, a galera já respondeu, é isso mesmo que falaram e o que ele faz. Então não vou chover no molhado, só acrescentar um detalhe "básico" para elucidar um fato:

A principal diferença entre operar ao vivo e em stúdio (repito, principal, porque por conta dela criam-se centenas de variáveis e faz com que os técnicos acabem sendo profissionais bem diferentes) é:

- Ao Vivo >> Ser ouvido!
    - Studio >> Qualidade de equalização!

Veja bem, não que não se busque qualidade ao vivo, mas a prioridade é estar audível, não adianta nada ter uma equalização perfeita se parte da audiência não ouve. E, por conta da audição, muitas vezes temos de sacrificar a qualidade.

No studio o ambiente é controlado, é ciência exata. Ao vivo, mesmo com o mesmo equipo e conhecimento dele, o resultado varia de local para local e as respostas são diferentes, o que nos obriga a equalizar em função do ambiente.

Tudo isso para te dizer que um compressor é um recurso, muito útil, em locais onde o som fica "xoxo". É a famosa falta de peso ou punch. Som sem pontos de impacto.

Quanto ao "parecia estar sendo usado não só no vocal, mas no som INTEIRO!", numa mesa, mesmo analógica, você irá liga-lo no loop de efeitos e pode abrir, individualmente, no canal que quiser. Só em 1 vocal, só no chimbal, só no bumbo, em tudo... isso não será um problema.

Valer a pena? é relativo. Qual o cachê de sua dupla? Quantos shows fazem por semana? Em quanto tempo irá pagar o investimento? O quanto irá melhorar o som de sua dupla?

Não difere de uma linha de montagem de fábrica. Um torno computadorizado ou um torno convencional dependerão de sua demanda de peças e aumento da produção e lucro.

Por último, o técnico de som é mais importante. Se for "meia boca", pode dar um Azimuth Coordinator prá ele que o som vai continuar ruim.

Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar

Lelo Mig

Quadrafonia não... é uma bosta ao vivo... Numa estrutura pequena (2 lines + 2 graves por lado), e sem o profissional capacitado, defendo até o uso de monofônico (ou stereo sem pan).

Nycolas

Eu levaria um técnico de som, e não um roadie, iluminação é secundária, ela sim pode ficar a cargo da locadora.

Penso também que algum pedal mais simples, como o Mic Mechanic (750 novo via ML) e o Correct XT (700 usado, via ML), vá te servir. Mencionei os tops, pq vc também mencionou equipo top.

Deco_ufrj
    Veterano
    # out/14
    · votar

Ismah
    Rider mais complicado que ja li... rsrsrs fora os erros de português... mas é bastante coisa!

Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar

Deco_ufrj

A maioria de nós, começou porque viu uma chance de ver shows, sem precisar ingressos, ou ter contato com artistas, que se não nunca poderiam. E pra isso passou duras penas, batendo caixas, ás vezes de segunda a segunda - experiência pessoal. Alguns poucos - o que é curioso - começam no ramo por questão financeira. E a minoria é por influência de algum parente - me "iniciei" trabalhando para um primo de meu pai.

Infelizmente na nossa classe, é difícil achar um com algo além do ensino médio completo (eu por exemplo não tenho), é mesmo raro algum realmente letrado - o que não justifica os erros, mas é uma introdução.

Geralmente quem é estudado vai para empresas muito maiores (EnergySom, Impakto Vento Norte, Gabisom, etc), ou em estúdios, ou com artistas de renome - e nem sempre (vide o técnico do Angra que é pra lá de desconhecido)...

Já os que ficam no meu patamar atual, isto é, a vida na estrada, realmente certas vezes o conhecimento básico não existe - principalmente entre os mais experientes... Conheci um ser que com quase 30 anos de estrada, me chamou de soberbo, por discordar dele que o som é uma onda mecânica, e não magnética, como ainda afirma...

Mas o som do cara é maravilhoso. O ouvido dele é apurado (diria que só não é absoluto pq ele não conhece as notas, nem um b de um #), a ponto de ouvir uma freq sobrando minimamente numa mix. Aprendeu exatamente tudo na tentativa e erro. Foi decorando os acertos, e repetindo. Apenas.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Compressor Ao vivo (Voz) - Vale a pena?