Virar professor de música

    Autor Mensagem
    Balls Balls Balls Of Steel
    Membro
    # jul/14


    Pois bem... sempre toquei instrumentos(comecei com violão aos 13, depois peguei piano com 16), tanto que ano passado eu ganhava uma grana dando aulas de violão para iniciantes.

    Ensinava só o básico, campo harmônico, círculo das quintas... gostaria de investir nesse caminho de ser professor e fazer licenciatura, mas tem um probleminha...

    Pelo que eu soube, as provas do curso de licenciatura em EDUCAÇÃO MUSICAL incluem um instrumento. A informação procede? Se sim, isto me fode lindamente, pois sou uma bela bosta no violão e a melhor coisa que consigo tocar no piano é solfegietto, o que - creio eu - está longe do nível exigido.

    A prova instrumental seria mais fácil para educação musical? Caso não, será que ainda dá para passar ano que vem se fizer aulas? Considere que eu pretendo tocar uma hora por dia, só fazendo escalas, praticando leitura interválica, dinâmica, enfim...

    Desde já agradeço às respostas.

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Vc está dizendo que NÃO sabe tocar, mas quer ser professor?!

    Charlizard
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Rapaz... Não seria interessante você aprender antes de virar professor?

    Balls Balls Balls Of Steel
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Vc está dizendo que NÃO sabe tocar, mas quer ser professor?!
    Eu ensinava violão popular. Pra entrar precisa saber piano ou violão clássico.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Não acho que professores precisem saber tocar muito bem. Ademais, se o cara for passar quatro anos fazendo licenciatura em música, terá tempo de sobra para dominar um ou mais instrumentos.

    Aliás, é até interessante que o sujeito que está começando a aprender possa refletir sobre a aprendizagem no processo. Alguns bons músicos, mas sem o devido contato com a didática, acabam só sabendo ensinar da maneira que eles aprenderam. Isso é péssimo! Ele só será efetivo ensinando alunos que respondam ao tipo de ensino que serviu para ele e frustrará tantos outros que não se adaptarem.

    Balls Balls Balls Of Steel (credo, que nome hein?), ligue para as faculdades e se informe. Que eu saiba, a exigência para entrar na licenciatura costuma ser bem menor que as para entrar nos bacharelados.

    Balls Balls Balls Of Steel
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Só para constar, eu quando disse que sou uma bosta me referi ao violão clássico, que é o que conta pra passar na faculdade...

    ligue para as faculdades e se informe. Que eu saiba, a exigência para entrar na licenciatura costuma ser bem menor que as para entrar nos bacharelados.
    Mandei um e-mail pra UFSJ, vou tentar com outras também.

    PigO
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Ismah
    Vc está dizendo que NÃO sabe tocar, mas quer ser professor?!

    Ele disse que não sabe algo no nível exigido!

    Eu prefiro fazer aula com um prof. que não sabe tudo, mas sabe ensinar do que com um que sabe de tudo e o aluno não aprende coisa nenhuma. Já tive os dois tipos, com o segundo (que toca e não sabe ensinar) fiz um mês de aula e cai fora.

    INNARELLI
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    PigO
    é impossível não aprender alguma coisa numa relação, se vc caiu fora foi pq o cara não era humilde. acho.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    INNARELLI,

    Relações fracassam por inúmeros motivos. Lembro que tive uma professora de matemática na faculdade que falava super baixo, com o sotaque carregadíssimo e a sala tinha por volta de 80 alunos. Metade da turma largou a disciplina porque não conseguiu aprender nada.

    Entraves na comunicação, desinteresse por parte do professor ou incapacidade desse para despertar o interesse no aluno são motivos muito mais recorrentes do que a falta de humildade.

    INNARELLI
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    entamoeba
    discordo, quanto a professores que falam baixo costumam repetir o assunto e quando o aluno não desperta interesse é porque acha as aulas chatas e preferem dar seu showzinho particular fazendo bullyng.

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Balls Balls Balls Of Steel

    Não acredito que se vc tem essa estrada toda não consiga arrasar com os demais concorrentes. Quando fui fazer teste numa banda, achei que eu tocava mal. Saí de lá me sentindo o Satriani.

    PigO

    Desencana!

    AllanGouveia
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Balls Balls Balls Of Steel
    Vey, tenta! Mete as caras! Mas a prova prática não analisa só violão! Você leva o instrumento que você sabe tocar... E se lá na UFSJ for como na UFS (Universidade Federal de Sergipe), lá deve ter um piano para quem toca piano poder tocar!! A prova teórica é molesa, eu fiz aqui na UFS e passei com facilidade; besteirinha mesmo, o cara só precisa saber o mínimo de partitura... Na prova prática pode tocar a música que você quiser, mas aviso logo que se for como na UFS é bom você levar uma boa música brasileira para tocar... Eu fui tocar uma música do led zeppelin, quando terminei os professores perguntavam se eu entendia a progressão e pediram para explicar... depois disso pediram para eu tocar um estilo diferente do rock, aí toquei um jazz la que eu sabia tocar e expliquei como funcionava... depois eles me pediram uma música brasileira e toquei uma de djavan (parecia até um barzinho hehe) aí me aprovaram e me mandar para o que me eliminou hehe o maldito solfejo (o qual eu sou horrível hehe)... como eu não sabia solfejar eu pedi para só ler a partitura dizendo as notas no tempo certo, mas eles insistiram que eu solfejasse, aí eu disse que não ia solfejar e fui embora hehehe

    Pronto, desisti da faculdade de música e hoje estudo civil hehe, mas ainda estudo música, só que estudo em casa hehe

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    as provas do curso de licenciatura em EDUCAÇÃO MUSICAL incluem um instrumento. A informação procede?

    uma coisa é faculdade de música
    outra é licenciatura em música
    outra é licenciatura em música com enfase em instrumento

    a primeira te ensina a ser um ótimo isntrumentista
    a segunda a ser um professor
    a terceira os dois

    curso de licenciatura envolve também aprender área de sociologia, conceitos de aprendizagem, musicalização infantil, ser professor para ensino basico e médio, então foca muito em hístoria da música metodologia para ensino em classe e não somente ser um professor para alunos fritadores

    AllanGouveia
    Membro
    # jul/14
    · votar


    Galera, já que estamos falando sobre isso... eu toco em igreja também e lá surgiram com um projeto pra ensinar música pra a molecada da igreja e pediram a minha ajuda pra ser um dos professores... Eu até sei umas coisinhas e da pra ensinar os iniciantes o básico, mas fiquei de dar a resposta se ajudaria porque não sabia nem pra que lado ir na hora de ensinar...

    Vocês que na maioria são músicos experientes tanto na parte de ter bandas, mas como também de professores de música e são caras bem críticos, poderiam me dar uma ajuda?

    Se fosse vocês que fossem ensinar a galera do zero, como fariam, que assuntos começariam... ajudem aew... to afim de ajudar a molecada,mas não quero fazer de qualquer jeito, quero que eles aprendam mesmo e fiquem melhor do que eu (Não seria muito difícil isso acontecer hehe) ... Ajudem aew... mesmo dando aula 0800, mas tem uma molecada talentosa lá...

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    AllanGouveia

    Ensine os acordes da escala de C. Passe 10 músicas. Quem continuar ali é porque realmente quer estar ali.

    Como exercício, eu recomendo um modo grego, como o Jônio que é facílimo de decorar. Mas sem explicar nada, apenas passe o shape, sob nome de exercício (meu professor me traiu com essa kkk).

    Depois disso, provavelmente quem veio só pra dizer que veio caiu fora, e quem continua, realmente quer aprender. Aí vc pode passar coisas mais complexas.

    Charlizard
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    AllanGouveia

    Cara, recomendo dar uma olhada em cursos de guitarra montados online, tipo aquele com o Thadeus Hoggarth da Berklee, no Coursera, ou as coisas do Justin's Beginner Guitar Course.

    O do Thadeus é bem mais básico, mas é muito bom pra molecada pegar gosto. Vou passar a relação dos tópicos e alguns subtópicos pra você ter uma ideia:

    Lesson 1: Acoustic / Electric Guitar and the Basics

    • Choosing Acoustic Or Electric Guitar (3:06)
    • Choosing the Right Guitar: Right-Handed vs Left-Handed (3:20)
    • Parts of the Guitar (Electric and Acoustic) (6:38)
    • Essential Accessories for Acoustic Guitar (7:29)
    • Essential Accessories for Electric Guitar (4:56)
    • Chord Block Diagrams and Fretboard Maps (2:09)

    Lesson 2: Getting Started: Fundamental Guitar Skills

    • String Names and Numbers (2:21)
    • Tuning Your Guitar with a Tuner (8:53)
    • Tuning Your Guitar by Matching (10:45)
    • Tuning Your Guitar with Harmonics (4:19)
    • Picking Technique (10:07)
    • Finger Picking (8:42)
    • Strumming the Guitar (6:37)

    Lesson 3: The Twelve Half Steps and Basic Notation

    • Twelve Frets and Twelve Half Steps (8:12)
    • Notes on the Fretboard (8:15)
    • Rhythm Basics (5:19)
    • Music Notation and Tablature (6:49)

    Lesson 4: Scales: Construction and Fingerings

    • Position Playing (3:54)
    • The Chromatic Scale on a Single String (7:29)
    • The Chromatic Scale in First Position (8:06)
    • The Chromatic Scale in Other Positions (9:20)
    • Major Scales (9:29)
    • More on Major Scales (6:57)

    Lesson 5: Chords: Building Easy Triads and Power Chords

    • Major Triad Chords
    • Minor Triad Chords
    • Barre Chords
    • Power Chords
    • Reading Chord Charts

    Lesson 6: Putting it All Together: The Pentatonic Scale and Songs

    • What is the Pentatonic Scale? (08:37)
    • Soloing with the Pentatonic Scale (04:42)
    • Essential Electric Guitar Effects and Amplification (06:00)
    • Pentatonic Song: Blue Guitar Blues (10:21)
    • JP Lullaby (09:36)

    O maior problema desse do Thadeus é que ele passa muito tempo pra passar uma música. Recomendo você criar um estilo próprio de ensino abordando os tópicos básicos que ele entrega, e remover os que você acha que não cabem pra iniciantes, tipo efeitos pra guitarra, acessórios e essas paradas.

    PigO
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: PigO
    · votar


    AllanGouveia

    Os meus moleques eu ensino o ritmo e um acorde, ai digo pra eles fazerem um dedo por vez, por exemplo, coloca o dedo 1 e toca o ritmo, depois coloca o dedo 2 e toca o ritmo, e assim por diante..... Porque crianças se distraem muito facilmente e assim eles conseguem se divertir com o "sonzinho" que sai....

    ai depois vou passando os outros acordes pra fazerem a mesma coisa, quando vejo que não há mais a necessidade de fazer isso, eu mando eles trocar com todos os dedos "normal" e começo a passar a primeira música.

    Ismah

    Ensine os acordes da escala de C. Passe 10 músicas. Quem continuar ali é porque realmente quer estar ali.

    Como exercício, eu recomendo um modo grego, como o Jônio que é facílimo de decorar. Mas sem explicar nada, apenas passe o shape, sob nome de exercício (meu professor me traiu com essa kkk).

    Depois disso, provavelmente quem veio só pra dizer que veio caiu fora, e quem continua, realmente quer aprender. Aí vc pode passar coisas mais complexas.

    Gostei da tática sauhsuahs

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Depois disso, provavelmente quem veio só pra dizer que veio caiu fora, e quem continua, realmente quer aprender. Aí vc pode passar coisas mais complexas.

    Gostei da tática sauhsuahs


    Eu não gostei!

    Não acredito nesse besteira de que quem "quer" aprende. Existem pessoas com perfis diferentes e que são estimuladas de maneiras diferentes. Os BONS mesmo são OUTSIDERS!!!

    Balls Balls Balls Of Steel
    Membro
    # jul/14
    · votar


    AllanGouveia
    Pronto, desisti da faculdade de música e hoje estudo civil hehe, mas ainda estudo música, só que estudo em casa hehe

    Isso me desanimou UAHUAUHEHU mas obrigado pelas informações, exclareceu bacana :)

    Ismah
    Não acredito que se vc tem essa estrada toda não consiga arrasar com os demais concorrentes. Quando fui fazer teste numa banda, achei que eu tocava mal. Saí de lá me sentindo o Satriani.
    Eu tocava violão e guitarra. Piano eu sou mais ou menos...

    Lembrete: VIOLÃO =/= VIOLÃO CLÁSSICO, é completamente diferente o modo de se tocar.

    Agora estou pensando se consigo fazer licenciatura com ênfase em piano ou com ênfase em violão clássico ao invés de ed. musical e matar 2 coelhos com 1 cajadada.

    Pelo que estão dizendo da prova teórica, é mamão com açúcar. Já a prática, aperta um pouco... as performances precisam ser de alto nível? Se eu consigo tocar solfegietto, consigo tocar as peças requisitadas na prova?


    AllanGouveia
    Membro
    # jul/14 · Editado por: AllanGouveia
    · votar


    Charlizard
    PigO
    Pow, valeu mesmo, galera! As dicas foram muito boas mesmo... Eu nunca tinha pensado nessa coisa de um dedo por vez; muito interessante... muito obrigado mesmo... e Charlizard o seu nick é muito engraçado hehehe E em relação as dicas que você me deu, você já viu os vídeos do Mateus Starling?! São muito bons também...

    Balls Balls Balls Of Steel
    Isso me desanimou UAHUAUHEHU

    Pow, velho, a intenção não era essa hehe, muito pelo contrário... Eu quis dizer que se não fosse bom em solfejo era bom dar uma estudada legal hehe. Eu na verdade decidi partir pra área de civil porque achava que ia me trazer um retorno financeiro mais rápido e mais "seguro"... Mas ainda estudo muito música hehe!

    Se você quer uma dica, procura na net as provas dos anteriores de música pra você ter um norte e direcionar melhor o estudo! Mas quando você passar, avisa aew pra galera :D hehe

    EDIT: Lembrete para o Balls Balls Balls Of Steel: Se eu não estiver enganado, se o candidato acertar 30% da prova teórica ela já está aprovado para a prova prática... e menos q isso já era hehe...

    Balls Balls Balls Of Steel
    Membro
    # jul/14
    · votar


    AllanGouveia
    Agora que tocou no assunto financeiro, estou pensando...

    existem escolas públicas que dão aula de música? De verdade? Acho que isso no Brasil é mito, já escolhi o curso pensando em virar prof. universitário kkkk

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Balls Balls Balls Of Steel

    Meu amigo, DESENCANA! A última vez que vi uma prova dessas o cara que era avaliador sabia menos que metade do avaliado, claro que isso é tentar a sorte.

    Já que quer se aventurar no piano, pegue alguma coisa simples e bonita...

    Ballade pour Adelaine (Balada para Adelaine), me rendeu vaga em banda já, e é mamão com açucar...

    Creio que o solfejo (cantar as notas na altura e tempo certo) não possa ser obrigatório, afinal nem todos são cantores, mas é o teste para ver se o vivente sabe ler partitura.

    Veja que vc terá de sair cantando uma música aleatória e ler na partitura - provavelmente na clave de sol, mas estudar a de fá não é má ideia - o ritmo e melodia da mesma.

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    PigO
    entamoeba

    Infelizmente é o único modo de acabar com a GAS inicial. Quem quer aprender a tocar, quer aprender a tocar, não a fazer escalas ou arpejos em salto de cordas.

    A maioria dos alunos que comecei ensinando exercícios não chegaram a dois meses. Os que comecei ensinando 3 acordes, uma musiquinha (geralmente um a coisa no sentido I V IV em E ou G) e um exercício, ficaram comigo até o fim.

    Fugi da sala de aula, a alguns anos, quando o professor arrancou, me passando exercícios do tipo 1234. Faz uns dois meses que re-comecei as aulas, porque hoje vejo que é importante começar devagar.

    A única coisa que mata ele, é que decoro rápido demais, e abandono a partitura. Mas também é a minha glória, porque percebo sozinho quando estou errando.

    Claro, cada um ao se ensinar tem uma metodologia. Para um leigo, treinar palhetada alternada pelo A Jônio, é sem fundamento.

    JoaoAgs1
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Ismah

    Já que quer se aventurar no piano, pegue alguma coisa simples e bonita...

    Ballade pour Adelaine (Balada para Adelaine), me rendeu vaga em banda já, e é mamão com açucar...



    Se for Licenciatura em Piano Erudito essa música não serve.

    PigO
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    AllanGouveia
    Pow, valeu mesmo, galera! As dicas foram muito boas mesmo... Eu nunca tinha pensado nessa coisa de um dedo por vez; muito interessante... muito obrigado mesmo...

    Eu aprendi isso com um professor que eu tive, tenho usado e tem dado resultados, desperta muito o interesse do aluno em aprender com essa maneira de ensinar, até porque ele só começa o primeiro acorde e já: "Noooosa, eu que to fazendo isso? que legal", e a partir dai eles ficam querendo aprender mais....

    AllanGouveia
    Membro
    # jul/14
    · votar


    PigO
    "Noooosa, eu que to fazendo isso? que legal"

    Eu pensei bem assim quando fiz o primeiro sozinho kkkkkk

    Ismah
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    JoaoAgs1

    Saberia dizer porque?

    JoaoAgs1
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: JoaoAgs1
    · votar


    Ismah

    Porque normalmente eles pedem uma música do repertório erudito pra essas provas e Richard Clayderman é considerado Pop.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Virar professor de música