Enrascadas de Banda

Autor Mensagem
rcorts
Veterano
# jul/15
· votar


Calime

Boa sorte aí nessa nova empreita brother. Em vez de enrascadas de bandas o tópico está virando sobre "tretas de bandas", he he!

Uma lição que aprendi foi: a opinião de todos integrantes não deve ter necessariamente o mesmo peso nas decisões finais. As opiniões devem sim ser discutidas, mas a banda precisa ter um lider, alguém com um pensamento estratégico e com um foco bem definido (não um patrãozinho mandão! isso é diferente). E os demais precisam ter a sabedoria de respeitar o papel do líder e trabalhar para a banda e não para os seus próprios egos.

Toquei com vários caras (principalmente vocalistas). que tinham todo potencial técnico para se tornarem verdadeiras estrelas, mas o estrelismo acabou fazendo com que não virassem nada. Democracia demais se torna baderna. E nessa parada vi muita gente boa mergulhada no próprio ego.

Na última banda que eu estive chegamos ao ridículo a fazer mais de 5 reuniões só pra tentar encontrar um nome pra banda e ninguém levava a sério. Isso que eu chamo de o cúmulo do descaso. Sem falar daquelas desculpas esfarrapadas pra faltar aos ensaios como: "não deu pra ir porque teve jogo do Corinthians", "minha tia comprou uma pizza", "minha sogra chegou lá na minha casa", "meu cachorro pegou carrapato". (kkkkkkkk)

Dúvido que estas desculpas seriam dadas num trabalho onde o cara pudesse ser demitido e fosse perder dinheiro. Mas em banda esse tipo de palhaçada é visto como normal. Enfim, as bandas que dão certo nem sempre são as que tem os melhores músicos (tecnicamente falando), mas aquelas em que todos os membros sentem que estão construindo um trabalho. A palavra chave é essa, TRABALHO.

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Buja

Cara, é assim que funciona. Quando isso tudo acontece bem, temos bandas que vão adiante. Felizmente hoje a Dinamite Joe é assim. Religiosamente, a 12 anos, se ensaia duas vezes por semana. FIM.

sandroguiraldo
Veterano
# ago/15
· votar


rcorts
Democracia demais se torna baderna.

Também compartilho desse pensamento. É preciso um líder, alguém que na hora do "vamo ver" dê a cara a tapa, decida e assuma as consequências.

Não precisa de um cara que governe com mão de ferro, mas realmente um líder, um mentor. E não precisa necessariamente ser músico da banda.

mas aquelas em que todos os membros sentem que estão construindo um trabalho.
Exato! O que acontece é que tem muita gente que quer, mas não quer tanto assim. Estão afim, mas nem tanto... Aí entram numa banda, acham que no primeiro show vai levantar um cara da platéia e falar: "sou dono da gravadora Super Records e quero contratar vocês". Aí os caras começam a ver que não é nada disso e desistem. Desistem porque nem deveriam ter começado.

rcorts
Veterano
# ago/15
· votar


sandroguiraldo
Aí os caras começam a ver que não é nada disso e desistem. Desistem porque nem deveriam ter começado.

Isso, em suma é isso mesmo.

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


sandroguiraldo
E não precisa necessariamente ser músico da banda

A esse cara se chama produtor, e em algumas vezes, tour-manager ;)

sandroguiraldo
Veterano
# ago/15
· votar


Lembrei de mais algumas:

Quando era adolescente, toquei na minha primeira banda de rock. Éramos em 3 caras, eu na guitar, um baixista e um batera. Eu era amigo do baixista, e o baterista era amigo dele também, ou seja, eu e o batera não éramos amigos, a gente apenas tinha esse amigo em comum. Aí, eu que era um fedelho super mimado e exibido, vivia sendo trollado por esse batera. Ele tocava guitarra também. Uma vez ele trocou as cordas da guitarra e enfiou as cordas velhas dentro da minha bag. Quando coloquei minha guitar, adivinha o que aconteceu... riscou toda traseira da minha guitarra...

Esse batera passou a tocar guitar na banda e uma vez fomos tocar. Passamos o som e tal, aí quando foi pra valer não saia som do ampli dele. O cara ficou desesperado e olhava pra mim como se dissesse: "me socorre"... aí fui lá, apertei o botão ON e milagrosamente o ampli funcionou kkkkk

sandroguiraldo
Veterano
# ago/15
· votar


JJJ
Cara, eu tenho algumas histórias, mas preciso parar pra escrever...
Vou marcando esse tópico pra ver se me animo.


Tem mais histórias engraçadas como as que já contou?

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# ago/15
· votar


Na minha Igreja, geralmente quando eles chamam a pessoa pra cantar lá na frente, eles cantam no playback, mas nem sempre é assim. Aí, nesses casos, não dá pra ensaiar com a pessoa que vai cantar. Inclusive já tive que tocar música sem nunca ter ouvido antes, assim, do nada. E pra ajudar, sempre que eu tento tirar a musica nesses casos, a tecladista já mete um G e um C, acabando com todo meu esquema, e me fazendo desistir de achar os acordes certos (quando eu insisto e descubro, ela não muda. Sempre no mesmo tom).

Bem, além de tudo isso, teve um dia que fomos tocar (sem ensaiar, pra variar), e quando a tecladista começou a tocar seu G num ritmo louco aleatório que só Deus consegue acompanhar, o baterista mandou UMA BATIDA DE BLUES ENQUANTO O RESTO DA BANDA TAVA TOCANDO NORMAL! Eu fiquei morrendo de vergonha, cara, eu comecei a dar risada. kk
Eu não consegui nem fazer uma base decente. Comecei a fazer solinhos com slide pra encher linguiça. Cara, graças a Deus ninguém gravou aquele dia, véi. Foi péssimo. kk

sandroguiraldo
Veterano
# ago/15
· votar


UMA BATIDA DE BLUES
Só faltou você acender um cigarro e colocar preso no headstock da guitar kkkkkkkk

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# ago/15
· votar


sandroguiraldo
kkkkkkk
E deixar uma garrafa de cerveja em cima do amp. : P

Ismah
Veterano
# ago/15
· votar


Thiago Livgren que toca mais ou menos

Cara, é muito importante ensaiar improvisos (sim foi contraditório), ainda mais sendo uma banda de apoio.

Thiago Livgren que toca mais ou menos
Membro Novato
# ago/15
· votar


Ismah
Aham. O duro é que a galera lá é complicada... maioria iniciante/cabeça dura.

JJJ
Veterano
# ago/15
· votar


sandroguiraldo
Tem mais histórias engraçadas como as que já contou?

Acho que aquela foi a top... mas tem outras...

Mais uma, rapidinha:

Uma vez, uma banda minha (que só tocava de noite em bares, pubs e casas de show) foi tocar de tarde, num parque.

Ocorre que o sem-noção do baixista (que cantava algumas músicas) não "percebeu" que o público daquela ocasião não era exatamente o mesmo das casas noturnas... e mandou os mesmos palavrões e brincadeiras de cunho sexual que costumávamos fazer à noite!

Terminado o show, fomos chamados para ir à direção do parque e levamos aquele "sabão" bonito do diretor... hehehe

GuitahWolf
Membro Novato
# set/15
· votar


Estou a quase 1 ano com a minha banda, fundei ela em dezembro, tenho contando comigo, 5 membros. a minha banda não vai muito do jeito que eu imaginava, acho que é pq eu digo muito sim. o povo é consideravelmente desmotivado e eu sou o cara que ta animado pra caramba pra compor e gravar e o resto nem pergunta quando vai ter ensaio ou quando tem chegam 1, 2 horas depois, teve um que foi pra outro estado no dia do ensaio e ele tinha confirmado ahushuasua, ter banda é tenso. ainda penso em mudar os membros para salvar as minhas composições e sonho de ter uma banda legal... mas apesar de disso tudo o pessoal é legal, só não é muito comprometido.
é pouco tempo que tenho mas as dicas que deixo são:
1º leve em conta a opinião dos membros e tente ser democrático mas nunca aceite algo que você realmente não imagine pra sua banda vai gerar infelicidade, serio.
2º se for autoral demostre animação quando algum membro lhe entregar uma canção que ele fez se for cover toque a musica mesmo que ela não seja a sua favorita.

erico.ascencao
Veterano
# set/15
· votar


Minhas últimas experiências com bandas foram na verdade testes. Nunca tinha passado por este tipo de situação, sendo que na primeira vez achei meio constrangedor o clima de "competição" e na segunda já me senti mais confortável.

No primeiro teste o pessoal marcou um ensaio com dois guitarristas, a primeira metade seria com outro cara e a segunda metade comigo. Cheguei no estúdio na metade da metade do primeiro candidato, vi um pouco do cara tocar e percebi que ele era meio zé ruela. Chegada a minha vez, tocamos as músicas combinadas (todos covers de pop/classic rock) "daquele jeito", pois o pessoal estava bem "frio" e rateavam um pouco nas sequências das músicas (coisa de quem não tirou direito ou não tocava fazia tempo). Tendo sobrado um tempinho, fizemos aquele brain storm básico e tocamos mais uma ou duas músicas. No fim do ensaio eles já falaram que me escolheram e trocamos umas ideias sobre os próximos passos, então aproveitei para sugerir que voltássemos a tocar as mesmas músicas do ensaio-teste para deixá-las redondas e só aí começássemos a tirar novas músicas. Pois bem, ao longo da semana seguinte o líder da banda manda um e-mail dizendo que o próximo ensaio seria para gravar uma música. Questionei os caras, dizendo que seria meio inútil porque se tratava de uma música nova e já pensando comigo mesmo que eles perderiam um tempo do cacete pra gravar sem ter nem ensaiado a porra da música. Resultado: me demitiram. Ótimo.

O segundo teste foi bem tranquilo. Vinha trocando ideia com um pessoal que fazia covers de pop rock anos 80, coisa que eu curto pra caramba. Num primeiro momento não tinha dado certo o teste porque eu viajei a trabalho por uns meses, mas quando voltei pra São Paulo eu entrei em contato com a banda pra saber como eles estavam e consegui me encaixar num teste com mais dois guitarristas. Chegado o dia do teste, fui o segundo a ser testado e vi o primeiro tocar, que era muito bom tecnicamente. Chegada a minha vez, tudo coreu muito bem, a banda tocava bem legal e as músicas fluíram facilmente - tanto que até tirei uma música na hora além das combinadas. Pena que, no fim das contas, não me escolheram, mas valeu a experiência.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# set/15
· votar


erico.ascencao
Essa banda do primeiro teste não ensaiou mas cobraram pelo que entendi.
Na segunda banda parece que foram mais profissionais e objetivos.

Essa galera que você tocou ganha a vida tocando? porque pra fazer "teste" e "demitir", ou vive disto ou tem uma soberba grande o suficiente para distorcer a realidade.

Bandas que tive foram sempre formadas com base na amizade e compromisso. Eu acho que se alguma banda de garagem quiser fazer teste, dou risada e desligo o celular.

Calime
Veterano
# set/15
· votar


Luiz_RibeiroSP

O teste de repente até encaro, pra dar uma sacada se EU tbm irei querer, UAHouhaOUahoauHoUhOUa....

Uma vez acertados positivamente, rola uma conversa pra saber quais as reais intenções, se é lazer, se vai ser profissional......a mto tempo sempre busco algo que me satisfaça "artisticamente", grana com a música de banda nem pensar.

erico.ascencao
Veterano
# set/15
· votar


Luiz_RibeiroSP
Essa banda do primeiro teste não ensaiou mas cobraram pelo que entendi.
Na segunda banda parece que foram mais profissionais e objetivos.


Nos dois casos eram bandas voltando depois de um hiato, mas independente desta informação eu concordo com você.

Essa galera que você tocou ganha a vida tocando? porque pra fazer "teste" e "demitir", ou vive disto ou tem uma soberba grande o suficiente para distorcer a realidade.

Não. O termo "teste" se aplica a um ensaio com mais de um guitarrista para escolher um em definitivo. O termo "demitido" se refere à minha exclusão da banda. Não achei nada demais ser submetido a um "teste" ou "ser demitido". No caso da demissão, achei meio ridículo, mas foi a escolha deles, então devo respeitá-la.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Enrascadas de Banda