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bm143 Membro Novato |
# mar/14
Numa música que aja mudança de tonalidade. Ex: Uma música começou em RÉ maior e eu faço a armadura de ré maior no início da partitura. Se mais adiante a música passar para Mi maior, eu vou ter que continuar a utilizar a armadura de ré?
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Ismah Veterano |
# mar/14
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Vc indica uma nova armadura.
Exemplo
http://www.cifraclub.com.br/within-temptation/deceiver-of-fools/partit uras/
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Insufferable Bear Membro |
# mar/14
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Não. A armadura muda de acordo com a freqüência em que se muda de tonalidade. Se você for voltar para ré dois compassos depois não mude, caso contrário, sim.
Mas na verdade é bem mais complicado que isso, eu fiquei surpreso o quanto há de literatura sobre notação musical. Mas para ambições amadorísticas eu diria que a única regra além das mais básicas deveria ser escrever do jeito que se lê mais fácil.
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Lelo Mig Membro
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# mar/14 · Editado por: Lelo Mig
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bm143
- Não leve à mal, mas creio ser importante:
"que aja mudança de tonalidade"
Aja = De "agir", atuar, proceder......."Aja com cautela!" Haja = De "ter", existir, ocorrer....."que haja mudança de velocidade"
"eu vou ter que continuar a utilizar a armadura de ré?"
Armadura de clave e tonalidade são coisas diferentes. A armadura é somente um recurso de notação. Ao mudar a tonalidade, muda a armadura, ou apenas usam acidentes. Depende da partitura. Em regra, o ideal é manter a leitura o mais simples e confortável possível.
Não "tem" que continuar.........pelo menos, não conheço esta exigência.
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JJJ Veterano
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# mar/14
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Não é obrigatório, mas pode.
Porém, como já disseram aí, tente facilitar a vida de quem vai ler...
Eu já levo um século pra ler uma partitura... Se botar armadura e ficar trocando, fuuuuuuuuuuuuuuuuuuu... kkkkkkkkkkkk
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Ismah Veterano |
# mar/14
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JJJ
Duplo bemol/sustenido?
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Ismah Veterano |
# mar/14
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Insufferable Bear
Sabe dizer um exemplo de música que altere por menos de dez compassos o tom?
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Insufferable Bear Membro |
# mar/14 · Editado por: Insufferable Bear
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Ismah Não tenho nada aqui não, mas acho que vai ser difícil porque fica bem mais difícil de ler. Talvez uma com um andamento bem devagar, não sei... Tem várias que não usam nenhuma, com uns pós-tonalismos e harmonia quartal e tal. Tipo a sonata para violão do Ginastera, são casos em que usar armaduras deixaria a leitura muito mais complicado.
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Ismah Veterano |
# mar/14
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Insufferable Bear
Pois é... Até onde me consta, para alterações de um tom, é usado o duplo bemol ou duplo sustenido... E para as mais longas, indica-se a nova tonalidade como no começo...
mas acho que vai ser difícil porque fica bem mais difícil de ler
Viste o exemplo que dei?
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bm143 Membro Novato |
# mar/14
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Vc indica uma nova armadura.
Exemplo
http://www.cifraclub.com.br/within-temptation/deceiver-of-fools/partit uras/
Vlw ai... Só precisava de um exemplo. Se isso realmente estar correto, então minhas dúvidas acabaram.
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JJJ Veterano
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# mar/14
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Ismah Duplo bemol/sustenido?
Não!... Nada além de bemóis e sustenidos simples, senão me ferra!!!
Quanto menos acidentes, melhor! kkkkkkkkkkkkkk
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Insufferable Bear Membro |
# mar/14
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Ismah Na armadura não se usa duplos nada, não entendi a pergunta... Mas eu consegui pensar num exemplo: Camille Saint-Saëns - Le Carnaval des Animaux, página 34
JJJ Em C# ou Eb é impossível ignorá-los... =/
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Rachmaninoff Veterano |
# mar/14
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Lelo Mig Em regra, o ideal é manter a leitura o mais simples e confortável possível.
Exatamente, regra de ouro da escrita musical.
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Ismah Veterano |
# mar/14
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Insufferable Bear
Se usa para transpor de última hora...
JJJ
poxa é o mesmo que um sustenido só com valor dobrado (UM TOM), geralmente é usado pra transpor de ultima hora...
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JJJ Veterano
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# mar/14
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Ismah
Eu sei, mas quanto mais limpa a pauta, melhor, para semianalfabetos de notação, como eu! kkkkkk
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Pé de chinelo Veterano
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# mar/14
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bm143
Depende, se for um trecho muito pequeno pro exemplo dois compassos é mais fácil indicar as notas que sofrerão mudança com sustenidos e bemóis.
Agora se for um trecho maior tem que botar lá na partitura a indicação do novo tom. Caso volte pro tom que tava anteriormente mais pra frente na música, vc escreve de novo a armadura.
Abs
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Ken Himura Veterano |
# mar/14
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bm143 Se quiser a teoria por trás disso, procure por "modulação" e "tonalização".
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Ismah Veterano |
# mar/14
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Pé de chinelo
No caso uma nova indicação de tom :D
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