Preciso de uma progressão de samba em tonalidade maior.

    Autor Mensagem
    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # nov/14


    Pessoal, estou precisando de uma sequência de acordes de samba com tonalidade maior. Por exemplo, se o samba "Naquela Mesa" segue uma tonalidade menor, preciso do equivalente maior.

    (Naquela Mesa): Dm | Dm | Dm | Gm | Gm | Gm | A7 | Dm | Dm | Dm | D7 | Gm | Gm | Dm | A7 | Dm.

    Qual o equivalente maior? Tentei substituir pelos graus relativos, mas não ficou muito bom o que eu fiz, talvez por falta de conhecimento meu. Prefiro deixar na mão de vocês, se não for incomodo.

    Mas se me disserem apenas um samba popular que seja maior já fico satisfeito.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/14
    · votar


    Wuju Wu Yi


    Toque os mesmos acordes, só que maiores. Já tentou isso?

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Wuju Wu Yi

    Cara, para este tipo de transposição, o correto é o que você já fez, substituir o menor pela relativa maior (Dm = F, por exemplo). Mas quando você faz isso muda toda, ou boa parte, da "intenção" da música, ou seja, você altera os "pontos de alegria e tristeza" que enfatizam a melodia.

    É meio difícil de explicar com palavras, melhor ouvir uma música que foi alterada, com este conceito, para você entender melhor, ex: (peguei uma música bem conhecida, para facilitar)



    Se quiser manter o Tom original, faça o que o LeandroP, sugeriu, mas faça a alteração nos acordes maiores também. Mas muda a intenção do mesmo jeito.

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: Wuju Wu Yi
    · votar


    LeandroP
    Acabei de tentar aqui. Ficou beleza, mas eu não consegui deixar com cara de samba. Dm é sexto grau, Gm segundo e A7 uma terceiro que tem papel dominante puxando o Dm. Como D virou primeiro, G virou quarto, A virou quinto. Ficou 1 4 5. Como faço pra fazer isso soar samba?

    Lelo Mig
    Eu entendo. É que preciso cifrar uma música pra amanha aqui, um samba. E ele encaixou como luva nessa progressão que eu escrevi, mas o tema dele adequa-se melhor em tonalidade maior. Ai tentei converter com as relativas, mas não achei algo (por falta de conhecimento meu) que substitua o A7 e que faça a transição pro F soar natural, agradável e com cara de samba.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Wuju Wu Yi

    F | F | F | Bb | Bb | Bb | F# m7 | F | F | F | Bm7 | Bb | Bb | F | F#m7 | F.

    Foi isso que tentou? Não ficou bom? Não estou com nenhum instrumento aqui ao meu lado para testar.

    entamoeba
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Wuju Wu Yi
    Como faço pra fazer isso soar samba?

    Uai?!

    É só tocar no ritmo de "eu te cutuco / não cutuca".

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: Wuju Wu Yi
    · votar


    Lelo Mig
    Eu fiz F | F | F | Bb | Bb | Bb | A7 | F | F | F | D7 | Bb | Bb | F | A7 | F. E ficou nada haver, pq eu não soube pelo que substituir o A7 e o o D7 pra soar agradável.

    ou | Gm|Gm|Gm
    Mas acabei de fazer assim: F | F | F | Bb | Bb | Bb | C7 | F | F | F | D7 | Gm | Gm | F | C7 | F, e soou bom até, como um pagodão.

    Mas interessante essa sua versão: F | F | F | Bb | Bb | Bb | F# m7 | F | F | F | Bm7 | Bb | Bb | F | F#m7 | F.
    Você substituiu o A7 por F#m7 e o D7 por Bm7. Ficou com cara de bossa nova. Mas que regra vc usou pra isso?

    Mas obrigado pelas respostas, vou usar alguma dessas versões. Qualquer coisa acho que uma percurssão de samba no fundo vai dar a cara de samba que precisa.

    entamoeba
    Uai?!
    É só tocar no ritmo de "eu te cutuco / não cutuca".


    Haha! É que não consegui encaixar a melodia. Em tom menor fica com cara de samba, em tom maior não ficou. Mas tou me ajeitando aqui.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Haha! É que não consegui encaixar a melodia.
    mas ai você tem que achar a harmonia que se encaixa na melodia que já existe
    não procurar uma sequencia harmonica pronta e tentar enfiar a melodia já pronta em cima

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/14
    · votar


    Wuju Wu Yi

    É que não consegui encaixar a melodia.

    Cara, é justamente o que eu disse lá em cima. Se você altera a harmônia de maior para menor ou vice e versa, você altera a "intenção", isso "puxa" a melodia, ou seja, você não cantará a mesma linha melódica, algumas notas serão mudadas.

    É o que acontece no exemplo do video com Hey Jude.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/14
    · votar


    Wuju Wu Yi

    Acabei de tentar aqui. Ficou beleza, mas eu não consegui deixar com cara de samba. Dm é sexto grau, Gm segundo e A7 uma terceiro que tem papel dominante puxando o Dm. Como D virou primeiro, G virou quarto, A virou quinto. Ficou 1 4 5. Como faço pra fazer isso soar samba?

    Dm não é VIº grau. Ele é o Iº, porque se trata de uma "tonalidade menor".

    O A7 pode ser dominante tanto do maior como do menor.

    Se a cadência não é suficiente, você pode utilizar dominantes secundários.


    2/4 ||: D | G | D | D7 | G | Gm6 | D | D7 |

    | G | G#° | D | B7 | E7 | A7 | D | A7(b13) :||


    Se cromatizar a caída do D pro B7 fica mais legal.

    Com o acorde A7(b13) você pode ir entre a tonalidade maior e menor.

    carlcarl
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Acabei de tentar aqui. Ficou beleza, mas eu não consegui deixar com cara de samba

    veja se 'ta com cara de samba
    abç

    https://soundcloud.com/carl-11-11/ta-com-cara-de-samba

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    fernando tecladista
    Lelo Mig
    Eu entendo. É que uma vez me falaram que mudando as relativas entre maior e menor da pra manter a melodia intacta.

    LeandroP
    Ficou legal essa sonoridade, samba-pagode. Vou analisar ela pra entender as relações. Valeu.

    carlcarl
    Ficou sim cara, legal. Tu pegou o tema do atirando pau no gato. Se importaria de postar a sequência de acordes?


    Mas em geral gente, fico muito agradecido por terem se proposto a responder. Acabei usando a harmonia menor mesmo, mas ficou bom e deu tudo certo. Valeu!

    carlcarl
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Wuju Wu Yi
    a seqüência dos acordes é a mesma que o LeandroP postou acima,so coloquei a cara de samba neles.
    abç
    *se te interessar posso te enviar as pistas separadas,violões e baixo

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    carlcarl
    Eu gostaria.

    carlcarl
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: carlcarl
    · votar


    Wuju Wu Yi
    como posso fazer pra te enviar as pistas?
    wetransfer?
    seria necessario o teu e-mail,não sei como faze-lo mas tente verificar como enviar em mensagem interna do fcc
    abç

    carlcarl
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: carlcarl
    · votar


    Wuju Wu Yi
    no teu e-mail esta faltando indicar a posição do @
    abç

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Ah sim, onde escrevi (anderlaine) na verdade é o @.
    Agradeço.

    carlcarl
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    ja enviei.
    abç

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    carlcarl
    Ouvi aqui, a linha do baixo e os acordes me fixaram a atenção, bem interessante. Quando vc disse "só coloquei a cara de samba neles" vi que usou acordes diferentes. Seria incomodo detalhar os acordes usados? Ficou bem legal.

    Notei também que gravou duas pistas iguais da harmonia. Foi pra deixar com mais brilho?

    E a linha do baixo ficou bem bacana. Vou tentar analisar ela depois.

    Valeu por enviar. ;)

    carlcarl
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: carlcarl
    · votar


    Wuju Wu Yi
    não me incomodaria em nada te mostrar quais foram as extensões(ou no popular,quais foram as dissonâncias )que adicionei aos acordes que o LeandroP sugeriu acima.
    certamente voce iria ver o que fiz e possivelmente sem saber porque eu fiz.
    a dobra do violão de base?
    é pra poder jogar nos dois canais (direito e esquerdo)da pra fazer gravando uma única pista,joga para um lado adiciona-se um delay curto e joga para o outro lado ,temos um efeito parecido mas se for possível o melhor é fazer a dobra gravando
    a linha do baixo tambem é resultante de um pouquinho de noções de harmonia.
    não conheço o teu nível de conhecimentos teóricos e técnicos mas se voce quiser podemos trocar algumas idéias e desta forma tentarei responder o que me perguntastes acima. vamos tentar encontrar uma maneira de se comunicar com no mínimo audio(pra que o nosso dialogo seja simultâneo ,e vamos estudar um pouco.
    abç

    Wuju Wu Yi
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    carlcarl
    entendi.
    contato seria bem interessante. vou te mandar uma mensagem privada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preciso de uma progressão de samba em tonalidade maior.