Prova para a Escola de Música, Ajuda

    Autor Mensagem
    Fabi_Daz
    Membro Novato
    # fev/14


    Olá, Bom Dia!

    Sou apaixonado pelo som de Sax, especialmente o Tenor, sempre quis aprender a tocar, mas ainda não havia a oportunidade certa para mim. Agora resolvi aliar essa vontade com um tempo ocioso que surgiu, e me inscrevi para a Escola de Música aqui do município.

    A primeira etapa das avaliações acontecerá no próximo dia 09 e me sinto um tanto perdida. No Edital consta que a prova, que será de múltipla escolha com auxilio de um som, avaliará:

    a) Direção sonora (som ascendente e descendente);
    b) Durações sonoras (longo e curto);
    c) Tipos diferentes de timbres sonoros (instrumentos);
    d) Intensidade (força sonora);
    e) Estilos musicais (MPB, Clássica, etc...).

    Minha dúvida é em relação ao estudo. Existe isso de estudar para este tipo de prova? Vocês tem algumas dicas? Além do fórum e deste tópico, vocês conhecem algum dite para eu me situar? Videos ou algum texto explicativo?

    Agradeço a atenção de todos. Obrigada!

    Fabi_Daz
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Esqueci de dizer que nunca toquei nada, não tenho maior intimidade com os instrumentos. Até o momento apenas aprecio.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Fabi_Daz
    Seria bom você pegar um livro ou procurar algum site que te ensine desde o básico da teoria. Aqui no FCC mesmo tem bastante material sobre esses temas, use a busca e caso não ache, crie um tópico com um assunto em específico, aí poderemos te ajudar com mais profundidade.

    E pelo que eu to vendo, essa escola que você se escreveu parece ser pra quem já tem um certo conhecimento musical, me corrija se estiver errado. Se sim, talvez não seja a melhor opção pra você começar.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    Fabi_Daz
    não deu pra entender se é pré requisito saber tocar ou se a prova é somente seletiva para os iniciantes do zero devido a quantidade de vagas
    quanto os quatro primeiros itens é o que se refere ao que se chama "propriedades do som"

    sei lá eu como é essa prova então chuto que vai ter alguem na sala tocando ou "playando" alguns exemplos de audio

    a) Direção sonora (som ascendente e descendente);
    ascendente é mais aguda, mais fina
    descendente é a mais grave, grossa
    então entendo que a pessoa vai tocar duas notas e você precisa dizer se subiu (do grave para o agudo) ou se desceu (agudo pro grave)
    ou qual das duas é a mais grave

    b) Durações sonoras (longo e curto)
    você vai ter que dizer ao ouvir um paaaa e um paaaaaaa qual foi a mais longa ou mais curta

    c) Tipos diferentes de timbres sonoros (instrumentos);
    dizer que instrumento tocou, se foi uma flauta, ou sax, um oboé, tuba, um fagote, uma trompa, um corne ingles, reco reco, castanhola....
    sei lá qual a dificuldade dessa parte, se a pessoa vai ficar nos instrumentos mais conhecidos ou nesses ultimos que citei, então o interessante é pesquisar sobre os instrumentos de uma formação de uma orquestra e procurar esses instrumentos no youtube


    d) Intensidade (força sonora)
    isso se refere ao volume da nota se ela foi tocada baixinha ou foi tocar forte, o que não tem nada a ver com o item a) que nos livros vem com nome de altura
    -altura é se a nota é grave ou aguda
    -intensidade é se a nota foi tocada fraca ou forte
    então de exemplos você deve ter um paaaaa e um PAAAAAAA!!!



    Estilos musicais (MPB, Clássica, etc...)
    talvez tenha algumas pegadinhas, pra quem não conhece por exemplo bossa, samba e chorinho é tudo igual, ou barroco, erudito e romantismo e classicismo é tudo chamado de classico


    Além do fórum e deste tópico, vocês conhecem algum dite para eu me situar?
    eu procuraria alguma coisa no google e youtube, veja os nomes que comentei e vai pesquisando

    LeandroP
    Moderador
    # mar/14
    · votar


    fernando tecladista.

    Concordo plenamente!

    Ismah
    Veterano
    # mar/14
    · votar


    fernando tecladista

    Como sempre o professor canário (trocadilho com pardal).

    Fabi_Daz

    It's way! Creio que o que o mencionado pelo Fernando, seja o caminho. Defendo veemente a teoria de vc sair fuçando no instrumento e depois ir para a escola, mas sax me parece bem mais complicado que os instrumentos que toco... Assim, siga em frente e boa sorte :3

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Prova para a Escola de Música, Ajuda