ENEM de música 2013: ajuda na prova de conhecimentos musicais!

    Autor Mensagem
    AllanGouveia
    Membro
    # jun/13


    e aí, galera? eu toco guitarra a algum tempo e tal (mas aprendi sozinho), e me inscrevi na prova de música do ENEM... mas eu to meio sem saber um rumo para estudar sobre conhecimentos específicos de música. Procurei na busca para ver se achava algo, mas não achei nada nem que satisfatório... então, se alguém puder dar uma ajuda, será muito bom... alguém que já prestou vestibular para música, ou é professor, ou tem um bom conhecimento musical, etc.. e quem não souber nada, se der uma "upada" já estará ajudando muito hehehe!!

    valeu... conto com vocês!

    Filippo14
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    AllanGouveia
    Mano, teoria musical é geral, então estude tudo que precisa, entenda bem as escalas e como elas funcionam, o de sempre, modos gregos, menor harmonica, menor melodica, como você chega em tudo isso. Campo harmonico e emprestimo modal são bem importantes. Formação de acordes. Uma coisa que pelo que eu sei é obrigatorio saber é como funciona a pauta musical nas claves de Sol, vale a pena estudar as claves de Fá e Dó. Hahahah nunca fiz a prova, dei um chute em possíveis coisas que seriam comuns e poderiam vir a cair em uma prova. Espere alguém que já fez a prova responder ahahhah.

    Espero ter ajudado alguma coisa, abração e boa sorte

    AllanGouveia
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Filippo14
    valeu, cara, ajudou muito sim.

    e não tem alguém que saiba um bom material para ser estudar (um livro, blog, vídeo, etc)?

    Markrovit
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    escreve no youtube, carlos5veiga vestibular, ele da varias dicas e conteudo sobre vestibular de musica e teoria em geral

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    AllanGouveia
    Pesquisa FCC... tem muito tópico bacana de teoria

    Um bom livro de teoria geral da musica é o "Teoria da Música - Bohumil Med"...

    E estudar

    AllanGouveia
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Markrovit
    cara tem muito vídeo dele mesmo! e mesmo ele n explicando, os vídeo são ótimos porque ele cita os assuntos específicos! valeu mesmo, cara...

    Edson Caetano
    valeu pela dica do livro; vou procurar ele como um louco hehehe!! mesmo se eu não passar, já vou ter um bom material para estudar hehehe!!! ah! e pesquisei no FCC, mas criei o tópico porque eu queria saber os assuntos específicos e eu não via ninguém falar sobre isso... mas de qualquer forma, valeu mesmo; ajudou muito.

    mvrasseli
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    AllanGouveia
    Irmãozinho, a primeira coisa que a gente tem que saber é pra que instrumento que você vai prestar vestibular e qual universidade. O que tem que ser estudado você vê no EDITAL. Lá tem tudo que você precisa conhecer para fazer o THE(Teste de habilidade específica). No mais te aconselho a não prestar vestibular agora, procure uma boa escola de música onde você possa aprender teoria e percepção musical e aperfeiçoar a habilidade no instrumento. O resto você descobre usando a BUSCA.

    makumbator
    Moderador
    # jun/13
    · votar


    Concordo com o mvrasseli. Tudo o que precisa ser estudado tem que estar definido no edital.

    Curso superior de música NÃO é para ensinar um músico iniciante ou quase iniciante. É um curso de aprofundamento musical de alguém com um certo conhecimento na área. É diferente da maioria dos cursos.

    Poucas instituições realmente boas tem bacharelado em guitarra (Unicamp é um exemplo). A maioria se concentra quase que exclusivamente em música erudita.

    AllanGouveia
    Membro
    # jun/13 · Editado por: AllanGouveia
    · votar


    mvrasseli e makumbator
    valeu pelo conselho, caras... a questão não que não sei os assuntos que vão cair, até porque eu já tinha olhado o edital como vocês mesmo falaram. a teoria musical digamos que eu manjo um pouco, porque quando eu era mais novo eu estudei violoncelo (e nisso aprendi partitura e meio mundo de coisa que envolve a música clássica), foi aí que desisti do violoncelo e decidi me fixar apenas na guitarra... então, como eu não expliquei direito, eu estudei música por um bom tempo, mas a GUITARRA eu aprendi só... deu para entender? hehe. enfim, o material que eu tinha se perdeu no tempo, e agora não sei um bom livro de teoria musical que seja completo e eu possa refrescar a mente e me preparar melhor... e vou fazer para universidade federal de Sergipe. valeu

    AllanGouveia
    Membro
    # jun/13
    · votar


    ah, brother's, não vou para o conservatório, e por isso, não precisa saber o instrumento porque é a prova do ENEM (mas tem uma prova a parte de conhecimentos específicos). e se o ensino da universidade for música erudita, tudo bem... continuará acrescentando no conhecimento e nos estudos. abraço

    makumbator
    Moderador
    # jun/13
    · votar


    AllanGouveia

    Mas lá tem curso de bacharelado de guitarra? Ou é curso de Licenciatura em música?

    O site da universidade é tão confuso que não dá para descobrir essa informação facilmente (eu procurei!).

    a questão não que não sei os assuntos que vão cair, até porque eu já tinha olhado o edital como vocês mesmo falaram

    mas o que o edital diz sobre o conteúdo cobrado? Essa informação é que determina os livros que podemos indicar.

    É esse aqui o conteúdo?

    http://www2.ccv.ufs.br/ccv/concursos/vestibular2013/conteudoprogramati co.html

    Se for só isso, basta um livro de teoria da música (mais generalista, como o do Bohumil Med) e talvez algum de história da música, para complementar (como o do Jean & Brigitte Massini)

    AllanGouveia
    Membro
    # jun/13
    · votar


    makumbator
    Se for só isso, basta um livro de teoria da música (mais generalista, como o do Bohumil Med)

    então, é só isso mesmo... e esse livro era justamente oque eu estava procurando (inclusive, o Edson Caetano também me indicou ele)!! ouvir dizer que ele é bom... mas procurei ele em pdf para adiantar meu lado, mas é muito difícil de achar... o jeito vai ser eu ir na livraria procurar... hehehe.

    mas para quem gosta de ler... fica a dica de um livro: "em busca da mente musical- da percepção à produção". ainda não li todo, mas é muito bom hehehe.

    AH, makumbator, é licenciatura... bacharelado de guitarra só no conservatório (no caso, aqui em Aracaju).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ENEM de música 2013: ajuda na prova de conhecimentos musicais!