vestibular de música-prova de aptidão

    Autor Mensagem
    rafc91
    Veterano
    # jul/12


    Galera, não achei nada similar nos fóruns. Então lá vai um novo tópico.
    Estou cursando produção multimídia em BH, mas não gostei do curso e resolvi mudar de área. Uma das minhas opções é a faculdade de música, mas como perdi o prazo de inscrição p/o enem, terei que cursar facul particular. Não dá pra esperar mais um ano. =P

    Em BH, a única universidade particular que disponibliza o curso de música é a Metodista Izabela Hendrix, na modalidade licenciatura e com duração de 3 anos. Segue ai a grade curricular deles:
    http://www.izabelahendrix.edu.br/novo/matriz_curricular/matriz2012/Pra ca/musica.pdf (não conheço outra instituição particular).

    Mas ai vem o problema: No edital deles, não encontrei menção alguma de nenhuma prova de habilidade específica, normalmente exigido nos vestibulares de música. Achei super estranho e entrei em contato com o setor responsável e sim, eles me confirmaram que é exigida apenas a prova padrão para todos os cursos. Me pareceu até agora um curso para formar principalmente professores, mas não excluindo a possibilidade do aluno ser instrumentista. Pra mim qq uma das duas serve.

    Alguém que tenha conhecimento sobre a área, baseado nestas informações e na grade curricular, como funcionaria um curso assim? tipo, e se o cara quiser fazer música e nunca ter tocado um instrumento antes? (Não é o meu caso, toco teclado há 7 anos e agora faço aula de guitarra, tenho conhecimento intermediário em teoria musical, mas me falta prática). No caso eles ensinariam tudo lá dentro msm?

    É isso. Ah, foi mal pelo tamanho do texto. =)
    Até mais.

    rafc91
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    UP!!

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12
    · votar


    Cara, vejo com muito preconceito (e posso estar errado) uma faculdade de música que não têm prova de aptidão.

    Não faz sentido alguém entrar no curso sem saber o básico de teoria musical, é como entrar em letras sem saber escrever.

    rafc91
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    pios é, cara, tbm acho!
    se for considerar a grade curricular, o curso é até bacana, e tal.. Parece focar mais no ensino da música e talvez seja necessário o aluno a aprender por fora, sei lá, enfim, um curso bem generalista, mas parece legalzinho, a primeira vista.

    Parece doidera, mas to considerando seriamente fazer esse curso. Pelo menos um semestre, só de curiosidade.

    carlcarl
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    rafc91
    este curso é pra formar professores,se é este o teu desejo continue.
    caso não seja desista,
    a maioria dos teus companheiros de turma estarão la buscando um diploma para lecionar e não para serem musicos.
    verifique,procure por alguns alunos que estão ou foram mariculados neste curso,faça perguntas.
    boa sorte na tua escolha.
    abç
    Carl

    rafc91
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    procurei saber de alguns trabalhos dos alunos, encontrei pouco, dentre os achados, alguns vídeos no youtube falando de trabalhos de solmização, como esse:

    http://www.youtube.com/watch?v=QdFdkEUl-yc

    Presumo que naturalmente eles ensinem técnicas musicais. Mas por ser um curso de licenciatura, ao cursá-lo o aluno fica restrito apenas à área de ensino? pq vejo muitos professores de música que atuam como freelas ou até mesmo tem bandas.

    No meu caso, o objetivo é usar um pouco dos dois, mas mais foco em licenciatura, pq pretendo ter uma escola de música e trampar por conta própria, mas não quero ficar "preso" a isso. Espero que também tenha algumas oportunidades para ser efetivamente músico.

    carlcarl
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    carlcarl
    para ser musico profissional vai depender 90% de voce mesmo e 10% da escola.
    para ser professor e ter a tua escola de musica,vai depender 10% de voce mesmo e 90% do diploma em licenciatura.
    abç
    Carl

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    carlcarl
    para ser musico profissional vai depender 90% de voce mesmo e 10% da escola.
    pra qualquer coisa na vida na verdade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a vestibular de música-prova de aptidão