Existe fluência de fato na partitura? Ou é exagero das pessoas?

    Autor Mensagem
    Carioca Smart
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Carioca Smart


    Reza a lenda que um músico que sabe ler uma partitura fluentemente, pode tocar qualquer música sem sequer ter escutado uma vez e nem mesmo conhecer!

    Isso é verdade mesmo ou é exagero?



    Por exemplo, uma música 4/4, a 120 bpm... Vamos supor um solo de guitarra com semi colcheias, tercinas e até fusas... Repleto de notas variadas, nada licks ou subir e descer escalas... É possível o músico fluente mesmo ler e executar tudo isso sem conhecer a música, sem ensaiar? Ainda mais na guitarra que as notas estão espalhadas... Se fosse num piano que as notas estão em sequencia pelo menos...

    Mas o piano não fica muito atrás não... Peguei a partitura de Warmness On The Soul do Avenged Sevenfold (Também 4/4 à 120, embora tava errado na partitura, tava 110, mas achei super lento e escutei a original e tá 120) pra estudar (só pra ver mesmo, eu nem toco piano, ainda...) E fiquei vendo cara a mão esquerda fazendo uma coisa e a direita outra totalmente diferente... E não é uma melodia básica não, tipo a If I Was Your Man, do Bruno Mars, que consiste em ficar "batendo" acordes, com alguns toques de notas entre eles... Warmness on The Soul achei bem complexa... E fico pensando nessa afirmação:

    "Com a partitura é possível tocar a música sem escutar, sem conhecer, sem ensaiar"

    Será mesmo? Eu acho que não... Uma música básica sim, intermediária talvez, mas uma complexa não...

    Alguém aí lê de fato fluentemente (se é que esse fato existe) pra confirmar ou desmitificar isso?

    ViniciusBorges
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Carioca Smart
    "Com a partitura é possível tocar a música sem escutar, sem conhecer, sem ensaiar"

    Será mesmo? Eu acho que não... Uma música básica sim, intermediária talvez, mas uma complexa não...


    Então, eu já toquei em uma orquestra aqui em Brasília, e já vi com meus próprios olhos músicos tocando desse jeito. A questão é que isso requer além de uma leitura fluente da partitura um apuro técnico muito avançado, porém definitivamente não é algo impossível.

    MMI
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Carioca Smart

    Também já vi músicos tocarem assim. Principalmente na guitarra, é algo absolutamente raro de ver, mas no piano se acha mais fácil quem faça isso (não é para todo mundo também). Quem toca música popular geralmente não tem essa desenvoltura, já no erudito se encontra mais.

    Há uns anos, vi uma seleção para um emprego bom, ofereciam 2 vagas para guitarristas (não estava concorrendo). O teste basicamente era pegar a partitura composta pelo diretor musical para aquele processo, com passagens rápidas e toques de polifonia e polirritmia, enroscada mesmo. Não tinha a cifra em cima e era uma partitura só, que a pessoa só via quando fosse tocar no teste. Da fila toda só 2 caras conseguiram tocar aquilo com desenvoltura. Um cara que de fato leu e arrebentou (foi o primeiro da fila, ou seja, a primeira execução da peça), que o conheci melhor depois e talvez seja o guitarrista com mais desenvoltura em partituras que já vi. O outro que ganhou a segunda vaga, acredite se quiser, tocou logo depois desse cara, tocou perfeitamente a peça, mas incrivelmente não sabia o que é uma clave de sol e o significado das "bolinhas pretas", tocou de ouvido fingindo que lia - pegou até o momento de mudar de página e enganou a banca. Os outros 50 músicos que estavam na fila ou desistiram ou se enroscaram na partitura. A conclusão é que existem músicos espetaculares sim, jamais duvide que algo não exista porque aparece um cara fazendo o "impossível".

    Marco Skiter
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Nesse ultimo domingo eu visitei a igreja que eu congregava antes (me mudei pra outra, mesma denominação) elá tem um pianista que era Adventista e agora ele se mudou pra Batista... Ele não conhece nenhum hino nem nada, mas ele que toca o piano, e ele consegue tocar bem, tem uns atrasos, mas para uma pessoa que não conhece o hino e ir lá na frente e tocar a música certinha.. isso não é pra qualquer um.

    Carioca Smart
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    MMI
    jamais duvide que algo não exista porque aparece um cara fazendo o "impossível"


    hahahah isso é foda mesmo...

    Babidi
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    O outro que ganhou a segunda vaga, acredite se quiser, tocou logo depois desse cara, tocou perfeitamente a peça, mas incrivelmente não sabia o que é uma clave de sol e o significado das "bolinhas pretas", tocou de ouvido fingindo que lia - pegou até o momento de mudar de página e enganou a banca.

    rapaz, esse guitar é destruição!

    Com relação à partitura é perfeitamente possível, mas nada fácil. Já presenciei casos em que o músico pegou a partitura e acompanhou o restante da banda, deboas.

    Insufferable Bear
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Tudo o que eu ouvi foi só "eu conheci um cara", "um amigo meu", ou "Steve Vai fez isso e aquilo".
    Sou cético quanto a isso, eu acredito que sempre vai existir partituras que enroscarão os dedos de qualquer instrumentista.

    Mas quando não se trata de peças tão complexas, sim, claro que existe, até num nível bem além do que você imagina.

    Peá
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Dependendo da dificuldade de execução pode ser que o músico por mais fluente que seja não consiga executar, mas eu conheço pessoas que estudam bastante leitura e são bastante fluentes.

    Carioca Smart
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Carioca Smart
    · votar


    Bear

    Sou cético quanto a isso, eu acredito que sempre vai existir partituras que enroscarão os dedos de qualquer instrumentista.

    Também acho... Chega ser anatomicamente surreal... Uma série de semi colcheias e fusas à 100, 120 para ler e executar... Só as notas duram fração de segundos... Sem contar o tempo que o cérebro demora um tempo pra receber a informação (Ler), processar (entender) e executar (tocar)... Olha a quantidade de pulsos nervosos... Igual um computador, input, processamento e output....


    Mas quando não se trata de peças tão complexas, sim, claro que existe, até num nível bem além do que você imagina.

    Aí sim, coisas simples e intermediárias...

    Carioca Smart
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Aos que leem mais ou menos, quanto tempo levaram pra pegar a tal "fluencia" e o quanto se deficaram?

    Sou guitarrista... Só leio razoavelmente partitura de bateria, mas sou um verdadeiro lesado em qualquer outro tipo de partitura (guitarra, baixo, piano - Esse lance de ler duas claves independentemente é osso) queria mergulhar mais nisso, mas queria logo desmetificar isso se não eu fico louco e frustrado se não atingir a tal "fluencia"

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Aos que leem mais ou menos, quanto tempo levaram pra pegar a tal "fluencia" e o quanto se deficaram?

    Sou guitarrista... Só leio razoavelmente partitura de bateria, mas sou um verdadeiro lesado em qualquer outro tipo de partitura (guitarra, baixo, piano - Esse lance de ler duas claves independentemente é osso) queria mergulhar mais nisso, mas queria logo desmetificar isso se não eu fico louco e frustrado se não atingir a tal "fluencia"



    Tem que ler algo diferente todo dia. Além de ler com o instrumento, leia sem o instrumento. Isso é possível com solfejo e leitura métrica.

    MMI
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Apesar da sua ansiedade... A maestria na música, as qualidades que de fato impressionam, geralmente são medidas em décadas de dedicação e afinco aos estudos do instrumento, seja ele qual for.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Existe fluência de fato na partitura? Ou é exagero das pessoas?