Apresentação ao vivo

    Autor Mensagem
    claudiobassist
    Membro Novato
    # nov/13 · Editado por: claudiobassist


    Resolvi criar este tópico para trocar dicas sobre apresentações ao vivo pois vejo muitas bandas com uma execução musical incrível, porém com um show "morto" depois de alguns minutos simplesmente se torna cansativo assistir, normalmente uma música após a outra, ninguém se mexe, não interagem com o público,etc...
    (este é meu primeiro tópico, então provavelmente ficará com algumas falhas)

    Repertório
    Uma das principais coisas que fazem o público prestar atenção na apresentação é o repertório, se o repertório for ruim a banda pode ser excelente que sua apresentação sempre vai ser no máximo "mais ou menos".
    Sempre é bom começar a apresentação com uma música conhecida (tanto faz se é cover ou autoral), pois isso vai chamar a atenção do público, que muitas vezes acha mais interessante beber algo, trocar uma ideia com os amigos, etc... (principalmente em eventos de mais de uma banda ou artista na mesma noite). Eu gosto de começar com uma música super conhecida, daquelas que o público pode até cantar junto, logo em seguida uma música mais agitada (não precisa ser tão conhecida), em terceiro lugar mais uma conhecida (no fim da terceira música o público estará com a atenção presa ao seu show), então daí pra frente pode colocar aquela música que você gosta mas ninguém conhece e tal, porém tenha o cuidado de não fazer isso em mais de 3 músicas seguidas, isso pode cansar o público. E por último toque o maior hit do repertório, isso influenciará o público a pedir bis.

    Blá Blá Blá
    Tão importante quanto um bom repertório de músicas, é um bom repertório de falas, frases curtas mas de impacto sempre são bem vindas, para definir um bom repertório de falas é importante definir o repertório de músicas com uma boa antecedência ao show. Também é importante que um membro fale diretamente com o público, sempre tem o baixista engraçadão, o guitarrista metido a candidato à vereador, mas a menos que o vocalista tenha uma péssima retórica, é ele quem deve se dirigir ao público, mas só falar o nome da próxima música não ajuda em nada. Também é importante ter noção do tempo, as pessoas vão ao show para escutar músicas e não um discurso de meia hora, então as falas devem ser coisa rápida, de 10,20 até 30 segundos, mais do que isso começa a se tornar cansativo.

    Performance

    Não basta só tocar, tem que ter uma performance também, isso vai muito do estilo da banda, do local onde está tocando, da interação do público, enfim de vários fatores. Uma boa performance prende a atenção do público e da até uma visão melhor para o show e principalmente para o "protagonista" da manobra.

    Se alguém tiver mais dicas, eu gostaria muito de recebe-las

    AtalaBukas
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Boa iniciativa a proposta do tópico. Vou mandar algumas ideias:
    -Terminar uma música e emendar outra parecida (tonalidade, riffs, melodia vocal).
    -Começar sempre com músicas agitadas, deixando para a metade as mais calmas, e voltar com as mais agitadas para o fim.
    -É sempre bom tocar as mais manjadas, as "carnes de vaca". Mas tem muita canção, mesmo de banda famosa, que são mais ou menos populares e ninguém toca. É uma boa prestar atenção nisso.
    -No que se refere a interação palco e plateia, não tem muito segredo. A banda foi feita pra divertir e fazer as pessoas dançarem, pularem. Tendo consciência disso, as coisas acontecem naturalmente. Não é uma demonstração de virtuosismo.
    -A última: não caia nos estereótipos. Quanto mais autêntico você for, melhor será a música. Claro, todos os músicos emulam seus artistas preferidos, faz parte do processo da construção da identidade musical também. Mas uma hora isso não é mais necessário, pode mesmo atrapalhar seu desenvolvimento como profissional mais talentoso.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # nov/13
    · votar


    Não fique com cara amarrada no palco, a não ser que você sua banda seja de metal from réu.

    Falo isso porque tenho mania de ficar sério quando toco porque tento me concentrar o máximo, e isso passa a impressão para as pessoas que estão te vendo que você está incomodado com alguma coisa.

    AtalaBukas
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    cafe_com_leite
    Não fique com cara amarrada no palco, a não ser que você sua banda seja de metal from réu.

    Hahahahha aí tem de fazer a pose de malzão!

    Mas a cara amarrada é normal, com o aumento da confiança dá pra relaxar mais.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Apresentação ao vivo