Problema ao escrever um compasso com notas tercinadas

    Autor Mensagem
    ofuscapreto
    Veterano
    # set/13


    Fala, galera.

    Recentemente eu comecei a escrever uma música, mas me deparei com um problema que nunca aconteceu antes, então não sei o que fazer.

    O riff problemático em questão tem a seguinte rítmica:
    São 22 colcheias tercinadas (a melodia são 3 notas tercinadas, tocadas 6 vezes, o que daria 18, mas na sétima vez ele faz uma nota a mais, o que daria 4... 18+4 = 22).

    Esse riff deveria se repetir 8 vezes, então seriam 8 x 22, o que totalizaria 176 colcheias tercinadas. E ai que começa o problema...

    Se fossem 174 tercinas, eu não teria problema nenhum. Como tercinas são agrupadas de 3 em 3 por tempo, seria só dividir 174 por 3 e eu teria o número 58, ou seja, esse riff com 174 poderia ser escrito ao longo de 58 tempos. Seria só dividir 58 por 4 (para saber quantos 4/4 cabem em 58 tempos) e eu obteria 14,5, ou seja, consigo escrever esse riff como 14 4/4 e 1 2/4. Seria simples.

    Mas, o que fazer no caso de 176 tercinas? 176 não é múltiplo de 3, e se eu dividir 176 por qualquer múltiplo de 3, vou obter um número quebrado absurdo, impossível de ser "traduzido" em termos de compasso (diferente do exemplo dos 4/4, no qual eu tinha 14,5, dá pra traduzir isso como "14 4/4 e meio", e esse meio seria 1 2/4). Por exemplo, se dividir 176 por 3, dá 58,666666... como traduzir isso para o compasso? Seria 58 tempos + 0,66666... de tempo. O que fazer? Como representar uma dízima em termos de compasso? Se fossem 175 também teria o mesmo problema...

    Eu precisaria de uma fórmula de compasso na qual o denominador representasse um pensamento tercinado, algo tipo um X/3... mas... existe isso? O.o
    Nunca ouvi falar nesse tipo de coisa.

    Se fosse assim, poderia simplesmente escrever 22/6 (o que pode ser traduzido como um compasso formado por 22 colcheias tercinadas).
    Mas, de novo, existe isso?

    Por favor, ajudem-me. Estou ficando louco por causa desse riff infernal...

    Ken Himura
    Veterano
    # set/13
    · votar


    ofuscapreto
    Simples: ou tua divisão rítmica tá errada ou tua música não tá em 4\4. Você tem certeza que todas as notas têm o mesmo valor?

    Eu precisaria de uma fórmula de compasso na qual o denominador representasse um pensamento tercinado, algo tipo um X/3... mas... existe isso? O.o
    Nunca ouvi falar nesse tipo de coisa.

    Compasso composto. Em geral são os numeradores 6, 9 e 12.

    --
    Possíveis soluções, se nada estiver errado:
    * 7/4, sendo o sétimo grupo com 4 semicolcheias;
    * 4/4 com 4 grupos de tercinas + 10/8 com 3 grupos de colcheias (os dois primeiros com 3 e o último com 4) - desde que você mantenha todas as colcheias com o mesmo valor;
    * 7/8 + 7/8 + 4/4 - desde que você mantenha todas as colcheias com o mesmo valor.

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/13
    · votar


    você deve ser melhor em matemática do que em escrita musical
    não entendi porque você está esquentando a cabeça multiplicando pelo total e depois você divide novamente já que vai repetir, pense somente em uma vez

    quando se fala em tercina se pensa em um grupo de 3 notas, não existe tercina de 4 notas da mesma forma que não existe triangulo com 4 lados
    ou são 3 notas em 1 tempo, ou são 3 notas em 2 tempos, ou 3 notas em meio tempo......
    então de 3 em 3 você nunca vai ter 22 notas todas em tercinas

    o que você está falando precisaria ouvir pra dizer como escrever, pra saber onde estão as acentuações, mas talvez eu escreveria alternando os compassos um de 15/8 e outro de 7/8
    ou 3 compassos de 6/8 e o ultimo de 4/8
    ---------------------------------------------------------------------- ---------

    falando em acentuações é outro motivo pra não pensar no bloco todo de 170 e sei la´quanto....
    você tem que pensar na cabeça do tempo no inicio do compasso, na acentuação da tercina pra ver quem é a primeira do grupo

    ----------------------------------------------
    se eu faço triades em tercinas acentuando a tonica e resolvo colocar uma 4 nota vou ter algo assim:

    acentuando o dó:
    do-mi-sol | do-mi-sol |do-mi-sol-si | do-mi-sol | do-mi-sol.....
    (o grupo do meio não escrevo como tercina)
    mas se eu resolvo escrever direto e reto sem pensar na acentuação vou ter algo assim:
    do-mi-sol | do-mi-sol |do-mi-sol | si do mi | sol do mi | sol do mi |
    o do que eu acentuava no inicio do grupo, passou a ficar no meio da tercina

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema ao escrever um compasso com notas tercinadas