porque a maioria das musicas são feitas por homens?

Autor Mensagem
cafe_com_leite
Veterano
# set/13 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


entamoeba
Eu, por exemplo, tenho a impressão que só existe "música ruim" por causa das mulheres. Mulheres, em geral, tem uma relação esquisita com a música. Tem a coisa da dança e da poesia melosa, de ouvir palavras bonitas que as enalteçam.

Viajou legal, algumas das mais belas músicas são dedicadas as mulheres. Vide Beethoven (um exemplo mais universal).

Lelo Mig
Membro
# set/13
· votar


entamoeba

"só existe "música ruim" por causa das mulheres"

Cara, isso é absolutamente cultural!

Homens, muito mais que as mulheres, ouvem som alto no carro... e o que a galera "masculina" ouve?

Funk Putaria, Pagode Xexelento, Sertanejo Cachaça e etc...

Sem contar que hoje em dia os caras "descem na boquinha da garrafa" e rebolam mais que as mulheres...

Metal_Owns
Membro Novato
# set/13
· votar


cafe_com_leite
a mina tira meu Rainbow pra botar JB..
..

cafe_com_leite
Veterano
# set/13 · Editado por: cafe_com_leite
· votar


Metal_Owns
É, sinceramente, não sei definir quem tá errado nessa situação. hahah, brinks, porém com um fundo de verdade.

malucobeleza666
Veterano
# set/13 · Editado por: malucobeleza666
· votar


Porque enquanto o homem produz música, a mulher cuida do feijão.Cada um contribui com a sua parte, pensando apenas no resultado como um todo.Obviamente o contrário também se aplica, em menor proporção, claro.

Alessca
Membro Novato
# set/13
· votar


Se vc quer uma resposta, sim, daqui alguns anos esse cenário de a maioria das musicas serem feitas por homens vai mudar, como já está mudando em varias profissões ditas como masculinas. É uma questão de tempo. Agora se vc não levar em consideração o fato histórico de que durante milênios o papel da mulher foi o de submissão ao homem e de ter apenas atribuições domesticas, não vai entender também o porquê de muitas mulheres gostarem de musicas melosas.

Eu sou mulher, tenho 36 anos hoje, e sou mãe de um menino de dois anos. Eu toquei violão dos 9 aos 15 anos, e fiquei parada até agora por falta de oportunidade sim, (como acontece com muitos homens também) pois tive que buscar as oportunidades que me apareceram na vida pra ser alguém, e não vou entrar em outras questões, mas se eu tivesse tido chance na musica, e incentivo, talvez minha profissão fosse a de guitarrista.

Com 36 anos eu voltei a estudar, sozinha, mas estudo guitarra principalmente voltada para o blues, sou iniciante, tenho experiência no violão clássico, mas a paixão por esse instrumento vem desde que me entendo por gente. E pq eu estudei violão e não guitarra? Machismo, meu caro, machismo... a gente não precisa ir lá na década de 50 não...na de 80 mulher que estudava guitarra era mal vista.

Quando eu entrei no conservatório de música mulher tinha que estudar piano, flauta, violino, canto e violão. Bateria, guitarra e baixo era instrumento pra HOMEM. Eu ficava assistindo de longe as aulas de guitarra, e nunca vi mulher nenhuma fazendo.

Quando eu estava com 14 anos, resolvi que ia sim me matricular na aula de guitarra, cheguei na secretaria do conservatório e disse que queria fazer aula de guitarra, a secretária me olhou por cima dos óculos com uma cara de tipo assim... "Essa deve ser loca..." E me disse que tinha fila de espera, mandei colocar meu nome, e soltei: me matricula na de bateria! Vendo que eu não ia desistir me matriculou. E eu só me lembro de mim mesma como a única menina que estudava bateria que eu conhecia na cidade. Fiz um ano.

Um dia na aula de percepção a professora estava incentivando os alunos a estudarem bateria para melhorar a parte de compreensão rítmica da musica na prática e perguntou quem estudava bateria. Uma sala cheia de meninas, meninos, adultos e só eu levantei a mão, todo mundo me olhou abismado, e já era década de 90, meu caro.

Agora eu tenho uma Fender, realizei meu sonho de criança, mas tenho outras responsabilidades como casa, trabalho, filho, marido e não posso me dedicar como eu gostaria ao instrumento, mas me dedico no tempinho que me sobra e se eu tivesse 14 anos hoje, eu iria me dedicar a música.

Estou te contando essa história pra vc ver que até pouco tempo atrás mulher tocar instrumento de HOMEM era feio pra mulher. tem igreja evangélica que mulher só pode tocar órgão, outros instrumentos são proibidos. Por puro machismo. E se realmente nunca tivesse existido esses fatos históricos, talvez a pergunta do seu tópico seria o contrário. Pois mulher quando pega pra estudar alguma coisa também sabe ir fundo. E supera os homens.

Tanto homens quanto mulheres tem capacidade para fazer qualquer coisa. Mesmo com toda a diferença que há FISICAMENTE entre nós.

Nefelibata
Veterano
# set/13
· votar


Eu sei q podem me apedrejar, mas vou falar do que eu li uns anos atrás:

Houve uma pesquisa científica série que concluiu que essa questão artística em geral se deve ao fato que em média os homens são mais criativos que as mulheres. Isso na pintura, música, literatura, etc...

Inclusive, podendo ser relacionado à isto, mas este dado não estava na pesquisa anterior, a estatística de homens com QI acima de 140 em relação às mulheres era coisa de quase cinco pra uma.

Estes dois fatores explicam pq a maior parte dos compositores são homens.

Agora, se quiserem chamar de sexismo, machismo, fundamentalista evangélico e o diabo tb bem... não sou nada disto. Só estou passando informações sobre estudos q li.

Abraços

antifacebook
Veterano
# set/13
· votar


Eu, por exemplo, tenho a impressão que só existe "música ruim" por causa das mulheres. Mulheres, em geral, tem uma relação esquisita com a música. Tem a coisa da dança e da poesia melosa, de ouvir palavras bonitas que as enalteçam.

É exatamente porque as mulheres sempre foram incentivadas a se comportarem como "mocinhas", com toda essa balela de "feminilidade", algo que, ao meu ver, é basicamente cultural. Afinal, como não podiam cuidar dos negócios e do trabalho (as ricas, é claro), não tinham nada de muito interessante para botar na cabeça.

Agora, se quiserem chamar de sexismo, machismo, fundamentalista evangélico e o diabo tb bem... não sou nada disto. Só estou passando informações sobre estudos q li.


Tudo bem, mas lembre-se que esse tipo de conclusão está sempre mudando com novas pesquisas. É que nem estudos pra saber se café faz bem ou não, o resultado muda o tempo todo. =P


Alessca
Poxa, não sabia que era assim há tão pouco tempo...



Metal_Owns
a mina tira meu Rainbow pra botar JB..
Aí já é complicado... =P

Nefelibata
Veterano
# set/13
· votar


antifacebook

É que nem estudos pra saber se café faz bem ou não, o resultado muda o tempo todo. =P

É uma afirmação meio temerária, mas pode ser. Achei bem sólido o estudo, com diversos testes de habilidades em ambiente controlado etc.

Este foi um. Mas o próprio citava outros estudos similares. Aí fui ver. A maior parte deles apontava para maior capacidade de criar e inovar para os homens durante os testes. O restante apontava habilidades criativas similares entre homens e mulheres.

Ainda, em alguns estudos havia considerações sobre a causa dessa diferença que naturalmente afetaria o resultado, como a questão cultural.

Por exemplo: houve um desses estudos q foi realizado no egito. Aí a gente sabe mais ou menos como funciona a mulher na sociedade deles. Com menos grau de instrução, opressão cultural e etc é natural que as mulheres tenham ido pior.

Tudo muito interessante, coisas para pensar.

Mas no fim tudo isso não faz a menor diferença, não tem relevância.

Abraço

entamoeba
Membro Novato
# set/13
· votar


Cara, isso é absolutamente cultural!

Homens, muito mais que as mulheres, ouvem som alto no carro... e o que a galera "masculina" ouve?

Funk Putaria, Pagode Xexelento, Sertanejo Cachaça e etc...

Sem contar que hoje em dia os caras "descem na boquinha da garrafa" e rebolam mais que as mulheres...


Lelo Mig, ouvem porque é em ambientes com essas músicas que se "pega mulher".

É cultural? Sim. Difícil isolar algum comportamento humano que esteja isento das vivências na cultura. Inclusive o que entendemos por "mulher" é cultural. Mas o homem e a mulher possuem culturas diferentes e têm predisposições adaptativas particulares do gênero.

entamoeba
Membro Novato
# set/13
· votar


É exatamente porque as mulheres sempre foram incentivadas a se comportarem como "mocinhas", com toda essa balela de "feminilidade", algo que, ao meu ver, é basicamente cultural. Afinal, como não podiam cuidar dos negócios e do trabalho (as ricas, é claro), não tinham nada de muito interessante para botar na cabeça.

antifacebook, nada escapa ao cultural. Fora da tradição somos animais. A feminilidade existente é fruto de uma cultura patriarcal, mas também é fruto da predisposição dos organismos femininos para "vesti-la".

Nefelibata
Veterano
# set/13
· votar


porque a maioria das musicas são feitas por homens?

Mas sério? Qual a relevância dessa pergunta, mesmo que soubéssemos a resposta, faria alguma diferença? Isso aí é pior que o sexo dos anjos pq ainda mexe com o brio alheio; mexe com preconceitos, cultura e quetais.

No fim até sai alguma discussão boa, mas tão sem utilidade que é melhor ir estudar alguma coisa mais concreta...

Lelo Mig
Membro
# set/13
· votar


Nefelibata

"até sai alguma discussão boa, mas tão sem utilidade que é melhor ir estudar"

Temos de concordar nesse ponto....hehe

badari
Membro
# set/13
· votar


Mas sério? Qual a relevância dessa pergunta

toda pergunta tem como premissa curiosidade. só estava curioso em saber. não vejo problema algum nisso, nem se tivesse relevância, nem se não tivesse. se todas as perguntas tivessem alguma relevância, estaríamos avançados cinco mil anos, em todos os aspectos, perante hoje.

leo2505
Veterano
# set/13
· votar


De fato nunca vi mulheres se destacarem na música como Beethoven, Johann Sebastian Bach, Frédéric Chopin, Johann Strauss II... E até mesmo na música atual.
É meio restrito, acho que tem haver com a sociedade machista que existe desde os tempos bíblicos (ou até antes), onde a mulher sempre teve que ser submissa. Acontecia isso no cinema também, pois se a mulher contracenava era puta, o "certo" era atrás do fogão e da pia... existem vários exemplos da contracultura dos anos 50-60 que comprova isso, acho que a época dos anos 60, especialmente Woodstock, foi um marco onde quebrou-se muitos paradigmas referentes a sexualidade e costumes.

Mas na musica "atual", creio que o grande diferencial é que a maioria esmagadora de músicos consagrados, pode ter certeza, a primeira vez que pegou um instrumento na mão, foi pra surpreender alguma garota... acho que inicialmente (salvo raras exceções) é assim, e depois com o tempo e dedicação, você continua com a música por motivos que transcendem a razão e emoção. hehehe
Pois quando você tem o microfone ou um instrumento musical na mão, é como ter a pedra filosofal da vida real, você tem o poder, a verdade suprema nas mãos, pode fazer "o que "quiser".

Alessca
Membro Novato
# set/13
· votar


Gente, é lógico que é cultural. Não tem haver com estrutura cerebral, tem haver com falta de incentivo, repressão, machismo. Historicamente falando,( eu sou professora de História), faz muito pouco tempo que a mulher conseguiu ter alguns direitos básicos como o de votar, trabalhar, estudar, isso começou acontecer na década de 40 no período da segunda guerra mundial. Para a História 60 anos é um lapso de tempo muito curto diante de milênios de repressão masculina contra a mulher, que não se sobrepôs ao homem NÃO por falta de cérebro e sim por falta de força física.

Ontem passou no Jornal Nacional que mesmo com a lei Maria da Penha, (que legisla contra a violência as mulheres), não houve nenhuma redução da incidência de violência, inclusive de morte contra as mulheres!

Então como não é cultural? Como é que vocês esperam ver grandes virtuoses do sexo feminino não só na música mas em outras áreas da arte, se faz pouquíssimo tempo que a mulher começou a conquistar um certo espaço que pertencia aos homens? E se ainda tem que lutar por esse espaço!? E além disso, vocês sabem muito bem que embora a mulher tenha conseguido trabalhar fora, ela não deixou de ser dona de casa! Mulher tem jornada tripla! Trabalho, casa, marido e filho! E ainda tem que arranjar tempo pra ficar bonita! Também a gente já vê homens fazendo serviço de mulher, as coisas estão mudando mas demanda tempo.

Outra, nem nas escolas se incentiva as artes! Mas isso ainda vai mudar, é questão de tempo! quanto tempo? Não sei depende da sociedade acordar para a importância da educação e da cultura como sendo primordial para o desenvolvimento do indivíduo seja ele homem ou mulher!
Tem muita coisa a ser mudada!
Mas as mudanças estão acontecendo! Falando em pesquisa, mulheres estão estudando muito mais que os homens, e se dedicando muito no trabalho, e ainda por cima ganham menos, e não tem machismo velado aí?

E sobre esse papinho de que mulher só ouve música ruim, é uma generalização bem sem fundamento, porque eu estou cansada de ver homem andando em carro bomba escutando, e ensurdecendo a vizinhança com música que eu chamaria de barulho ou de porcaria, lixo ou qualquer coisa do gênero!

E outra coisa, o povão, homens e mulheres são bombardeados com cultura inútil! Desde pequenos, to cansada de entrar na sala de aula e ver roda de menina e menino cantando letra de rap trash, ou funk! Ou até esse lixo do arrocha! Mas aí também entra na questão de gosto pessoal, pra minha pessoa isso nem música é.

leo2505
Veterano
# set/13
· votar


Alessca

Muito boa a sua observação, penso exatamente da mesma forma, mas você teve argumentos melhores uheauhea

Só ia abrir um parenteses onde você diz que somente a mulher faz o serviço de casa, mas se redimiu logo abaixo, por que entre eu e minha namorada, eu faço maior parte do serviço de casa kkkk ;P

entamoeba
Membro Novato
# set/13
· votar


Alessca,

Existem diferenças evolutivas adaptativas e ligadas ao gênero. Você não pode excluir as predisposições neurológicas ao seu gosto. Escapar do cultural é impossível, claro. O que não quer dizer que se possa excluir o papel das peculiaridades encefálicas próprias de cada gênero. Em uma sociedade modelada pelo homem a mulher é um indivíduo mal adaptado.

Aí você diz:

E sobre esse papinho de que mulher só ouve música ruim, é uma generalização bem sem fundamento, porque eu estou cansada de ver homem andando em carro bomba escutando, e ensurdecendo a vizinhança com música que eu chamaria de barulho ou de porcaria, lixo ou qualquer coisa do gênero!

Lógico! Pareamento de estímulos! O homem passa a ouvir música ruim porque a associa a ambientes onde a oferta de mulher é grande, associa a danças sexualmente estimulantes etc. Cansei de ver adolescentes que tinham bom gosto musical abrir mão dessa experiência para se perder em micaretas em que mulheres seminuas ofereciam suas partes à esfregação.

Não estou dizendo que o gosto musical é inato. Isso é absurdo! Mas a cultura "puramente" masculina é formadora de gosto musical, talvez amparada por peculiaridades do padrão encefálico masculino. A feminina não. Vejo na experiência musical vivenciada pelo homem um pouco mais de independência de pareamentos afetivos.

badari
Membro
# set/13
· votar


De fato nunca vi mulheres se destacarem na música como Beethoven, Johann Sebastian Bach, Frédéric Chopin, Johann Strauss II... E até mesmo na música atual.
É meio restrito, acho que tem haver com a sociedade machista que existe desde os tempos bíblicos (ou até antes), onde a mulher sempre teve que ser submissa. Acontecia isso no cinema também, pois se a mulher contracenava era puta, o "certo" era atrás do fogão e da pia... existem vários exemplos da contracultura dos anos 50-60 que comprova isso, acho que a época dos anos 60, especialmente Woodstock, foi um marco onde quebrou-se muitos paradigmas referentes a sexualidade e costumes


desde sempre, tenho a impressão de que mulheres só cantam, e quando pegam um instrumento é só pra acompanhar a voz. (raríssimas exceções)
mesmo com a musica pop e o aumento da participação de mulheres no mundo da música, ainda sim, continuo achando que mulheres só cantam. é difícil ver uma mulher que tenha se destacado na composição de música que não seja musica pop.(nunca vi uma, com exceção uma ou duas pianistas - nao tao destacadas assim...- , quase nada, se comparado aos milhares de homens). basta olhar ao redor, e não se ater em 0.0001% da questão.
na minha humilde opinião, acho que os homens tem uma necessidade de se expressar enorme,tanto quanto as mulheres - não somente por palavras, mas por música em sua essência - mas são 'privados' disso culturalmente. um homem que fala que ama é criticado negativamente; um homem que compõe uma bela peça não precisa dizer isso - mas fica implícito -, e ele é elogiado pelo que faz. Um homem que faz uma bela musica invoca emoções - nele e nos outros -, sem precisar dizer uma palavra, sem correr risco de ser 'criticado'.
essa é a minha opinião.

Insufferable Bear
Membro
# set/13
· votar


Primeiro: Eu quero que todos aqui citando dados científicos passem as referências, eu nunca ouvi falar sobre os estudos que vocês tanto citam (já ouvi de estudos comparativos, mas nenhum que diz que mulheres são menos criativas ou tem menor inclinação à arte)

Segundo: http://en.wikipedia.org/wiki/Category:Women_classical_composers

Terceiro: http://www.youtube.com/watch?v=HWD-JvJ-6yk
http://en.wikipedia.org/wiki/Wanda_Landowska
"She was the first person to record Johann Sebastian Bach's Goldberg Variations on the harpsichord (1931)."

E quarto: http://www.youtube.com/watch?v=nvD2FUwZjD4
http://en.wikipedia.org/wiki/Sofia_Gubaidulina#Awards_and_recognition

Sinto muito se vocês não tiveram o saco de gastar 2 segundos para procurarem mulheres musicistas e a influência enorme que elas tem na música atual (que é diminuida por gente que se sentiria em casa se tivesse vivido há 300 anos atrás), mas sua ignorância não é razão para acreditar que mulheres não tem lugar na música.

leo2505
Veterano
# set/13
· votar


Insufferable Bear


De boas, você leu as postagens do tópico? Em nenhum momento eu vi alguém dizendo que mulheres não tem criatividade e/ou lugar na música, O.o

E todos os comentários são baseados em argumentos formados por ponto de vista, e não estudos científicos usando dados oficiais... eu ein...

Insufferable Bear
Membro
# set/13 · Editado por: Insufferable Bear
· votar


leo2505
você leu as postagens do tópico?
Eu que te pergunto isso...
Houve uma pesquisa científica série que concluiu que essa questão artística em geral se deve ao fato que em média os homens são mais criativos que as mulheres. Isso na pintura, música, literatura, etc...

A parte de "mulheres não tem lugar na música" foi um exagero, admito.
Talvez seja melhor "mulher não consegue/tenta conseguir seu lugar na música".

leo2505
Veterano
# set/13
· votar


Insufferable Bear
Vish, isso passou em branco mesmo, foi mal eauheuah

antifacebook
Veterano
# set/13
· votar


Nefelibata

Bem, se você fez uma pesquisa mais elaborada, então tudo bem.
Mas você tem razão, não tem muita utilidade gastar muito tempo discutindo isso... ;)

Alessca
Membro Novato
# set/13
· votar


entamoeba
Diferenças hormonais entre homens existem, colega, mas eu duvido muito que isso faça das mulheres seres menos criativos, e não, eu não exclui as diferenças fisiológicas que há entre homens e mulheres. Tanto que afirmei que os milênios de sujeição das mulheres se deve pela falta de força física. Fossem as mulheres tão fortes quanto os homens rsss acho que estaríamos extintos ou muito atrasados...teríamos nos matado.

Homens e mulheres são fisicamente diferentes no aspecto hormonal. Mas duvido que seja no cerebral. E cada um fez seu papel na sociedade desde a Pré - História. Homem por ter força física, ia caçar pescar, a mulher cuidar da prole, isso gerou o comportamento que se adequava a falta de tecnologia que demorou a evoluir. Por isso, por milênios, a mulher teve o papel de cuidar da família, da casa, enquanto o homem teve o papel de provedor.

Psicologicamente falando a mulher se interiorizou e o homem foi para o mundo. Assim a mulher acaba sabendo lidar melhor com os sentimentos pq somos ensinadas desde cedo a lidar com eles. Os meninos não, eles vão para o mundo...porque é cultural. E sinceramente, não vejo mal nenhum nisso, há até equilíbrio nisso aí. Mas os tempos são outros, as mulheres estão indo para o mundo. Homens e mulheres estão experimentando os papéis um do outro, e isso está gerando transformações sociais, umas para melhor outras para pior.

E a gente sabe que na natureza vence o mais forte, lidera o macho mais valente, o mais agressivo, enfim não estamos discutindo a teoria do evolucionismo. E discordo dessa sua conversa de que Em uma sociedade modelada pelo homem a mulher é um indivíduo mal adaptado. vc não pode afirmar isso ao seu bel prazer!

O indivíduo que não se adapta se extingue, não sobrevive, e por sua vez, se a mulher fosse tão mal adaptada assim não teríamos chegado aqui, como já te mostrei.

A mulher se adaptou muito bem a sociedade machista, sobreviveu da maneira como pode, usando de estratégias de sobrevivência passiva como submissão e docilidade para suportar o jugo cruel de violência que milhares foram submetidas, usou de inteligência contra a força física. Criou e cuidou muitíssimo bem da prole, tanto que estamos todos aqui hoje. A mulher se adaptou tão bem, que muitas delas principalmente as mais antigas perpetuaram a mentalidade da cultura machista, tudo isso inconscientemente de que faziam para sobreviver.

E por isso eu bato na tecla: é cultural!

Antigamente, seria impensável ver meninas se comportando de forma tão depravada, porque as que se comportavam assim eram as de vida fácil. Em português claro: putas. Hoje é normal a mulher andar quase seminua na rua, há bem pouco tempo atrás elas andavam cobertas até o tornozelo.

O que hoje é culturalmente aceito, amanhã não será, e eu posso te dar milhares de exemplos! Antigamente ter escravo era algo natural, todos queriam ter, como hoje a gente pensa em ter carros, era normal, culturalmente aceitável na nossa sociedade, hoje é crime e é inadmissível ; na Grécia antiga o amor entre iguais era o aceitável, mulher era para gerar filhos, e meninos começavam a ter práticas sexuais com homens mais velhos, e depois com a queda do Império Romano, o homossexualismo virou tabu, passível de morte, até outro dia homofobia, não era crime.

As coisas mudam e nós temos a mídia aí postando pra todo lado que certos tipos de comportamentos que ate pouco tempo atrás eram inaceitáveis, hoje são perfeitamente normais. Assim, quanto menos estudo, (não digo ir na escola esquentar banco)menos senso crítico, o que faz o indivíduo a aceitar qualquer coisa que é lançada na mídia como certo, e vc vê que esse comportamento é mais frequente, eu disse mais frequente, nas classes menos privilegiadas.

Enquanto a gente ainda tiver que ver comercial de cerveja, totalmente endosser de machismo, com um monte de Zé Mané mais feio que bater em mãe e popozudas gostosas, todos se comportando como se fossem um bando de cachorro no cio, acho difícil a mulher ver o papel ridículo a que se entrega a sociedade machista. E a gente sabe o povão aceita tudo o que vê na tv como certo! Pois não aprenderam a serem críticos, acabam não tendo acesso a cultura de qualidade, parecem inconscientes do papel que tem no mundo, vivem pra trepar, comer e dormir...feito bicho, claro graças a Deus há exceções em todas as classes sociais!

Mas eu sei bem, que não é pq é pobre que é burro e ignorante, ou pq é rico que é esperto e inteligente. Tem muita gente humilde, entre homens e mulheres que não se prestam a certos papéis. E mesmo com toda dificuldade tentam ser ou fazer o melhor que podem. Mas a gente também vê homens e mulheres bem de vida que fazem coisas absurdas, mas aí teríamos que entrar em psicologia, psiquiatria...

De toda forma, quem se deixa levar pela onda da cultura inútil e depravada, simplesmente vê tudo isso como natural. Portanto, discordo, não é pq tem muita mulher se oferecendo que tem tanta música ruim, apreciada por alguns homens, é o contrário, tem muita mulher se oferecendo assim pq a mídia coloca como natural e elas tão achando que TÁ BUNITOOO, vão discordar por que ? Não é esse o certo? Rss

Kold_02
Veterano
# set/13
· votar


Provavelmente porque uma garota tocando guitarra (Principalmente antigamente) era considerada "machorra" do tipo "Ain, parece um homem" assim como tem pouca mulher que se interessa por futebol. E creio também que isso está mudando, talvez pelo machismo que era muito mais forte antigamente.

Resumindo: Acho que o culpado é o machismo.

entamoeba
Membro Novato
# set/13
· votar


Alessca,

Nem todo organismo mal adaptado é levado à extinção. O negro é mal adaptado em uma cultura em que a estética é hegemonicamente branca. Não a ponto de se extinguir, mas a ponto de enfrentar mais dificuldades para obter êxitos em diversos âmbitos da vida.

Insisto que as diferenças fisiológicas entre gêneros não se restringe aos atributos físicos usualmente mencionados. Não há razão para pensar que cérebros com demandas distintas tenham evoluído da mesma maneira. Vale lembrar que a modelagem comportamental imposta pela cultura é bilateral, afinal de contas, a cultura é criada por cérebros.

A cultura feminina foi criada por cérebros femininos e a cultura masculina foi criada por cérebros masculinos. Claro que esta é só uma maneira simplória de ilustrar o problema. Não é bem uma afirmação, mas uma forma de conduzir ao entendimento. A diferença de gênero é cultural, mas não é estritamente cultural, ela é biológica, é física, é neurológica.

Também não disse que a mulher é menos criativa. Apenas que as mulheres devem ser sensibilizadas de maneira diferente, que exploram o mundo de maneira diferente, que tem sua curiosidade voltada a experiências diferentes. O gênero não nos determina, mas co-determina.

INARELI
Membro Novato
# set/13
· votar


badari
talvez porque as mulheres são mais orgulhosas e vaiodosas. elas querem tudo na mão, querem que os homens façam tudo...que as conquistem, que as amem, quer que os homens sejam cafagestes, brilhantes e poderosos. talvez por isso uma mulher mete medo com um violão na mão, e sem o violão.

Jungfernstieg
Membro Novato
# set/13 · Editado por: Jungfernstieg
· votar


É uma boa pergunta, porque mulheres costumam ter aptidão para coisas mais artísticas e sentimentais.

Historicamente homens assumiram papéis de liderança e intelectuais, logo é natural que a maior parte das manifestações artísticas ao longo dos séculos sejam masculinas. E o reflexo disso, claro, permanece até hoje. Mas não sou muito fã dessas teses de que tudo é socialmente construído. Acho muito pobre.

Não é impossível de notar, porém, que a maior parte das mulheres hodiernas simplesmente não se interessa – mesmo com todos os meios que existem hoje, como a internet, e uma aceitação maior de autonomia de comportamento por parte da sociedade – por estilos musicais mais complexos. Basta ir num show e conferir, é absolutamente desproporcional (estou assumindo que a maioria por aqui ouve metal/progressivo/blues/jazz/etc, não vou entrar no campo do erudito, por exemplo), enquanto em ambientes mais "dançantes" a presença feminina é maciça. Nesse caso creio que seja algo natural, com algum grau de influência biológica, que obviamente muda conforme a pessoa e pode até ser alterado dependendo da educação.

De qualquer forma, não tem muito a ver com criatividade ou algo assim. Acho que em alguns aspectos mais humanistas as mulheres – na sua média – possuem até mais vantagem natural do que os homens.

Diego_o.0
Veterano
# set/13
· votar


Bem, acho que o que pode ter contribuído para ofuscar as mulheres das manifestações artísticas é o machismo que impera (sim, impera) na sociedade. Imagine você, um camponês que trabalha suas 14 horas por dia para criar seus dois filhos, um menino e uma menina. Os dois mostram interesse artístico, mas quem teria mais liberdade para aprender um instrumento ou até estudar música em algum conservatório? Não, não queira parecer bonzinho e diga “a menina”, claro que não! Ela só nasceu para ser uma máquina de criar, o homem que levava o nome da família adiante. E o que dizer das culturas que quando se deparavam com “crias” fêmeas assassinavam-nas? Enfim, uma série de fatores colabora com isso.

Quanto a dançar, isso é típico de mulheres talvez porque a maior parte delas dança para se divertir e está se lixando para quem achar ridículo, homem não né? Fica todo comedido muito mais com medo de parecer ridículo do que por se achar ruim. Claaaro que, há exceções, por exemplo, o Lindy Hop! Dança de salão baseada no jazz dos anos 30/40 chamado de swing (se não me engano), ou seja, música dançante e rebuscada também dançada por homens =)

Mas realmente é bem possível que não se chegue a lugar algum nesse tópico... Rs!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a porque a maioria das musicas são feitas por homens?